Morte e Vida de Charlie St. Cloud

Morte e Vida de Charlie St. Cloud Ben Sherwood

Resenhas - Morte e Vida de Charlie St. Cloud

André 17/11/2011

Esperava outra coisa...
Quando eu comprei esse livro eu esperava algo mais voltado para o lado romântico e não sobrenatural.
Achei o amor dos protagonistas muito repentino e um pouco forçado, acho que a relação de conquista um do outro deveria ser melhor trabalhada.
Não que o livro seja ruim, mas se você está esperando por um romance, provavelmente irá se decepcionar.

Jacqueline 13/10/2011

resenha postada no meu blog: www.mybooklit.blogspot.com

Queria dar um time nas estórias vampirescas, e partir para um romance, digamos diferente, foi quando olhei para a capa desse livro, ela me olhou e eu falei: vou ler. Esse foi mais um livro que eu comprei por curiosidade de assistir o filme (e também porque a capa é linda, ok, eu assumo que acho o Zac um lindo). A primeira vista a sinopse não havia chamado minha atenção, primeiro porque tenho uma opinião bem pessoal sobre a vida após a morte, e depois porque eu pensei se tratar de um livro espírita, onde o irmão vivo conversava com o irmão morto e definitivamente não faz meu estilo (tá que é sobre isso,mas é de um jeito tão sutil, lindo que te faz querer acreditar).
Mas peguei o livro, sem muita fé na história, pois não li a orelha e nem quis ler a parte de trás, onde resume um pouco a história. Era 14:00 da tarde, tinha acabado de colocar meu filho pra dormir quando comecei a leitura e já nas primeiras páginas constatei que o livro seria ótimo. Eu simplesmente não conseguia desgrudar do livro, parecia que tinha até imã nele. Quando deu 17:00 eu já havia devorado as 282 páginas, chorando muito e doida para reler novamente, acho que foi o livro que li mais rápido, um verdadeiro recorde, pois geralmente eu gosto de enrolar por 2 dias para não sentir falta dos personagens. Já é o segundo livro que leio esse ano sobre irmãos (o 1° foi O céu está em todo lugar), e esse sem dúvida mexeu mais comigo.
Não tenho palavras para descrever o livro, mas acho que surpreendente seria uma delas. O livro superou as minhas expectativas em todos os sentidos.Não se trata de um livro que te força a acreditar que pessoas podem se comunicar com espíritos. É um livro que te passa a mensagem que tudo pode acontecer, quando você acredita e tem fé.
Vou parar de babar no livro e tentar resumir sem revelar nada: A estória de Charlie é narrada ora por um bombeiro, ora pelo próprio Charlie e em 3° pessoa, mas não é uma leitura difícil e complicada, pelo contrário, dá para se imaginar literalmente na pele dos personagens. Charlie (15 anos) e Sam (11 anos) são irmãos bastante unidos. Até o dia que eles sofrem um acidente de carro, onde Sam morre. Algum tempo depois, Charlie resolve trabalhar de zelador no cemitério da cidade, para ficar mais perto do irmão, a quem ele prometeu nunca abandonar. Após o acidente, Charlie recebe um dom: se comunicar com os mortos, inclusive seu irmão Sam. Se passam 13 anos, e Charlie, agora com 28 anos, conhece Tess Carroll, uma jovem que perdeu o pai, e treina para navegar sozinha ao redor do mundo em seu veleiro. Será que Tess será capaz de fazer Charlie mudar de vida? Será que ela entenderia e aceitaria o ritual que ele pratica todos os dias para conversar com o espírito do irmão? Uma estória de amor linda, fascinante, e que se tornou uma das minhas favoritas. Sem dúvida uma leitura imperdível.

