O Cavalo Amarelo

O Cavalo Amarelo Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Cavalo Amarelo

Liu 13/10/2023

Me deu um pouco de sono esse comparado aos outros dela só tive uma leve animação quando anunciou o assassino que óbvio que não tava esperando

Gabriel.Oliveira 21/09/2023

Agatha sempre entrega
Mais uma leitura divertida da Agatha Christie!

Os personagens e a ambientação das histórias dela são sempre agradáveis. Também é digno de nota o ritmo que ela imprime e o suspense sobre quem cometeu o crime e como as coisas aconteceram. Neste sentido, esse livro não é diferente dos outros que li da autora.

Um diferencial do Cavalo Amarelo é a dúvida que a Agatha coloca na nossa mente sobre como ocorrem as mortes na história, pois existe um grande apelo para um lado mais mágico e místico que contrasta com os crimes sempre práticos e explicados minuciosamente que vi em outras obras da rainha do suspense. Achei muito bacana essa dicotomia e o final me foi satisfatório.

Apesar de ter até gostado do final, tem um detalhe que leva a ele que achei difícil de engolir: a personagem Ariadne Oliver (escritora famosa que aparece em outros livros) dá uma dica que resolve tudo completamente do nada. Completamente é meio forçado da minha parte, OK, mas o modo como ela dá a dica e como a "descobre" também são forçadíssimos.

A participação da Ariadne como um todo é meio esquisita. Dá a impressão de que ela foi empurrada na história. Mas mesmo assim é um livro divertido e que merece ser lido.

Recomendado para quem quer começar a ler romances policiais e para quem já é fã do gênero!

Roberto329 03/09/2023

Excelente livro!

Um sacerdote ancião é assassinado em um subúrbio de Londres. Um crime aparentemente comum. Porém, um papel escondido no sapato do morto desperta a atenção do inspetor Lejeune: uma lista com nomes de pessoas que aparentemente haviam morrido de causas naturais e outra relação de vítimas potenciais.

Andrea.Garcia 02/09/2023

Rainha do Crime
O que dizer dos livros da Agatha, simplesmente adoro!!!
Nesse livro não contamos com a presença dos famosos detetives, Hercule Poirot e Miss Marple, o que não diminui em nada os elementos únicos encontrados na escrita da autora.
O Livro é narrado pelo personagem Mark Easterbrook e contamos com a presença da personagem Ariadne Oliver que enriquece muito a narrativa.
Um livro repleto de mistérios a serem investigados com um toque de assuntos místicos e sobrenaturais, o que deixou tudo mais interessante.
Recomendo a leitura.

Gloria.Araujo 13/08/2023

O Cavalo Amarelo é uma obra curta, de leitura muito prazerosa e que mexe com situações ainda mais difíceis de se nomear e descobrir antes que a autora faça a revelação definitiva. Uma fantástica brincadeira com o sobrenatural, mas sem perder a essência da Rainha do Crime.

Rafael1218 07/08/2023

O livro foi muito divertido, os momentos de investigação e de ação foram menos tensos do que eu pensei.
O livro se apega aos personagens, tanto é que aqui tem milhares de diálogos bem curtos e alguns sem relação com a história, entretanto todos são muito carismáticos e agregam bons e essenciais momentos apesar de suas aparições curtas.
O mistério foi bem mixuruca, mas ele se salva por todo trabalho que levou para resolvê-lo, algo simples porém complexo, típico da Agatha.
Existem livros melhores com temáticas e estruturas parecidas, mas esse sem dúvida se destaca unicamente pelo humor.

Renata 07/08/2023

Mais um livro em que Agatha Christie me engana direitinho. O livro tem uma leitura bem fluida e que te prende. Você não vê a hora de ler a próxima página.

