O Menino da Mala Lene Kaaberbøl
Agnete Friis

Resenhas - O Menino da Mala

Léia Viana 14/04/2014

Previsível
Foi uma grande sacada, a premissa de se encontrar uma criança em uma mala num guarda-volumes de uma estação, gera curiosidade para o início da leitura de como será o desenrolar da história, de como será o suspense em si. No entanto, não foi o que aconteceu. Acreditei que tráfico de crianças e prostituição teria uma abordagem maior, mas na verdade esses temas são bem superficiais no enredo, pouco explorados. A previsibilidade da trama tirou o brilho de qualquer reviravolta que pudesse acontecer, a simplicidade nos fatos narrados acabou com a grande sacada da idéia original do livro, se fosse bem elaborada, com situações e personagens mais profundos poderia ter virado um bom livro de suspense.

O Menino da Mala é a primeira aventura de Nina Borg, uma enfermeira da Cruz Vermelha que vive na Dinamarca e que está sempre se arriscando para salvar a vida de alguém, muitas vezes indo além do que seria sua verdadeira obrigação e deixando sua família de lado. Entretanto, quero deixar muito bem registrado aqui que Nina Borg não tem como se comparar a personagem Lisbeth Salander, a protagonista da Trilogia Millennium. Não sei como surgiu esta comparação.

Ju 09/04/2014

O Menino da Mala
Desde que vi essa capa pela primeira vez, quis ler esse livro. Ela é linda e a frase que está estampada nela, "O que você faria se encontrasse dentro de uma mala um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo?", me atraiu de um jeito absurdo.

É um livro policial, mas na verdade a participação da polícia é mínima. Um garotinho de 3 anos, Mikas, desaparece na Lituânia. Duas mulheres, sem nenhuma ligação uma com a outra, se tornam as investigadoras dessa história.

Uma delas é Sigita, a mãe do garoto. Tem certeza de que alguém sequestrou seu filho, embora não consiga lembrar como isso aconteceu. Acordou no hospital enquanto lhe faziam uma lavagem estomacal pois, aparentemente, levou um tombo e encontraram um índice altíssimo de álcool em seu sangue - o que ela realmente não consegue entender, pois não tem o hábito de se embriagar. Vai à polícia e percebe que não acreditam muito nela. Decide investigar por conta própria.

A outra mulher é Nina Borg. Uma enfermeira que está acostumada a lidar com imigrantes ilegais - junto com um médico, os ajuda a sobreviver quando entram na Dinamarca. Recebe uma ligação de uma grande amiga, com quem não fala há certo tempo. A mulher parece desesperada e dá instruções para que Nina busque uma mala, com um conteúdo misterioso, em um guarda-volumes. Quando Nina a abre, encontra uma criança que, incrivelmente, ainda está viva. Pouco tempo depois vê um tumulto: um homem grita enlouquecido em frente a um armário, o mesmo armário em que ela encontrou o garoto. Não pensa duas vezes, embarca numa jornada com o objetivo de salvar aquela criança. Um ser indefeso que fala outra língua e não pode lhe dar nenhuma pista sobre quem é ou de onde veio.

Achei a história fantástica. No início, acreditei que encontraria algo bem diferente. Não esperava ficar sem fôlego durante toda a leitura; não imaginei que não conseguiria me separar do livro nem por um minuto. Mas foi o que aconteceu. A narrativa me envolveu tanto que não consegui selecionar nem um único quote para colocar na resenha. Quanto mais eu lia, mais curiosa ficava.

No início, as autoras nos apresentam a várias histórias paralelas, que com o tempo se interligam de forma perfeita. Descobri um pouco antes dos envolvidos o que estava acontecendo, e isso só me fez ficar mais chocada. É impressionante como existem pessoas no mundo que não parecem ter um resquício de humanidade dentro delas. Pessoas que só enxergam o dinheiro e tudo o que ele pode oferecer. Felizmente, o livro também mostra o outro lado. Algumas personagens arriscam a própria vida e a vida das pessoas que amam apenas para fazer o bem.

