O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

gabe 05/06/2023

Livro sensacional que se afasta do comum e do normal, misturando realidade e magia de forma que mexe com a mente e nos abraça. O protagonista não tem nome e a história é narrada por uma criança, trazendo assim sensibilidade pelo jeito inocente de ver as coisas. Junto com as mulheres Hempstock e o que numa visão superficial seria apenas um lago, assim que entramos em contato com ele podemos sentir o oceano de profundezas e riscos desconhecidos. Se sobressai pelas reflexões sobre os traumas que adquirimos na infância e o seu impacto nas nossas vidas, em como a nossa memória não é confiável e tbm como encaramos a morte e o luto.
Como nos diz Lettie ‘ele pode não matar, mas destruir, dissolver. Você não morreria aqui, nada nunca morre aqui, mas se ficasse por tempo demais, um pouco de você passaria a existir em todos os lugares, todo espalhado. E isso não é uma coisa boa. Nunca o suficiente de você reunido num só lugar, de um jeito que não haveria nada que restasse e que poderia pensar em si mesmo com um ‘eu’. Nenhum ponto de vista, não mais, pq você seria uma sequencia infinita de vistas e de pontos...’

Jailson17 28/05/2023

Para quem, assim como eu, faz de livros grandes oceanos
Para Lettie Hempstock, o oceano cabia dentro de um lago. Para mim, o oceano coube dentro desse livro, que me fez recordar das estórias da infância, quando minha imaginação falava mais alto e eu podia estar em qualquer lugar deste mundo (ou de outro mundo) mesmo sem sair de casa.

nicole.Precioso 26/05/2023

Amo livro doido
Sério, nem sei o que dizer sibre esse livro, só sei que ele é totalmente maluco, quase enlouqueci lendo ele, porém, apesar disso, ele é muito bom! fazia tempo que eu não lia algo assim, e ler um livro nessa pegada imaginação e psicológico é muito foda! eu amei, leria dnv mil vezes

Alessandra Bevilaqua 26/05/2023

Desafiador e surpreendente
?O oceano no fim do caminho? é um livro muito diferente do que eu estou acostumada a ler e de certa forma se tornou surpreendente, além da sua proposta. Primeiramente, a escrita de Neil Gaiman (autor que eu nunca tinha lido antes) é detalhista no sentido mais literal da palavra. Pelo menos essa foi a impressão que ficou. Ao mesmo tempo que me desafiava como leitora enxergar todos os detalhes em cena, também me submergia ainda mais na história, justamente por ser rica em suas descrições.
A narração parte do personagem principal que volta a sua cidade natal para um velório e resolve visitar uma antiga fazenda, encontrando assim uma velha conhecida e consequentemente, desencadeia diversas lembranças da sua infância, quando tinha sete anos de idade.
Por todo o livro, a perspectiva parece ser infantil, mas na minha percepção há um equilíbrio certeiro entre o personagem que está relembrando dos acontecimentos agora já adulto e o personagem do passado, que sentiu tudo aquilo, para que os fatos fiquem claros a medida que as coisas vão acontecendo.
Até porque acontece muita coisa. E existe uma exploração da imaginação que só uma fantasia, conseguiria ofertar a um leitor. Ursula Monkton é assustadora e as Hempstock tem uma certa magnitude que você simplesmente quer descobrir mais sobre elas. O protagonista carrega uma porção de identificação em suas falas, sentimentos, medos. Existiu uma pequena conexão criada com a sua visão.
O final, acho esperto e devastador ao mesmo tempo. Ao ler e perceber o que tinha acontecido, senti o impacto de uma genialidade ao fazer isso de uma forma tão natural e ao mesmo tempo, chocante.
Foi uma leitura que trouxe uma experiência diferente, inédita, mas muito boa. E só por isso, vale uma indicação.

Erica.Regiani 21/05/2023

Uma escrita que me transportou para dentro da história, com uma pitada de pensamentos filosóficos que me fizeram refletir sobre minha existência terrena.

Um romance memorável!

?Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo?

