O Oceano no Fim do Caminho

Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Cinbrle 13/04/2023

Estranhamente bom
Li esse livro há muito tempo atrás e não entendi direito, mas amei e achei muito fantasioso e fiquei com medo. Li novamente anos depois e entendi a história e até chorei, acho linda a amizade das crianças desse livro e fico me perguntando em como os pais do menino não perceberam que tinha algo de errado acontecendo coitado é agoniante algumas partes. Mas um livro lindo.

Hayke.Alles 12/04/2023

"Queria saber ronronar. Eu teria ronronado naquele momento"
Nas primeiras 20 páginas do livro eu já sentia que iria ser uma boa história, mas foi melhor do que eu esperava.

Em alguns momentos você tem vontade de tirar essa criança e abraçar e dar colinho de tão terrível as atribuições que ele passa, a vilã da história realmente dá medo.

Espero que um dia tenha adaptação pras telonas, vai ser lindo, esse livro merece.
Ele virou meu favorito da vida, vou recomendar e dar de presente sempreee.

letssissio 10/04/2023

?Pessoas ? se lembram das coisas de jeitos diferentes?
Eu sou suspeita pra falar, porque amo os livros do Neil Gaiman e amo histórias com magias e coisas estranhas.
Esse livro é rápido de ler, super envolvente, tem elementos mágicos, mulheres fod4s, criaturas monstruosas e aquele toque especial que existem em todos os livros do Neil Gaiman.
A leitura vale muito a pena e, se eu posso te dar um conselho, diria pra você dar uma chance pra esse livro.
?????????? ??

Algumas frases que gostei:

?Uma história só é relevante, suponho, na medida em que as pessoas na história mudam.?

?Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.?

?Esse é o problema com as coisas vivas. ? Depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões??

.Guilherme. 06/04/2023

O Oceano no Fim do Caminho - Resenha.
É maravilhoso como Neil Gaiman cria as memórias de infância como algo belo que pode não ter sido como lembramos.

A leitura é interessante apesar de lenta ? não que lento seja algo ruim nesse livro ? e ele apresenta vários momentos que me fizeram lembrar de minha infância.

É um ótimo livro para ler ao longo da semana ou mais e que com certeza trará bons momentos para quem o ler.

Padrim 30/03/2023

O oceano no fim do caminho
Não é uma história complexa e com uma grande discussão filosófica de fundo, e podem até achar ela "rasa". Mas o que eu acho genial nela, é que enquanto você lê, ela se transforma numa memória, e cada um dos momentos confortáveis, assustadores, triste e etc, se ascendem na sua cabeça como se você tivesse esquecido elas a muito tempo.
Pode ser só uma brisa minha, mas o fato disso combinar perfeitamente com o prologo e o epílogo me fazem pensar que o Neil Gaiman tenha realmente feito isso de propósito.
Enfim, lindo, fácil de ler, divertido, ótimos elementos fantásticos, 9.5/10, extremamente subestimado.
(Sdds Lettie)

Ana 25/03/2023

Quem diria que esse seria o primeiro livro que ia ler do Neil Gaiman (ouso dizer que ele é um dos autores mais famosos da internet, especificamente no Twitter, e acho que até por isso ele cita a rede social nos Agradecimentos). Logo que ganhei de uma prima muito querida no Natal, fiquei empolgada pois está na minha lista o seu outro livro Mitologia Nórdica, então vi como um bom modo de conhecer a escrita do autor.
E eu gostei muito! Como o mesmo pode ser tão detalhista, sem deixar o livro extenso e complicado?? ?
Já a história em si achei ok. Talvez seja por que li a frase da sobre-capa e pensei que seria algo, como posso dizer, "cortês".
E também estava estranhando a foto da capa, por que a Lettie é descrita de uma forma totalmente diferente da garota estampada, mas daí nos Agradecimentos é descrito o motivo.
Enfim, gostei! Pois é um romance muito agradável, daqueles que se deixar você lê com um dia ?

vickie 23/03/2023

O oceano no fim do caminho
Não era o que eu esperava, e eu amo quando um livro quebra minhas expectativas, de um jeito bom. Super recomendo!

