A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

rayssa b 18/03/2023

Que livro esquisito, consegui entender o significado do livro e achei muito interessante, mas n deixa de ser esquisito ???

My skin 11/01/2024

Metamorfose
O cara se transforma em um bicho e queria que a família ligasse com ele até o fim como se a vida deles não importasse em 🤬 #$%!& nenhuma. Eu acho que o final foi o melhor para todos e que em nenhum momento a família foi vilã de algo.
Sarah587 11/01/2024minha estante
Releia

marina 11/01/2024minha estante
fiquei curiosa

Beirão 11/01/2024minha estante
oxe KKKKKKKK nunca achei q alguma vez leria alguém culpando o samsa de ?ter? se transformado em um insecto, to morrendo

Luna.Books 11/01/2024minha estante
Não julgando o cara, mas eu realmente me colocando no lugar da família, não saberia como lidar com um tipo de besouro gigante na minha casa e agir com naturalidade de antes

Luna.Books 11/01/2024minha estante
Sei que ele era a vida da casa, que dava a sustenção. Mas mesmo assim, acho que seria demais uma situação dessa na cabeça de qualquer ser humano

urbenave 11/01/2024minha estante
Esse comentário é uma verdadeira aula involuntária sobre a obra? rs

cmMachado 11/01/2024minha estante
Mas o Samsa se importou com eles ao ponto de se sacrificar até em um trabalho horrível pra ajudar a família, o que na minha opinião não era uma total responsabilidade dele pagar as dívidas

Lua 08/11/2022

No começo não entendi nada e no final foi igual no começo
Não entendi nada do que estava lendokkkk,mas não é ruim não viu...
achei que foi meio "encheção de linguiça" ali pelo final.
Karine.Florencio 08/11/2022minha estante
Cara, tem nem como achar ruim de algo que não se entendeu, né não? ? adorei a resenha, esclarecedora hahahahahahaha

Cristiane 08/11/2022minha estante
Amei o título da resenha!!
Eu Tenho que ler esse livro, mds

Natália 08/11/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkk

Gabriel 31/03/2021

Sobre o valor e o reconhecimento que temos numa sociedade.
"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso." O livro começa de uma forma direta e tudo o que ocorre na história é desdobramento desse acontecimento. Um ponto muito interessante é que a falta de uma explicação sobre o ocorrido não desfaz a verossimilhança do livro, pois o autor é tão genial que descreve uma situação que consegue ser, ao mesmo tempo, absurda e realista.

Uma leitura rápida e profunda, provocadora e instigante. Ler "A Metamorfose" é saber que a história não fica só no papel: entra na sua mente e te faz pensar em mil e uma interpretações diferentes.

Nana 28/11/2022

Um livro sobre a sociedade.
O começo te dá uma sensação de estranheza, você não sabe como interpretar ou o que exatamente o livro quer passar, mas mesmo assim continua pq desperta a sua curiosidade. Durante a leitura eu fui capaz de pensar em várias coisas e causas, possíveis finais e porquê aquilo estava acontecendo, e todas estavam erradas. A explicação do final consegue deixar o livro mais completo e te dar uma luz do tipo: "então é isso". Confesso que quase chorei no final dele, coisa que quando comecei a ler, não achava que seria possível.

felipediego 24/04/2022

A Metamorfose: Inseto Onírico
Publicado em 1915, Franz Kafka nos presenteia com esta rica obra, de uma complexidade enorme. Amargura, soturnidade e conjecturas estão presentes no livro. Conta história de Gregor Samsa, que acorda tendo uma metamorfose, que transforma por completo sua trajetória. Quem nunca sentiu o peso e dor de uma Metamorfose na vida, irá sentir, pois é uma realidade que o ser humano vive quando se sente desconexo do seu entorno, ou quando sente que não agrega mais naquele meio e naquela sociedade. Gregor simplesmente se tornou a repúdia do próprio cotidiano, e no fim se tornou o repúdio dos que o cercavam.

