Marcelo, Marmelo, Martelo

lala 25/11/2012minha estante
Esse livro è um pouco bom è + ou -

beijos la

Luisa 06/02/2009

Esse livro realmente marcou a minha infância! Eu a-do-ra-va a peraltice do Marcelo e do fato dele ter desenvolvido sua própria língua! Não tenho mais esse livro, mas tenho vontade de comprar pra deixar guardado.

Hadassa 22/04/2024

Para os mais novos
Esse livro contém três histórias:
1. Marcelo, marmelo, martelo: que fala sobre o processo da compreensão e concordância linguística.
2. Teresinha e Gabriela: fala sobre aprender a lidar com as diferenças.
3. O dono da bola: fala sobre amizade.

Aborda, principalmente os dois últimos, assuntos mais infantis.

Jose Guimaraes 31/03/2011

Marcelo, um menino muito curioso
Marcelo é um menino muito curioso.

Ele é mais ou menos como eu era na infância.

Não gostava de perguntar, mas sim de fazer experimentos e depois observar o resultado.

Crianças assim descobrem as respostas com facilidade, mas de vez em quando encontram problemas, muitas vezes difíceis de serem resolvidos.

Devemos ficar de olho em crianças como o Marcelo, de Ruth Rocha.

lice 16/08/2011

marcelo e um menino que sempre perguntava para a mae, porque as coisas se chamam desse jeito?
ele começou a trocar as palavras e quando uma tragedia acontecia ninguem entendia nada....

se quiser saber o finalleia o livro.
ALICE
S2

Carina 10/09/2013

Linguisticamente interessante
Um clássico da literatura infantil que, após relido, ainda tem muito a ensinar. Se eu fosse professora de linguística, Marcelo ia me ajudar a explicar os significantes e significados. A brincadeira com palavras proposta por Ruth Rocha é encantadora e enriquece os seus leitores.

Não me lembrava das outras duas histórias que compõem o volume, igualmente interessantes.

Polyana.Beatriz 24/02/2017

infantil
O livro conta a história de um menino chamado Marcelo que tem aquela fase chata de descobrir a idade dos outros.
Adorei esse livro.

Sashi 16/06/2017

Nesse mesmo livro há 3 histórias feitas pela mesma autora:Ruth Rocha e ilustradas por Mariana Massarani.
Na primeira delas, conta a vida de um garoto que achava que todas as coisas tinham que ser chamada com outros nomes. Por isso inventou sua própria língua.
Na segunda, é a história de duas meninas (Teresinha e Gabriela)que tinham gostos muitos diferentes, mas acabaram aprendendo uma com a outra.
Na terceira, é o conto de um menino muito egoísta que não emprestava sua bola à ninguém,mas isso vai mudando com o tempo.
Eu gostei muito desse livro, e acho que a maioria das pessoas que lerem também vão gostar.

tatxvae 07/04/2021

gostei
leitura leve para crianças e consegue se ler muito rápido, nada cansativo e muito agradável.

Mr. Jonas 25/12/2017

“Marcelo, Marmelo e Martelo”, de Ruth Rocha
Ruth Rocha conhece como poucos o que se passa pela cabeça das crianças e adolescentes. Ela escreve com uma clareza impressionante e não subestima seus leitores. Por isso seus livros são tão lidos e adorados. Em “Marcelo, Marmelo e Martelo”, a escritora explora a vida de meninos que moram na cidade. São garotos espertos e ativos. Marcelo é um criador de palavras novas. Nas livrarias podem ser encontradas as belas e precisas adaptações que Ruth Rocha fez para a “Ilíada” e a “Odisseia”, de Homero”, e “Tom Sawyer”, de Mark Twain. Crianças ganham, muito, se lerem as adaptações.

FabioPh 14/04/2018

Livro muito bom
Esse livro e engraçado demais eu gostei muitoo dessee livro

Vanelise.Aloraldo 23/01/2019

Bom solário para todos!
Há um tempo atrás, li uma novela ("O garoto ensolarado por si mesmo") cujo personagem principal havia tomado gosto pela leitura desde criança a partir do livro "Marcelo, marmelo, martelo" da Ruth Rocha. Eu nunca tinha ouvido falar nesta história, mas resolvi conhecer para que minha sobrinha de quase 7 anos entre em contato com essas leituras tão marcantes e atemporais. Recomendo fortemente para as crianças! Não só a escrita é fluída, como também as ilustrações (da Mariana Massarani) são maravilhosas! O livro é dividido em três histórias protagonizadas por Marcelo, Teresinha, Gabriela e Caloca! Há muitas reflexões para se compartilhar:
- Nossa convivência social baseada no uso de linguagens criadas e recriadas.
- Gente grande ou pequena, erra e acerta nesse mundo de aprendizagens novas.
- Todos nós passamos pela fase dos "porquês", queremos explicações para tudo... Crescemos e nem sempre encontramos as respostas.
- Existem meninas que gostam de jogar futebol e outras que gostam de bonecas, podem querer se sujar ou apenas ler, o importante é que cresçam felizes, aprendam entre si e não se sintam forçadas a "agradar" seu grupo.
- Existem pessoas que se acham "o dono da bola", querem comandar tudo e ditar apenas as suas regras, mas ninguém consegue viver sozinho, não é mesmo? Precisamos ser tolerantes, solidários e cooperar para vivermos bem em comunidade.

"Eu acho que as coisas deviam ter nome mais apropriado. Cadeira, por exemplo. Devia chamar sentador, não cadeira, que não quer dizer nada. E travesseiro? Devia chamar cabeceiro, lógico! Também, agora, eu só vou falar assim" (Pág. 13).

skuser02844 14/02/2021

Se você nunca leu esse livro na infância, você viveu ela errado! É um clássico! Não sei como ainda não tinha adicionado esse livro aqui.

Gi Marinho 01/03/2020

1ª leitura - 2008 - livro.
2ª leitura - 2018 - elivro.
3ª leitura - 2020 - audiolivro.

Aline327 24/11/2020

Livro da infância
O livro conta três histórias.
Marcelo que começa a inventar nomes para as coisas.
Terezinha e Gabriela que tentam ser diferentes.
Carlos Alberto (Calota) que aprende a ter amigos.