Bruna1938 13/05/2023

MARAVILHOSO
Li duas vezes e com certeza lerei outras vezes. Desde a primeira leitura eu fiquei fascinada com a história. Confesso que sou cadelinha do Neil Gaiman mas esse livro é realmente incrível. A história é muito bem construída e bem ambientada, a riqueza de detalhes nos leva a uma experiência totalmente imersiva. Eu tenho nitidamente na minha cabeça como é a fazenda da família Hempstocks, a pia amarela e todas as criaturas descritas. Esse livro realmente tem meu coração ??

Carolina1637 08/05/2023

Impulsionou minha vida na leitura
Quando meu tio me deu esse livro, eu nem tinha ligado, não gostava de ler, mas precisava melhorar esse hábito.
Quando comecei a ler logo me apaixonei pela história, o enredo e o decorrer que me prendeu totalmente
Quando algum amigo me pede indicação de livros, só me vem ele na cabeça.

Patrick.Pereira 07/05/2023

Bom livro
Livro lúdico e viajado por muitas vezes, mas a história muito boa, engraçada e com o desfecho de que eu gostei

Sea. 06/05/2023

"Não tenho saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam. Eu não podia controlar o mundo no qual vivia, não podia fugir de coisas nem de pessoas nem de momentos que me faziam
mal, mas tinha prazer nas coisas que me deixavam feliz."

c a r o l 24/04/2023

Queria ter amado
Bem, esse livro foi confuso pra mim até a metade dele porque queria entender quem era as Hempstock e a dimensão dos seus poderes, até que entendi que isso não importava tanto por se tratar de um realismo mágico. Como foi um presente não tinha como saber muita coisa e também tem o fato de que não gosto de ler sinopses. Enfim.

As mulheres da fazenda Hempstock estavam roubando a cena, até que algo bem terrível acontece com nosso querido protagonista, que me deixou muito apreensiva e temerosa por sua vidinha.

A amizade que surge entre o garoto e a Lettie Hempstock é um amor. Gostei de como os acontecimentos foram escalonando até chegar naquele final tenso e triste. Contudo, fiquei bem decepcionada com a parte mitológica, pois poderia ter sido melhor desenvolvida.

Esse livro se sobressaia pelas reflexões sobre os traumas que adquirimos na infância e o seu impacto nas nossas vidas, em como a nossa memória não é confiável e também em como encaramos a morte e o luto.

"O Oceano no Fim do Caminho" me engatilhou demais porquê perdi uma pessoa muito amada recentemente e ver o autor retratando a morte/luto de uma forma bonita e poética me fez ficar com raiva porque não é assim. De verdade, não tem nada de bonito e poético. É uma dor e um vazio sem fim, acompanhado do medo de perder as lembranças que você teve com aquela pessoa e de ter que aceitar que aquele pesadelo é real e que nunca mais irá sair dele. Creio que com o tempo isso irá ser mais fácil de suportar, apesar disso esse fato não deixará de ser um sonho ruim.

Gus 24/04/2023

Neil gaiman acertou muito nesse.
A história conta uma fantasia Urbana muito gostosa de acompanhar, e o fato de mostrar o ponto de vista de um adulto contando a história de quando ele era criança é muito bom
Acho que o Gaiman fez o narrador não ter um nome para as pessoas se colocarem no Lugar do protagonista, oque na minha opinião foi muito bom.
Esse livro é curto, oque torna essa História melhor.

llirioazul 23/04/2023

"Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos."

Essa fala não poderia ser mais verdadeira, adultos são apenas crianças grandes.

Sempre gosto quando um livro é narrado por uma criança, o jeito inocente de ver as coisas, e um pouco da sensibilidade que acaba trazendo para a história, e acho que foi por isso que acabei gostando tanto

CassianiMotta 21/04/2023

Uma história lenta, mas linda
Esse livro me surpreendeu. Não é uma daquelas histórias eletrizantes, com plot twists e tantos movimentos, mas ali na narrativa eu consegui identificar meu eu criança, viajando entre os mundos, misturando realidade e fantasia.
E quando a gente cresce muitas coisas se perdem, as memórias se modificam conforme nossas experiências, as coisas se apagam, se são apagadas, nunca aconteceram?
Temos uma linda amizade e criaturas ferozes invadindo a fazenda. Como crianças podem resolver esse problema?

val 21/04/2023

? Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. (...) E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanescem e se confundem, viram borrões...