Em Busca do Sentido da Vida

Em Busca do Sentido da Vida Augusto Cury

Resenhas - Em Busca do Sentido da Vida

GabyyAlmeida 15/10/2022

Em Busca do Sentido da Vida
O professor Júlio Verne é muito famoso, na sua época, por seus detalhados conhecimentos sobre a história da segunda guerra mundial e o holocausto. Então ele é selecionado para participar de um projeto, ultrasecreto, dos governos dos países mais ricos do mundo. Esse projeto consiste na criação de uma máquina do tempo, e depois o brilhante professor terá viajar, voltar no tempo, para eliminar o grande vilão da segunda guerra e do holocausto: Adolf Hitler. Mesmo com as objeções e preocupações de sua esposa muito inteligente, Kate, dizendo que ele não era um deus para salvar o mundo, ele enfrenta essa perigosa missão.
E assim, o livro descreve essa loucura dos militares, e cientistas, que é cheia de desafios e que faz muito mal a saúde física e mental de Verne. E nessa jornada o leitor aprende muitos detalhes da história e muitos conhecimentos de psiquiatria que enriquecem e mudam sua visão de mundo. O que me prendeu mais a leitura não foi, nem tanto, o resultado do experimento, mas sim o caminho, a incrível capacidade de ter esperança mesmo estando no fundo do poço de Júlio Verne.

Marcelo 03/01/2014

em busca do sentido para o livro
livro ruim!!! acontecimentos sem explicaçao!! exemplo: quando Julio Verne consegue entrar na sala secretario polones. Apesar do autor dizer que o local é muito bem vigiado o personagem entrar usando de uma "expertise", mas não explica qual foi a tal expertise!!
o tal bilhete que apareceu do nada e o qual, o protagonista, usou para provar sua ida ao passado. E o mais dificil os cientistas fizeram que foi criar a maquina do tempo e aí quando alguem retorna eles duvidam e chegam a duvidar da insanidade do viajante!!
O pior foi ler que o professor era hábil em furtar alimentos, roupas, comidas e dinheiro, mas o livro nao dá detalhes disto e fala sério habil em roubar alimentos?...assim ate eu escrevo livros!!
O livro tem uma linda e pertinente mensagem a passar para quem ler, mas a historia que envolve este recado valioso as pessoas poderia ter sido melhor escrita!!!
diaspatrici 28/01/2014minha estante
O bilhete apareceu antes de ele entrar pela primeira vez na máquina, mas ele não quis mostrar à sua esposa.
A dúvida era porque ele entrava e saia em um minuto e dizia ter vivido vários meses.
É verdade que o livro tem vários erros, principalmente de edição, porém ele não foi 100% ruim, eu gostei. Confesso que gostei mais do primeiro e esperava um final melhor.

Urbano.Aires 10/12/2021

É um romance, mas que me faz refleti muito sobre minha vida e como a educação pode sim mudar o mundo.

iwhendria 13/07/2023

Confesso que não estava esperando um livro tão bom e que me fizesse refletir tanto, porém paguei a língua e com toda certeza me fez ter novas visões e pensar de uma maneira diferente.
Em busca do sentido da vida aborda sobre um professor de história que viaja no tempo com a intenção de impedir que a segunda guerra aconteça e todas as outras atrocidades cometidas pelo na*i*mo. Viajei com ele, chorei relembrando todas as atrocidades, torci para que desse certo e desejei que todos acreditassem nele quando ele voltava da viagem. Enfim, 5 estrelas + aprendizados que vou levar pra vida.
Acho que todos deveriam ler esta obra, é didática e apresenta visões que te fazem refletir e ficar horas pensando nisso.

Prof Alex 03/04/2022

Livro de coach
Livro bom para que curte coach. Gosto dos livros do Cury mas ele querendo misturar ficção com análise psicológica de Hitler mais valeria a pena ele ter escrito um livro de não ficção. Ele tenta criar ação mas de maneira que se torna apelativa dentro da trama. O primeiro era melhor.

sofirl 16/10/2021

Resumindo, o livro fala sobre um colecionador de lágrimas e esperanças Júlio Verne. Ele viaja no tempo para acabar com a Segunga guerra mundial.
A história é linda, o autor escreve super bem e tem muitas frases que te fazem refletir. Enfim, eu amei e super recomendo:)))

susiesnows 10/12/2022

Em busca do sentido da vida (? 4.5)
Ninguém fala muito sobre esse livro, mas eu o guardo com carinho em meu coração. Foi um dos primeiros livros que li, além de ter sido o primeiro livro físico que comprei, o que foi algo realmente importante para mim. Bom, sobre este livro nacional maravilhoso. É uma ficção sobre a segunda guerra mundial, um professor de história volta no tempo na missão de eliminar Hitler e impedir a segunda guerra mundial. É um livro muito inteligente e bem estruturado, fiquei obcecada por ele, tanto que o li três vezes! Eu o amo, Julio e Rodolfo são incríveis, é um livro realmente emocionante e um tanto confuso. Mas te faz refletir e pensar, grifei inúmeras frases e com certeza é meu livro com mais Post-its. Provavelmente o lerei novamente em breve.

Lara 24/06/2020

Neste livro que é o desfecho da história do o colecionador de lágrimas Júlio Verne nos mostra que uma boa educação pode salvar milhares de vidas.
E que mesmo hoje em dia pode haver outros "hitlers" por aí.

