Morte e Vida de Charlie St. Cloud Ben Sherwood

Resenhas - Morte e Vida de Charlie St. Cloud

Jéssica F. 10/12/2010

O livro conta a história de Charlie St. Cloudy, que sobreviveu a um acidente de carro que, infelizmente, tirou a vida do seu irmão mais novo, Sam St. Cloud. Mas o mesmo acidente lhe deu um dom, Charlie consegue ver e falar com os espíritos dos mortos antes deles fazerem a travessia para a outra vida. Mas isso só acontece dentro dos limites do cemitério de Waterside, onde o irmão fora enterrado e onde ele resolveu trabalhar. E, uma promessa faz com que ele e o irmão possam se ver e brincar um com o outro, sempre ao pôr do sol. É quando uma tempestade traz Tess Carrol para a vida de Charlie. Tess é uma veleira que quer dar á volta ao mundo em seu barco de nome " Querência ". E então, Charlie se vê cara-a-cara com a decisão mais importante de sua vida: Deverá ele desprender-se de Sam, ou deixar Tess partir de sua vida para sempre?
Eu, particularmente, amei o livro. O autor nos prende, nos cativa e nos faz acreditar na história que está narrando, e isso é o que torna um livro espetacular. E a história nos ensina que, todos, assim como Charlie St. Cloudy, recebemos nossas segundas chances por uma razão, e que devemos aprender a nos desprender das coisas quando elas acabam, ou deixaremos de viver nossas vidas. Porque não há tempo para tudo na vida, o tempo é curto, e quando a gente percebe, acabou..

pamella.yon 22/07/2022

Gostaria de ter lido antes. É um livro bem intenso, que faz a gente pensar sobre como estamos vivendo nossa vida. É maravilhoso.

Luiz 03/08/2021

"E viva pelo amor mesmo que as estrelas se movam para trás".

A história é simplesmente incrível. Já tinha assistido o filme, que é tão incrível quanto o livro!

Estante Atípica 15/12/2021

Sem palavras... não sei como descrever o impacto que essa leitura causou em mim. Um livro que tem muito a ensinar sobre a vida e a morte, sobre seguir em frente, sobre milagres e amor. Não tem como nada mudar na maneira como enxergamos a vida e nos posicionamos nela depois da leitura desse livro.

marianasampaio0 05/05/2021

"Morte e vida de Charlie St. Cloud" escrito por Ben Sherwood e publicado em 2004, é um livro fictício e com uma narrativa fácil e de rápido entendimento.

A obra apresenta narrador em terceira pessoa e conta a História de Charlie, que perdeu seu irmão mais novo em um acidente de carro, do qual ele foi responsável. Tendo que passar por uma difícil superação após o acidente, Charlie conhece Tess Carroll (uma mulher que tem um desejo enorme de conhecer o mundo navegando).

Antes de ler o livro, achei que não iria gostar tanto (até porque romance não é muito minha praia), mas li e super recomendo, principalmente pra quem gosta de assuntos como vida pós a morte ou espiritualidade.

Porém, contudo, todavia... eu não gostei muito do final, ao meu ver, "Morte e vida de Charlie St Cloud" é um tanto previsível e clichê no que se diz romance.

