Novembro de 63 Stephen King

Resenhas - Novembro de 63

Agatha 20/08/2023

Pior do king
Não sou de fazer resenhas... Porém foram as resenhas aqui do Skoob que me fizeram querer ler esse livro. E sim achei que seria sensacional como TODO mundo diz... Não é tudo isso.
Já li outros livros do king e esse pra mim foi o pior de todos! A história não me prendeu, todo mundo idólatra o casal Sadie e George, pra mim Sadie é como qualquer outra personagem que o king cria, chata, sem sal e sem personalidade, ela praticamente só gosta de trans@r e é isso. A virada de chave na história acontece nas últimas 100 páginas e é um plot pobre, nem sei se posso dizer que é um plot Twist de tão ruim. Pra mim não fez sentido ficar o livro todo enrolando pra ter o final que teve, muito decepcionante. Senti zero emoções com o livro. Então digo aqui EU NAO SOU TODO MUNDO, NAO GOSTEI E NAO RECOMENDO. Se teve alguma coisa que gostei no livro talvez o início dele, do meio pro final só piora.
Gii 25/08/2023minha estante
também li o livro pq todos falaram que seria sensacional. achei muito chato e só terminei pra não ficar pendente, mas tive vontade de não concluir de tão insuportável que é essa narrativa

Agatha 26/08/2023minha estante
Não sou a única, amém

Eduardo 07/09/2023minha estante
Não aguento mais viagens no tempo.

raqueltonete 31/01/2024minha estante
Concordo, It me despertou mais emoções e entusiasmo, apesar do final problemático

Lucas Almeida 03/10/2020

O passado é obstinado.
A obra-prima de Stephen King, e definitivamente, o meu livro favorito de todos os tempos. Novembro de 63 nos presenteia com uma ficção histórica de altíssima qualidade. Um mergulho nos Estados Unidos da década de 50/60, com suas tensões raciais afloradas, receios da suposta iminência de um conflito nuclear e alterações políticas.

Inserido neste cenário, temos Jake Epping, um professor de língua inglesa da cidadezinha de Lisbon Falls, no estado do Maine; e simplesmente o protagonista mais cativante já criado pelo mestre. Em sua companhia, viajaremos através de uma fenda temporal para impedir o assassinato de John Kennedy e as desgraças posteriores que serão provenientes do acontecimento. Um jogo de estratégia, paciência, e sobretudo, de adaptação a uma época distinta e superação das adversidades que surgem durante o tortuoso percurso. Afinal, o passado é obstinado e não deseja ser alterado.

Como se a figura de Jake não fosse suficientemente esplêndida, somos agraciados com um par à altura, formulando um dos casais mais repletos de química e sincronia da literatura. A obra mais bem escrita do autor, e portanto, não é uma surpresa que funcione com perfeição do início ao fim. São pouquíssimos os livros que verdadeiramente são capazes de conquistar um leitor desde a primeira página, sem tropeços. Digo com convicção que não me arrastei nenhum momento ao longo desse calhamaço de 728 páginas. Aliás, o devorei em míseros três dias. O final é um mix de sentimentos que cabe a você desvendar, mas é bem construído, inteligentíssimo. Uma leitura excepcional, inesquecível. O que você está esperando para dar uma chance?
Gustavo Rodrigues 03/10/2020minha estante
Lucas, pra ler esse livro precisa ter lido algum livro específico do King antes? Eu sei que ele não é continuação de nenhum outro, mas King mistura algumas coisas no mesmo universo e acaba "conectando" alguns livros. Tipo em Outsider que eu sei que tem um spoiler da trilogia Mr. Mercedes

Lucas Almeida 03/10/2020minha estante
E aí, Gustavo! Não precisa ter lido nenhum livro específico. As únicas referências (muito boas, por sinal) em Novembro de 63 são de It e nada muito revelador (e esse eu sei que você já leu, de qualquer modo). Vai sem medo, mano!

Gustavo Rodrigues 03/10/2020minha estante
Opa, bacana. Valeu, tamo junto! ??

Lucas Almeida 04/10/2020minha estante
Tamo junto ??

