As cores da escravidão Ieda de Oliveira

Resenhas - As cores da escravidão

@debee 29/08/2020

As Cores da Escravidão
Simples, como um livro infantil/paradidático deve ser. Mas, ainda assim, sensível.

Shizue 23/11/2020

Leitura necessária
Livro que trata da escravidão em sua forma mais essencial, sem citar fatos históricos, raciais ou teóricos, o que ajuda o leitor, a através das metáforas escondidas numa escrita simplória, entender as bases da escravidão como elas realmente são, e como ela realmente acontece. Um ótimo complemento para quem se interessa por esses temas.

YuriAmu 24/02/2021

Muito Bonito!!
Livro muito bem escrito, com tema profundo sobre a escravidão e final muito triste e chocante ao mesmo tempo. Recomendo!!

Zoro 18/03/2021

As cores da escravidão
Legal, tenho muito o que falar sobre ele não. Livro bem curto, o começo confuso mais depois que desenrola fica bom.

Mari 29/03/2021

Um livro com um tema muito forte e abordado de uma forma muito simples e rápida. Eu não reclamaria se ele tivesse mais 200 páginas.

Ari 16/10/2021

As cores da escravidão e da esperança
Confesso que li apenas por conta da minha professora, esperava algo mais desgastante que fosse chato, mas pelo o contrário, o livro é rápido e fluído, os personagens não são tão desenvolvidos, mas isso não interfere em quase nada. Livro com grande significado e simples.

Juanzin 24/11/2022

Uma boa história, mas que passa muito rápido!
Um livro realmente bom, contando sobre a infância perdida do protagonista por conta de um processo de escravidão que ele, seu melhor amigo e outras pessoas passam, mas que conta uma história de uma forma muito acelerada, e que poderiam ter tido mais paginas desenvolvendo melhor os personagens que nos são apresentados!

Simone 18/04/2021

As Cores da Escravidão conta a história do menino Tonho e de seu amigo João, dois meninos que sonhavam em algum dia terem uma vida como aquela sonhavam, diferente da vida triste e necessitada em que passavam suas infâncias. Tudo muda quando um homem chamado Gato Barbosa surge, prometendo muitas coisas às pessoas e afirmando que, se elas fossem trabalhar longe com ele, iriam enriquecer rapidamente.
Os meninos veem naquilo a oportunidade que lhes faltava para conseguirem uma vida melhor. Mas o sonho acaba se transformando em pesadelo e os dois meninos, antes sonhadores, passam a ser simplesmente dois meros trabalhadores.
Uma triste realidade brasileira.

diordelreyv 29/04/2021

Leitura necessária!
Li por recomendação da escola e gostei bastante, mas queria que tivesse mais páginas. Tem uma boa construção e a história é comovente e essa realidade da escravidão em tempos atuais é retratada de forma real e triste.

Julia Barrow 12/01/2022

Tocante, real e doloroso
É um livro que apresenta extrema profundidade em suas poucas páginas. O enredo fala de modo real e sincero sobre a escravidão e as situações que muitas pessoas, especialmente afrodescendentes, são submetidas. O começo é triste e doloroso, mas o final dele nos traz a esperança de que às vezes precisamos. Recomendo demais, essa obra precisa ser lida e conhecida.

gabriela 04/07/2023

As cores da escravidão
Realmente "uma história sobre inocência roubada, sonhos invadidos e infância escravizada. mas também sobre esperança, compaixão, amizade e amor"
(inclusive não sabia que um livro tão curto iria me fazer chorar. consegui ler inteiro antes de dormir)

Viih 28/06/2021

Além de retratar toda dor e sofrimento de uma infância roubada e de sonhos frustrados, a autora nos faz embarcar em uma história de amor, esperança, ingenuidade e superação ??

Recomendo, para toda faixa etária, uma história que tem o poder de nos fazer seres humanos empáticos e melhores ??

oariellucas 11/09/2021

De partir o coração...
O livro é um infanto-juvenil cuja história se passa no período (aparentemente) pós escravocrata. É um livro pequeno de leitura rápida, li-o em duas horinhas. Enfim, conta a história de um garotinho, uma criança que teve seus sonhos roubados depois de ir atrás de um futuro melhor para a família e ficar perdido em suas esperanças por um golpe cruel do destino. Muito lindo. Recomendo muito, inclusive leria de novo!

Minha citação favorita foi: "difícil conciliar justiça e liberdade, desafio tênue das humanidades"