Nota: 8,0

Marcia Lopes 07/04/2012

Meu comentário sobre o livro
Depois do acidente que matou seu irmão mais novo, Charlie arrasado pela perda e se sentindo culpado se fecha completamente para o mundo.
O curioso é que passa a ver espíritos,ele sem coragem para seguir adiante com sua vida, começa a trabalhar no cemitério da cidade , onde todos os dias exatamente na hora do crepúsculo ele se junta ao irmão para jogar Baseball,no santuário criado por ele dentro do cemitério, cumprindo assim a promessa que havia feito quando ambos passaram a linha da morte.
Charlie se tornou "o amigo"dos espíritos que preambulavam pelo cemitério, antes de ir para o outro lado, alguns não se demoravam, outros ficavam bastante tempo e por fim eram também os únicos amigos que ele tinha.Dessa maneira se passaram 13 anos,até que um dia conheceu Tess Carroll.
Tess uma espécie de celebridade na cidade devido a um projeto e sonho de dar volta ao mundo velejando, a muitos anos tinha se preparado pra isso.
Ela estava ali na sepultura de seu pai e eles vivem uma noite mágica, Charlie agora se vê angustiado como deixar de cumprir uma promessa e nunca mais ver o irmão e como ter Tess que adora viajar e ele sabe que ela fora traçada especialmente para ele.
Querem saber se ela está viva e como termina esse livro? Leiam!O livro traz além de uma bela estória de amor que nos encanta e explora a linha entre a vida e a morte ,traz também uma mensagem de conforto aos que perderam alguém.
Os personagens são marcantes e te envolve de uma forma branda ,você lê esse livro sem desespero, mas também sem vontade de largar, ele te faz ri e chorar numa mesma página.
O livro é uma mistura de drama, romance,amizade,milagre,honra e esperança , uma lição de vida.

Alexsander 03/03/2013

Uma incrível história, que real ou não, deve ser levada para a vida inteira!
Terminei de ler "Morte e vida de Charlie St. Cloud", e puta merda, que livro EXCELENTE! É daqueles que você termina a leitura com lágrimas nos olhos; Na minha opinião o livro é muito mais que uma história de amor, pois o autor tenta nos dar uma lição de vida, de que nós somos seres livres, de que promessas são como cadeados que nos prendem, de que a vida não é nada sem motivação e como motivação devemos acreditar no amor, nos nossos sonhos e em milagres! Através de uma narrativa completamente rica e rebuscada, o autor a todo tempo mostra ser inteligente e sensível, por usar excelentes meios de comover o leitor;

"Confie em seu coração
se os mares explodirem em chamas
(e viva pelo amor
mesmo que as estrelas se movam para trás)"
- edward estlin cummings

paulla.costa.779 26/10/2020

Um jovem que tem um grande elo com seu irmão mais novo. Após a morte do irmão Charlie se comunica com seu irmão. Que por ele renunciou todos seus sonhos. Mas agora ele conheceu alguém especial. Qual será a escolha de Charlie manter a promessa feita para o irmão apesar dele não estar mais vivo Ou a escolha de um amor.

Izabelle Costa 23/11/2011

Livro lindo, lindo!
Quando comecei a leitura, logo imaginei que o autor fosse entrar naquele clichê fácil de falar de morte e vida. Ou ainda, de vida após a morte. É sempre uma receita fácil de sucesso uma vez que, muitos de nós, não se conforma ou entende a morte. Romper vínculos é sempre algo doloroso e quando alguém nos é tirado de forma abrupta, a situação é muito pior.
As primeiras histórias envolvendo bombeiros e crianças já me deram vontade de abandonar o livro. Não estou num momento muito propício à choros. Ainda bem que não o fiz.
Apesar e, sobretudo, pelo fato de falar de perdas de uma forma tão sutil e única, o livro encanta. Fala de ganhos, mostra possibilidades. Cita santo e milagres de um jeito tão natural e despretensioso que, mesmo quem não acredita neles, pode e deve ler. Não implica em fé (que eu tenho e para mim a leitura foi feita a partir dela). O leitor que não crê pode ler como obra de fantasia e, ainda assim, é um belo livro.
A culpa também é abordada de um jeito diferente. É tratada como compromisso, mas não um fardo. E, diferente do que se pode facilmente imaginar, o mocinho da estória não é um ser amargurado.
Aos que ficam imaginando se há muitas referências religiosas no livro, um comentário: apesar do tema da vida após a morte, não há citações a Deus ou algo do gênero como pontos centrais na obra. A impressão que eu tive foi que o livro pode soar como uma daquelas obras espíritas de consolo para os que perderam pessoas que amavam, principalmente na sua parte final. No entanto, isso acontece sem qualquer tom doutrinário, o que mostra um grande domínio do autor sobre sua história e uma intenção muito bem definida antes de escrever um livro como este.
Um bom menino que comete um ato improvável causa a morte de seu irmão, abdica da vida comum para dedicar-se a seu irmão e é resgatado desse destino auto imposto por um amor, improvável.
Não dá para contar mais uma palavrinha sequer. Leia e emocione-se. É meu bom conselho hoje!

