O Mágico de Oz

O Mágico de Oz L. Frank Baum
Paulo Mendes Campos
Skottie Young




Resenhas - O Mágico de Oz


2005 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


MireilaMM 02/08/2023

Leitura deliciosa
Que história querida! O livro é daqueles clássicos infantis que todo adulto deveria ler para repensar alguns valores, como a amizade sincera, as capacidades que temos e desacreditamos, o valor e peso da palavra dada, as consequências de nossos atos, de perseguirmos nossos sonhos e desejos, a empatia, de entendermos nossas limitações... são tantas coisas para pensar que esta leitura singela provoca!
Acho que o leitor é um pouco de cada um dos personagens ao longo da história, e nos enxergarmos assim traz muita conexão com aquelas coisas que realmente importam, mas no decorrer da vida, acabamos esquecendo.
Fiquei com o coração quentinho depois de acompanhar esta aventura de Dorothy e seus amigos e recomendo demais a experiência.
comentários(0)comente



Laura.Thais 09/06/2020

Vale a pena lê e reler
Eu vi o filme quando era pequena... amo de paixão, já vi varias e varias vezes, mas nunca tinha lido o livro. Confesso que acho um pouco assustador kkkkk eu não leria para uma criança com menos de 5 anos. Mas também é muito bonito... como li pela primeira vez foi muito legal ver todos os momentos em que eles já tinham tudo que precisavam e não sabiam.
comentários(0)comente



Ninaa:3 12/12/2020

Chocada com o fato de que os sapatos não são de rubis
A cor dos sapatos não importa muito para a história, mas os sapatos eram originalmente de prata e não de rubis... aprendemos algo novo todo dia não é mesmo kkk
O livro em geral é muito bom, tem algumas cenas que pessoalmente acho meio inapropriadas para um livro infantil mas entendo que o livro foi escrito em 1900, então não importava muito naquele tempo
Após esse livro ainda existem 13 continuações, que eu pretendo ler algum dia, mas ainda não kksksk
comentários(0)comente



Welber 30/04/2023

Ótimo
Esse é um dos livros que todos tem que ler, conhecia a história mas não é a mesma coisa de ler o livro, é realmente um livro muito bom.
comentários(0)comente



Lara 30/11/2021

encantador!
Eu conhecia a história só de ouvir falar e decidi me aventurar a ler o livro e me surpreendi muito!!! Achei que por ser um livro infantil eu não gostaria tanto, mas acabei amando. As lições que o enredo se propõe a passar através desse universo mágico são lindas e importantes, queria poder voltar no tempo e ler essa história ainda criança. Recomendo muito, para todas as idades!
Pedro 30/11/2021minha estante
Legal, Lara. Faz tempo que eu não leio um livro infantil. O último foi O Pequeno Príncipe.


Lara 30/11/2021minha estante
Vale a pena ler, Pedro. E essa edição é muito linda!




Blog MDL 27/07/2015

Com uma característica toda sua, o livro de Baum foi visto como “literatura popular de mau gosto” pelos críticos ao longo dos anos. Para nossa sorte, o público alvo não dá atenção a crítica literária e caiu de amores pelas aventuras de Dorothy e seu cãozinho Totó.

Numa rápida sinopse, Dorothy é uma pequena garota que vive com os tios, nas grandes pradarias do Kansas, quando um ciclone chega ao local onde eles moram. Os tios conseguem chegar ao abrigo e se proteger, mas a menina acaba ficando na casa, que acaba por ser levada pelo ciclone.

Após um curto período te tempo, aonde a casa vai sendo levada pela força da natureza, a mesma acaba por cair em no reino mágico de Oz. Assim que chega, Dorothy descobre que a casa acaba por cair em cima da Bruxa Má do Leste, matando assim a megera, para a alegria dos moradores daquela região, os Munchkins. Dorothy então acaba se tornando uma heroína, mas tudo que a criança deseja é retornar para casa, ao lado de seus tios.

Portando agora os sapatinhos prateados da Bruxa Má de Leste (Um detalhe que será muito importante para a história) e acompanhada de seu fiel amigo Totó, Dorothy parte rumo a Cidade Esmeralda, onde o tão famoso Mágico de Oz poderá ajudá-la a retornar para seu lar.