O peso metafísico da obra sobressai a imaginação do empírico. Por isso muito se conjectura a respeito de qual inseto se tornara Gregor Samsa, mas minha opinião difere da padrão, inclusive no meu ciclo de amizade. O inseto era Gregor; Gregor era um homem, um homem que não se reconhecia mais na sua existência. Um homem que precisou carregar um peso indesejável, porém necessário para um fim não feliz, mas sem volta. O inseto era a Metamorfose.

mariana 14/12/2022

e do que sufocamos?
"sufocamos quando tudo o que parece nos incluir, nos 'globalizar', nos unir acaba por nos apartar, separar, expulsar, impedir. sufocamos quando não cantamos mais juntos. quando não dançamos mais juntos. quando não falamos mais juntos. quando odiamos uns aos outros e não odiamos juntos o que nos aflige.
quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos."

não consegui sentir outra coisa se não nervoso e agonia o livro inteiro. acho que era essa a intenção, não é?
Kauan donizetti 14/12/2022minha estante
Vou ler logo mais.

franquin 14/12/2022minha estante
acho que essa era a real intenção do livro kkkkk

Karen 18/11/2022

Nojento
Eu não gosto muito de barata então já foi muito ruim isso. E mais ainda a professora mostrou três vídeos sobre o livros em forma de HQ e foi muito ruim a minha experiência
corvinha 18/11/2022minha estante
tadinha kkkkkk

Laerte.AlcAntara 18/11/2022minha estante
Essa é a hq??

Madu 18/11/2022minha estante
Nossa kkkjjkk eu amo esse livro kkkk

i2jouki 18/11/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Fabio Shiva 12/11/2023

Como ler cinco vezes o mesmo livro... e ler um livro diferente de cada vez!
Eu ainda era adolescente quando li “A Metamorfose” de Kafka pela primeira vez. Analisando hoje, imagino que essa leitura foi cercada por expectativas (errôneas) sobre como deveria ser a história de um homem que se transforma em uma barata gigante... Por essa época, viciado nas emoções adrenérgicas das histórias de horror, eu tinha Stephen King como um verdadeiro rei dos escritores, e certamente li a célebre novela de Franz Kafka usando a régua de “Carrie”, “O Iluminado” e “O Cemitério” para medir o meu nível de satisfação com a leitura. Inevitavelmente, saí frustrado, achando a narrativa insossa e sem entender porque era celebrada como um clássico da literatura mundial.

Por isso mesmo é que não me conformei (graças aos deuses da literatura) com essa primeira opinião. Dois ou três anos depois, decidi ler “A Metamorfose” novamente. Dessa vez aconteceu o fenômeno contrário: eu esperava uma história “sem sal”, e acabei ficando impressionado pelo impacto que essa segunda leitura me causou. Entre a primeira e a segunda leitura, caminhei um bocado, enriquecendo minha bagagem literária com Aldous Huxley, George Orwell, Hermann Hesse e, obviamente, outros textos famosos de Kafka, como “O Processo”. Por isso, creio, pude apreciar um pouco melhor a qualidade e a potência de “A Metamorfose”.

Gostei tanto que, pouco tempo depois, quis ler o livro pela terceira vez. E dessa vez foi que realmente senti de fato como “A Metamorfose” é uma história existencialmente apavorante! Da terceira vez que li, achei a saga de Gregor Samsa muito mais assustadora que qualquer história do Stephen King.

E caminhei mais um tanto e, dentre as tantas leituras que fiz, uma me marcou especialmente: “A Paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2012/10/a-paixao-segundo-gh-clarice-lispector.html). Seguramente um dos livros mais instigantes que li na vida, com seu inescapável aforismo:

“Eu sabia que o erro básico de viver era ter nojo de uma barata.”

Claro que o diálogo com “A Metamorfose” era inevitável, e acabou gerando em mim um poeminha:

A NAMORADA DE FRANZ

Enxergar a barata
em si mesmo
e compor um belo poema:

isso faz de você um Kafka.

Enxergar na barata
um portal
para o Si mesmo:

é o que transforma em Clarice.