Luis 19/01/2014

A Espiral do Tempo.
Viagens no tempo são um clichê da ficção. Desde a famosa série “Cavalo de Tróia”, de J.J Benítez, passando pela sequência cinematográfica que fez a glória de Michael J. Fox, voltar ao passado, ou avançar para o futuro, e modificar os fatos é ideia recorrente entre diversos criadores. “Novembro de 63”, uma das mais recentes empreitadas de Stephen King, parte desse mote para romantizar sobre um dos episódios mais marcantes da história americana e mundial, cujo cinquentenário no ano passado, originou um sem número de iniciativas : o brutal assassinato de Kennedy, no Texas, em 1963.
Embora muitos torçam o nariz à simples menção de seu nome, o mestre do terror e da fantasia, responsável por títulos de expressão como “Carrie, a Estranha”, “O iluminado”, “Cristine” e “ À Espera de um Milagre”, é muito mais do que um prolífico autor de best sellers. Sua influência pode ser medida não só pela quantidade considerável de obras cinematográficas e séries televisivas derivadas de sua obra, como também pelo aparecimento de uma substancial geração de autores que, mesmo que inconscientemente, beberam em suas fontes. Não seria totalmente absurdo identificar nos escritos de J.K Rowling (a mãe de Harry Potter), George R.R Martin (o pai de Game of Trones, embora ele seja da mesma geração de King), Stephenie Meyer (Crepúsculo) e até nos dos brasileiros André Vianco e Eduardo Spohr, traços inconfundíveis do DNA do autor americano, em maior ou menor grau.
O livro em si, publicado no Brasil pela Suma das Letras (selo da Objetiva) em edição caprichada de volumosas 728 páginas, é um primor dentro daquilo que se propõe : Entretenimento genuíno, altamente legível, com doses bem equilibradas de suspense , emoção e romance, como convêm à um produto da chamada “cultura de massa”. E , acreditem, isso está longe de ser uma crítica negativa.
O personagem principal é o professor Jake Epping, que logo no começo da trama, se comove com a redação de um aluno já idoso de sua turma de alfabetização de adultos, o faxineiro Harry Dunning. Em seu texto, Harry conta a tragédia que acometeu sua família há mais de 50 anos, quando seu pai, embriagado, promoveu uma chacina, matando sua mãe e seus irmãos. Jake fantasia sobre voltar no tempo, evitar o assassinato e moldar um novo destino para Harry. Essa fantasia se concretiza quando o professor é convocado por Al, o dono da lanchonete da cidade, a conhecer a “toca do coelho”, uma fenda temporal escondida nos fundos da despensa do estabelecimento, e que permitiria uma volta ao ano de 1958.
Al , que já tinha utilizado a fenda várias vezes, faz então uma proposta a Jake : entrar na fenda e , durante cinco anos, viver no passado até completar a grande intervenção que ele não teve tempo nem saúde para completar : evitar o assassinato do Presidente.
A partir daí, Jake passa a viver uma existência dupla, como um simples professor de secundário dos míticos anos 50, onde inesperadamente encontra sua cara metade , Sadie, que terá importância capital no enredo, e como uma espécie de “exterminador do futuro”, monitorando cada passo do assassino, Lee Oswald, visando interceptá-lo o quanto antes.
A grande maestria de King é transformar uma história já conhecida, em uma trama de final imprevisível, com cada capítulo construído numa crescente de tensão e suspense, alternando com o drama do romance “quase” impossível com Sadie. Certamente alguns leitores mais sensíveis devem ter torcido para que Jake desistisse de sua missão...
Acrescido a isso, há o imponderável atuando o tempo todo, pois o passado aparece como um obstáculo aos objetivos de Jake, resistindo com todas as forças à mudança brusca que está para acontecer, como que alertando das terríveis alterações advindas do “efeito borboleta”.
A sensação é que “Novembro de 63” é um gigantesco apanhado das inegáveis qualidades de um autor que já vendeu mais de 350 milhões de cópias, além de ser o nono mais traduzido no mundo. Todos os truques dos grandes romancistas estão lá, inclusive um final carregado de lirismo, fazendo da obra fortíssima candidata à uma adaptação cinematográfica de impacto.
Pode ser que, em nossos dias, Stephen King não tenha assento à mesa da grande literatura americana, composta de cânones como Hemingway, Updike, Fitzgerald, Steinbeck, Edgar Allan Poe; mas ouso afirmar que o futuro não será indiferente à sua valiosa contribuição de ficcionista. Talvez, não seja preciso nem recorrer à toca do coelho para comprovar isso.

