O Mágico de Oz

Resenhas - O Mágico de Oz

2005 encontrados | exibindo 106 a 121

MireilaMM 02/08/2023

Leitura deliciosa
Que história querida! O livro é daqueles clássicos infantis que todo adulto deveria ler para repensar alguns valores, como a amizade sincera, as capacidades que temos e desacreditamos, o valor e peso da palavra dada, as consequências de nossos atos, de perseguirmos nossos sonhos e desejos, a empatia, de entendermos nossas limitações... são tantas coisas para pensar que esta leitura singela provoca!
Acho que o leitor é um pouco de cada um dos personagens ao longo da história, e nos enxergarmos assim traz muita conexão com aquelas coisas que realmente importam, mas no decorrer da vida, acabamos esquecendo.
Fiquei com o coração quentinho depois de acompanhar esta aventura de Dorothy e seus amigos e recomendo demais a experiência.

Laura.Thais 09/06/2020

Vale a pena lê e reler
Eu vi o filme quando era pequena... amo de paixão, já vi varias e varias vezes, mas nunca tinha lido o livro. Confesso que acho um pouco assustador kkkkk eu não leria para uma criança com menos de 5 anos. Mas também é muito bonito... como li pela primeira vez foi muito legal ver todos os momentos em que eles já tinham tudo que precisavam e não sabiam.

Ninaa:3 12/12/2020

Chocada com o fato de que os sapatos não são de rubis
A cor dos sapatos não importa muito para a história, mas os sapatos eram originalmente de prata e não de rubis... aprendemos algo novo todo dia não é mesmo kkk
O livro em geral é muito bom, tem algumas cenas que pessoalmente acho meio inapropriadas para um livro infantil mas entendo que o livro foi escrito em 1900, então não importava muito naquele tempo
Após esse livro ainda existem 13 continuações, que eu pretendo ler algum dia, mas ainda não kksksk

Welber 30/04/2023

Ótimo
Esse é um dos livros que todos tem que ler, conhecia a história mas não é a mesma coisa de ler o livro, é realmente um livro muito bom.

Lara 30/11/2021

encantador!
Eu conhecia a história só de ouvir falar e decidi me aventurar a ler o livro e me surpreendi muito!!! Achei que por ser um livro infantil eu não gostaria tanto, mas acabei amando. As lições que o enredo se propõe a passar através desse universo mágico são lindas e importantes, queria poder voltar no tempo e ler essa história ainda criança. Recomendo muito, para todas as idades!
Pedro 30/11/2021minha estante
Legal, Lara. Faz tempo que eu não leio um livro infantil. O último foi O Pequeno Príncipe.

Lara 30/11/2021minha estante
Vale a pena ler, Pedro. E essa edição é muito linda!

Blog MDL 27/07/2015

Com uma característica toda sua, o livro de Baum foi visto como “literatura popular de mau gosto” pelos críticos ao longo dos anos. Para nossa sorte, o público alvo não dá atenção a crítica literária e caiu de amores pelas aventuras de Dorothy e seu cãozinho Totó.

Numa rápida sinopse, Dorothy é uma pequena garota que vive com os tios, nas grandes pradarias do Kansas, quando um ciclone chega ao local onde eles moram. Os tios conseguem chegar ao abrigo e se proteger, mas a menina acaba ficando na casa, que acaba por ser levada pelo ciclone.

Após um curto período te tempo, aonde a casa vai sendo levada pela força da natureza, a mesma acaba por cair em no reino mágico de Oz. Assim que chega, Dorothy descobre que a casa acaba por cair em cima da Bruxa Má do Leste, matando assim a megera, para a alegria dos moradores daquela região, os Munchkins. Dorothy então acaba se tornando uma heroína, mas tudo que a criança deseja é retornar para casa, ao lado de seus tios.

Portando agora os sapatinhos prateados da Bruxa Má de Leste (Um detalhe que será muito importante para a história) e acompanhada de seu fiel amigo Totó, Dorothy parte rumo a Cidade Esmeralda, onde o tão famoso Mágico de Oz poderá ajudá-la a retornar para seu lar.

