Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

nana. 01/04/2024

Odeio homens
A capacidade dos homens de fazer algumas coisas é incrível e esse livro me deixou mais boquiaberta.
livro bem escrito, parece que estamos realmente habitando os pensamentos de cada um dos personagens; seus medo, angustia e memórias são compartilhados com a gente.

Vidal 29/03/2024

"Ouviu as palavras de Carlos, achou bonito o discurso, mas chocou-se com a naturalidade dos presentes. A morte tem nada de natural. Faltava a revolta, o desamparo, o luto de antigamente. Faltava o morrer de amor."

Um livro sobre velhice, sobre a morte, mas sobretudo sobre a vida, perspectiva interessante sobre a passagem da vida, personagens tão reais que chega a ser asqueroso e nojento. Vale a pena a leitura.

Nathinha 28/03/2024

Fernanda Torres, uma mãe.
Um beijo para todas as mulheres desse livro, sofreram demais da conta.

Maria Clara, um acontecimento.

Paula.Zeferino 27/03/2024

Bom livro, gostei da história, gostei dos personagens, mas algumas histórias não me cativaram, foi real e cru, gosto muito disso, boa leitura.

Alediohead 26/03/2024

5 amigos...
Que fogem das responsabilidades de casamento, mesquinhos e que ainda tentam justificar de alguma forma esses comportamentos horríveis, é mole?

ClaraBeatris 25/03/2024

Sóbrio
Obra fácil de ler, apesar da riqueza de detalhes e profundidade de temas. Fala bem sobre a parte mais íntima dos personagens, a psicologia comportamental de cada um. Sem final feliz ou clímax específico, mas muito curioso, surpreendente e perspicaz.

Sandra Silva 24/03/2024

Meu primeiro contato com a escrita da Fernanda Torres, que eu admiro muito como atriz. Gostei bastante da fluidez e de como a leitura é fácil.
O livro retrata a história de cinco amigos, ou melhor, o fim de cada um.
Todos eles são escrotos: machistas, libertinos, traidores?
Pouco antes do fim de cada um, as lembranças de vida, regada a bebidas, sexo e drogas , no Rio de Janeiro da década de 60, são relatadas com muitos detalhes sórdidos.
Apesar dos personagens não serem adoráveis, a leitura me fez refletir sobre as escolhas que nós fazemos ao longo do caminho, e como elas nos conduzem pela vida. Como elas afetam não só a nós mesmo, mas todas as pessoas a nossa volta, principalmente as que mais amamos.

Gabrielle.Freire 24/03/2024

Idade não é sinônimo de sabedoria
Odiei todos os personagens mas é uma interessante leitura sobre pessoas que eu nunca conheceria.
Fiquei em paz em saber que todos morreram (isso não é spoiler o livro é sobre o "fim" de cada um.. tá no título).
A leitura é leve e fluída, o livro é curto mas chegar ao final não é reconfortante, não há moral/aprendizado direto ou descrito. Refleti, contudo, que a vida é isso aí pra todo mundo .. não há manual.. tem quem escolha ser empático tem quem escolha ser um completo ? #$%!& .
Em resumo é um livro sobre o fluxo de pensamento de pessoas desprezíveis, machistas, xenofobicas, egoístas, manipuladoras e tristes, e, apesar de tudo isso foram amadas e acolhidas até o fim.

carolina.soares 19/03/2024

Um livro sobre a vida, a morte, arrependimentos, libertinagem, amargura, ciúmes, inveja... e todos os tipos de sentimentos.
A escrita da Fernanda Torres te leva pra dentro do livro.

"Todos, ali, trocariam mil anos de paz do Senhor por cinco minutos a mais de tortura terrena."

Rafaela 16/03/2024

Os vários fins da vida
#2 Cursivas

"Fim" poderia facilmente ter seu título colocado no plural, visto que ao longo do livro somos apresentados a vários encerramentos de ciclo na vida dos personagens, sejam eles principais ou secundários.

Ambientado no Rio de Janeiro, o livro conta a história das vidas de um grupo de amigos que casa, descasa, mente, trai, vai embora, volta, tudo que uma vida (muito intensa) geralmente tem.

Particularmente eu gostei mais de conhecer as mulheres do livro. Não sei se foi intencional da autora, mas tive ranço de praticamente todos os homens da narrativa.

Recomendo se você deseja uma leitura vida real, com direito a romance, reviravoltas e algumas risadas.

Iury40 16/03/2024

A morte crua
"Fim" de Fernanda Torres é sobre a morte. Experimentei uma leitura rápida nessa obra. Torres escreve de uma forma direta, crua, sem romantismos ou porquês. A narrativa que se estabelece entre os capítulos nos permite enxergar a história na versão do morto e do vivo. As situações ordinárias (ou nem tanto comuns assim) da vida dos personagens nos faz rir e se chocar. No fim, entendemos que o "Fim" é sobre a vida também. E mais: é sobre estarmos todos no caminho para a próxima eternidade.

Gaby Vidal 11/03/2024

O livro me prendeu bastante pela curiosidade em saber sobre a vida, e morte, dos 5 amigos retratados em cada capítulo. Achei interessante a autora ter usado vários pontos de vista da história de cada um.

Dani 09/03/2024

No princípio era o verbo
Desde o início do Fim (perdão, não resisti a fazer trocadilhos com o nome durante todo o período da leitura), soube que estava fisgada. O estilo de escrita da Fernanda Torres era o que eu imaginava que ela poderia entregar e fico muito feliz por isso. É humor, é sarcasmo, é romance ao extremo, é tragédia, é sacanagem, é realidade... É fácil entender como o livro pode virar audiovisual, mas ele é totalmente autosuficiente como obra literária.

O meio ponto que tirei foi do FIM (de novo, desculpa), eu imaginava um caminho mais dramático e fanfiqueiro. Foi ok, mas acho que outras posibilidades iam deixar lá em cima.