Pablo Arcáry 14/01/2012

Resenha: Morte e vida de Charlie ST. Cloud - Ben Sherwood
Charlie ST. Cloude é um garoto igual a todos os outros da sua idade. Cheio de sonhos e vontades. Junto com Sam, seu irmão mais novo com que ele tem um relação muito bela, e um beagle pra lá de bagunceiro. Eles levam uma vida normal mas com bastantes "aventuras". Um dia Charlie e Sam decidem "roubar" o carro da vizinha para poderem ir a um jogo de Beisebol (jogo que os irmãos são fissurados). No caminho de volta para casa o carro dos irmão sofre um terrível acidente. Sam morre na hora, mas Charlie passa por uma experiência que os médicos chamam de "Quase morte", felizmente os médicos conseguem trazer o garoto de volta a vida. Enquanto estava inconsciente ele consegue ver seu irmão, Sam, aparentemente "do outro lado". Charlie promete que não abandonará o garoto.
Charlie volta a vida com um estranho dom. O dom de ver e até conversar com espíritos. Se sentindo culpado pelo acidente que matou seu irmão ele decide abandonar tudo e vai trabalhar no cemitério da cidade como zelador. Mantendo sua promessa ele vai todo dia ao por do sol em uma clareira para encontrar Sam. Todos os dias ao por do sol os irmão se reencontram para uma partida de Beisebol.
Durante muito tempo esse foi um ritual sagrado para Charlie. Até que ele conhece uma moça que mudará sua vida. A jovem Tess. Bonita e encantadora. Eles acabam se apaixonando, mas esse é um relacionamento que não pode dar certo. Dentro de poucos dias Tess irá embarcar em uma viagem de volta ao mundo sozinha a bordo de seu barco. Porem essa garota é diferente de todas as outras. Ela precisa de ajuda. Charlie terá de escolher entre a promessa feita ao irmão ou salvar a vida daquela que poderá ser o amor da sua vida.

Eu acredito em milagres!

Que livro fantástico. Eu já li a bastante tempo e não tinha tido a oportunidade de resenha-lo aqui no blog. Decide aproveitar esse período de férias para colocar algumas resenhas em dia. Antes mesmo de ter blog ou de conhecer esse mundo dos blogs esse livro já era um dos meus sonhos de consumo. E estava certo o livro é ótimo. Super bem escrito.

A relação entre os irmão Charlie e Sam é incrível. E um amor tão puro e imenso que chega a ser surreal. Não só essa relação entre os irmãos, mas o livro todo é incrível. O romance começa de maneira bem calma. Nada muito forçado nem atirado. A maneira como o autor descreve tal relacionamento é bem leve. Atá mesmo as cenas mais picantes.

Apenas uma coisa me desagradou no livro. Charlie é o homem perfeito. Mas PERFEITO mesmo. Achei essa parte um pouco forçada. Chego a pensar que nem pum ele deve soltar. Não é machismo mas acho que isso contribui para a ideia de algumas mulheres do tal homem perfeito (que gente, cá entre nós, não existe). Mas ele realmente não tem defeito nenhum (hum hãm!). Fora isso achei o livro perfeito.

O livro é divido em algumas partes. Achei essa divisão bem interessante. O que deixa o livro bem explicadinho. A diagramação também é linda, com detalhes de barquinhos espalhados pelos capítulos. Nem preciso falar da capa né !?! Muito linda.

Esse livro já foi adaptado para o cinema. A versão cinematográfica também é ótima. Claro que tem sempre aquelas diferenças. Como por exemplo, o Charlie do filme é bem mais novo que o do livro (e é interpretado pelo Zac Efron, que já tem cara de meninão!). E alguns outros pequenos detalhes, nada que seja crucial pra história. Muito bom, super recomendo a leitura do livro. E também super recomendo o filme. Os dois são excelentes.