Durante o caminho, Dorothy encontrará três incríveis companheiros de viagem. O Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão. Os três também desejam ver o mágico, pois o Espantalho deseja um cérebro, o Lenhador um coração e o Leão, coragem.

A partir daí deixo com vocês a curiosidade de ir atrás desse livro repleto de aventuras e incríveis narrativas!

A respeito do livro, Baum claramente usou como inspiração o clássico infanto Juvenil Alice, do Lewis Carrol, pois ambos os livros abordam sobre uma jovem moça que se vê em uma terra desconhecida e mágica, tentando desbravar esse novo território.

Assim como outras histórias já citadas aqui no blog, "O Mágico de Oz", além de uma descrição bem feita dos lugares e uma história linear, traz personagens muito bem caracterizados, com que leitor logo se identifica.

Sobre as questões filosóficas a cerca da obra, o mais curioso é quando notamos que tudo não passa de uma grande sátira e uma alegoria a nossa realidade. Baum não apenas se preocupou com os aspectos infantis, como inseriu ali críticas à sociedade e também a nós, enquanto indivíduos.

É interessante quando percebemos que tudo aquilo que nossos protagonistas carismáticos tanto almejam, eles na verdade já tem. O Espantalho é o mais esperto, sempre com ótimas ideias, o Lenhador é, junto com a Cinderella, em minha opinião, o personagem mais gentil que pode conhecer na literatura, e o Leão, apesar de medroso, sempre encara os desafios, principalmente quando é para auxiliar seus companheiros. Uma clara demonstração de que, por muitas vezes, nós não conhecemos a nós mesmos e nossas próprias capacidades.

A pequena Dorothy foge do padrão de que mocinhas meigas são fracas. Ela é uma personagem que, apesar de toda sua inocência e candura, tem uma forte presença durante toda a história, sendo praticamente a líder de todo o grupo.

Um personagem que eu simplesmente detesto (por motivos próprios, afinal ele é extremamente bem caracterizado) é o Mágico. Não planejo dar spoiler, pois pode ser que haja alguém que ainda não conheça a obra, mas quando descobrimos a verdade sobre ele, a meu ver, é algo extremamente revoltante e não consigo mensurar o quão ruim acho que uma pessoa pode ser, quando faz algo como o que ele fez. Fica aí minha pergunta, para os que já conhecem a história: Será que não conhecemos muitos Mágicos de Oz, como esse, em nossas vidas?

Sobre continuações, o Mágico de Oz é uma obra que tem MUITAS continuações! Se não me engano, são mais 13 livros (bem mais, pra falar a verdade). Infelizmente, nunca tive a oportunidade de ler nenhum (O único desse universo que tenho muita vontade de ler é Wicked), mas fica aí a dica para quem se encantou pela história e deseja mais, só não sei se foram traduzidos para nossa língua.

Recomendo que, aqueles que têm posse da edição da Zahar, leiam o prefácio do Gustavo Franco, em que ele disserta sobre as alegorias políticas e monetárias da obra. É um conteúdo extra que a editora nos presenteia dando uma nova perspectiva sobre a obra.

O Mágico de Oz é aquela estória que, junto com Peter Pan e Alice, aquece nossos corações, ao mesmo tempo em que nos faz perceber o mundo com outro olhar. E, se tem uma coisa que o livro nos ensina, acima de tudo, e que foi bem citado pela atriz Judy Garland é: “There’s no place like home”

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/07/resenha-especial-o-magico-de-oz-por-l.html

@juliaavictorino 05/10/2021

Como eu nunca tinha lido esse livro antes??
Achei uma leitura bem gostosa e divertida. Já em poucas páginas me conectei com os personagens e adorei a forma com que eles "encontram o que buscavam", é uma ótima lição. E nem parece que esse livro tem 120 anos!! A escrita é bem fácil e menos infantil do que poderia imaginar. Confesso que diversas vezes me peguei pensando como Dorothy e seus amigos iam superar as dificuldades da sua jornada e adorei ver como a amizade deles vai se fortalecendo ao longo dessa aventura pela terra de Oz.

Joyce.Mayra 04/07/2022

Lúdico, leve e muito bem escrito!
Dorothy e seus amigos durante toda a leitura nos ensina muito sobre companheirismo e autoconfiança.