Tudo é bem amarrado na narrativa, as autoras não deixam pontas soltas. No final, encontramos um gancho perfeito para o próximo volume. A história contada em O Menino da Mala tem uma conclusão; o livro seguinte contará a história de outra pessoa que conhecemos apenas superficialmente nesse. Espero que o segundo volume seja publicado logo, porque a Nina é realmente uma mulher extraordinária. Torço para que ela também consiga ter o seu final feliz.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-arqueiro-o-menino-da-mala.html
Dani 11/04/2014minha estante
Que legal a resenha, ainda não conhecia esse livro e achei bem interessante. Adoro estórias com investigações e mistérios e este me deixou muito curiosa, fiquei com vontade de acompanhar como será desvendado. Gostei de saber que a autora soube trabalhar para não deixar pontas soltas, parece ser uma ótima leitura! :)

fgrein 24/03/2014

Comentário
É um livro interessante e vale a leitura.
No entanto, achei que ficou com alguns furos, única razão pela qual não dei 5 estrelas.
O primeiro "furo" foi o fato das Autoras não terem me convencido a razão pela qual a Nina não chamou a polícia quando encontrou o menino na mala.
E, no final, faltou uma melhor explicação sobre como acabou e como ficou a situação da Sigita e seu filho e da Bárbara (encontrada no apartamento da Nina).
Elas quiseram deixar tudo pronto para um segundo volume, mas "esqueceram" de terminar adequadamente esse primeiro livro.
Mesmo assim, a história é interessante e vale a leitura.

Caverna 14/03/2014

Enfermeira dedicada, que trabalha ajudando imigrantes ilegais vindos do leste europeu e da África para a Dinamarca, Nina gosta de ajudar os outros, apesar de ter vários problemas familiares próprios que não consegue responder. Quando antiga amiga Karin liga pedindo ajuda, ela não consegue recusar e vai buscar a encomenda que está deixando a amiga tão apavorada. E qual não é sua surpresa ao encontrar, dentro de uma mala, um pequeno garoto inconsciente. Voltando ao lugar onde pegou a mala, ela vê um homem irritado socando o armário e percebe que ele está atrás do garoto. Disposta a salvá-lo, ela foge com ele, com medo de levá-lo para a polícia e o homem a encontrá-la. Quando ele acorda, ela percebe que ele fala uma língua que não conhece, entretanto sabe se o levar para um centro de refugiados, ele pode ser sequestrado novamente a qualquer minuto.
Ao mesmo tempo, acompanhamos Sigita, da Lituânia, que acorda no hospital e descobre que seu filho foi sequestrado. Apesar de no início ela achar que estava com o pai, de quem ela é separada, fica claro para o leitor que é o mesmo garoto que Nina achou.
O livro é cheio de pontos de vistas diferentes, além desses ainda tem o de Jan, empresário rico e patrão de Karin, que havia pedido que ela pegasse a encomenda. E de Jucas - não sei como fazer aquele c com o ^ ao contrário em cima -, o homem que chutava o armário, irritado pois o dinheiro que lhe havia sido prometido em troca do garoto não estava ali.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2014/03/o-menino-da-mala.html

Luana_Corazza 28/02/2014

O livro é bom. Demorei para me acostumar com taaaantos personagens, mas, depois, nos lembramos de quem é quem.
O fim, é bom... Um personagem reaparece (exatamente quando me lembrei da existência dele e pensei, "bom, ele não apareceu mais.")
A história chega a ser tocante, não é excelente, mas recomendo! 3 estrelas e meia.
No fim do livro, pensamos "quero ler o 2". São livros avulsos, mas possuem uma "continuação".
A resenha ficou meio confusa, o começo do livro também é, na verdade em várias partes. A diagramação é ótima. E o livro te prende, dá vontade de não parar de ler! Recomendo para quem gosta do gênero ^^

Só Sobre Livros 25/02/2014

Um tenebroso mês de Agosto
Confira resenha do blog

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2014/02/um-tenebroso-mes-de-agosto-aline-basilio.html

Bruna 24/02/2014

O tipo de livro que seria perfeito como um roteiro de filme! ;)
Eu quase ñ consigo largar quando comecei! É o tipo de livro com a narrativa que segue desvendando os mistérios que explode no final! Mas ñ daquela forma... Suspense, suspense, suspense, maaaais suspense e aí Bummm! Fato Surpreendente!
Nada disso! Seguem acontecimentos, ações e cada capítulo algo vai sendo revelado e vai encaixando e fazendo com que personagens totalmentes desconectos se conectem de uma forma extremamente intrigante!
Eu super indico! Para quem gosta de suspense e uma história realmente bem elaborada... Tá aí a dica!

Victor Hugo 18/02/2014

Terminei o livros em dois dias, livro curtinho e de leitura rápida, sempre dois, três ou oito capítulos antes de dormir. Adorei do começo ao fim, achei o final um pouco rápido, como se a escritora estivesse com pressa de acabar, mas nem isso, nem os nomes complexos dos personagens diminuiu o quanto gostei das escritoras e do enredo. Fiquei louco pra saber o desfecho de Samantha, será um segundo livro? Eu espero que sim!

