Marcelo, Marmelo, Martelo

Marcelo, Marmelo, Martelo Ruth Rocha

Resenhas - Marcelo, marmelo, martelo

Jaque.Barreto 29/11/2022

Amei
O que dizer dos livros infantis, simples e objetivos, transmitem ótimas mensagens, curtos e envolventes! Adoro!

Bia 09/05/2011

Marcelo,marmelo,martelo
O personagem principal desse livro é o Marcelo. A história gira em torno das dúvidas do Marcelo em relação ao seu nome e ao nome das coisas. Não satisfeito com o nome de alguns objetos, ele começa a inventar nomes para tudo que vê.
Eu acho esse livro muito legal, porque o livro brinca com as palavras. A Ruth Rocha teve muita criatividade para fazer este livro, quando eu crescer quero fazer livros como ela, eu quero ter criatividade igual a ela.

Evellyn.Souza 25/04/2020

Inocência
É muito bonitinho o jeito como as crianças podem ser tão espertas.

Nicolas29 20/09/2022

Infantil, porém de grande impacto para vida
O livro apesar de ser infantil trás reflexões relevantes para vida adulta, principalmente para essa nossa necessidade crescente de querer "abafar" nossa criança interior e as suas nuances.

Recomendo a leitura para qualquer idade!

Jersianny Lucena 01/01/2015

Este livro é uma das obras-primas da literatura infanto-juvenil. A autora inova a maneira tradicional de contar histórias, mostrando situações reais do cotidiano.

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/marcelo-marmelo-martelo-e-outras-historias/

mmurilo 26/11/2015

Nostalgia?
Um dos primeiros livros da vida. Talvez isso tenha feito com que eu me emocionasse mais ao fazer essa resenha.
Tem uma escrita engraçada, fácil e direta, como em outros livros infantis desse porte. Essa escrita me vez ler o livro em uma sentada com 9 - 10 anos.
História do Marcelo, que sempre mudava o nome das coisas, e sempre está interessado em novos nomes. Lembro que na ficha de leitura eu coloquei que me identificada com ele.

Preciso comprar esse livro pra voltar à infância.

daday :) 21/07/2023

M de Marcelo martelo
Esse livro me traz tantas memórias. Fiquei tão feliz quando o encontrei, fui lendo e lembrando da época em que tinha 6 ou anos e ficava na biblioteca do meu avô escondida e lendo vários desses contos infantojuvenis. Tem tantas outras histórias que eu li mas não recordo o nome, espero lembrar e ler novamente?

Marcelo 07/02/2020

Lições pra Vida
Me chamo Marcelo e por muito tempo esse livro serviu de munição para que as crianças me chamassem de marmelo ou martelo, porém nunca me importei e sempre gostei da história. Recentemente reli por conta da disciplina de Teorias Linguísticas, uma vez que se pode fazer um paralelo com a questão da arbitrariedade do Signo Linguístico e esta obra, mas isso é outra história. Relendo revivi minha infância e percebi que com ele aprendi certos valores que carrego até hoje. E podem me chamar de Marcelo, Marmelo, Martelo que nem ligo.

Joel Joukin 22/04/2020

O livro é composto por três histórias, sendo a primeira indicada pela minha professora de linguística. Essa história do Marcelo, o menino que decidiu questionar o porquê do nome das coisas e renomeá-las, se relaciona a um dos dos preceitos básicos da teoria saussuriana: a arbitrariedade do signo.
De maneira bem simples e didática, a história ajuda a entender esse conceito que pode ser bastante confuso para quem está iniciando os estudos linguísticos.
As demais histórias não tem um apelo linguístico nesse sentido, mas também são um bom entretenimento para os pequenos.

skuser02844 14/02/2021

Se você nunca leu esse livro na infância, você viveu ela errado! É um clássico! Não sei como ainda não tinha adicionado esse livro aqui.

Hadassa 22/04/2024

Para os mais novos
Esse livro contém três histórias:
1. Marcelo, marmelo, martelo: que fala sobre o processo da compreensão e concordância linguística.
2. Teresinha e Gabriela: fala sobre aprender a lidar com as diferenças.
3. O dono da bola: fala sobre amizade.

Aborda, principalmente os dois últimos, assuntos mais infantis.

Sashi 16/06/2017

Nesse mesmo livro há 3 histórias feitas pela mesma autora:Ruth Rocha e ilustradas por Mariana Massarani.
Na primeira delas, conta a vida de um garoto que achava que todas as coisas tinham que ser chamada com outros nomes. Por isso inventou sua própria língua.
Na segunda, é a história de duas meninas (Teresinha e Gabriela)que tinham gostos muitos diferentes, mas acabaram aprendendo uma com a outra.
Na terceira, é o conto de um menino muito egoísta que não emprestava sua bola à ninguém,mas isso vai mudando com o tempo.
Eu gostei muito desse livro, e acho que a maioria das pessoas que lerem também vão gostar.

amandinha 11/07/2011

Marcelo marmelo martelo
Nossa que livro bacana ! brinca com as letras e palavras e etc.

era um menino sapeca que queria se chamar martelo mas sua mae falou para ele :
-Marcelo martelo e nome de ferramenta ele pergunta varias coisas engraçadas que em algumas conheço e outras nao .

para saber palavras engraçadas pegue o livro e leia.

AMANDA .E

Mr. Jonas 25/12/2017

“Marcelo, Marmelo e Martelo”, de Ruth Rocha
Ruth Rocha conhece como poucos o que se passa pela cabeça das crianças e adolescentes. Ela escreve com uma clareza impressionante e não subestima seus leitores. Por isso seus livros são tão lidos e adorados. Em “Marcelo, Marmelo e Martelo”, a escritora explora a vida de meninos que moram na cidade. São garotos espertos e ativos. Marcelo é um criador de palavras novas. Nas livrarias podem ser encontradas as belas e precisas adaptações que Ruth Rocha fez para a “Ilíada” e a “Odisseia”, de Homero”, e “Tom Sawyer”, de Mark Twain. Crianças ganham, muito, se lerem as adaptações.