The Serial Reader 20/05/2012

Morte e vida de Charlie St. Cloud
O título foi INCRÍVEL! Muito bem pensado.
Achei uma bela história, esse lado familiar foi bem explorado, e de uma forma muito bonita. Mas senti que faltou alguma coisa desse livro.
Senti que a história ia ser como uma cidade cheia de luzes em época de natal, mas acabou sendo um casa enfeitada com pisca pisca. Bonito, sim, mas não tão grandioso

Vanessa Vieira 09/01/2012

Morte e Vida de Charlie St. Cloud_Ben Sherwood
O livro Morte e Vida de Charlie St. Cloud, de Ben Sherwood, nos conta a estória dos irmãos Charlie e Sam, que são super amigos e unidos. Em uma trágica noite, eles estão voltando para casa quando o carro deles é atingido na ponte do rio Saugus. Os bombeiros tentam de tudo para resgatá-los com vida, mas apenas Charlie sobrevive, de uma forma milagrosa.

Após a morte do irmão, Charlie acaba adquirindo um dom especial: ele consegue manter contato com o espírito de Sam, dialogando e até mesmo brincando com o irmão. Para ter um contato mais amplo com Sam, ele decide trabalhar no cemitério onde ele está enterrado, e todo dia, no cair da tarde, eles se encontram para arremesso de bola e conversarem. Esse ritual que acontece diariamente, já possui 13 anos desde o falecimento de Sam.

A rotina deles muda de figura quando Charlie conhece a jovem e bela velejadora Tess Carroll, que treina constantemente para dar a volta ao mundo com o seu veleiro. Durante um de seus treinos, o barco de Tess é atingido por uma forte tempestade , e é esse infortúnio que a coloca na vida de Charlie. A ligação de Charlie com Tess irá colocá-lo na berlinda entre a vida que leva e o futuro que pode ter, além de fazê-lo correr contra o tempo e acreditar ainda mais em milagres...

O livro de Ben Sherwood é puramente dotado de sentimentos, entre eles o amor. Não me refiro apenas ao amor entre um homem e uma mulher, mas o amor que une dois irmãos, um elo indestrutível e que se mostra mais forte do que a morte. A relação de Charlie e Sam é linda e de uma cumplicidade infinita. Os sentimentos que os irmãos nutrem um pelo outro são intensos, e a narrativa de Ben deixou esse sentimentalismo praticamente palpável ao leitor.

O relacionamento de Charlie e Tess também é muito fofo e um verdadeiro encontro entre almas gêmeas. Logo no primeiro momento em que se conhecem, uma magia formidável os domina, e a atração é mútua e perfeita. Eles não ficam naquele mela-mela típico dos romances modernos, mas são um casal apaixonante e vivem doces e intensos momentos.

O livro conseguiu me levar as lágrimas, tamanha a emoção que foi transmitida pelo autor. Eu pude sentir a dor, a alegria, a cumplicidade, e sobretudo, a esperança na narrativa de Ben Sherwood. Foi produzido um filme sobre a obra pelos Estúdios Universal Pictures, com o Zac Efron no elenco, vivendo o papel de Charlie. O filme é bom, porém, não se equipara ao livro. Assim como em diversas adaptações literárias para o cinema, muitos detalhes não são transferidos para a tela, pelo fato dos produtores julgarem desnecessários. Mas na minha opinião, esses detalhes que foram ocultados na adaptação, eram importantes e essenciais, e tiraram um pouco da magia e emoção do livro.

Fica visível também que o autor fez um excelente trabalho de pesquisa antes de publicar a estória, se aprofundado na religião do espiritismo e na rotina dos cemitérios. Ele chegou ao ponto de trabalhar em um cemitério, para conhecer todo o cronograma dos funcionários e construir personagens bem próximos ao real, conforme consta em um breve relato seu no livro. Recomendo, com certeza!

JuhNascimento 31/03/2012

Quando comecei a ler "Morte e Vida de Charlie ST. Cloud" não esperava sentir o que eu senti. Não esperava me surpreender assim e nem me apaixonar pela história. Mas aqui estou eu, escrevendo uma resenha sobre ele.

