As cores da escravidão Ieda de Oliveira

Resenhas - As cores da escravidão

Juanzin 24/11/2022

Uma boa história, mas que passa muito rápido!
Um livro realmente bom, contando sobre a infância perdida do protagonista por conta de um processo de escravidão que ele, seu melhor amigo e outras pessoas passam, mas que conta uma história de uma forma muito acelerada, e que poderiam ter tido mais paginas desenvolvendo melhor os personagens que nos são apresentados!

Airton 06/02/2022

Triste realidade
O livro retrata a dura realidade de muitos brasileiros. De uma profundidade incrível a história mexe.com vc.

Isabella Pina 05/11/2014

Algo a se refletir.
As cores da escravidão é um livro simples, mas com uma temática muito importante a ser abordada, mesmo que entre as crianças: o que é a escravidão. Contando a história de Tonho, um menino que resolve deixar sua família e sua casa para trás em busca de um futuro melhor, mas acaba caindo nas garras das pessoas erradas e sendo obrigado a trabalhar e a sofrer coisas que nenhuma criança jamais deveria ter que passar.

A narrativa desse livro é bem tranquila e rápida e justamente por o narrador ser o próprio protagonista, havia a visão de uma típica criança, inocente e inexperiente. Nesse ponto, é fácil esquecer que isso não é um relato e sim uma história ficcional, o que eu considero um ponto super positivo para a autora e só comprova que a mesma se dedicou a uma pesquisa sobre o assunto de verdade.

A história, por conta dessa narrativa, se desenvolve rapidamente mas, talvez por ser um livro infantil, achei que as coisas acabaram por se resolverem rapidamente (e facilmente) demais, quase como por mágica, o que eu considerei a única parte menos crível do livro e me decepcionou um pouco. Apesar do final ser bem amarrado, ainda achei que faltaram algumas informações, mas aí fica a dúvida se foi proposital ou não, visto o público alvo.

Um destaque fica com as ilustrações do Rogério Borges, que estão presentes em todos os capítulos e são muito lindas e só deram um toque mais especial para o livro, achei que complementou bem a história. Em suma, é um livro diferente e que aborda um assunto bem interessante, e foi isso que me chamou a atenção. Tonho é uma criança super fofa e dá uma dor no coração ver o quanto ele e seus amigos tiveram que sofrer, o mais incrível sendo que mesmo assim ele consegue se reerguer e fazer da própria vida uma maneira de salvar os demais desses mesmos sofrimentos. É, em si, um livro pra se tirar uma força interior pra tentar se melhorar e melhorar o mundo.

P.S.: O estilo desse livro me lembrou um livro que eu gostei muito de ler quando era mais nova: A cor da ternura, da Geni Guimarães, pelo jeito da narrativa simples, mas tocante.

P.S. 2: Obrigada pra Ieda de Oliveira por enviar o livro e ainda autografá-lo!!! De verdade!

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2014/09/resenha-as-cores-da-escravidao-de-ieda.html

Wedson.Santos 20/10/2016minha estante
Claro que ela cópia no final ela colocou o link se não notou.

santana 26/06/2022

As cores da escravidão
Li esse livro em 1 hora já que é muito pequeno,mas não impede de destacar a importância que ele passa.Enfim,conta basicamente de dois meninos em condição de pobreza que vão para uma fazenda,com a esperança que irão ficar ricos.Mas na verdade,a partir daí começa a tortura,os traumas,os sonhos e a sua liberdade roubada,eles rezam para um dia isso tudo acabar.Mas o final que esse livro tem é fantástico e de extrema importância,um livro que todos deveriam ler,realmente é magnífico,mereceria mais que apenas 5 estrelas!?

lary 13/03/2022

Conheci o livro por meio de indicação da escola, e me surpreendi. É rápido e prende o leitor.
Triste pensar que a história se baseia em algo atual, tão real. Uma breve representação da vida de milhares de crianças brasileiras, assim eu resumo ?As cores da escravidão?.

Isabella 06/04/2022

É tão triste pensar que isso aconteceu/acontece com milhares de pessoas, esse não é um livro que eu me interessaria pra ler, mas pra um livro da escola, até que eu gostei

ela ð¦ 24/11/2022

As cores da escravidão
Eu achei bem legal o livro, conta bastante sobre a desilusão de tonho em pensar q era algm importante em um lugar importante, e acabar sendo um escravo junto de seu amigo joão. Li o livro para um trabalho da escola?

Nelsin 17/04/2021

A inocência de uma criança ?
As cores da escravidão é um livro muito forte, que nos deixa com um aperto no peito, não por a historia ser triste, mas por saber que essa é a historia de vida de muitas crianças e adultos que foram escravizados.

A historia é sobre um garoto chamado Antônio (O Tonho) e de seu amigo João que motivados por uma historia da Avó Tonha acabam indo para uma fazenda pois um homem aparece prometendo um lugar onde há trabalho e riqueza.

É um livro bem curto e acho que todos deveriam lê-lo. É um livro importante.

booksz 15/04/2021

"Reconheci o sentido da palavra alegria: é quando o mundo inteiro cabe no olhar da gente. Se soubesse teria dito para o João, mas só agora descobria."
nicolemuzitano 10/06/2021minha estante
PARAAAAA VOU CHORAR

Larissa 30/12/2022

Muito, muito bom
Esse é um daqueles livros que te faz ficar muito pensativo desde as primeiras páginas.

Eu estava comendo um pedaço de bolo enquanto lia e acabei perdendo a fome. É muito triste que ainda exista a escravidão.

O melhor do livro é a mensagem de esperança. Apesar de tudo, há um "feliz" no final. Vale a pena ler.
ð|thayssinha 22/01/2023minha estante
Que bom que gostou

Lety.Ellen 09/02/2023

Um livro que nos traz reflexões
É uma história que te emociona e ao mesmo tempo te faz pensar em todas as pessoas, crianças, jovens e adolescentes que vivem essa realidade e não tem uma segunda chance

_Manuzzzzz 29/01/2023

Triste e realista
Eu gostei muito deste livro, minha professora de português no sexto ano passou esse livro para lermos na época. Ele ajuda a mostrar a realidade do dia a dia que muitas pessoas são obrigadas a ter somente pela cor da pele. O livro conta a história de um menino chamado Antônio, que junto com seu amigo, foi levado para trabalhar como escravo( sem saber ) com a esperança de ajudar financeiramente suas famílias que eram pobres. É um livro triste, porém realista, foi uma leitura rápida e que rendeu muitos choques de realidade e ensinamentos.