Morte e Vida de Charlie St. Cloud Ben Sherwood

Resenhas - Morte e Vida de Charlie St. Cloud

Rapha 31/12/2022

Tinha esse livro físico há anos e nunca tinha lido. Me arrependo por não ter lido antes. Agora sim posso ver o filme kkkkk

Bianca 11/04/2011

Quando o amor é maior que a morte,,,
Comecei a ler o livro na madrugada de sábado e terminei quatro horas depois. Simplesmente não pude parar. Quando percebi que o livro tinha muitos dos elementos que eu amo em uma história fui querendo ler mais e mais.

Todos começamos a leitura cientes de que o irmãozinho de Charlie St. Cloud morre, mas ver a relação de amor e amizade que eles tinham é tocante. Charlie tem 15 anos e Sam, 12. Eles são muito ligados. Eram eles contra o mundo. Acompanhados frequentemente de um pequeno beagle, que também morre no acidente.

Sempre achei ilógico a morte de uma criança e Sam parece ser daqueles tipos especiais que as pessoas justificam dizendo que Deus as quer ao seu lado. Mas nada diminuiu a dor de Charlie e a culpa que ele sentia por estar dirigindo o carro envolvido no acidente que custou a vida de seu irmão. Ele só teve um pouco de paz quando começou a ver o espírito de Sam, que voltou para cobrar a promessa do irmão mais velho de treinar beisebol com ele todos os dias ao pôr do sol. E é assim que a vida de Charlie seguirá por treze anos. Ele a passará trabalhando no cemitério para cuidar do mausoléu (os maus não ficam ao léu, segundo Sam. rs ) do irmão e estar próximo do local onde eles se encontravam todos os dias, fizesse chuva ou sol.

Tudo muda quando Tess está visitando o túmulo de seu pai e por causa de questões de administração do cemitério começa a conversar com Charlie. Eles se identificam e se apaixonam ligados pela dor da perda, apesar de lidarem de modos diferentes com ela.

É nesse ponto que Charlie ficará como é retratado no início da sinopse "Um coração dividido entre dois mundos." porque ele quer ficar com ela, mas não quer abandonar Sam e um dia que ele chegasse atrasado ao encontro com o irmão, faria com que ele o perdesse para sempre.

Os personagens são muito bem descritos. Sam é a fofura mais doce que alguém já viu. Charlie e Tess são adultos, maduros e seus problemas são reais, apesar de tudo. Os personagens secundários, como Florio e Tink, também são bem construídos.

Morte e Vida de Charlie St. Cloud é narrado em terceira pessoa por Florio Ferrente (apenas a introdução e o epílogo são em primeira pessoa), o paramédico que salvou a vida de Charlie e acreditava que Deus havia lhe dado uma segunda chance por um motivo específico. Isso vai muito além do que posso contar aqui sem estragar as surpresas para os leitores. É uma história de perdas, amor, amizade, reconstrução, fé e, acima de tudo, esperança. A vida não termina na morte.

"Isso me leva ao caso de Charlie St. Cloud. Como eu disse, a história começa com uma calamidade na ponte elevadiça sobre o rio Saugus, mas a história não é só isso. Também há bastante devoção e o elo indestrutível entre irmãos. É também sobre encontrar sua alma gêmea onde você menos espera. É sobre a uma vida que foi tirada cedo demais e sobre amores perdidos. Algumas pessoas diriam que é uma tragédia, e eu entendo. Mas sempre tentei achar o lado positivo nas situações mais desesperadoras, e é por isso que a história desses garotos permaneceu comigo."

Trecho da página 3.

Amei ler esse livro e recomendo insistentemente a todos!