Aninha 22/01/2014

O que você faria se encontrasse um menino de 3 anos nu e dopado em uma mala?
Nina Borg é uma enfermeira que trabalha para a Cruz Vermelha, mas sua verdadeira paixão é ajudar imigrantes ilegais a terem uma vida melhor no seu país, a Dinamarca. Todo dia ela lida com caso de crianças desaparecidas, machucadas, estupradas, mães solteiras, enfim, pessoas que precisam muito da sua ajuda. Mas ela não estava preparada para encontrar um garoto de 3 anos nu, dopado e numa mala. O que você faria?

Após um chamado de sua amiga de faculdade, Karin, Nina vai para uma estação de trem buscar a mala sem saber o que tinha dentro dela, e só descobre quando abre no estacionamento da estação. Pensa logo que está lidando com um caso de tráfico de crianças e não entende o que sua amiga tem haver com isso. Sua amiga que é a única que pode lhe dar a resposta sobre tudo, quem ela logo recorre para entender o que está acontecendo. Ela só não esperava que chegando a casa onde Karin disse que estaria, a encontraria morta, assassinada.

Logo ela percebe que há algo muito mais sinistro e perigoso acontecendo, e ela precisa salvar o menino da mala mesmo sem saber como. Resolve esperar o menino acordar e tentar tirar algumas informações dele, pois levá-lo a polícia pode ser perigoso, ela não sabe quem está atrás do menino afinal.
Jan Marquart é um grande empresário que está metido em coisas erradas, e com problemas no casamento, já Jucas está tentando ganhar algum dinheiro na vida para se mudar com a sua namorada para Polônia, e Sigita é uma jovem e amorosa mãe que vive para cuidar de seu filho, o pequeno Mikas. Mas o que essas pessoas tem em comum?

Nunca tinha ouvido falar desse livro, até que vi uma vídeo-resenha maravilhosa da Fabíola, do Cocota Nerd e fiquei super interessada. Pelo título e pela sinopse, esperava que fosse um livro que falaria mais de questões humanitárias, e jamais imaginei que seria um suspense policial tão fácil de ler e tão eletrizante ao mesmo tempo.

O começo da estória é bem confuso, os personagens são apresentados aos poucos e já somos logo introduzidos na trama, e ficamos algumas páginas com a impressão que estamos sem entender absolutamente nada. Isso me assustou no começo, mas os capítulos eram pequenos e fáceis de ler, e conforme a leitura foi avançando tudo foi fazendo sentido. Cada capítulo vai contando o rumo de um personagem e é difícil parar de ler, já que a cada página descobrimos um pouco mais sobre o porquê o pobre menino foi colocado na mala daquele jeito.

Fiquei tão curiosa e envolvida que às vezes parava a leitura para pensar em como encaixar as peças, mas claro que não consegui acertar tudo até que chegasse ao final para esclarecer. Além disso, é surpreendente o jeito como tudo se encaixa e resolve. Muito inteligente e bem escrito, “O menino da mala” é um livro recomendado para todos que curtem uma bela investigação, e aqueles que querem iniciar a leitura do gênero.

Este livro faz parte de uma série, mas como é estilo policial, ele tem começo e fim. Aliás, no fim do livro já somos introduzidos a mais uma aventura de Nina Borg para aguçar a curiosidade. Já foram lançados mais 2 livros além deste nos EUA, “Invisible Murder” (vol. 2) e “Death of Nightingale” (vol. 3) e espero que a Editora Arqueiro não perca tempo e lancem logo esses livros!

site: http://true-insights.net/

Felipe Miranda 10/01/2014

O Menino da Mala - Lene Kaaberbøl, Agnete Friis por Oh My Dog estol com Bigods
Se uma amiga precisasse de minha ajuda para apanhar uma mala em uma estação ferroviária com certeza eu não teria problema com isso. Mas quando o conteúdo da mala passa a ser um garoto de três anos dopado, nu e que ainda por cima não fala a mesma língua que a minha, eu definitivamente encararia isso como um problema. E, para completar a bizarrice, se minha amiga se recusasse a dar informações e sumisse do mapa, a polícia seria minha salvação ou a primeira atitude que tomaria. Nina Borg enfrenta essa situação que fica cada vez mais perigosa, sozinha, ela parte em busca de pistas sobre quem poderia ser a mãe do garoto e em que tipo de problema ele estaria metido, tráfico de crianças? Sequestro? Será que ele sofrera algum abuso? Abandono?

