Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

cammealves 07/03/2024

Livro que desperta humor e asco
Conta-se o fim dos personagens, desenvolvendo as histórias de vida deles, sem pintar retratos bonitos só porque chegou o fim.

Um livro para rir e se sentir enojado. A autora é certeira e não mede as palavras para descrever um grupo de amigos, que representam toda uma geração, talvez.

Carregado de um humor ácido, o livro possui uma narrativa que prende e faz a gente querer descobrir como se passaram as circunstâncias a partir da visão de cada um dos personagens principais.

A narrativa da autora não poupa detalhes, por mais sórdidos que sejam; detalhes tanto das situações como dos sentimentos dos personagens. Coisa que deixa a gente meio confuso querendo odiar a safadeza e até mesmo crueldade com que eles vivem, ao mesmo tempo em que desperta certa compaixão pelo fim.

Clarissa130 04/03/2024

?Fim? narra a história de 5 amigos cariocas nos momentos finais de suas vidas, trazendo reflexões incríveis sobre relacionamentos, família, envelhecimento e finitude, o ciclo completo da existência. Com uma marcante irreverência e com o uso da primeira pessoa, Fernanda Torres nos faz mergulhar na psique de cada personagem de forma magistral. São personagens complexos, por vezes imorais, que se afirmam através do sexo, da masculinidade, do individualismo e de tantas características detestáveis, gerando um enredo brilhante. É uma leitura fluida que gera inúmeras reflexões acerca do ?fim?, sem cair na mesmice e na melancolia que o tema geralmente provoca.

Vale muito a leitura! ??
6/2024?

Manu 04/03/2024

5 cafajestes no Rio de Janeiro
Adorei acompanhar os 5 cretinos rodando o Rio inteiro, deve ser mais legal ainda pra quem é do Rio e reconhece tudo.

Nunca que ser cretino é defeito, achei todos bem humanos, me divertiram, gostei que no final todo mundo morre.

?Ain spoiler? você já não nasce sabendo que vai morrer 🤬 #$%!& ?

manupst 29/02/2024

Vi a série antes e me interessei em ler o livro.
Fui surpreendida com a escrita da Fernanda Torres, muito dinâmico de ler.
Gostei da maneira que a história foi colocada, parece uma bagunça mas achei bacana os últimos momentos se entrelaçar com cenas da vida. Bom livro !

Will.Leite 29/02/2024

Homens, machismo, morte e muita tristeza
O livro me conquistou já nas primeiras páginas. Amei o modo que foi escrito, que foi narrado.
Histórias de homens, suas juventudes, defeitos, velhices e mortes? um a um.
As histórias, sendo contadas por momentos mais de uma vez, sob perspectivas diferentes, ficou muito bom. Gostei muito do livro a ponto de estar bastante interessado de ver o filme (ou série, não sei rsrs)

Mih 28/02/2024

O fim acontece em vida, às vezes
O livro é bom, não achei excepcional. Do meio pro final pra mim ainda é a parte mais interessante, o texto parece ficar mais fluído - o início é um tanto enfadonho.
São pessoas em busca de algo que às vezes nem elas conseguem dimensionar.

Indrig 27/02/2024

Não temos tempo de temer a morte
Comecei a ler o livro por conta dos comentários do lançamento da série, confesso. Mas, sem dúvidas, foi a melhor escolha que fiz. Foi uma leitura muito proveitosa e que me deixou bastante reflexiva. Sempre que eu parava de ler, ficava lembrando dos personagens e pensando em quais decisões eles iriam tomar. Devido a minha própria ansiedade, tive a proeza de começar a ver a série junto com a leitura e obviamente tomei uma boa dose de spoilers, pois a série começa a contar a história do personagem que é narrado no último capítulo, o Ciro.
Entretanto, ter começado a série em sincronia com o livro me fez refletir sobre as diferentes possibilidades que essa história poderia ser contada e que talvez eu não seria tão impactada apenas pela série, diferentemente do que senti quando li e assisti.
Dito isso e partindo para o livro, gostaria de começar dizendo que a Fernanda tem uma escrita impecável, quase que machadiana no que se refere ao literário e parecida com a de Suassuna no que se refere ao teatro. Gostei de ver a presença da ironia, do sarcasmo, do sadismo em sua escrita, enquanto uma mulher escrevendo na voz de homens, 5 homens! Cada um com sua peculiaridade. Sílvio é um dos mais desprezíveis, mas ainda assim divertidíssimo! Álvaro talvez foi o que eu mais tive dificuldade de me conectar, por ser o primeiro e por utilizar uma linguagem bem formal, pra combinar com seu personagem "certinho" como em: "morte lenta ao luso infame que inventou a calçada portuguesa".
Acho interessante o fato dela narrar as personagens femininas em terceira pessoa ao contrário dos protagonistas homens em primeira pessoa, acho que diz muito sobre suas intenções enquanto escritora e no que ela gostaria de proporcionar ao leitor.
Gostei do final, foi um FIM redondinho e gosto da forma como ela escolheu falar da morte neste livro.
Uma menção honrosa à Gal Costa que está presente na série com a música Divino Maravilhoso:
"É preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte"