E foram tantas reflexões provocadas por essa leitura de Clarice, que vi que tinha mesmo que ler mais uma vez (a quarta!) esse incrível livrinho do Kafka. Pois então, dessa vez fiquei tão apavorado com a leitura que tive medo de ir dormir e acordar metamorfoseado. Não estou exagerando. A quarta leitura de “A Metamorfose” chacoalhou minha conexão com a realidade.

Acho que mais de quinze anos se passaram. E um belo dia encontrei um exemplar de “A Metamorfose” no Cantinho dos Livros da pró Nélia (espaço para doação e troca de livros aqui no Mercado Municipal de Itapuã). E então pensei, por que não? Estava na hora de ler o mesmo livro pela quinta vez. Com a exceção da “Autobiografia de um Iogue”, de Paramahansa Yogananda (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2022/07/ler-yogananda-e-saber-que-nao-ha-amor.html), nunca li o mesmo livro tantas vezes. Cheguei a ler umas três vezes vários de Agatha Christie e recentemente li pela terceira vez “O Lobo da Estepe”, de Hermann Hesse. Mas não lembro de nenhum outro livro que eu tenha lido quatro vezes, que dirá cinco!

Pois então, essa quinta leitura me surpreendeu completamente (mais uma vez!). Eu estava curioso para saber se sentiria novamente o medo intenso que experimentei das duas leituras anteriores, mas o sentimento dominante agora foi a compaixão. Senti muita pena de Gregor Samsa e, por tabela, tive muito dó de nossa condição humana, de nossa sociedade tão enferma, de tanto potencial humano desperdiçado em tantas insanidades inúteis a que damos tanto valor...

Nessa quinta leitura constatei, consternado, que se metamorfosear em uma barata é até uma atitude sensata, diante das circunstâncias... E mais até, talvez mesmo um destino inescapável para um ser humano que se esforce o suficiente para “se adaptar” e “se encaixar” em um mundo tão doentio...

Por outro lado, curiosamente, saí dessa quinta leitura com a impressão de que não é o texto em si que faz de “A Metamorfose” uma obra tão pungente. Acho que é a ideia em si, de um homem acordar transformado em barata, que é tão poderosa, mais que o modo como Kafka conta essa história. É meio como o “Frankenstein” de Mary Shelley, uma ideia que incendeia a nossa imaginação, talvez por estar ancorada em um arquétipo moderno, que por si só vai se perpetuando no imaginário coletivo.

Seja como for, espero não ter que ler esse livro por uma sexta vez...

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/
Uedison Pereira 17/01/2024minha estante
Vdd... Também já cheguei a ler uns livros umas cinco vezes ao ponto de não me esquecer da última página? Quando tinha uns 14/15 anos era fissurado em Sidney Sheldon. Li tudo que ele tinha disponível no Brasil. E "Se Houver Amanhã" me fascinou à época. Hoje nem tanto... Mas nunca me empolguei com seus juvenis.

Fabio Shiva 19/01/2024minha estante
Salve, Uedison! Eu também gostava muito de Sidney Sheldon, pretendo reler mais algum dele!

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 30/06/2020

Sem palavras (baratinha)
Essa vai ser a resenha mais rápida que vou fazer nesse site.

Não tenho nada de ruim pra falar desse livro. Poucos conseguem essa proeza. Kafka é Genial.

(leiam Yamesh)

Renata 19/04/2021

Excelente! da mesma maneira que guardo em minha memória, desde a primeira vez em que li, em 2017.
Com Kafka viajamos.

Felipe.Torres 28/03/2022

Tem sua mensagem...
Fui ler o livro com expectativa alta por ser uma obra clássica de Franz Kafka, talvez esse tenha sido o motivo de eu achar o livro bem mediano.

Acredito que várias interpretações podem ser tiradas desse livro, que é bem aberto as mais diversas ideias pós leitura.

Uma delas e a que mais achei sentido foi o fato de retratar que a pessoa só possui valor quando tem algo pra dar. Quando você não pode contribuir te enxergam como um nada.

