Login
Livros | Autores | Editoras | Grupos | Trocas | Cortesias

O Queijo e os Vermes

O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição

Carlo Ginzburg
Resenhas
Recentes

Edy 29/11/2013

Excelente livro, delícia de leitura, agora entendo porque " O queijo e os Vermes" é um clássico da Microhistória.Como disse anteriormente, impossível não se emocionar com o Menocchio.

Um camponês que lia bastante para sua época, e como ele lia? Como elaborava suas ideias, a partir de suas leituras, e informava que era apenas coisas de sua cabeça, não tinha aprendido com ninguém, era algo sensacional.
A vontade de falar, pregar, explicar suas ideias para o seu próximo em primeiro momento em Montereale, onde muitos não ligavam pra o que ele falava, até o ponto dele afirmar: " Se me fosse permitida a graça de falar diante do papa [...] se depois me matassem, não me incomodaria".
Menocchio estava disposto a morrer pelo que acreditava, queria mesmo era expor sua visão de mundo novo, ideias que só foram permitidas formular graças a invenção da impressa, no qual recebeu emprestados vários livros, no qual leio de uma forma extraordinária que decorava boa parte dos trechos e a liberdade de falar diante do Papa concedida pela reforma protestante.

Tal leitura, levou-me a mergulhar é um processo inquisitório, e perceber através da visão de mundo de Menocchio que é preciso respeitar as diversas crenças e religiões presente nesse mundo.

Antonio Volnei 17/02/2013

O queijo e os vermes
O autor conta nesta obra apenas um dos muitos julgamentos realizados pela Inquisição promovida pela igreja na idade média.
Um homem, um simples moleiro, resolve desafiar os credos que a igreja defende.
O moleiro mostra por meio de argumentos que muitos conceitos como é o caso do casamento são feitos só como uma forma de controle e que este não vem de Deus como diz a igreja.
Esta é uma obra que vale a pena ser lida só pra se ter uma ideia de como os conceitos e opiniões são manipuláveis.

Joachin 01/12/2012

Trata-se de uma importante obra porque obrigou os próprios historiadores a repensarem a escrita da história. Até então, no Brasil, a maioria das publicações, na década de 1980, de história eram repletas de jargões economicistas. Quando esse livro apareceu no mercado, o próprio título possuía uma dimensão literária, poética, pouco comum em estudos tidos como sérios. É importante atentar para esse detalhe. Já a trajetória do moleiro Menocchio; a sua defesa apaixonada pelas ideias que regiam sua cosmovisão da formação do universo e da vida diante da Inquisição e os desfechos dessa história são sempre fascinantes. Uma obra para ser lida e re-lida.

Publicidade

logo skoob beta
"Uma ferramenta como essa pode certamente ser usada por professores para incentivar a leitura."

Jornal do Brasil