RuyaMC 21/01/2014minha estante
Resenha nota 10 !

Luis 21/01/2014minha estante
Obrigado RuyaMC. Abraços.

Jossi 28/03/2014minha estante
Perfeita resenha, Luís! Nem precisa-se de uma 'toca de coelho' ou 'túnel do tempo' para saber que o futuro reservará um lugar de honra para SK! Grande autor! Nada de bestsellerzinhos que só vendem por algum tempo. Suas obras são obras-primas do terror, assim como foram as de Allan Poe (e cá entre nós, para mim King é ainda melhor que este). Adorei o livro e gostei da resenha.
;)

Luis 30/03/2014minha estante
Obrigado pelo comentário, Jossi. Um abraço.

Leticia.Cibele 17/02/2023minha estante
A sua resenha foi muito boa deu muita vontade de ler, vou colocar na listinha de leituras ?

Anissima 17/02/2023minha estante
Eu amei muito esse livro! Sabia que te uma série tb?

Leticia.Cibele 17/02/2023minha estante
Não sabia, mas vou pesquisar

Obrigada pela informação

Adriano F. Zwierzykowski 10/11/2020

Um Romance Perfeito
Antes de resenhar um livro desse calibre é necessário calma. Calma pra você não se empolgar e a sua resenha acabar estragando a perfeição que essa história é.
Ela começa bem lenta, tudo vai se desenvolvendo aos poucos e nós somos mergulhados pouco a pouco no ambiente e na mente dos personagens. Descrição é outra característica das obras de King que vemos muito em "Novembro de 63", o que é bom, pois convenhamos que não é fácil criar uma história sobre viagem no tempo sem cometer deslizes com todos os efeitos borboleta que isso traz. E acreditem, as amarras se fecham todinhas. Um livro impecável do ponto de vista literário. Tem aventura, ação, romance e uma carga dramática muito, muito forte. Tenho que admitir que essa não é uma leitura fácil, é denso. E por se tratar de um romance com fundo histórico verídico ele nos leva muitas vezes a fatos que se não tivermos pelo menos um pouco de conhecimento prévio nos levam a uma experiência literária não plena. Por isso, acredito até que esse não é um bom livro pra se começar a ler Stephen King. Com certeza esse livro figurará no meu top 10 da vida e uma das melhores leituras do ano. Um calhamaço brilhante, com a marca registrada do mestre King, o rei.
Aryana 10/11/2020minha estante
Ah pronto, Já quero ler!

Adriano F. Zwierzykowski 10/11/2020minha estante
Você vai adorar Aryana!!

Kety 10/11/2020minha estante
Affe... Mais uma história do King pra adicionar a lista! Hahahahah

Adriano F. Zwierzykowski 11/11/2020minha estante
E olha que essa é ótima!!! Kkkk

Suéllen 09/09/2022

Novembro de 63
Fui ler esse livro pois todo mundo me falava que era um excelente livro e realmente, uma ótima escrita é uma excelente história, só achei um pouco prolixo, King sendo King, mesmo assim gostei muito.
italomalveira 11/09/2022minha estante
King sendo King, o mesmo acontece em O Apanhador de Sonhos.

Suéllen 12/09/2022minha estante
Kkkkk totalmente ele, dependendo do nível eu até gosto pois eu me conecto mais com o personagem porém nesse livro foi demais kkk mas tirando isso gostou do O Apanhador?

italomalveira 12/09/2022minha estante
Sim, dependendo eu também gosto. Sobre O Apanhador de Sonhos, também foi demais. Mas eu gostei do livro, só esperava uma coisa mais grandiosa. Talvez ele fosse melhor se tivesse umas 400 páginas ao invés de 655. Mas no geral foi uma boa leitura.