Bettina Afonso Garcia 19/03/2023

A pureza da imaginação infantil
É uma leitura muito agradável, cada página e acontecimento é uma construção de situações absurdas pra imaginação adulta mas completamente plausível ao falar sobre crianças. É uma jornada de aventuras em busca de derrotar terríveis monstros e reviver memórias da nossa infância que o tempo e a chegada da vida adulta fazem adormecer nas profundezas do nosso ser.
Pois, realmente, é na infância que moldamos grande parte de quem nos tornamos, mesmo que não tenhamos conhecimento nítido sobre isso.

Juliana3145 09/03/2023

Como uma criança vê o mundo
A palavra que mais define esse livro acho que é aconchegante, por mais que em muitos momentos ele cause um incomodo no leitor. O livro conta a história de um menininho que vivencia eventos traumáticos e, por ser criança, esses eventos são narrados com uma pitada de fantasia. A fantasia que envolve os acontecimentos traz uma delicadeza pra história, e de alguma maneira, deixa tudo mais triste. Eu amei todo o desenrolar do livro e os personagens, até mesmo os "vilões", só porque foram bem construídos( senti muita muita raiva deles). A única coisa que me fez desconectar um pouco da história foi o exagero na fantasia, já que eu não sou a maior fã dessas coisas malucas e esse livro vai muito além. Apesar disso, eu senti um conforto muito grande lendo a história e achei uma ótima leitura.

hy.lancaster 01/03/2023

Fantasia, realidade... Uma mistura de ambas
É uma narrativa encantadora; embora não tenha uma voz literária marcante, o que pega mesmo é o contorno narrativo. As nuances, a trajetória de como a história mexe com a mente e nos abraça.
É sensacional e se afasta da normalidade, misturando realidade e magia.

Isabela 27/02/2023

Uma criança solitária com uma imaginação potente que tem nos livros seus melhores amigos
Parece ser assim que o protagonista se vê ao ter que retornar para infância após lidar com um luto familiar. Gaiman traz mais uma vez uma história que se confunde com sua história de vida pessoal (sinto isso em muitos de seus personagens).

Em meio ao universo fantástico, o protaganista “parece” recorrer a fantasia para lidar com seus traumas de infância. Parece, porque isso não é evidenciado de forma literal, mas o que importa aqui, é que na sua psique, esses seres fantásticos e mitológicos existem, como por exemplo a família Hempstock. Inclusive, quem já leu outras obras do autor vai perceber que é um “motivo” que se repete em seus livros: as três mulheres que “cuidam”, refletem e “tecem” o tempo, também presente em outras obras, como em deuses americanos.

Mas aqui, o “motivo arquetípico” que mais me toca vem através do título do livro, a imagem do oceano ilustra bem isso, em uma visão mais superficial e rasa seria apenas um lago, mas em contato com ele, podemos sentir “O OCEANO” de profundezas desconhecidas. Este é o mergulho em si mesmo que o protagonista faz e que todos nós precisamos em algum momento escolher fazer ou não fazer, mas reconhecendo as profundezas e riscos desse OCEANO, “não se entra no mar de qualquer jeito”.

Como nos diz Lettie Hempstock, ele pode não matar, mas “Destruir. Dissolver. Você não morreria aqui, nada nunca morre aqui, mas se ficasse aqui por tempo demais, um pouco de você passaria a existir em todos os lugares, todo espalhado. E isso não é uma coisa boa. Nunca o suficiente de você reunido em um só lugar, de um jeito que não haveria nada que restasse e que poderia pensar em si mesmo como um "eu". Nenhum ponto de vista, não mais, porque você seria uma sequência infinita de vistas e de pontos...”

Leticia 26/02/2023

"? Nada nunca é igual ? respondeu ela. ? Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos."

Elias 26/02/2023

Isso aqui é genial.
Eu reli esse livro pela terceira vez, e em todas as vezes essa história me pega de formas diferente. É assustador como o Neil Gaiman nesse livro transporta o leitor para uma época da infância, que no meu caso, já tem um tempo!
Um livro sobre perda; sobre escapismo; Sobre mudança e autoconhecimento.
Um livro com altas doses de fantasia, mas, em todo momento fica aquela pergunta no ar: Será que tudo isso é real?

INCRÍVEL

Laura2953 26/02/2023

Lindo
Lindo ler sobre a infancia, sobre o crescimento, sobre memórias, sobre a inventividade da mente infantil. Mas, acima de toda essa beleza, foi lindo ler a frase dizendo que não existe passar ou ser reprovado em ser uma pessoa, pq esse é um medo sobre o crescimento, o amadurecimento e desprendimento do que éramos. Muito lindo