Rafa 28/04/2012

Resenha - Morte e Vida de Charlie St. Cloud - Ben Sherwood
Eu vi primeiro o filme depois que fui ler a Morte e Vida de Charlie St. Cloud, uau, fez me lembrar de todos os fatos que aconteceram nas cenas do filme. Acho que foi a melhor adaptação feita que vi até hoje.

Já li umas resenhas e muita gente reclamou que o livro foi um pouco exaustivo na leitura, eu gostei, levei um tempo para ler, mas acho que cansou talvez pela diagramação, que tinha um entre linhas muito apertado.

A tragédia que acomete o irmão de Charlie pra mim foi a cena mais emocionante, a perda que ele sente, a falta que Sam faz e fará, as promessas que ambos fizeram... É por um milagre que a vida de Charlie muda, pois outrora sua vida nunca saia da mesma, quando o sol começa a se por eis que Sam aparece para a felicidade de Charlie.

Encantei-me muito com a história mesmo que tenha visto o filme anteriomente, com a leitura achei aspectos que não tinha visto na tela, percebi um amor mais natural, emotivo e doce, um amor fraternal.

Morte e Vida de Charlie St. Cloud traz uma lição de vida, perdas, culpa, família, convivência, amores e suas desavenças...

Claro que no começo fiquei perdido com os sentimentos dos personagens, principalmente com a de Tess, a garota que arranca suspiros de Charlie, e é Tess que faz o final da história se tornar a melhor parte do livro.

Tem muitas partes tristes, confesso que não gostei da maioria, mas o importante é ler e se emocionar com as cenas. Eu li e recomendo para todo mundo que gosta de drama, um bom drama.

Fabíola 25/08/2012

Morte e Vida de Charlie St. Cloud
Iniciei o livro com bastante animação, já que nunca havia lido um livro que falasse sobre espíritos ou coisa do tipo. Logo no início, percebi que a história não me envolvia.. não era daquelas histórias que você quer ler e mais ler. Bom, mesmo assim não desisti. Lia todo dia um pouco. No início, também, achei o livro meio confuso.. mas depois de um tempo passei a entender a história, uma história magnífica, que nos mostra o como devemos aproveitar a vida mesmo que entes queridos não estejam mais aqui.. devemos seguir em frente e aproveitá-la, e não deixá-la passar em vão. Eu recomendo muito o livro.. No início, ele não é excitante como alguns outros, mas vá com fé e leia até o fim, com certeza não se arrependerá, assim como eu não me arrependi.
E aqui vai um breve resumo da obra: Charlie e seu irmão Sam sofrem um acidente. Charlie sobrevive, mas Sam não. Charlie faz uma promessa a Sam, de nunca o abandonar, e é isso que acontece. Após, o acidente Charlie ganha um dom especial, o de ver pessoas já falecidas, espíritos. E um deles é seu irmão Sam. Em que se encontram todo fim da tarde para jogar beisebol, durante 13 anos, sem faltar nenhum dia. Até que em um dia qualquer aparece a garota Tess no cemitério, local onde Charlie trabalha desde a morte de seu irmão, na frente do túmulo de seu pai já falecido. Ela e Charlie passam uma noite maravilhosa juntos, a qual para os dois parecia muito real. Só que o que eles não sabem é que Tess está entre a vida e a morte, devido a um acidente com seu barco. Após descobrirem isso, os dois ficam muito assustados, pois não querem se separar um do outro. Charlie e Tess passam mais uma noite juntos e ela lhe deixa um bilhete como se fosse sua despedida.. Charlie ao acordar pela manhã percebe que Tess não está mais com ele e lê o bilhete e para passar sua dor, resolve beber. Ao acordar percebe um sinal da possível localização de Tess e seu barco. Resolve ir até lá com Joe, que trabalha no cemitério juntamente com ele e Tink, amigo de Tess. Passam a noite procurando Tess e não encontram nada. Ao quase amanhecer, Charlie se despede de Sam, o liberta para seguir seu caminho.. Porém antes de partir, Sam ajuda o irmão a encontrar Tess. Após isso, Charlie decide largar o emprego no cemitério, se livrar do passado, seguir em frente. Decide viver. Tess está desacordada, é levada ao hospital, e lá os médicos informam que ela está em estado grave e que existem poucas chances de recuperação. Mas Charlie não desiste. Vai até lá todos os dias, até que um dia Tess acorda ela tenta se recordar mas não é fácil. E aos poucos Charlie faz Tess lembrar de tudo que aconteceu...