Deh Domingues 04/05/2011minha estante
Você devorou o livro...rs

Luis Netto 16/12/2010

Morte e Vida de Charlie St. Cloud
O livro “Morte e vida de Charlie St. Cloud” de Ben Sherwood retrata a história da vida de Charlie, um rapaz que sempre foi muito apegado ao seu irmão Sam, até eles sofrerem um acidente durante uma viagem de carro. Charlie sobreviveu, mas seu irmão não resistiu ao impacto e faleceu. A partir deste dia Charlie vê sua vida mudar completamente.
Charlie mora numa vila de pescadores da Nova Inglaterra, onde cuida do gramado e dos monumentos históricos do cemitério onde seu irmão Sam foi sepultado. Neste cemitério Charlie percebe que adquiriu um dom fantástico: ele agora consegue conversar, brincar e abraçar o espírito de seu irmão Sam. Charlie vê isto como um presente de Deus
Mas o que Charlie nunca imaginava é que um dia encontraria Tess Carroll, uma mulher muito atraente independente, velejadora, que tinha o desejo de navegar sozínha o mundo afora. Durante um de seus treinos Tess se depara com uma forte tempestade que a leva por puro acaso até a vila onde Charlie mora, mas com ela veio uma nova vida para Charlie.
Tess depois de alguns dias na vila conhece Charlie, e num primeiro momento achou ele meio esquisito, não era a única que achava isso, pois toda a vila pensava isto de Charlie, que depois da morte de seu irmão e do dom concedido a ele, Charlie quase não saia do cemitério, passava horas e horas lá conversando com seu irmão e todos que passavam achavam estranho, porque para eles Charlie falava sozinho, já que só ele enxergava Sam.
Então Tess resolveu tentar se aproximar um pouco de Charlie para descobrir o que realmente acontecia com aquele rapaz que falava sozinho no cemitério. O que ela não imaginava é que esta simples aproximação trouxe uma forte paixão, tanto para Tess quanto para Charlie. Êle, ao ver que esta se apaixonando por Tess fica sem ação, pois quer estar com Tess todo o momento, mas não sabe como contar a ela sobre seu dom. Charlie tem medo que ao contar ela se distanciaria.
Charlie agora tinha o coração dividido em dois mundos: o de seu irmão e o de sua amada Tess. ‘Quem seria mais forte ou mais importante para ele, Sam ou Tess?, pois ele amava os dois, mas teria que tomar uma decisão.
Charlie depois de muito pensar chega a uma conclusão que o melhor era contar tudo a Tess, contar de seu irmão, contar de seu dom, o tempo que permanecia no cemitério. Para sua grande surpresa, Tess disse que o entendia e que já sabia da morte de seu irmão Sam, pois havia escutado conversas sobre isto na vila, mas não imaginava que ele conseguia ver o espírito de seu irmão.
No inicio do relacionamento entre eles foi difícil para Tess conseguir lidar com Charlie indo todos os dias ao cemitério conversar com seu irmão, que ela nunca havia visto, a não ser pelas fotografias que Charlie deixava por sua casa. Mas Tess ajuda Charlie, dando-lhe apoio e muito amor, o que o fez conseguir separar os mundos de Sam e Tess e assim conseguir ser feliz em ambos os mundos.
Um livro extraordinário, com um romance belíssimo que deu origem a um filme maravilhoso que leva o mesmo nome.

Recomendo a todos.

suesu 18/11/2020

O começo pode ser meio arrastado mas é necessário para o entendimento da história, que logo depois flui com rapidez. Charlie é cativante e na leitura você consegue captar bem as emoções que permeiam ele e os motivos de suas escolhas.

Eu gosto da maneira com que o livro lida com o luto e a saudades deixada por um ente querido. No geral, vale muito a pena, é um livro emocionante.

Ana 12/06/2021

Uma leitura esquisita. Ele vai, só é difícil engolir toda a doideira. Uma boa dose de terapia seria ótima e aí não teria história.

Renata954 21/10/2020

Uma história emocionante, onde mostra o lindo amor entre irmão ?

Eddie 01/07/2011

Morte e Vida de Charlie St. Cloud
Acabo de ler o livro Morte e Vida de Charlie St Cloud, onde tive o prazer de viver no cemitério por algumas semanas. Escrito por Ben Sherowood, o livro conta a história de Charlie St. Cloud, um jovem com uma vida inteira pela frente que não consegue superar a perda do irmão mais novo, Sam. Assim, ele vive no cemitério, onde um milagre acontece todas as tardes, na hora do crepúsculo.
O livro é narrado por Florio Ferrente, um paramédico, e é uma delícia de ser lido. A história flui e nós nos encantamos com Charlie, esse jovenzinho meio problemático, mas encantador. Conhecemos também Tess, uma intrépida navegadora que quer ganhar o mundo, Sam, o irmãozinho menor por quem nós também nos apaixonamos, e um monte de outras figuras carismáticas na pequena cidade de Marbleheads.
A narrativa é muito fluida, natural e cativante. Sherwood nos ganha pela simplicidade, pois sua linguagem é simples, nem um pouco pomposa. Seu conhecimento da dor da perda (que ele revela mais tarde ao falar um pouco sobre a criação do livro) nos convence e nós nos sentimos quase tão magoados quanto Charlie. Com grande empatia, o autor também nos apresenta ótimos personagens, como Tink e “A Mulher que Escuta”, uma senhora que ficava sentada em sua calçada e cobrava por hora para qualquer um que quisesse falar sobre qualquer coisa. Mais barata que uma terapeuta, ela ainda dava descontos para parentes e amigos.
O livro tem um pé no misticismo espírita e dá uma escorregada quando se torna um pouco didático demais ao explicar o que acontece quando se vai pro lado de lá, quando se fica do lado de cá ou quando empacamos no meio. Por mais interessantes que sejam as informações, parece quebrar um pouco o ritmo da história. O fim também se arrasta um pouco, como se o autor não quisesse sair da história. Nem nós queremos, mas sabemos que é hora de partir. Falta um gran finale ou mesmo um final mais doce, mais cativante, coisa que o filme ajeitou rapidinho com uma linguagem mais hollywoodiana. Mas eu falo do filme daqui a pouco!
Morte e Vida de Charlie St Cloud é uma delícia de se ler, especialmente se você sofreu alguma perda. Se há algo que nos faz irmãos é a dor. Nesse ponto, o livro é um ótimo apoio para quem precisa de um ombro e de uma luz nesse lugar escuro que é a tristeza da saudade.

Continue lendo a resenha comparada (filme e livro) com imagens e trailer no: http://alcateialoboteca.blogspot.com/2011/06/morte-e-vida-de-charlie-st-cloud-o.html

lecarodriguess 15/12/2022

eu amei
acho que foi um dos livros mais fofinhos que ja li, sério, queria esquecer pra ler dnv. sou mt fraquinha pra histórias de amor de irmãos e ainda tem mt espiritualidade e um romance tranquilo no meio, é muito bom!!

Tati Menezes 18/03/2021

Linda história
Uma história emocionante. Capaz de prender a atenção por horas! Nos mostra que tudo na vida tem um propósito e que em algum momento o universo se encarregará de nos mostrar.

karine 27/03/2011

Pacato até o meio do livro - onde você fica com o queixo quicando no chão, babando. Surpresa, surpresa. Ninguém preparou meu coração! Olá, infarto.
Emocionante, surpreendente, tocante. Vale à pena conhecer a estranha morte e a mais estranha ainda vida de Charlie St. Cloud.

Rafa 28/04/2012

Resenha - Morte e Vida de Charlie St. Cloud - Ben Sherwood
Eu vi primeiro o filme depois que fui ler a Morte e Vida de Charlie St. Cloud, uau, fez me lembrar de todos os fatos que aconteceram nas cenas do filme. Acho que foi a melhor adaptação feita que vi até hoje.

Já li umas resenhas e muita gente reclamou que o livro foi um pouco exaustivo na leitura, eu gostei, levei um tempo para ler, mas acho que cansou talvez pela diagramação, que tinha um entre linhas muito apertado.

A tragédia que acomete o irmão de Charlie pra mim foi a cena mais emocionante, a perda que ele sente, a falta que Sam faz e fará, as promessas que ambos fizeram... É por um milagre que a vida de Charlie muda, pois outrora sua vida nunca saia da mesma, quando o sol começa a se por eis que Sam aparece para a felicidade de Charlie.

Encantei-me muito com a história mesmo que tenha visto o filme anteriomente, com a leitura achei aspectos que não tinha visto na tela, percebi um amor mais natural, emotivo e doce, um amor fraternal.

Morte e Vida de Charlie St. Cloud traz uma lição de vida, perdas, culpa, família, convivência, amores e suas desavenças...

Claro que no começo fiquei perdido com os sentimentos dos personagens, principalmente com a de Tess, a garota que arranca suspiros de Charlie, e é Tess que faz o final da história se tornar a melhor parte do livro.

Tem muitas partes tristes, confesso que não gostei da maioria, mas o importante é ler e se emocionar com as cenas. Eu li e recomendo para todo mundo que gosta de drama, um bom drama.

Elisa.Gabriela 12/06/2020

Fazia muito tempo que eu não chorava TANTO com um livro. A leitura é bem rapidinha e flui super bem

Nina 18/06/2020

maravilhoso.