Marcelo, Marmelo, Martelo

Marcelo, Marmelo, Martelo Ruth Rocha




Resenhas - Marcelo, marmelo, martelo


91 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


lice 16/08/2011

marcelo e um menino que sempre perguntava para a mae, porque as coisas se chamam desse jeito?
ele começou a trocar as palavras e quando uma tragedia acontecia ninguem entendia nada....

se quiser saber o finalleia o livro.
ALICE
S2
comentários(0)comente



Gláucia 03/08/2012

Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha
Livrinho composto de três historinhas que acredito estar mais indicado para crianças entre 3 a 7 anos.
Marcelo, Marmelo, Martelo: o curioso Marcelo está na fatídica fase dos porques e a dúvida do momento é o nome que se dá às coisas. Por que Marcelo e não Martelo ou Marmelo? Por que cadeira e não sentador e por aí vai. Bem curioso.
Gabriela e Terezinha: faz as crianças refletirem sobre as diferenças.
O Dono da Bola: reflexão sobre o egoísmo e a importância de compartilhar (as crianças de hoje parecem só entender o verbo no facebook).
comentários(0)comente



Re.giane 13/12/2012

Esse livro realmente marcou a minha infância! Eu a-do-ra-vaaa a peraltice do Marcelo e do fato dele ter desenvolvido sua própria língua! Não tenho mais esse livro, mas tenho vontade de comprar pra deixar guardado.
comentários(0)comente



So856 06/11/2021

Marcelo, marmelo, martelo?
Li a muito tempo, mas lembro como foi a sensação. Os livro da Rute são maravilhosos para crianças, a escritora tem muito talento e desde pequena suas histórias me alegram, e essa não é uma exceção!
comentários(0)comente



Polyana.Beatriz 24/02/2017

infantil
O livro conta a história de um menino chamado Marcelo que tem aquela fase chata de descobrir a idade dos outros.
Adorei esse livro.
comentários(0)comente



Sashi 16/06/2017

Nesse mesmo livro há 3 histórias feitas pela mesma autora:Ruth Rocha e ilustradas por Mariana Massarani.
Na primeira delas, conta a vida de um garoto que achava que todas as coisas tinham que ser chamada com outros nomes. Por isso inventou sua própria língua.
Na segunda, é a história de duas meninas (Teresinha e Gabriela)que tinham gostos muitos diferentes, mas acabaram aprendendo uma com a outra.
Na terceira, é o conto de um menino muito egoísta que não emprestava sua bola à ninguém,mas isso vai mudando com o tempo.
Eu gostei muito desse livro, e acho que a maioria das pessoas que lerem também vão gostar.
comentários(0)comente



Mr. Jonas 25/12/2017

“Marcelo, Marmelo e Martelo”, de Ruth Rocha
Ruth Rocha conhece como poucos o que se passa pela cabeça das crianças e adolescentes. Ela escreve com uma clareza impressionante e não subestima seus leitores. Por isso seus livros são tão lidos e adorados. Em “Marcelo, Marmelo e Martelo”, a escritora explora a vida de meninos que moram na cidade. São garotos espertos e ativos. Marcelo é um criador de palavras novas. Nas livrarias podem ser encontradas as belas e precisas adaptações que Ruth Rocha fez para a “Ilíada” e a “Odisseia”, de Homero”, e “Tom Sawyer”, de Mark Twain. Crianças ganham, muito, se lerem as adaptações.
comentários(0)comente



FabioPh 14/04/2018

Livro muito bom
Esse livro e engraçado demais eu gostei muitoo dessee livro
comentários(0)comente



Vanelise.Aloraldo 23/01/2019

Bom solário para todos!
Há um tempo atrás, li uma novela ("O garoto ensolarado por si mesmo") cujo personagem principal havia tomado gosto pela leitura desde criança a partir do livro "Marcelo, marmelo, martelo" da Ruth Rocha. Eu nunca tinha ouvido falar nesta história, mas resolvi conhecer para que minha sobrinha de quase 7 anos entre em contato com essas leituras tão marcantes e atemporais. Recomendo fortemente para as crianças! Não só a escrita é fluída, como também as ilustrações (da Mariana Massarani) são maravilhosas! O livro é dividido em três histórias protagonizadas por Marcelo, Teresinha, Gabriela e Caloca! Há muitas reflexões para se compartilhar:
- Nossa convivência social baseada no uso de linguagens criadas e recriadas.
- Gente grande ou pequena, erra e acerta nesse mundo de aprendizagens novas.
- Todos nós passamos pela fase dos "porquês", queremos explicações para tudo... Crescemos e nem sempre encontramos as respostas.
- Existem meninas que gostam de jogar futebol e outras que gostam de bonecas, podem querer se sujar ou apenas ler, o importante é que cresçam felizes, aprendam entre si e não se sintam forçadas a "agradar" seu grupo.
- Existem pessoas que se acham "o dono da bola", querem comandar tudo e ditar apenas as suas regras, mas ninguém consegue viver sozinho, não é mesmo? Precisamos ser tolerantes, solidários e cooperar para vivermos bem em comunidade.

"Eu acho que as coisas deviam ter nome mais apropriado. Cadeira, por exemplo. Devia chamar sentador, não cadeira, que não quer dizer nada. E travesseiro? Devia chamar cabeceiro, lógico! Também, agora, eu só vou falar assim" (Pág. 13).
comentários(0)comente



Gi Marinho 01/03/2020

1ª leitura - 2008 - livro.
2ª leitura - 2018 - elivro.
3ª leitura - 2020 - audiolivro.
comentários(0)comente



Barbie 26/04/2020

3 histórias em 1 livro
A história nos apresenta a Marcelo, um menino curioso e que desafia a origem das palavras. Em todo o momento ele quer saber o porque das coisas e o que motivaram a receber tal nome. Essa história nos faz pensar sobre o assunto, o texto é divertido e nos faz refletir sobre o ponto de vista do Marcelo, que chega a conclusão de que se as coisas receberam nomes arbitrariamente, ele tem toda a liberdade para chamá-las do jeito que acha mais conveniente e lógico,o que gera situações embaraçosas aos pais ao próprio menino.

Na segunda história, Gabriela e Teresinha mostram como ser diferente agrega e muito na vida do próximo. Elas percebem que são boas do jeitinho que são e sem a necessidade de ser modificada, no final, unidas são o exemplo de amizade e cumplicidade.

Na história do Caloca mais uma lição, o egoismo e arrogância não nos levam a sermos completamente felizes e sim solitários e indiferentes ao mundo colorido que a amizade pode nos trazer.
comentários(0)comente



Aline327 24/11/2020

Livro da infância
O livro conta três histórias.
Marcelo que começa a inventar nomes para as coisas.
Terezinha e Gabriela que tentam ser diferentes.
Carlos Alberto (Calota) que aprende a ter amigos.
comentários(0)comente



Jacque Spotto 01/12/2020

Edição que contém 3 histórias:
* Marcelo, martelo, marmelo
* Teresinha e Gabriela
* O dono da bola

As 3 historinhas mostram alguns acontecimentos que as crianças se deparam e conseguem superar com ajuda dos pais e amigos.
comentários(0)comente



skuser02844 14/02/2021

Se você nunca leu esse livro na infância, você viveu ela errado! É um clássico! Não sei como ainda não tinha adicionado esse livro aqui.
comentários(0)comente



tatxvae 07/04/2021

gostei
leitura leve para crianças e consegue se ler muito rápido, nada cansativo e muito agradável.
comentários(0)comente



91 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR