Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Tatið 05/02/2024

Super recomendo para quem quer uma leitura rápida, leve, mas nem por isso, desnecessária. O livro nos leva a refletir sim, mas sem perder o balanço. O livro fala de morte, mas traz muita vida em seus parágrafos.

Letteles 05/02/2024

O que a Fernanda Torres não sabe fazer?
Esse livro definitivamente entrou para um favorito da vida! A história, as reflexões, a poesia, a identificação e até a não identificação? TUDO nesse livro é perfeito! Eu ri muito e fiquei triste em algumas partes. Que livro! Existem livros 5 estrelas e existem livros que nos transformam e nos marcam. Com certeza irei assistir a série, rele-lo e ler outro.

Fernanda NÃO tem como não se apaixonar por você, mulher!

Jeyza 04/02/2024

"Eu acordei do lado dela, era um dia igual aos outros. Mas despertei antes da Ruth, o que não era comum. Fiquei deitado, olhando para ela. Não havia centímetro daquela mulher que eu não conhecesse". (P. 162)

Andrea 03/02/2024

Muito bem escrito, reflexivo e ao mesmo tempo leve
A escrita da Fernanda Torres é excelente, a construção dos personagens foi muito bem feita, suas histórias são muito críveis, palpáveis. São homens do seu tempo e por isso cheio de falhas que não são mais admitidas atualmente. Não é uma história com heróis, mas sim com homens demasiadamente homens.
A narrativa soube conduzir e entrelaçar a história dos cinco amigos com maestria. Os personagens secundários são muito importantes para ampliar nossa visão sobre os protagonistas e seu entorno.
Essa leitura foi uma grata surpresa. Gostei bastante!

Celaro 03/02/2024

O fim é o fim
Cinco amigos, cada um com seus desejos e comportamentos diferentes, se entrelaçam em uma narrativa de amores, traições, frustrações e?.a morte?o fim.

dzlorean 03/02/2024

Reflexivo.
"Deus se transmutando no próprio planeta, nas correntes de ar, nas nuvens densas, no sol inclemente, na lua e nos temporais."

Um livro pra sentir asco, pena e encarar a crueldade da vida. Admito que só li por conta da série (que sequer vi ainda), mas é bastante forte. Pra imaginar como você pode estar ali num dia e de repente... Bem, é o título. Faz jus.

aanavick 02/02/2024

Não cumpriu com as expectativas
A forma da escrita me incomodou um pouco e os personagens ainda mais. Entendi que se trata de outra época, mas ainda sim, achei todos os personagens com comportamentos 100% politicamente incorretos. Não me agregou em nada.

Fellipe 31/01/2024

Livraço...
A forma da escrita, e a temática, me lembrou muito do livro "Aos meus amigos", da Maria Adelaide Amaral, que virou a minissérie "Queridos Amigos".

Allam0 31/01/2024

Fim!
Literalmente o livro é uma delícia para quem gosta de se aventurar por contos brasileiros. Fiquei apaixonado pela maneira que a Fernanda vai entre passado, presente e futuro e amarra tudo em tantas histórias e tantos pontos de vista diferentes.

Os pronomes errados para as travestis e comentários acerca do monteiro lobato são as únicas coisas que durante a leitura me fizeram ter um desconforto e abaixar a nota que dei ao livro.

Bianca 31/01/2024

Fins
Um livro gostoso de ler, apesar do tema do fim. Histórias doidas e cativantes. A gente ama e odeia os cinco rapazes da Guanabara.

Maria16143 30/01/2024

Escrita boa história doida
A leitura serve para que? Toda leitura tem que servir para ensinar uma lição fazer refletir?
Acho que me fez refletir sobre como eram horríveis os casamentos antigamentes, como os homens descartam as mulheres e como a vida pode ser nada se assim vc escolher.
Todos os personagens são péssimos, duvidosos, deviam ter morrido pior, mas a escrita da fernanda foi bem gostosa e fiquei entretida até o final.

Cacau 29/01/2024

Gostei, mas não amei
Talvez pela fase que estou passando na minha vida, acabei não criando um laço com os personagens, não senti muita empatia. Não funcionou muito. Vi que a história é boa e foi bem escrita, mas pra mim, no momento, não deu certo.

João Pedro 28/01/2024

Maravilhoso
Um livro para viver muitas vidas, para entender a nossa. Sensacional, lembrou-me "A morte de Ivan Ilitch", mas com tempero brasileiro.

alice1161 28/01/2024

Na moral, eu estou fascinada pela escrita da fernanda. no começo do livro eu achei que não poderia me ver interessada pela história, mas a escrita me pegou muito.