Durante o caminho, Dorothy encontrará três incríveis companheiros de viagem. O Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão. Os três também desejam ver o mágico, pois o Espantalho deseja um cérebro, o Lenhador um coração e o Leão, coragem.

A partir daí deixo com vocês a curiosidade de ir atrás desse livro repleto de aventuras e incríveis narrativas!

A respeito do livro, Baum claramente usou como inspiração o clássico infanto Juvenil Alice, do Lewis Carrol, pois ambos os livros abordam sobre uma jovem moça que se vê em uma terra desconhecida e mágica, tentando desbravar esse novo território.

Assim como outras histórias já citadas aqui no blog, "O Mágico de Oz", além de uma descrição bem feita dos lugares e uma história linear, traz personagens muito bem caracterizados, com que leitor logo se identifica.

Sobre as questões filosóficas a cerca da obra, o mais curioso é quando notamos que tudo não passa de uma grande sátira e uma alegoria a nossa realidade. Baum não apenas se preocupou com os aspectos infantis, como inseriu ali críticas à sociedade e também a nós, enquanto indivíduos.

É interessante quando percebemos que tudo aquilo que nossos protagonistas carismáticos tanto almejam, eles na verdade já tem. O Espantalho é o mais esperto, sempre com ótimas ideias, o Lenhador é, junto com a Cinderella, em minha opinião, o personagem mais gentil que pode conhecer na literatura, e o Leão, apesar de medroso, sempre encara os desafios, principalmente quando é para auxiliar seus companheiros. Uma clara demonstração de que, por muitas vezes, nós não conhecemos a nós mesmos e nossas próprias capacidades.

A pequena Dorothy foge do padrão de que mocinhas meigas são fracas. Ela é uma personagem que, apesar de toda sua inocência e candura, tem uma forte presença durante toda a história, sendo praticamente a líder de todo o grupo.

Um personagem que eu simplesmente detesto (por motivos próprios, afinal ele é extremamente bem caracterizado) é o Mágico. Não planejo dar spoiler, pois pode ser que haja alguém que ainda não conheça a obra, mas quando descobrimos a verdade sobre ele, a meu ver, é algo extremamente revoltante e não consigo mensurar o quão ruim acho que uma pessoa pode ser, quando faz algo como o que ele fez. Fica aí minha pergunta, para os que já conhecem a história: Será que não conhecemos muitos Mágicos de Oz, como esse, em nossas vidas?

Sobre continuações, o Mágico de Oz é uma obra que tem MUITAS continuações! Se não me engano, são mais 13 livros (bem mais, pra falar a verdade). Infelizmente, nunca tive a oportunidade de ler nenhum (O único desse universo que tenho muita vontade de ler é Wicked), mas fica aí a dica para quem se encantou pela história e deseja mais, só não sei se foram traduzidos para nossa língua.

Recomendo que, aqueles que têm posse da edição da Zahar, leiam o prefácio do Gustavo Franco, em que ele disserta sobre as alegorias políticas e monetárias da obra. É um conteúdo extra que a editora nos presenteia dando uma nova perspectiva sobre a obra.

O Mágico de Oz é aquela estória que, junto com Peter Pan e Alice, aquece nossos corações, ao mesmo tempo em que nos faz perceber o mundo com outro olhar. E, se tem uma coisa que o livro nos ensina, acima de tudo, e que foi bem citado pela atriz Judy Garland é: “There’s no place like home”

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/07/resenha-especial-o-magico-de-oz-por-l.html
comentários(0)comente



@juliaavictorino 05/10/2021

Como eu nunca tinha lido esse livro antes??
Achei uma leitura bem gostosa e divertida. Já em poucas páginas me conectei com os personagens e adorei a forma com que eles "encontram o que buscavam", é uma ótima lição. E nem parece que esse livro tem 120 anos!! A escrita é bem fácil e menos infantil do que poderia imaginar. Confesso que diversas vezes me peguei pensando como Dorothy e seus amigos iam superar as dificuldades da sua jornada e adorei ver como a amizade deles vai se fortalecendo ao longo dessa aventura pela terra de Oz.
comentários(0)comente



Joyce.Mayra 04/07/2022

Lúdico, leve e muito bem escrito!
Dorothy e seus amigos durante toda a leitura nos ensina muito sobre companheirismo e autoconfiança.