Nossa protagonista foge do comum, ela não é exatamente cativante mas agrada pela personalidade “perturbada” e pela bravura, uma personagem dura na queda que pode te irritar por outros motivos, mas não pela falta de atitude. Nina é admirada profissionalmente pela sua desumana frieza e competência, apenas sua família é capaz de submetê-la a mais abjeta sensação de impotência. O que acaba sendo estranho, já que a relação de Nina com a família não é das melhores, ela cultiva o hábito de fugir para os lugares mais perigosos e distantes possíveis , uma obsessão em busca de serenidade. Seu marido Morten vive na cruel insegurança, na dúvida se ela voltará para casa no fim de cada dia ou sumirá mais uma vez sem avisos prévios para Zimbábue ou Serra da Leoa. Justo quando as coisas haviam melhorado e o suposto equilíbrio reinava no casamento dos dois, Nina desaparece com uma criança desconhecida à procura de respostas, arriscando a vida de ambas.

Sigita é a mãe de Mikas, o menino da mala. Após acordar em um hospital e não se lembrar de absolutamente nada, o desespero de ter um filho desparecido invade cada poro de seu corpo. A partir daqui acompanharemos suas tentativas de juntar o quebra cabeças que envolve o sumiço do seu filho, a maior parte da investigação acontece com ela e os pontos vão sendo ligados aos poucos. Sem dúvidas os momentos que me vi mais envolvido com a estória foram esses. As atitudes que ela tomou no passado terão suas consequências agora. Além de acompanharmos Nina e Sigita, os mandantes do sequestro e os sequestradores ganham seus próprios capítulos e tudo se conecta como uma enorme teia. Admito que precisei recorrer as minhas anotações diversas vezes no decorrer da leitura, achei a divisão de passagens muito confusa, difícil lembrar de um personagem que aparece uma vez ou outra mas é importante no contexto, me perdi algumas vezes. O início pode parecer lento e enfadonho, e de fato é, mas o livro melhora consideravelmente com o decorrer dos capítulos e o desfecho é muito satisfatório. Devorei as páginas, as autoras guardaram boa parte da emoção pra o final e deixam claro que Nina Borg tem muitos assuntos a resolver...

Estou acostumado com livros policiais mais elaborados, com reviravoltas e bases mais inteligentes por trás do enredo, O menino da mala é leve e com uma trama não muito incomum, vai te prender mas não vai te surpreender. Nada comparado a Harlan Coben, Gregg Hurwitz ou John Sandford, recomendo a leitura pra quem está iniciando com o gênero.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2013/08/resenha-o-menino-da-mala-lene-kaaberbol.html

Angela 03/01/2014

Xiiii... fraquinho
Dizia ser tão bom quanto Stieg Larson. Pra chegar perto de millenium falta muito! História sem graça, previsível, chata. Só não abandonei, pq estava em montagem.
Uma enfermeira vai ajudar uma amiga e busca uma mala na ferroviária. Dentro dela, encontra um menino de uns 3 anos. Ela sai em busca de quem é o garoto. Burra não pedeAajuda, não conta pro marido. Enfim, conserta uma burrada com outra.

Rodrigo 02/01/2014

Muito bom!!!
Sua leitura prende do início ao fim, sensacional história policial.

Karine547 26/12/2013

O Menino da Mala
O que me chamou atenção no livro O Menino da Mala foi a chamada utilizada na capa: "O que você faria se encontrasse dentro de uma mala um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo?". Esse menino de 3 anos seria o Mikas e a história do livro gira entorno do seu sequestro.

O livro possui diversas perspectivas dentre as quais está a de Nina, a protagonista, uma mulher que adora ajudar as pessoas e acaba sendo "enviada" por uma amiga para ajudar o menino. Ela, porém, não sabia no que estava se metendo ou sobre tudo que envolvia esse sequestro, ainda assim se envolve para ajudá-lo.

Dentro de outra perspectiva vemos Sigita que é a mãe de Mikas e vemos o que aconteceu nesse período anterior, durante e o seguinte ao sequestro, o desespero que ela tem de encontrar seu filho. E, é claro, a perspectiva dos sequestradores, apesar de sabermos quem eles são as autoras não coloca seus motivos, o porque eles estão fazendo isso com clareza nos primeiros capítulos.

Por conta dessa mudança de perspectivas durante a história eu me senti confusa nas primeiras páginas, para identificar quem é quem e qual seria a "utilidade" deles durante a história. O livro não é dividido em capítulos, apesar de que, com a diagramação feita pela Arqueiro, dá para idenficar facilmente o fim da perspectiva de um personagem e o começo da de outro. Além disso as escritoras tiveram a sensibilidade de deixar claro de quem era a atual visão. Enfim, essas mudanças são bem rápidas, pois esses por conta da extensão dos "capítulos". Isso, ao meu ver, trás uma dinâmica maior ao texto o deixam com uma sensão maior de suspense.