Carolina 26/02/2024

Uma corda bamba mordaz
Existe uma amargura jocosa que faz o livro caminhar numa corda bamba que tem de um lado o luto, o desamor, desalento e rancor e no outro lado a irreverência, a loucura, a diversão e a comédia. A saudade pouco resignada traduzida num texto excelente e divertido. Nem vi o tempo passar.

Gabriel Varizi 25/02/2024

Em seu romance de estreia, que me agradou mais do que "A glória e seu cortejo de horrores", Fernanda Torres explora simultaneamente a libertinagem e o sentimento de aprisionamento de cinco amigos da classe média carioca. Ainda que os personagens sejam detestáveis, o leitor constrói, desde o início, um ponto de identificação entre eles: a certeza da finitude. Aqui falo da finitude sobretudo da vida, mas não só, como também amores, paixões, ideais e sonhos. É entre velórios e festas que se encontram essas reflexões tão mórbidas, soltas por meio de distintas vozes narrativas que me prenderam ao longo da leitura. Um ótimo romance de uma baita atriz. A série também vale muito a pena.

em_br 23/02/2024

Por mais que todos tenham sido pessoas horríveis, foi bem
fascinante acompanhar os últimos momentos de cada um e ter conhecimento da vida deles. tô com muito ódio do ciro que maldito
mariars 23/02/2024minha estante
cm q faz p pôr as estrelinhas? Ou são só emojis do teclado?

Flavia_Lo 23/02/2024minha estante
Quando você coloca que já leu o livro, aparece as estrelinhas pra você colocar

mariars 23/02/2024minha estante
Obrigadaa

LAdia4 21/02/2024

Li pela série...e o livro é muito melhor.
Conheci a serie pois a Fernanda Torres citou em um podcast. Assisti a série de 10 episódios em um final de semana me apaixonei pelos personagens. Mas o livro é MUITO melhor. Leitura gostosa cativante, ri, chorei, revirei os olhos para a Irene. Sílvio fez eu dar gargalhadas.

Leiam! Vale a pena.

Pripriqueiroz 21/02/2024

Escrita impecável
Falo logo: são todos cafajestes, egoístas e machistas!
5 amigos vivendo no Rio de Janeiro no frisson da libertinagem desenfreada da década de 60.
Os personagens são tão bem construídos que, na maioria das vezes, podemos ?adivinhar? sua próxima atitude.
Achei a escrita impecável. Mesmo com pouquíssimos diálogos diretos, é eletrizante, dinâmica e muito objetiva (sem mimimi), nada monótona.
Não sei se amei a história? talvez, de tão bem escrita, eu a tenha achado realista demais e me envolvido na mesma medida.
Sou nada feminista e não levanto bandeira alguma, mas o machismo dessa época era repugnante, asqueroso e, com a mais absoluta certeza, levou tristeza e desfez muitas famílias.
Mas uma coisa é certa: eu amei o livro, maravilhoso!

luanathesousa 19/02/2024

De uma genialidade ímpar
Terminei esse livro depois de engolir a série e ficar apaixonada pelas trivialidades rotineiras que temos ali. Pensei: ?É óbvio que o livro vai ter mais coisas?, mas foi bem fiel.

Fernanda Torres é uma mulher ESPLÊNDIDA e eu admiro ainda mais o talento dela depois de ver ela narrar, religiosamente, 4 personagens masculinos, do mesmo ciclo e que são tão diferentes. O toque feminino nos pensamentos deles, com misoginia, traição, desdém pelo sentimento e a entrega numa relação? Estou apaixonada! Valeu a pena demais.

Eduarda 19/02/2024

Terminei a leitura a pouco tempo então AINDA não elaborei uma opinião muito boa para uma resenha bem feita. Porém, vou ressaltar um ponto que me fez gostar muito da leitura, que foi : personagem bem criados. Eu gostei muito da construção de personagens, da forma que eles são reais e facilmente poderia ser alguém que conhecemos ou até mesmo se parece muito com algum familiar. Fernanda construio enredos entrelaçados muito realistas. Gostei bastante.

Mari1731 18/02/2024

Divertido
Uma leitura envolvente e divertida.
Fernanda Torres tem o dom de falar de assuntos sérios de uma forma leve, comica e trágica.
Odiei TODOS os personagens, mas amei a história.