Ben Sherwood nos conta a história de Charlie, um garoto que se envolveu num acidente que resultou na morte de seu irmão mais novo, Sam. Alguns anos depois do acidente, Charlie arruma um emprego no cemitério e se muda para lá, podendo ficar mais perto do irmão. Não pude deixar de me emocionar com o amor fraternal que os dois sentem um pelo outro - Por mais estranho que seja a pessoa organizar a vida inteira em torno de mapas e horários para não perder um segundo sequer perto do fantasma do irmão.

Em meio aos trabalhos no cemitério, Charlie conhece Tess, uma garota que sonha em velejar sozinha pelo mundo. Eles marcam um jantar e Charlie se sente cada vez mais atraido por ela, até que uma bomba cai sobre ele(e o leitor): Quem Charlie vê não é a Tess, e sim o espírito dela. O Querencia, barco de Tess, foi pego por uma tempestade e completamente destroçado. Todos na pequena cidade se mobilizam para encontrar o corpo de Tess, até então desaparecido. Só Charlie sabe que Tess ainda não está morta e corre contra o tempo para trazê-la de volta.

Charlie se vê obrigado a escolher entre Tess e Sam e a escolha dele, tal como as consequências, emocionam o leitor. Ben Sherwood não é nenhum Nickollas Sparks, mas me peguei louca para ler outro livro dele do mesmo jeito.

Pollyanna Reis 26/04/2012

Li tantas resenhas positivas sobre este livro, que quando comprei estava asiosa e muito animada para ler. Tão animada que viajei e não consegui me separar do livro por nada.

O livro conta a história de um rapaz chamado Charlie St. Cloud, que mora em uma pequena vila, na Nova Inglaterra. A história começa com uma calamidade na ponte levadiça sobre o rio Saugus, por causa de uma decisão desastrosa de Charlie. Charlie está tomando conta de seu irmão Sam, porque sua mãe está trabalhando. E eles decidem assistir um jogo de beisebol pegando o carro da vizinha escondido. Decisão esta, que mudaria a vida dos dois. Inesperadamente acontece um acidente. Eles estão preso entre os dois mundos, e Charlie promente sempre cuidar do irmão, e nunca abandoná-lo. Charlie ver a luz, e por um milagre volta à vida. Mas seu irmão, seu querido e amado irmão não sobrevive ao acidente, deixando Charlie desolado. Ele não consegue esquecer a promessa que fez a seu irmão: "sempre cuidar dele."

O que você faria se a vida lhe desse uma segunda chance?

Treze anos mais tarde, Charlie está trabalhando no cemitério, onde seu irmão foi interrado, cumprindo assim sua promessa. Quando Charlie volta da morte, ele recebe um dom de ver, ouvir e brincar com seu irmão, e também outros espíritos. Todos os dias Charlie joga beisebol com Sam, e por isso não se afasta do cemitério por nada, porque o milagre acontece ao pôr do sol. E caso ele abandone seu irmão, ele perde seu dom, perdendo assim, a chance de ver Sam.

Na mesma cidade... No meio do mar, em uma tempestade...

"Me mostre o caminho para casa", "Pai, por favor, me ajude."
Esse foi o pedido que Tess carrol suplicou, quando o seu barco Querência, estava de cabeça para baixo, em meio uma tempestade. Ela estava treinando navegar sozinha, para dá uma volta ao redor do mundo em uma competição.
Tess despertou, e estava do lado da sepultura do seu pai. Feliz por está de volta em segurança, e começou a agredecer.
Irritada com o barulho que Charlie estava fazendo para expulsar os gansos do cemitério, foi tirar satisfação e brigar com ele. A partir daí nasce uma amizade, que em breve se tornará uma paixão, onde ambos terão grandes supresas, e Charlie terá de fazer uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás. Eles vão descobrir, que quando abrimos nossos corações, simplesmente milagres acontecem.