Nesse sentido achei um propósito no livro, porém não curti tanto a grande liberdade de interpretações que a obra possui.

É um livro bem curto que vale a leitura para que você possa tirar suas próprias conclusões.
mpettrus 29/03/2022minha estante
Depois de ler sua resenha me bateu uma dúvida sobre embarcar ou não na leitura desse livro do Kafka porque eu também tenho altas expectativas sobre ele. Enfim, verei o que faço?..

Babs 05/10/2021

Livro super rapido com linguagem fácil, para ler em uma tarde a aumentar a lista de classicos lidos kk

Dominique 03/08/2009

Diferente de tudo o que já li...
Estou acostumada a ler um livro e obter as respostas para minhas indagações no final da leitura. Com "A Metamorfose" foi diferente, eu acabei a leitura e milhares de indagações ficaram voando livres na minha mente.

Temos a história de Gregor Samsa que acorda um belo dia e descobre que virou um inseto (presumo uma barata). Ao invés de se preocupar com seu novo estado, ele se preocupa com a temível demissão que teria se não fosse para o trabalho e com o conforto da família, caso fosse demitido. Sua família quando descobre seu estado atual é tomada de repulsa e o excluem da vida familiar. Gregor tem que passar por todas as fases da transformação com suas dificuldades e descobertas sozinho.

Três coisas me chamaram atenção nesse livro:

* A repulsa e a negação de sua família em aceitá-lo como ele era na sua forma atual. Eles apenas viram o exterior de Gregor, não levaram em consideração que apesar de tudo, ele ainda existia dentro daquele ser.

* Seu conformismo anterior a transformação de Gregor e como as dificuldades haviam modificado o ritmo da família levando-os da apatia/prostação para a ação.

* Ao relatar seus medos, dúvidas, desejos, sofrimento, percebemos que a mudança interior de Gregor após a transformação é grande. Ele transpassa todas as fases até chegar a aceitação do que ele tinha se transformado.

Finalmente, a solidão humana é também um dos ítens a ser destacado. As dificuldades e medos que Gregor enfrentou, poderiam ter sido atenuados com a ajuda da família.
Lindenberg 11/08/2009minha estante
Muito boa resenha menina. :-) Quero ver as próximas para os outros livros de Kafka.

Vivi 11/08/2009minha estante
Um dia eu escreverei tão bem quanto você :)

Erika 15/10/2009minha estante
Simplesmente excelente sua resenha. Confesso que li A Metamorfose há muito tempo e não me lembro de tantos detalhes, mas seu texto fez-me ter vontade de relê-lo.Bem, acho que vai gostar desse texto: http://scienceblogs.com.br/100nexos/2009/10/o_segredo_de_gregor_samsa.php Beijos

Karine Coelho 02/08/2010minha estante
Tive que ler sua resenha pra contar pra minha vó. Ela quase morreu quando eu falei que vc tinha amado! E ela disse que se eu gostar ela me mata! Rsrsrs.

Luan 06/03/2011minha estante
Boa resenha? Só contou o óbvio. Nada de especial. Esquece elementos importantíssimos para a ANÁLISE, como a vida burocrática e a visão do trabalho de Kafka, a crítica à sociedade e à economia expressa na obra e outros pormenores. Isso está mais para um resumo disfarçado de opinião.

Matt 24/03/2011minha estante
Ótima resenha :)

Goth0 23/02/2012minha estante
SPOILER!!!!!! Eu não acho que ele realmente aceitou o fato de ser transformado em inseto, tanto é que ele nem se considera como tal. Eu vejo a aceitação dele como a aceitação de que a familia não o queria mais.

Nando 16/09/2015minha estante
Dominique, eu também imaginava que Gregor havia se transformado em uma barata, e é o que ficou aceito por aqui, mas alguns livros citam o protagonista como um besouro, mas não muda muita coisa imagino.

Monique 10/01/2022

Gostei muito da história, mas não gostei da edição. 20% do livro é só comentário sobre o livro, e me interessei por ele só por ser curto. Mas gostei das ilustrações e me surpreendi bastante com a escrita do autor.