Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde

Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde Décio Bazin

Resenhas - Faça Fortuna com Ações

Jose.Carlos 28/07/2018

Muito antigo
Eu achei o livro mais para saber um pouco da história da bolsa, pois ele conta muitas histórias antigas. O livro não é muito didático em ensinar como funciona a bolsa e tal, explica opções, por exemplo, não consegui entender. Boa parte dos assuntos, como investir a longo prazo e receber dividendos, já tem por aí na internet, nem precisa do livro para isso. Os capítulos que valeram a pena ler, foram os que explicam os tipos de investidores e onde fala de antigos especuladores, que eu ouvia na TV, quando criança;

Danylo 21/06/2018

Leia antes de investir em ações!
Décio Bazin é extremamente simples e direto, dedica o livro inteiro a falar sobre muitas curiosidades e histórias pessoais vividas na bolsa, mas todas com algum sentido, algum aprendizado, e ensinar como comprar ações. Na prática, seus ensinamentos mais necessários ao mercado acionário, já são absorvidos em metade do livro (não necessariamente lendo do começo à metade), até porque sua filosofia é justamente a mesma empregada por outros autores: as quatro operações mais basais da matemática já são suficientes para se ter sucesso como investidor. E é verdade!
Totalmente voltado para longo prazo e fundamentos, Bazin foca na estrutura buy and hold, value investing e similares, mas sempre defendendo a obrigatoriedade de dividendos como forma de remuneração do capital em risco.
E essa remuneração é devida ao investidor que se posiciona como sócio da empresa, Bazin tece duras críticas à especulação e tentativas de ganhos de curto prazo daqueles que compram um papel apenas por sua liquidez e oscilação (contra senso com o título).
Ótimo livro, muito esclarecedor, e especialmente interessante para nós brasileiros por conta dos exemplos tão próximos.

Charles 20/06/2018

Fundamental para investidores de longo prazo
Lançada em 1992, a obra contém preciosos ensinamentos para o desenvolvimento do perfil de investidor de longo prazo. Durante todo o livro, o autor enfatiza as diferenças entre Investidor e Especulador, demonstrando numericamente o poder da carteira previdenciária focada em dividendos.

O conteúdo é muito bem escrito, de fácil assimilação e dividido em capítulos breves, com exceção de um interessantíssimo estudo de caso que se estende por mais páginas. Contém ainda diversas "leituras complementares" – textos extraídos dos jornais Gazeta Mercantil e Folha de São Paulo, dos quais o autor foi colunista por vários anos – ao final de cada capítulo.

É um excelente livro, de leitura obrigatória para qualquer investidor(a), ou quem deseje tornar-se investidor(a). Para mim, ajudou a desmistificar muito da Bolsa de Valores e seu ecossistema, seu funcionamento, seus ciclos de altas e baixas, demonstrando que ela pode ser um ambiente bem menos hostil do que a mídia apresenta, desde que se mantenha com a mentalidade de longo prazo e foco nos dividendos.

Albert 11/06/2015

Título do livro exagerado
Décio Bazin escreveu um bom livro. Na minha opinião o título demasiado exagerado não tem como não chamar a atenção e o conteúdo na prática não é bem como sugere o nome.

Com 30 anos de experiência na Bolsa, Bazin foi um dos pioneiros no Brasil em demonstrar o investimento em Valor não como Preço, o que acabou sendo um do raros na época a acreditar nos fundamentos das empresas, e sendo até ridicularizado. Quem se empolgar pelo título pode se decepcionar um pouco, mas esta boa obra tem seus méritos.

Bazin tenta nos passar que a melhor forma de enriquecer no Mercado de Ações é investindo em empresas com bons índices de Dividend Yield, mas dado ao chamativo e exagerado título, o livro tem pouca atenção nesse item comparado a muitos textos sobre os especuladores e suas especulações, crashes, maneiras de investir, o mercado em si, etc. Não que não deva ter esses tópicos, mas poderia enfatizar menos em detrimento do assunto em acumular ações visando gordos dividendos. Acredito que, se a obra tivesse estudos e textos com profundidade maior seria benefício ao leitor fundamentando o investimento visando os dividendos.

O melhor do livro está nas histórias contada pelo autor de vários personagens que operavam na Bolsa, algumas terríveis, tristes e outras nem tantos felizes, mas engraçadas. Nessa parte, foi a que me chamou mais atenção. O autor conta várias histórias interessantíssimas de investidores e especuladores. Ao término da leitura, surge uma pequena reflexão, impressionante como a Bolsa era tratada como um cassino, como era "suja" e como evoluiu muito e hoje está totalmente num outro nível. Bazin fala de si mesmo operando, empresas e seus valores justos, os motivos de se investir em ações, os personagens do mercado e até os agentes que atrapalham a Bolsa. Mas pecou em falar demais de especulador/especulação.

Bom livro, mas não será obra referencial para investidores que visam acumular patrimônio visando um futuro confortável investindo em empresas de valor. Vale como experiência de leitura e eu recomendo.
Bruno T. 16/05/2020minha estante
Concordo: vale mais como "informação curiosa" do que como suporte técnico para o investidor, já que os conceitos aplicados são muito simples.

luke2109 13/01/2010

O livro tem sábios conselhos
O finado Décio Bazin, que teve larga expeciência na Bolsa, bem antes da Internete, tinha como filosofia só comprar ações com bom Dividend Yild. Pelo menos acima de 5 %, pois sua visão era ganhar dinheiro com rendimentos, não com especulação. Eu sigo, mais ou menos esse conselho, mas não dá pra ter certeza que a empresa que pagou 5% ou mais este ano, vai repetir a performance no futuro. Aliás, como tudo no mercado de ações, não dá pra ter certeza de nada :-) Além disso, o livro tem um apêndice sobre opções, que foi a melhor explicação que eu já vi sobre o assunto. Simples e didática. Recomendo o livro. O meu não está disponível pra troca.