Fernanda631 31/07/2023

O Cavalo Amarelo
O Cavalo Amarelo foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em 6 de novembro de 1961.
“O Cavalo Amarelo” é um livro que não conta com a participação de nenhum dos personagens mais conhecidos dos leitores de Agatha Christie (apenas rápidas aparições da escritora Ariadne Oliver). Ao invés de Hercule Poirot, Miss Marple ou Tommy e Tupance, quem protagoniza e narra a maior parte desta história é Mark Easterbrook, um escritor que não tem se sentido muito inspirado a trabalhar em seu livro e se envolve na investigação das mortes da lista.
Quando se pensa em Agatha Christie, logo se pensa em alguns clichês que aparecem nas obras da escritora, como investigações intrincadas, com muitos suspeitos e detetives que muitas vezes são mais importantes do que os casos que eles investigam. Entretanto, O Cavalo Amarelo é uma obra bem diferente.
Algo que diferencia este da maioria dos livros de Agatha Christie é a tentativa da autora de flertar com o sobrenatural. Tendo sido escrito em 1961, quando Agatha já tinha 71 anos e mais de 60 livros no currículo, é de se compreender que a autora quisesse tentar algo novo (tendo a certeza de que, mesmo se desse errado, não seria isso que mancharia seu legado). Assim, Agatha pega elementos como feitiçaria e credulidade e usa à la Agatha Christie. Com isso, não entrega para o leitor o seu melhor livro, mas ainda assim uma aventura divertida.
Essa não é a história de um assassinato intricado, com vários suspeitos e pistas camufladas, perfeita para que o leitor brinque de detetive e tente desvendar o mistério antes que a Rainha do Crime o revele.
Em O Cavalo Amarelo, o escritor Mark Easterbrook se vê envolvido em uma estranha série de mortes, aparentemente naturais, que só têm duas coisas em comum: sempre alguém lucra muito com cada uma delas e os nomes dos falecidos constam na lista redigida pelo reverendo Gorman na noite em que foi assassinado.
Uma mulher à beira da morte chama um padre para se confessar. Algo terrível é revelado e o padre faz uma lista com nomes. Porém antes que possa falar com alguém, ele é assassinado.
A lista deixada, não é uma lista qualquer, já que vários nomes escritos ali são de pessoas que haviam morrido há pouco tempo. Além dessa informação, em um vilarejo próximo, há o "Cavalo Amarelo", habitado por três senhoras tidas como bruxas do local e que dizem ter poderes de feitiçaria.
Mark então entra em contato com um lugar chamado O Cavalo Amarelo, uma casa onde supostamente, vivem essas bruxas, que fazem rituais de magia. Ele logo chega à conclusão de que as bruxas são responsáveis pelas mortes que vêm assolando a cidade.
O Cavalo Amarelo também parece trabalhar com uma trama mais ampla, uma vez que ele começa com a morte de uma mulher que acabou de se confessar para um padre e com o assassinato desse padre logo em seguida. Logo são apresentadas ao leitor uma série de outras mortes, que nem parecem ter ligação.
Não somos apresentados a todos os personagens ou pelo menos aos que são suspeitos. Os personagens vão aparecendo conforme é necessário à trama e, nesse sentido, O Cavalo Amarelo soa muito mais como um livro policial mais moderno ou um noir. No topo de tudo isso, o livro ainda adiciona uma trama que aparentemente é sobrenatural, já que tem bruxas e rituais que elas praticam.
No entanto, O Cavalo Amarelo ainda é um livro de Agatha Christie e tem alguns aspectos que são típicos das suas obras e que sempre atraem seus fãs. O livro ainda acompanha uma investigação, mesmo que ela traga elementos diversos dos que normalmente aparecem nas obras da autora.
Os métodos de investigação também são relativamente parecidos, mesmo que o detetive desse livro não seja o mesmo dos outros. Claro que Mark não tem o mesmo humor e nem a mesma inteligência ou as técnicas de Poirot, por exemplo, afinal, ele nem é um detetive profissional, mas sim, um escritor que se interessa pelo caso.
Christie também coloca uma série de personagens que aparecem em outros livros, como Ariadne Oliver, o Coronel Despard e sua esposa Rhoda Dawes, que aparecem em Cartas na Mesa, Dane Calthrop que aparece em A Mão Misteriosa, Mrs. Lancaster, personagem de Um Pressentimento Funesto é mencionada nesse livro e um evento de A Extravagância do Morto também é citado.
Por isso O Cavalo Amarelo tem potencial para agradar quem já é fã de Christie e quem ainda não conhece muito da autora.