Tati Menezes 18/03/2021

Linda história
Uma história emocionante. Capaz de prender a atenção por horas! Nos mostra que tudo na vida tem um propósito e que em algum momento o universo se encarregará de nos mostrar.

Luis Netto 16/12/2010

Morte e Vida de Charlie St. Cloud
O livro “Morte e vida de Charlie St. Cloud” de Ben Sherwood retrata a história da vida de Charlie, um rapaz que sempre foi muito apegado ao seu irmão Sam, até eles sofrerem um acidente durante uma viagem de carro. Charlie sobreviveu, mas seu irmão não resistiu ao impacto e faleceu. A partir deste dia Charlie vê sua vida mudar completamente.
Charlie mora numa vila de pescadores da Nova Inglaterra, onde cuida do gramado e dos monumentos históricos do cemitério onde seu irmão Sam foi sepultado. Neste cemitério Charlie percebe que adquiriu um dom fantástico: ele agora consegue conversar, brincar e abraçar o espírito de seu irmão Sam. Charlie vê isto como um presente de Deus
Mas o que Charlie nunca imaginava é que um dia encontraria Tess Carroll, uma mulher muito atraente independente, velejadora, que tinha o desejo de navegar sozínha o mundo afora. Durante um de seus treinos Tess se depara com uma forte tempestade que a leva por puro acaso até a vila onde Charlie mora, mas com ela veio uma nova vida para Charlie.
Tess depois de alguns dias na vila conhece Charlie, e num primeiro momento achou ele meio esquisito, não era a única que achava isso, pois toda a vila pensava isto de Charlie, que depois da morte de seu irmão e do dom concedido a ele, Charlie quase não saia do cemitério, passava horas e horas lá conversando com seu irmão e todos que passavam achavam estranho, porque para eles Charlie falava sozinho, já que só ele enxergava Sam.
Então Tess resolveu tentar se aproximar um pouco de Charlie para descobrir o que realmente acontecia com aquele rapaz que falava sozinho no cemitério. O que ela não imaginava é que esta simples aproximação trouxe uma forte paixão, tanto para Tess quanto para Charlie. Êle, ao ver que esta se apaixonando por Tess fica sem ação, pois quer estar com Tess todo o momento, mas não sabe como contar a ela sobre seu dom. Charlie tem medo que ao contar ela se distanciaria.
Charlie agora tinha o coração dividido em dois mundos: o de seu irmão e o de sua amada Tess. ‘Quem seria mais forte ou mais importante para ele, Sam ou Tess?, pois ele amava os dois, mas teria que tomar uma decisão.
Charlie depois de muito pensar chega a uma conclusão que o melhor era contar tudo a Tess, contar de seu irmão, contar de seu dom, o tempo que permanecia no cemitério. Para sua grande surpresa, Tess disse que o entendia e que já sabia da morte de seu irmão Sam, pois havia escutado conversas sobre isto na vila, mas não imaginava que ele conseguia ver o espírito de seu irmão.
No inicio do relacionamento entre eles foi difícil para Tess conseguir lidar com Charlie indo todos os dias ao cemitério conversar com seu irmão, que ela nunca havia visto, a não ser pelas fotografias que Charlie deixava por sua casa. Mas Tess ajuda Charlie, dando-lhe apoio e muito amor, o que o fez conseguir separar os mundos de Sam e Tess e assim conseguir ser feliz em ambos os mundos.
Um livro extraordinário, com um romance belíssimo que deu origem a um filme maravilhoso que leva o mesmo nome.