Suéllen 12/09/2022minha estante
Entendi! Mas menos mal porque todo mundo falava que o livro era muito ruim e é um livro grande fiquei com medo de ler e entrar em uma ressaca literária

Sr_Tigeer 09/11/2013

Novembro de 63
O dia 22 de novembro de 1963 marcou o mundo e a história americana como um geral, dia em que o presidente popular, mais querido pelos americanos foi assassinado na cidade de Dallas, Texas. Kennedy simbolizava para muitos a esperança de uma América mais justa e livre de seus fantasmas. Eis que surge uma pergunta: será que se JFK não tivesse sido assassinado a historia tomaria rumos diferentes para o EUA e o mundo? Fica difícil saber, já que é impossível voltar ao passado para se evitar tragédias, e na vida como um todo corrigir erros, isso até tal ideia surgir na cabeça do mestre Stephen King.

Novembro de 63 nos leva de volta aos anos 50 e seus costumes, através da narrativa do protagonista Jake Epping, professor de ensino médio, que leciona em uma cidade no Maine no ano de 2011.Certo dia ao corrigir a redação de um de seus alunos,Jake é chamado por seu amigo Al Templeton, que lhe revela a possibilidade de fazer uma viagem no tempo através de um portal em seu restaurante chamado por ele de Toca do Coelho (RabbitHole) numa alusão a historia de Alice no País das Maravilhas.

Al conta a Jake toda sua experiência do passado, suas idas e vindas, revelando o desejo e até certa obsessão em evitar o assassinato de Kennedy, mas algo sempre o impedia de cumprir a sua missão, e já sem condições de continuar fazendo suas viagens, Al lhe entrega suas anotações precisas e divide com ele essa responsabilidade.
Assim, numa visita ao passado, Jake tenta se convencer de que pode intervir na ordem dos fatos, tentando primeiro modificar os rumos da historia trágica de uma família, o que não sai exatamente como ele pensava, e o passado se mostra obstinado e começa a dar impressões de que não quer ser modificado , mesmo assim convencido de que pode fazer as coisas darem certo, Jake inicia sua jornada, na tentativa de impedir o assassinato de JFK.

O Livro é absurdamente BOM, o tema viagem ao passado mexe com o nosso imaginário. Quem não gostaria de poder modificar alguma coisa? Stephen King nos surpreende com o nível de sua criatividade e maturidade que retoma aos pormenores, revelando uma precisão narrativa que espanta e ao mesmo tempo encanta seguindo a fórmula usada por ele em Sob a Redoma . Novembro de 63 também não é um livro de terror, e sim um livro brutal sobre pessoas, cotidianos, sentimentos e suas relações entre si, utilizando um tema maluco como o pano de fundo para essas relações.

Enfim galera, deixo minhas 5 estrelas pra história de Jake, e tiro meu chapéu mais uma vez pra criatividade de King. Sou de fato fã das historias do cara! Boa leitura e até a próxima.

[...] O passado pode ser obstinado, mas o futuro era delicado, um castelo de cartas, e eu tinha que tomar muito cuidado para não muda-lo antes de estar pronto. (pag 368 Novembro de 63)

Autor: Stephen King
Paginas: 736
Editora: Suma das Letras
Titulo Original: 22/11/63
José A. Lima 05/12/2013minha estante
Gostei da resenha. Quero ler este livro!
Obrigado!

Sr_Tigeer 16/12/2013minha estante
Obg José :) como fã d King posso garantir que esse é uma de suas mais perfeitas narrativas. Mto bom mesmo o livro ;)

Renato 27/12/2013minha estante
Esse livro é espetacular até o momento que ele chega em Jodie e volta a dar aulas.... depois disso vira novela das 8...

Sr_Tigeer 31/01/2014minha estante
Obg pelo comentário Fee. O livro é realmente mto bom :) vai ser uma leitura extremamente agradável. Abraçoss..

Rodrigo.Artioli 07/09/2019

"Dançar é viver. " Obrigado Jake!
Deia Books @andreia_books 24/09/2019minha estante
Aaaaaaaa quero muito ler este!! Já até comprei o meu!