Adorei o desfecho dessa linda história de amor, principalmente o amor de Charlie e Sam. Foi lindo ver como eles se gostavam. Eu sempre acreditei em milagres, então não foi difícil navegar de corpo e alma nessa história, mesmo sendo ficção, a leitura é incrível.
Recomendo esse livro a todas as pessoas. Tenho certeza que assim como ele me conquistou, irá conquistar você também. Um livro simplesmente fascinante do começo ao fim, tem história, conteúdo, e uma trama que te prende o tempo todo. Sem dúvida, é uma excelente leitura, que nos envolve involuntariamente, em uma mescla de sentimentos. Um obra feita para leitores sensíveis!

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Morte e Vida de Charlie St. Cloud
Esta resenha foi publicada no blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

“Não é fácil, nesses dias de ceticismo, tirar a dureza e as barreiras que nos ajudam a enfrentar o dia a dia. Mas experimente, nem que seja só um pouco. Abra seus olhos e você verá o que eu consigo ver. E se já se perguntou o que acontece quando uma pessoa próxima de você é levada cedo demais – e isso sempre acontece cedo demais -, pode ser que você encontre outras verdades aqui; verdades que podem diminuir a pressão da tristeza na sua vida, que podem liberar você da culpa, que podem até trazer você de volta para este mundo – qualquer que seja o lugar onde você se esconda. E ai você nunca se sentira só” pag 4

Para ler Morte e Vida de Charlie St. Cloud você precisa acreditar. É difícil, porém, uma pessoa que não acredite no que Ben Sherwood escreve. Também se torna impossível uma pessoa não acreditar na história que o bombeiro Florio, personagem do livro, tem para contar.

No começo, Florio, temente a Deus pede para nós, leitores, acreditarmos que tudo é possível, como foi possível ele salvar pessoas, mesmo com todos dizendo que elas estavam mortas, e elas voltaram a respirar, e como também não foi possível ele salvar Sam, irmão de Charlie. Essa é história que ele conta para nós, basta apenas crer que ela é real.

Morte e Vida de Charlie St. Cloud é uma narrativa que se entrelaça com todos seus leitores, com nossas vidas e as nossas mortes. Um enredo que para que seja mágico, basta acreditar nos milagres que nossas vidas têm a oferecer. Precisamos crer que Charlie conseguiu voltar e ter sua segunda chance, assim como necessitamos acreditar que ele realmente vê o irmão morto.

Não se trata de religião, crença ou cultura. O livro é uma trama que envolve todas as pessoas que sabem o que é perder um ente querido, assim como Charlie que perdeu seu irmão. Vemos o que se tornou sua vida, um moço de 28 anos que trabalha em um cemitério porque prometeu a seu irmão, há 13 anos atrás que não iria desaparecer, assim Charlie e Sam se encontram no crepúsculo do cemitério todos os dias.

Mas também trata dos mortos, e do que eles podem sentir quando nós os perdemos, porque eles também nos perdem. Da tristeza que sentem quando nós estamos tristes, do poder de se sentir inútil mesmo após a morte, de não conseguir fazer nada para ajudar a pessoa que está viva.

O livro é para ser degustado com calma, apreciando todos os conselhos que o autor tem pra nos passar. Quem conseguir fazer tal proeza, por favor, me contate. Enquanto estamos lendo, surpresas aparecem, de forma sutil, para nós apenas sugarmos um pouco de ar, para fazer aquele Ah! E a cada página, mais surpresas, até que chega a tal ponto que a verdade está escancarada em nossas faces, uma verdade que faz com que o oxigênio se prenda na garganta, uma verdade que você já descobriu, mas que Charlie ainda não. Essa é verdade que nos faz segurar o livro até a sua última folha.

Acontece quando ele encontra a marinheira Tess Carroll, garota que quer dar a volta ao mundo em um barco. Um romance mágico acontece entre os dois. Nasce então uma dor profunda em Charlie, como ele poderá seguir adiante com Tess, se fez uma promessa para seu irmão? Como poderá viver esse amor, se Sam irá embora assim que ele não aparecer mais no crepúsculo do cemitério? Como acabar com o sentimento que arrebata milhões de pessoas que perderam entes queridos?