Recomendo a todos.

Bianca 11/04/2011

Quando o amor é maior que a morte,,,
Comecei a ler o livro na madrugada de sábado e terminei quatro horas depois. Simplesmente não pude parar. Quando percebi que o livro tinha muitos dos elementos que eu amo em uma história fui querendo ler mais e mais.

Todos começamos a leitura cientes de que o irmãozinho de Charlie St. Cloud morre, mas ver a relação de amor e amizade que eles tinham é tocante. Charlie tem 15 anos e Sam, 12. Eles são muito ligados. Eram eles contra o mundo. Acompanhados frequentemente de um pequeno beagle, que também morre no acidente.

Sempre achei ilógico a morte de uma criança e Sam parece ser daqueles tipos especiais que as pessoas justificam dizendo que Deus as quer ao seu lado. Mas nada diminuiu a dor de Charlie e a culpa que ele sentia por estar dirigindo o carro envolvido no acidente que custou a vida de seu irmão. Ele só teve um pouco de paz quando começou a ver o espírito de Sam, que voltou para cobrar a promessa do irmão mais velho de treinar beisebol com ele todos os dias ao pôr do sol. E é assim que a vida de Charlie seguirá por treze anos. Ele a passará trabalhando no cemitério para cuidar do mausoléu (os maus não ficam ao léu, segundo Sam. rs ) do irmão e estar próximo do local onde eles se encontravam todos os dias, fizesse chuva ou sol.

Tudo muda quando Tess está visitando o túmulo de seu pai e por causa de questões de administração do cemitério começa a conversar com Charlie. Eles se identificam e se apaixonam ligados pela dor da perda, apesar de lidarem de modos diferentes com ela.

É nesse ponto que Charlie ficará como é retratado no início da sinopse "Um coração dividido entre dois mundos." porque ele quer ficar com ela, mas não quer abandonar Sam e um dia que ele chegasse atrasado ao encontro com o irmão, faria com que ele o perdesse para sempre.

Os personagens são muito bem descritos. Sam é a fofura mais doce que alguém já viu. Charlie e Tess são adultos, maduros e seus problemas são reais, apesar de tudo. Os personagens secundários, como Florio e Tink, também são bem construídos.

Morte e Vida de Charlie St. Cloud é narrado em terceira pessoa por Florio Ferrente (apenas a introdução e o epílogo são em primeira pessoa), o paramédico que salvou a vida de Charlie e acreditava que Deus havia lhe dado uma segunda chance por um motivo específico. Isso vai muito além do que posso contar aqui sem estragar as surpresas para os leitores. É uma história de perdas, amor, amizade, reconstrução, fé e, acima de tudo, esperança. A vida não termina na morte.

"Isso me leva ao caso de Charlie St. Cloud. Como eu disse, a história começa com uma calamidade na ponte elevadiça sobre o rio Saugus, mas a história não é só isso. Também há bastante devoção e o elo indestrutível entre irmãos. É também sobre encontrar sua alma gêmea onde você menos espera. É sobre a uma vida que foi tirada cedo demais e sobre amores perdidos. Algumas pessoas diriam que é uma tragédia, e eu entendo. Mas sempre tentei achar o lado positivo nas situações mais desesperadoras, e é por isso que a história desses garotos permaneceu comigo."

Trecho da página 3.

Amei ler esse livro e recomendo insistentemente a todos!

Deh Domingues 04/05/2011minha estante
Você devorou o livro...rs