Rodrigo.Artioli 24/09/2019minha estante
Vai adorar!! Jake :)

Deia Books @andreia_books 29/09/2019minha estante
Ansiosa!!!

kawk 19/01/2022minha estante
Eu abandonei esse livro nos 42% me sentindo culpada, exatamente pelo tanto de resenhas boas. Tinha pensado em tentar dar uma chance mas vou deixar quieto haha obrigada

Guilherme Chaves 16/02/2022minha estante
O comentário CIRÚRGICO. Também me senti igual!

Tondo 22/02/2022minha estante
Falou tudo! Concordo plenamente

Stella 19/06/2021minha estante
Acredito que sua resenha tenha mostrado todo o meu sofrimento. Talvez assim como você, eu tenha me apegado tanto a Jake e Sadie, que nenhuma justificação seria suficiente pra que eles não ficassem juntos.

Vitor922 19/06/2021minha estante
Pois é! Triste demais :'(

Beca 20/07/2021minha estante
Simm, amigo que odio desse final.

Rafael.Nagao 14/01/2020

O passado se harmoniza
Sabe-se que Novembro de 63 foi uma data fatídica para os EUA, devido ao assassinato do Presidente John F. Kennedy, mas apesar do livro possuir o nome dessa data ele não foca muito em ser um mero conto histórico e nem se enquadra nas clássicas narrativas de terror do autor.
Na história acompanhamos a vida de Jake Epping, o qual é um dos protagonistas mais fascinantes dos últimos tempos. No início observa-se que a vida de Jake é bem simples (não que seja fácil), porém tudo muda quando ele se depara com uma situação que pode mudar TUDO, não apenas a sua vida, mas a vida de todos os americanos ou até mesmo todos do mundo.
O livro trabalha com ideias de viagem no tempo, porém sua narrativa é muito bem construída e seus personagens são tão viscerais que parece que essa história aconteceu de verdade.

Sobre minha experiência de leitura diria que o livro tem uma barriguinha no meio, contudo isso não prejudica a beleza dessa obra criada pele mestre Stephen King.

Por fim recomendo, fortemente, que leiam esse livro, pois mais do que uma história de ficção esse livro é uma história de amor, a qual contém todos os elementos das melhores histórias do Stephen King ( personagens carismáticos, lugares peculiares que exercem influência nas pessoas e uma narrativa envolvente). Desse modo posso parafrasear Jake ?A estupidez é uma das duas coisas que vemos com mais clareza em retrospecto.A outra são as oportunidades perdidas? e confie em mim deixar de ler esse livro na sua vida é uma baita oportunidade perdida.

Insta: rafa11nagao
Eu sou Groot 15/02/2020minha estante
Massa!!

Queria lê-lo, mas fiquei com medo de ser uma história triste..

Dá pra chorar com essa história man???

Rafael.Nagao 15/02/2020minha estante
Pior que dá sim kkkkk

Eu sou Groot 16/02/2020minha estante
Kkkkk, poxa,, vô evitar o máximo de conseguir lê-lo então kkkk

Lu 03/03/2022

A borboleta abre as suas asas
Eu gastei todo o meu estojo de post-It com esse livro. E eu não me arrependo.
Absolutamente fantástico, que história bem planejada e cheia de detalhes, simplesmente se tornou o meu segundo livro favorito do autor (empatado com Sob a Redoma). King diz que para escrever esse livro foi necessário ler mais de 25 livros do mesmo tamanho desse é isso fica claro na história, a riqueza de detalhes deixa a pesquisa muito evidente.

Só não gostei de duas coisas, até 50% do livro é tudo muito enrolado e até meio tedioso (quem ler até o final não vai se arrepender mas confesso que passar por essa fase foi difícil), não me agradou muito os 400 adendos depois do final, pra mim poderia ter finalizado na página 713 e assim vindo o posfácio com os agradecimentos e as informações. Mas fora esses dois pontos o livro é incrível.
Honnit 18/10/2022minha estante
ou seja, tirando mais de 50% do livro, ele é bom, fiquei com medo agora

Lu 19/10/2022minha estante
Calmaaaa kakakakakakaka o final vale a pena o caminho longo. E não é ruim, é só arrastado, tem que ter paciência ou gostar de descrição

Honnit 19/10/2022minha estante
hahahahah eu entendiiii tava zoando ??