Em vários momentos a obra ressalta como os amigos, que fazemos durante a vida, e nossas diferenças, quando respeitadas, são ótimas aliadas. No tempo em que caminhamos até nossos objetivos, passamos por muitos obstáculos e ter pessoas especiais com qualidades diferentes das nossas, além de divertido, pode descomplicar muita coisa.

Outra lição, que deveria também ser um lembrete diário, é que a magia está em nossas crenças e no conhecimento que adquirimos enquanto vivemos e não em algo inexplicável.

Por fim, por ser um livro infantil, indico pra quem quer dar uma respirada de livros mais densos.
comentários(0)comente



Rillari0 09/03/2022

Perfeito
Que livro sensacional! Leitura leve, rápida e que trás muitas reflexões, eu mesma não esperava que ele fosse me fazer questionar tantas coisas. Antes de ler, eu realmente não sabia da história
de Dorothy e do Mágico de Oz. Li muito rápido e amei as ilustrações, elas dão todo sabor pra história. Virou meu clássico favorito e um dos favoritos do ano!
Milene24 20/03/2022minha estante
Acha que essa é a melhor edição?


Rillari0 20/03/2022minha estante
até hoje só li essa edição :)




Elyene 12/09/2020

O poder da jornada
Nunca havia entendido o apreço tão grande pela história do Mágico de Oz. Vi filmes, peças e nunca achei a história lá grande coisa, apesar das lições de moral óbvias. Agora, depois de ler o livro, compreendo! É uma história com resoluções simples, mas com significados poderosos. Uma história de desenvolvimento, de descoberta e sobre como pessoas mudam pessoas. O livro apresenta aventuras e meios de alcançar o objetivo final bem diferente das obras audiovisuais com as quais eu havia tido contato, o que ajudou a não deixar a leitura enfadonha. E também traz histórias e personagens extras que adorei conhecer. No fim, fico com a sensação de que nem sempre entendemos os rumos que nossa vida toma, mas se darmos o nosso melhor, mudaremos a nós mesmos e àqueles com quem dividimos cada jornada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Malu 17/08/2023

Escrita rápida, bem direta e fluída. Por se tratar de um livro infantil é muito mais sobre a doçura da aventura e a simplicidade dos diálogos. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Clari.Monise 08/12/2021

Nem tão infantil assim
Não tem oq falar mal dessa história fofa a questão é que lendo pra minha filha de quase 4 anos percebi como o livro tem alguns aspectos muito violentos. O lenhador de lata sai decepando tudo que vê pela frente enquanto o espantalho torce o pescoço de 40 corvos seguidos. E tá ok acordar praticamente banho no sangue dos inimigos kkkkkkkk
Mas fora isso a história é linda, super envolvente e cheia de aventuras. Adoro essa história e reler ela com a minha filha foi o máximo!
comentários(0)comente



Nanna 04/05/2022

Uma leitura infantil
Como eu queria ter tido a experiência de fazer essa leitura quando criança!

Eu gostei muito da linguagem do livro, fácil e fluído. É realmente ideal pra crianças, claro, tirando umas partes que podemos considerar violentas kkk mas, dado a data de lançamento, os livros infantis não tinham tantas restrições como eu acredito que tenha hoje.
Esse livro fala abertamente sobre morte, tem até um momento específico que o Homem de lata vai salvar alguém e eu achei meio hipócrita essa parte. Quem leu vai saber...

Mas enfim, lendo alguns livros infantis antigos tbm, esse foi o que de longe eu mais gostei.
É engraçado, inocente e quando Chega a quase o final, quando eles conhecem Oz, eu realmente fiquei surpresa kkk

E claro, tem a mensagem central que como adulta eu já percebi desde o começo, coisas como: o espantalho não ter cérebro mas sempre ser aquele que dá as ideias, o homem de lata não ter coração, mas ser o que mais chora... O leão medroso sem saber que ter medo é normal.

Todos já tinham o que tanto queriam, só não sabiam...
Isso na percepção de uma criança deve ser genial, por isso 5 estrelas.
comentários(0)comente



2005 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR