Marcelo, Marmelo, Martelo

Marcelo, Marmelo, Martelo Ruth Rocha

Resenhas - Marcelo, marmelo, martelo

Moon 13/10/2022

Infância
Um livro que fez parte da minha infância, adorava essas histórias bem divertidas para as crianças aprenderam e pegar o gosto na leitura...
Ruth Rocha é uma autora de livros muito legais para crianças, adorava lê-los.

Beatriz 30/04/2022

OUTRO LIVRO QUE MARCOU MINHA INFÂNCIA PELA CAPA.
Nem sei oq falar não, a história é legal e trás uma boa mensagem, apesar dos pais não entenderem muito bem Marcelo aprenderam a conviver com isso, não sei se exatamente da maneira correta mas achei ok.
(Sdds de quando achava q a Ruth Rocha era um pseudônimo secreto da amiga da minha mãe que se chamava Ruth kkkkk).

Evelize Volpi 27/11/2021

Clássico da Literatura Infantil Brasileira.
Autora premiadissima, uma das mais importantes da Literatura Infantil.
Leia esse livro e suas histórias para seus pequenos.
Com certeza, as crianças irão adorar.
E os adultos também.

Fabby 19/10/2023

Ah, esse me trouxe tanta nostalgia!!!! Lembro de ter conhecido essa história quando jovem e ler as aventuras do Marcelo novamente me remeteram a uma época em que os livros foram meus melhores companheiros e únicos amigos.

Jean.Pierre 31/12/2022

Cheirinho de infância
Em meio a caixas de mudanças e guardando livros e revirando memorias...
Achei ele novamente e resolvi reler afinal foi a mimha primeira leitura e foi um prazer reeler
É como se revisitasse meus 5 anos novamente.

Nati Gimenez 11/04/2023

Um livros super gostosinho e rapidinho. É uma leitura infantil, que faz a gente voltar um pouco a ser criança e a pensar de maneira diferente. Super recomendo, as crianças são adorar.

Cecchetti 29/05/2021

Melhor livro infantil (da minha infância)
Li hoje com minha filha este clássico, meu favorito da infância.
Recomendo demais. A 1a história é genial, o tom das crianças questionadoras da história são muito divertidos e importantes também para a formação.

Pastorelli 22/03/2021

Maravilhas da infância
Marcelo é criativo e curioso, cria sua própria língua e vê a importância de que a comunicação seja clara e as palavras, conhecidas por todos os interlocutores, especialmente em momentos de emergências, Terezinha e Gabriela são meninas muito diferentes, que desenvolvem uma relação de ciúmes e inveja por conta da admiração dos amigos que tem em comum, acabam tentando imitar uma à outra e descobrem a alegria de ser elas mesmas, assim como a possibilidade de ampliar seus horizontes, assim como Caloca, que descobre que o melhor brinquedo não é nada sem um amigo para dividir a alegria.
Cleber 27/03/2021minha estante
Saudade, esse eu lia na biblioteca da escola :)

Alec 07/07/2020

Marcelo bobinho
Marcelo estava falando palavras estranhas.
Ele só queria falar as palavras do jeito que ele entendia e não como eram chamadas.
Que bom que os seus pais aceitaram a sua forma de ver as coisas.

Daniel.Malaquias 25/02/2021

Um clássico infantil
Acredito que toda criança brasileira dos anos 80 e 90 deve ter lido ou ao menos ouvido falar de "Marcelo, marmelo, martelo", da escritora Ruth Rocha. Uma narrativa colorida, divertida, que conta a história do menino Marcelo e sua curiosidade sobre o porquê as coisas terem aquele nome e não um outro mais apropriado, como ele mesmo diz. Apesar de ter sido escrito nos anos 70, este livro não deixa de ser atual, afinal a língua é algo mutável.

Halley 01/09/2020

Muito difícil descrever a sensação de ler e ver as figuras. É um livro acolhedor.

Marlú 02/06/2021

Infância
Marcelo, marmelo e martelo é um livro agradável de se ler que nos remete a nossa infância nele acompanhamos três pequenos histórias a primeira do menino Marcelo que cria novas palavras, a segunda das meninas Teresinha e Gabriela que são diferentes e se tornam amigas e por fim temos Carlos Alberto o Coloca que aprende a importância da amizade.

Edja 22/05/2020

Marcelo questiona o sentido no nome das coisas e percebe que tá tudo errado. Sendo assim, começa a nomear as coisas como elas devem ser corretamente chamadas.
Ótimo pra trabalhar na alfabetização de crianças.

Cintia.PrAspero 28/05/2020

Um ótimo livro infantil!
Leia para uma criança! Tem lições que valem a pena!

Morgana Gomes 30/12/2021

Marcelo, Teresinha, Gabriela e Carlos Alberto
Lembro de ter lido "Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias" na infância, mas não sei se foi somente a do Marcelo. Confesso que ler o livro completo agora me deixou pensativa, pois eu não recordo das seguintes ("Teresinha e Gabriela" e "O dono da bola").

De toda forma, eu lembro de Ruth Rocha e da sua forma de encantar através da leitura. Sou apaixonada pelo universo da literatura infanto-juvenil e em como autores(as) transformam assuntos tão simples em histórias ilustradas tão maravilhosas.

"Marcelo, marmelo, martelo" é um clássico! Quem mais poderia fazer tantas perguntas? E a ideia de mudar o nome das coisas, então? Ah, Marcelo, só podia ser você mesmo! E na simplicidade de suas palavras, o mais lindo é perceber que Marcelo criou uma linguagem própria. Era algo que fazia sentido para ele, embora tenha levado um pouco mais de tempo para seu pai e sua mãe compreenderem o que ele tanto falava.

Já "Teresinha e Gabriela" que não se conhecem, mas causam incômodo uma na outra sem ter motivo. No geral, a narrativa mostra a importância das pessoas se conhecerem antes de levantar hipóteses e pré-julgamentos sobre as outras.

Por fim, "O dono da bola" conta a história de Caloca que tinha uma bola, mas sempre a pegava de volta quando os amigos não faziam o que ele queria do jeito que ele queria. Quando se vê sozinho, ele percebe que precisa mudar o seu jeito de falar com as pessoas e de passar a compartilhar o que tem com os demais.

Em três narrativas ambientadas no cotidiano das crianças, Ruth reforça a importância da comunicação entre as pessoas, da escuta ativa, de buscar conhecer as pessoas que estão à nossa volta e a compartilhar o que temos.