Guilherme Chaves 16/02/2022minha estante
Também achei o mesmo, Murilo. Já tava achando que o problema era comigo, todo mundo idolatrando aqui no Skoob kkkkkk. Tamo junto!!

Wtfmurilow 16/02/2022minha estante
"obstinado"

Guilherme Chaves 16/02/2022minha estante
A palavra "fodelancia" foi a cereja no bolo do comentário kkkkkk

Suelen 07/05/2018

Triste com o final
O livro me prendeu do início ao fim. Gostei muito daa trajetórias de volta ao tempo, porém sendo uma romântica eu fiquei triste com o final, esperava que tivesse algo feliz e achei bem triste.
Agnaldo Alexandre 04/08/2018minha estante
Desnecessária a frase de abertura, pois deixa claro que algo ruim acontece. Ninguém precisa desse tipo de informação.

Suelen 07/08/2018minha estante
"Algo ruim" depende da interpretação da pessoa. O que pode ser "ruim" pra mim pode não ser pra você. Só lendo o livro para saber :)

Adib 19/08/2021minha estante
(spoiller de expectativa)
Concordo com a Suelen. Para mim o final por exemplo foi incrível.
(spoiller do livro em si a seguir)

Suelen por incrível que pareça eu achei o final bem feliz.
Não sei se porque estou acostumado com finais trágicos escritos por ele.
Mas a poesia por trás do encontro deles no fim do livro é simplesmente incrível.
Me faz pensar que mesmo eles tendo nascido em épocas diferentes, sempre foram destinados a ficar juntos. Eu chorei com o final, e quando foi descrever para minha esposa por um áudio no whatsapp eu engasguei. Tudo que ele teve que abrir mão e no fim era para ser.

Coisas de Mineira 19/01/2021

“Novembro de 63”, é o 54º romance de King. O livro foi publicado no Brasil em outubro de 2013 pela então editora Suma. O gênero é uma mescla de ficção histórica e ficção científica, que nos conta a respeito de um grande plano para salvar a vida do presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy. Mas, como isso pode sequer ser cogitado? Nesse romance, conheceremos Jake Epping, um professor do ensino médio em Lisbon Falls, no Maine. Nossa história começa em 2011.

Jake é frequentador de uma lanchonete que pratica preços baixíssimos. Ela pertence a Al Templeton. O mais interessante, é que esse local irá marcar a vida de Al e Jake de forma que os dois jamais poderiam conceber. A verdade, é que dentro do estoque do Al’s Diner, o dono do restaurante descobre um portal.

Isso mesmo, um portal de teletransporte no tempo. Ele chama esse portal de Buraco do Coelho, e toda vez que se atravessa esse “buraco” no tempo, Al é transportado para 1958, quando Eisenhower comandava a América. Kennedy era um jovem senador, e ainda estava vivo.

“(…) nenhuma sensação de que a minha vidinha estava prestes a mudar. Mas, a gente nunca sabe, né? A vida muda sem aviso.”

O chapeiro da lanchonete tem esse sonho. A América seria um lugar diferente, e algumas guerras poderiam ter sido evitadas, bem como vidas terem sido salvas, caso o presidente Kennedy não tivesse sido assassinado em Dallas, nos anos 60. E a partir dessa idealização, Al traça toda uma vida, partindo da premissa de que toda vez que se passa pelo portal, você estará em 9 de setembro de 1958, às 11h58.

Todas as vezes que 1958 for visitada através do portal, os acontecimentos realizados no passado são zerados. Qualquer coisa que você tiver feito no passado, irá reinicializar. Também existem as consequências do chamado “Efeito Borboleta” – nunca se sabe o que pode acontecer.

Independentemente do tempo que se passar no passado, ‘aqui’, em 2011, só terá decorrido 2 minutos. Interessante essa premissa, não é mesmo? Mas confesso que mesmo amando muito todo esse início do livro, não havia ainda se tornado meu PREFERIDO, como se tornou ao final da leitura.

“Quem não aprende com o passado é um idiota, na minha opinião.”