Em vários momentos a obra ressalta como os amigos, que fazemos durante a vida, e nossas diferenças, quando respeitadas, são ótimas aliadas. No tempo em que caminhamos até nossos objetivos, passamos por muitos obstáculos e ter pessoas especiais com qualidades diferentes das nossas, além de divertido, pode descomplicar muita coisa.

Outra lição, que deveria também ser um lembrete diário, é que a magia está em nossas crenças e no conhecimento que adquirimos enquanto vivemos e não em algo inexplicável.

Por fim, por ser um livro infantil, indico pra quem quer dar uma respirada de livros mais densos.

Rillari0 09/03/2022

Perfeito
Que livro sensacional! Leitura leve, rápida e que trás muitas reflexões, eu mesma não esperava que ele fosse me fazer questionar tantas coisas. Antes de ler, eu realmente não sabia da história
de Dorothy e do Mágico de Oz. Li muito rápido e amei as ilustrações, elas dão todo sabor pra história. Virou meu clássico favorito e um dos favoritos do ano!
Milene24 20/03/2022minha estante
Acha que essa é a melhor edição?

Rillari0 20/03/2022minha estante
até hoje só li essa edição :)

Elyene 12/09/2020

O poder da jornada
Nunca havia entendido o apreço tão grande pela história do Mágico de Oz. Vi filmes, peças e nunca achei a história lá grande coisa, apesar das lições de moral óbvias. Agora, depois de ler o livro, compreendo! É uma história com resoluções simples, mas com significados poderosos. Uma história de desenvolvimento, de descoberta e sobre como pessoas mudam pessoas. O livro apresenta aventuras e meios de alcançar o objetivo final bem diferente das obras audiovisuais com as quais eu havia tido contato, o que ajudou a não deixar a leitura enfadonha. E também traz histórias e personagens extras que adorei conhecer. No fim, fico com a sensação de que nem sempre entendemos os rumos que nossa vida toma, mas se darmos o nosso melhor, mudaremos a nós mesmos e àqueles com quem dividimos cada jornada.

Malu 17/08/2023

Escrita rápida, bem direta e fluída. Por se tratar de um livro infantil é muito mais sobre a doçura da aventura e a simplicidade dos diálogos. Recomendo muito!

Clari.Monise 08/12/2021

Nem tão infantil assim
Não tem oq falar mal dessa história fofa a questão é que lendo pra minha filha de quase 4 anos percebi como o livro tem alguns aspectos muito violentos. O lenhador de lata sai decepando tudo que vê pela frente enquanto o espantalho torce o pescoço de 40 corvos seguidos. E tá ok acordar praticamente banho no sangue dos inimigos kkkkkkkk
Mas fora isso a história é linda, super envolvente e cheia de aventuras. Adoro essa história e reler ela com a minha filha foi o máximo!

Nanna 04/05/2022

Uma leitura infantil
Como eu queria ter tido a experiência de fazer essa leitura quando criança!

Eu gostei muito da linguagem do livro, fácil e fluído. É realmente ideal pra crianças, claro, tirando umas partes que podemos considerar violentas kkk mas, dado a data de lançamento, os livros infantis não tinham tantas restrições como eu acredito que tenha hoje.
Esse livro fala abertamente sobre morte, tem até um momento específico que o Homem de lata vai salvar alguém e eu achei meio hipócrita essa parte. Quem leu vai saber...

Mas enfim, lendo alguns livros infantis antigos tbm, esse foi o que de longe eu mais gostei.
É engraçado, inocente e quando Chega a quase o final, quando eles conhecem Oz, eu realmente fiquei surpresa kkk

E claro, tem a mensagem central que como adulta eu já percebi desde o começo, coisas como: o espantalho não ter cérebro mas sempre ser aquele que dá as ideias, o homem de lata não ter coração, mas ser o que mais chora... O leão medroso sem saber que ter medo é normal.

Todos já tinham o que tanto queriam, só não sabiam...
Isso na percepção de uma criança deve ser genial, por isso 5 estrelas.

2005 encontrados | exibindo 106 a 121