Karina 30/05/2020

Em Busca do Sentido da Vida é um livro de ficção, entretanto, faz análises sobre a mentalidade e comportamento de Adolf Hitler. A obra trata de um professor de História e psicólogo que é selecionado para entrar em uma máquina do tempo e varrer Hitler da história antes de as atrocidades comandadas por ele existirem. O projeto da máquina do tempo é militar e assim, a meta é: matar Hitler quando ainda era uma criança. O professor volta no tempo em diversos momentos e sempre fracassa na missão, até que finalmente consegue chegar ao período da infância do ditador e então tenta outro caminho: usando a educação como forma de mudar o mundo. Nas vezes em que fracassou na missão, ele sempre chegava em períodos de tempo em que todo o sofrimento causado por Hitler já havia se iniciado. Nessas viagens conheceu e ajudou judeus, alemães que eram contra essa forma de governo e essa "limpeza racial", foi parar em campos de trabalhos forçados e foi espancado diversas vezes. No decorrer do livro fica muito exposta a personalidade do tirano. O autor faz análises das características através de falas de psicólogos e psiquiatras dentro do livro, sempre indicando que a humanidade infelizmente pode voltar a se render a sociopatas com boa oratória. Por fim, quando resolve não cumprir o combinado do projeto que era de matar Hitler e ao invés disso ele tenta ajudar acurá-lo psicologicamente, é que o plano da certo. Infelizmente não ajudando a mentalidade da criança, mas em uma outra parte da viagem em que tentou convencer um recrutador da Escola de Belas Artes de Viena a aceitar Hitler como seu aluno (ele não havia aceitado por considerar Hitler com talento mediano e até medíocre), o que foi um dos muitos gatilhos que desenvolveram a personalidade agressiva do ditador. Após essa aceitação do recrutador, o professor volta para seu tempo e então descobre que nunca existiu a Segunda Guerra Mundial e a humanidade vive em paz com as diferenças de cada etnia, ou seja, o projeto foi eficaz.

Ketuly.Silva 14/04/2021

Sem palavras
A forma como esse livro me destruiu no início meio foi diferente, porém ao chegar no fim deu um quentinho no coração ? que valeu a pena cada letrinha lida, eu simplesmente só posso recomendar e desejar boa sorte ! ?

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Esse trás a luz as consequências de uma infância as vezes abandonadas, não que isso seja justificativa, porém mostra q os resultados de coisas q podem transformar uma pessoa, e como os nossos educadores e pais são importantes na nossa formação. Em um futuro irei ler novamente esse livro.

Juno 26/07/2021

um colecionador de esperanças
O sucessor de "O Colecionador de Lágrimas", tem uma vertente ao psíquico e coloca a psicologia do Júlio Verne (e a sua própria mente) em combate. A história se aprofunda numa ficção de fazer querer devorar o livro, desejando saber cada vez mais se Júlio irá ou não ser um herói, através da máquina do tempo. É a mais pura prova de que a educação muda tudo, traz paz, conhecimento, companheirismo, sensibilidade, é o sentido da vida. Sem ela, são números matemáticos, armas, filhos do sistema cartesiano. Não há sentido quando não há educação.

A história se concluiu com uma grande metáfora reflexiva, me enchendo de pensamentos da humanidade. Saber como ela é nos dias atuais, é de dilacerar o coração. Mas enfim, eu estou maravilhado com a história do professor Júlio, que homem sensível e incrível, ético e apaixonado. Jamais vou esquecer esta história, estará marcada em meu aprendizado (e teve muito) assim como também, o motivo de tê-lo lido está marcado em mim. Alguém me trouxe novamente para o mundo da literatura, ok?

"Nossos alunos aprendem a matemática numérica, mas não a matemática da emoção, onde dividir é aumentar: dividir as lágrimas aumenta a capacidade de superá-las."

"Você? nos disse que uma vida sem sentido existencial? é um céu sem estrelas, vazio e frio."

"Sem você, Júlio, minhas manhãs não teriam orvalho, minha emoção não teria júbilo."

"Toda mente é um cofre, não existem mentes impenetráveis, mas chaves erradas."
Diego1127 02/08/2021minha estante
Que livro ?? Depois dessa review perfeita e detalhada é certo que eu vou ler de novo!

Thiago 07/01/2019

Tava num hostel panguando e vi esse livro na estante ao lado de um Paulo Coelho. A disputa tá boa mesmo por aqui, pensei. Fiquei com o Cury. A obra é tão ruim que chega um ponto em que você para de problematizar e só deseja chegar ao final. Resumo rápido: mensagem bonita, escrita sofrível.
Leonardo.H.Lopes 07/01/2021minha estante
Escrita é muito ruim mesmo, diálogos clichês e enfadonhos. Sofrível é uma ótima definição.

TauLima 13/04/2022

Desestabilizada
DESESTABILIZADA é assim que eu me encontro ao terminar esse livro...

Foi uma leitura muito fluída, como eu já amava história foi fácil me prender e saber de todos esses fatos históricos que o professor Júlio sempre colocava foi incrível. Com CERTEZA eu vou ler esse livro de novo e se tornou meu livro favorito da vida.

Esse final foi uma mistura de terror a possibilidade de não ocorrer o que eu queria com o alívio em saber após algumas páginas que aconteceu de uma maneira tão linda e tão leve.

A educação salva e ela sempre salvará.

Juliana2623 04/12/2022

A continuação do livro O colecionador de lágrimas não supera a primeira história mas gostei bastante e recomendo a leitura.