Al está mortalmente doente e não poderá continuar com seus planos. Dessa forma, após observar e conhecer Jake por bastante tempo, ele tenta convencer o professor a aceitar essa tarefa nada peculiar. Bom, não é nada fácil convencer alguém que você viaja no tempo. Contudo, Al tem tudo planejado nos mínimos detalhes e consegue explicar o mote de sua vida para Jake. O professor de 30 e poucos anos teria tempo suficiente de vida para tornar real o desejo de Templeton.

Jake precisa investigar Lee Harvey Oswald. Al afirma ainda existir uma janela de dúvida. E é preciso ter certeza que Oswald é realmente o assassino de Kennedy, antes de Jake venha realmente detê-lo. E assim, iria ser salvo John Kennedy, seu irmão, Martin Luther King, não existiria a guerra do Vietnã, etc. e etc. O sonho é grande, e Al deu o resto de sua vida para deixar todos os detalhes anotados e todas as pistas no lugar certo. Cabe ao jovem Epping aceitar mudar a história não só da América do Norte, mas do mundo.

King vem através de “Novembro de 63” nos trazer muitas questões. Será que um único homem poderá mudar a história do mundo? Caso esse homem salve Kennedy, a história irá realmente mudar? O “Efeito Borboleta” será devastador, ou tudo tenderá para melhor?

“Nem quem é capaz de viver no passado sabe o que o futuro lhe reserva.”

Uma das questões mais fortes e pungentes em “Novembro de 63”: o amor pode/vence tudo? São assuntos que o autor discorre de forma muito satisfatória e convincente. É uma ficção científica que você não quer ficar questionando. Que não tende a ficar dando nó em sua mente. Você só quer mesmo acompanhar e saber como vai terminar, torcendo para os seus queridinhos.

Em 1958 Jake chega como George Amberson. Em 2011 ele não tem praticamente nada, nem ninguém, pois acaba de se divorciar, e seus pais já faleceram. E ele acaba por gostar do estilo de vida que o início dos anos 60 vem lhe concedendo. A vontade de ficar por vez por ali não deve ter aparecido só uma ou duas vezes… no mais, ele iria mudar o passado, ele iria sozinho, corrigir alguns erros do século XX.

A história de toda a investigação de Amberson a respeito de Lee é tão bem construída, que parece ser uma transcrição da realidade. Toda a história é muito crível. E sendo essa a terceira vez que leio esse livro, me pego pensando se a família de Oswald ou de Kennedy tiveram contato com essa obra. Deve ser uma visão bastante peculiar dessa parte da História do mundo.

“A gente nunca sabe que vidas influencia, nem quando nem por quê.”

Uma coisa que Jake/George percebe logo que está no passado, é que ele (o passado) é obstinado. Ele não quer ser mudado. E muitas coisas acontecem para desestimular a missão do rapaz que veio de 2011. Stephen King desenvolveu essa trama por muitos e muitos anos, o que lhe exigiu muita pesquisa. E meu coração de fã é eternamente grato, pois essa é uma das obras que eu mais amo no mundo literário. E essa é uma história que tem uma das referências mais deliciosas dos livros do autor.

A respeito do final dessa trama, deixo aqui em aberto para que você possa tirar suas próprias conclusões. Para que tenha sua própria experiência. E minha recomendação, é que você se delicie com o tempo de George Amberson vivendo próximo a Dallas, antes de ter que estar de fato na cola de Oswald. Ele era um professor secundário, com um romance especial, em uma cidadezinha acolhedora e convidativa. Um dos melhores trechos de todo “Novembro de 63”. Sadie é uma das mais doces criaturas escritas por King. O autor é hoje considerado o contador de histórias mais notável da literatura norte americana atual.

“O passado é obstinado. Ele não quer mudar.”

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/novembro-de-63-stephen-king-resenha/
Valesca.Castelani 21/05/2022minha estante
Sempre que vejo uma resenha sua ,corro ler
São muito perfeitas
Parabéns

Coisas de Mineira 25/05/2022minha estante
Ei Valesca, fico muito feliz que goste das resenhas, obrigada!

Valesca.Castelani 25/05/2022minha estante
Eu gosto e muito