Ben Sherwood responde todas nossas perguntas, de uma forma que só basta você crer para que se tornem verdadeiras. Uma leitura que fará qualquer um se afeiçoar com as palavras escritas. Romance e drama se juntam para formar uma reposta a pergunta de milhares de pessoas. O que acontece quando para seguir em frente, é necessário deixar o luto para trás? Basta acreditar em cada folha de cada árvore, cada vento e cada chuva, porque estão nessas simples coisas que os milagres podem provar que existem.

“Do que você sente mais falta quando pensa em seu irmão? – ela perguntou. [...] Sinto falta daquela sensação de quando você vai dormir a noite e depois acorda pela manhã. É uma sensação de que tudo no mundo está bem. Você sabe, aquela sensação deliciosa de que você está inteiro, que você tem tudo que quer, que não falta nada.” Pag 136

Boa Leitura,

Equipe TriBooks, Roh Dover

Ro Tonks 10/01/2012

TriBooks - Morte e Vida de Charlie St. Cloud

Jeanne 06/02/2012

Charlie, Sam e Tess são os personagens centrais dessa trama.

Charlie trabalha no cemitério da cidade onde mantém contato e até joga beisebol com o seu irmão Sam que morreu há 13 anos. Até hoje, Charlie se sente culpado pelo acidente que levou Sam.

Tess é uma velejadora que aparece na vida de Charlie misteriosamente e o fará fazer escolhas e começar a se interessar por uma vida fora do cemitério.

Achei o livro muito parado, quando a história realmente começa já é quase o final. O amor de Charlie e Tess não me empolgou, foi tudo muito rápido. Sam, ao contrário, me deixou torcendo até para ele ressuscitar (momento bobo meu). As inúmeras explicações sobre termos náuticos me deixaram cansada.

Eu tinha as melhores expectativas com esse livro que parecia ter tudo para me ganhar. Só que infelizmente não conseguiu me conquistar. O amor fraterno que os une os irmãos foi o que me fez continuar a leitura.

Sabe quando você lê um livro e tem a impressão que ele não tem nenhuma surpresa como se já tivesse lido antes? Foi assim que me senti.

Diria que é um livro bonzinho, só que muito parecido com E se fosse verdade... Não sei se o fato de ter lido depois faria alguma diferença. Enfim, senti falta de emoção.

No skoob tem tantas resenhas favoráveis que até me espantei, mas gosto é como nariz, cada um tem o seu.

Aline Ramos 27/11/2011

Amei
Adorei a forma como o autor Bem Sherwood escreve. Vale muito a pena ler. " Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações."

"Ana Paula" 20/12/2011

Li algumas resenhas deste livro, e a maioria delas dizia assim: " chorei muito!, o livro é muito triste!" blablabla.

O livro é lindo. Gostei muito da estória, mas... Não chorei! E eu sou chorona pra caramba.

Charlie é um homem lindo, (no livro), que vive no cemitério de sua cidade como zelador para fikar mais perto de seu irmão mais novo Sam, que morreu em um trágico acidente de carro a 13 anos. Todos os dias ao por do sol, Charlie vai até uma clareira na floresta do cemitério para jogar baisebol com Sam, e assim segue sua vida, até conhecer Tess. Uma mulher que mostra para Charlie o que realmente é importante na vida, mas para viver este amor, Charlie terá que abrir mão da promessa que fez a seu irmão Sam.

Adoro livros que falam sobre esse tema. Gostei muito do livro e agora vou ver o filme.

João 19/12/2011

Muito Bom!
Parece ser um daqueles livros chatos
mas depois que a gente começa a ler
não da pra parar mais....os personagens são
demais e a historia em si é sem comentarios...
um livro pra ler e reler muitas vezes.