Manoela 18/07/2023

Gostei bastante
Matei a saudade que estava dos livros da Agatha, gostei bastante desse, no início fiquei um pouco confusa com a quantidade de nomes para gravar, mas depois ficou mais fácil. Uma leitura leve e gostosinha de se fazer.

Victoria 17/07/2023

Não sei se por culpa da escrita ou tradução mas o livro soa confuso e não como outros da mesma autora, o que infelizmente não me permitiu aproveitar a leitura.

Valentina 13/07/2023

Um dos melhores livros da Rainha do Crime
O Cavalo Amarelo, da gênia Agatha Christie, apresenta um caso envolvendo o sobrenatural investigado pelo inspetor Lejeune e o escritor Mark Easterbrook. Mrs. Davis está prestes a morrer e clama pela oportunidade de confessar seus pecados ao padre, que anota em um papel os nomes da história contada pela moribunda. Porém o padre é assassinado e seus bolsos são revistados à procura do papel, que só é encontrado pelo médico legista dentro do sapato do religioso.
Após o ocorrido, Lejeune e Mark percebem que todos os nomes da lista morreram em circunstâncias convenientes para seus parentes, logo, chegam ao antigo pub "O Cavalo Amarelo", que possue a fama de fazer desaparecer as pessoas indesejadas a partir de bruxaria e indução.
A trama mistura as atmosferas mágica e cética durante as investigações, levantando muitas hipóteses e possíveis suspeitos, mas é claro que o final é tipicamente surpreendente.

A ambientação feita por Christie é perfeita, o livro transborda cultura e conhecimento, os personagens são desenvolvidos de um modo diferente ao recorrente nos livros da autora, pois ocorrem aproximações amorosas e a vida pessoal do protagonista também é explorada. Recomendo muito esse livro, é um dos melhores que já li dela, contendo uma investigação direta e interessante.

beenary. 12/07/2023

Tem uma conclusão satisfatória, mas com certeza não é dos melhores da Agatha. A linha que ela cria entre o imaginário e a lógica é interessante, mas não me prendeu. É um livro relativamente curto, e mesmo assim minha experiência foi a de uma leitura arrastada, às vezes até tediosa. Se você estiver acostumado com os plots da Agatha, talvez as coisas não te peguem tão desprevenido quanto deveriam neste livro.
Lucypher0 12/07/2023minha estante
divaa

Ju :) 10/07/2023

O Cavalo Amarelo.
Esse é o tipo de livro que não tem sua consagração, mas que merecia mais fama. O Cavalo Amarelo tem vários personagens, não recomendo pra quem tá começando a ler Agatha Christie, porquê pode ocorrer do leitor ficar confuso. De qualquer forma, bom livro.

emiliapsouza 02/07/2023

O crime como negócio.
"Não vamos entrar na conversa da modernidade que diz que o mal não existe. O mal existe, sim. O mal é poderoso. Às vezes, é mais poderoso do que o bem. Ele existe e é um fato. Tem que ser reconhecido e combatido a todo custo. Do contrário, mergulharemos nas trevas."

"O Cavalo Amarelo" é um romance policial incrível, cheio de quebra-cabeças intrincados e enigmáticos. O homicídio brutal de um padre, doenças misteriosas e velhas bruxas, se unem numa história repleta de nuances, onde os personagens precisam de muita astúcia para descobrir tudo o que está colocando a vida de pessoas inocentes em risco.

Eu adorei essa história! Confesso que o início não me prendeu tanto, mas depois a história começou a ficar mais interessante e animada! A frase "o crime como negócio" ilustra bem a maneira como Agatha quis representar o crime neste livro. Além disso, ela também trouxe temáticas sobrenaturais, explorando também a pulsão de morte e sugestões psicológicas. Gostei muito.