No decorrer da obra as escritoras foram conseguindo amarrar as pontas soltas e dar forma a história. Criando os motivos e o decorrer para levar a tais consequências. O maior problema que eu senti no livro foi que a história não teve uma ação maior, aquela ideia de perseguições de sequestros assustadores foram deixadas mais de lado. O que acabou decepcionando-me um pouco.

Achei que no final ficou faltando um pouco das perspectivas dos outros personagens, no sentido do que aconteceu com eles, entende!? Eles trouxeram mais sobre o que aconteceu com a Nina, deixando claro que ela vai ter uma "nova aventura" e esqueceram de dar um resultado mais fechado as outras pessoas da história.

Apesar disso recomendo o livro, pricipalmente para quem curte muito o estilo. Infelizmente são poucos livros desse gênero que acabam me prendendo e me encantando e esse não foi um deles, em compensação li vários elogios a respeito do livro vindo de outras pessoas. Aconselho a todos lerem o livro e tirar suas próprias conclusões.

site: http://girlspoiled.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-menino-da-mala-lene-kaaberbl.html

Fabiane Ribeiro 23/12/2013

Resenha - O menino da mala
“Mas por que diabos teria sido colocado dentro de uma mala e abandonado num guarda-volumes?”

Confesso estar com sentimentos confusos a respeito de minha análise geral ao fim da leitura de O menino da mala.
É uma boa leitura, uma trama de suspense, e a premissa de se encontrar uma criança em uma mala num guarda-volumes de uma estação é bastante interessante, pois gera curiosidade desde a leitura da sinopse. Entretanto, há uma parte de mim que se sente um pouco decepcionada com a leitura.
Na trama, temos a enfermeira Nina Borg, que, sempre solícita e disposta a ajudar, recebe o pedido inusitado de uma antiga amiga, Karin, para que vá buscar uma mala numa estação. Karin não diz o conteúdo, porém parece bastante amedrontada com a situação.
Nina se assusta, ao abrir a mala, já na estação, e encontrar em seu interior um garoto de aparentemente 3 anos de idade, nu e dopado.
A partir daí a história passa a ser uma corrida para que Nina descubra quem é aquele menino, de onde ele veio, por que estava naquela situação, e o que deve fazer com ele. Porém, não é fácil, pois além de todos os mistérios que rondam aquela história, o menino não fala o mesmo idioma de Nina.
Temos também outros personagens, e os capítulos se alternam mostrando as visões de cada um deles. Por exemplo, a mãe do menino encontrado na mala, uma pessoa envolvida com o crime, e outros personagens que vão se encaixando nos mistérios no decorrer da história. Isso tudo torna bastante ágil a narrativa e faz com que a leitura seja bem rápida, ainda mais se somarmos o clima de suspense e o tamanho reduzido dos capítulos.
Portanto, a história tem muitos pontos positivos, e eles realmente fazem a leitura valer a pena.
Minhas ressalvas ficam para a previsibilidade da trama. Por volta da metade do livro estava claro quem estava por trás do mistério envolvendo o menino e por qual motivo. E confesso ter ficado decepcionada ao constatar que todas as resoluções foram aquelas mesmas, tirando o brilho de qualquer reviravolta. Além disso, a simplicidade da trama no final não faz justiça ao propósito do livro, que possui uma premissa bem interessante e, se bem elaborada e concluída, poderia ter rendido um livro inesquecível de suspense, mas não foi o caso.
É um bom representante do gênero, mas a falta de aprofundamento em algumas questões e até mesmo personagens torna a trama um pouco rasa.

Marcos 12/12/2013

O Menino da Mala traz a história de Nina Borg, enfermeira que em um dia normal de trabalho, recebe uma ligação de uma antiga amiga da faculdade, Karen, solicitando que ela vá a uma estação de trem e pegue uma mala localizada no guarda-volumes. Ao seguir as instruções de sua amiga, levar a mala ao estacionamento e só abri-la em um local distante da estação, Nina encontra em seu interior um garoto nu, em posição próxima à fetal, que ela julga ter aproximadamente 3 anos. Mesmo dopado, ela verifica os sinais vitais do garoto, que responde positivamente. A partir de então, Nina se vê perdida em uma situação a qual nunca passou na vida. O que ela deve fazer com aquele garoto? Deve entregá-lo à polícia ou ir em busca de algum familiar seu? E ele, quais mistérios e segredos há por trás disso tudo?

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-menino-da-mala-de-lene.html