O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Andrea 24/02/2023

Um verdadeiro cristal: sem defeitos!
Como é bom ler uma narrativa escrita pelo Neil Gaiman! Principalmente quando é infanto-juvenil! Li O oceano no fim do caminho na época de seu lançamento, então, não me lembrava de nada da história, por esse motivo essa releitura foi tão incrível e gostosa, sem falar que a fiz durante o Carnaval, ou seja, só sucesso.
Já falei antes de como o Neil Gaiman bebe da fonte de Diana Wynne Jones e isso é um verdadeiro presente nesse livro.

Giu 23/02/2023

Dr@gas??
Parece que a qualquer momento eu iria ser sugada pela história. Me pergunto: eu estava sob efeito de dr@gas...?
Não leia se estiver com fome, fiz meu namorado cozinhar almôndegas ao molho com purê de batata, pq era isso que estava escrito e parecia ser muito bom kkkk e eu comi no jantar logo depois de ler. te amo, meu bem.

Ana 21/02/2023

Após quarenta anos longe da casa onde foi criado, nosso protagonista, cujo nome não sabemos, é forçado a retornar àquele lugar para um velório. Acontece que o destino o leva à fazenda da família Hempstock, onde passou uma pequena parte da sua infância. Ao chegar lá, vai ao lago na propriedade (aquele mesmo que sua amiga Lettie o convenceu ser um Oceano) e começa a se lembrar exatamente de tudo o que aconteceu naquele tempo, quando tinha apenas sete anos de idade.

Seus pais estavam passando por um grave problema financeiro e resolvem alugar um dos quartos da enorme casa em que viviam. Para o azar do nosso protagonista, era justamente o quarto em que dormia, que tinha uma pia amarela instalada especialmente para ele. O quarto foi alugado para um minerador de opalas, que, poucos dias depois, foi encontrado morto no carro da família. O motivo? Suicídio. O problema é que essa morte foi o estopim para várias coisas obscuras que começaram a acontecer na região.

É exatamente nesse cenário que o garotinho conhece a família Hempstock, composta por três mulheres: avó, mãe e filha, que viviam em uma fazenda cheia de mistérios e segredos. Assim, o garoto vai nos contando as coisas que aconteceram na sua infância após conhecer Lettie Hempstock. O interessante é que Neil Gaiman não deixa totalmente claro se são lembranças ou apenas fantasias da cabeça da criança.

Apesar de ser um livro adulto, tem uma narrativa bem simples e fluida, que se dá ao fato de ser contado por uma criança bem nova. Não me lembro se já disse isso aqui antes, mas eu amo livros narrados por crianças porque eles sempre têm aquele toque de inocência de alguém que ainda tem muita coisa para viver e muito para descobrir.

Uma das minhas teorias sobre o nome do garotinho não ser citado ao longo da história - o que me incomodou um tanto, confesso - é o fato do Gaiman ressaltar, nas páginas de agradecimentos, que alguns fatos do livro foram baseados na sua própria infância. Isso me faz pensar que, talvez, o garotinho seja uma imagem do próprio autor. Posso estar viajando um pouco, mas isso entrou na minha cabeça assim que terminei de ler os tais agradecimentos.

A trama, apesar de girar em torno do garoto de sete anos e ser repleta de magia, traz mensagens atuais e adultas, como a ganância. Fico super impressionada como as pessoas nunca estão satisfeitas com aquilo que têm, por mais prósperas que sejam. O livro também aborda de uma forma bastante interessante temas como lealdade e amizade.

O Oceano no Fim do Caminho é o terceiro livro do Neil Gaiman que li e só tenho mais uma coisa para dizer: o cara é simplesmente genial e acho que não há quem discorde. Com bastante simplicidade, o autor nos faz mergulhar de cabeça nas suas palavras, nos deixando sedentos por mais uma de suas incríveis histórias.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Gabrielli 19/02/2023

Foi meu primeiro contato com o Gaiman, e o livro é excelente. Uma mistura de fantasia com um ar melancólico. Deixa o leitor com muitas imaginações, indignações, revoltado e ao mesmo tempo surpreso. Fala sobre traumas, magia e amizade. Quero ler tudo do autor agora.

Mayra.Mattoso 11/02/2023

Leitura fluida e que te prende bastante, alguns capítulos você não consegue parar pela metade.
Ao mesmo tempo em que você acompanha uma aventura, o livro fala sobre os medos e percepções na infância, e também traz questões existenciais sobre o que é real, nossas memórias e porque não nos lembramos de tudo.

Soso.pipa 07/02/2023

Com um tom melancólico e uma escrita delicada, foi possível trazer momentos de tensão e calma. A obra não chegou a me despertar medo em sí, mas conseguiu compartilhar uma certa solidão que sempre está resguardada nas memórias de infância. Fantasia se fez presente no tom certo! Gostei bastante?

Lici 04/02/2023

Bom demais!
Minha prima que me falou sobre, então achei que valia a pena ler né, por ser um livro que não conhecia pensei que não seria tão bom assim, mas ele me prendeu muito e adorei a escrita do Neil. Recomendo.

Rhuan César 01/02/2023

Neil Gaiman é espetacular
Essa obra é um olhar para o passado do protagonista e em uma amizade que ele teve a muito tempo. Como é o normal a escrita do Gaiman é rápido é fluida e é genial. E sinceramente a amizade principal é mágica. Quando eu terminei de ler fiquei com vontade de ter um gato com o nome de Oceano.

gio.vono 31/01/2023

Maior escritor vivo
Não existe, nesse momento, algum escritor vivo capaz de bater de frente com Gaiman. Um verdadeiro mestre do storytelling.

O livro tem uma sensação nostálgica, falando sobre memórias da infância. Como se trata de Gaiman, não pode faltar monstros, demônios e muita magia.

Livro leve e divertido pra ler em uma sentada.

Fabio293 29/01/2023

Neil Gaiman de novo
Usei aquele sorteio do skoob e caiu o segundo livro seguido do Neil Gaiman. Esse é sensacional. A construção dos personagens, mundo e narrativa são espetaculares. Recomendo fortemente

Rony Diego 28/01/2023

Todos somos guiados por quem éramos na infância
Que livro maravilhoso! Senti uma espécie de nostalgia e parece que estava revivendo minhas próprias lembranças, não sabendo que lugar ocupei no real ou no imaginário (o mais interessante é que o protagonista nunca é chamado pelo nome).
Neil Gaiman mais uma vez dando um show em fantasia e aqui nos apresenta uma história repleta de mitologia, e eu tentei até mesmo fazer um link entre a narrativa, o oceano e o inconsciente na psicanálise.
Uma experiência esplêndida ler essa história!

let (: 27/01/2023

?As pessoas mudam tanto quanto os oceanos.?
Há tempos que um livro não mexia tanto comigo, da forma como esse mexeu. Terminei o livro chorando horrores.

É um livro que fala sobre perdas, traumas, fuga, percepção de vida.. com uma pegada forte no realismo mágico. É o mundo visto por uma criança de 7 anos, cheio de mágica e de coisas terríveis também.

E apesar da obra ter um protagonista criança, o livro não é infantil. É um olhar adulto analisando o que foi vivido quando criança, e isso foi fantástico de se ler.

?Nada nunca é igual. Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos.?

E sigo com a certeza que não sou a mesma de quando comecei a ler essa obra.
É simplesmente Neil Gaiman. E a mensagem que o livro passa por trás dos acontecimentos, é simplesmente sensacional.

Foi como voltar pra casa.

Tiago.Jose 26/01/2023

Memórias
Um livro peculiar, misturando o encanto e o terror da infância, numa escrita agradável, desenvolvendo bem os personagens. Uma história simples, mas cheia de elementos fantásticos, não totalmente explicados, o que nos deixa livres para preencher as lacunas com nosso imaginário, tornando a história pessoal para cada leitor que se deixar levar pelos encantos da fazenda mística e da velha pátria. Recomendo a leitura.

carolinarsantos 26/01/2023

eu pensei que fosse me deixar triste e nostálgica ao lembrar da minha infância, mas me dei conta que eu não precisava lembrar de nada enquanto lia. sinceramente, merece 5 estrelas só pela gatinha, mas os outros personagens também merecem.

leo.assis 26/01/2023

Não funcionou
Antes de mais nada, preciso ressaltar a escrita de Gaiman: é ótima. É tão fluida, fácil e leve que você nem sente as páginas passarem. Meu problema foi com a estória em si.

Gostei muito do início, mas o desenrolar das coisas não me prendeu nem um pouco. Os elementos de mitologia e fantasia que o autor escreveu não funcionou do jeito que eu esperava. Pra mim, não é aquela confusão que te deixa ansioso pra saber o desfecho, foi apenas confusão.

O livro tem umas passagens bem bonitas, e a conexão do protagonista com as Hempstock é bem interessante, mas isso não sustenta 200 e poucas páginas.

Pretendo ler mais livros do Gaiman, mas definitivamente não fui o público alvo desse aqui.