A flor da Inglaterra

A flor da Inglaterra George Orwell

Resenhas - A Flor da Inglaterra

Jessica 27/01/2023

O Gordon é miserável
Apesar da escrita cativante do George Orwell, o personagem principal torna essa leitura muito maçante.
O Gordon é basicamente um sujeito que escolheu ser miserável, pois o mesmo teve todas as alternativas para poder viver bem e ajudar seus familiares, entretanto ele escolhe lutar contra o deus dinheiro.
Mas essa é uma luta pessoal visto que ele não tem uma ideologia estabelecida, nem toma atitudes para mudar a sociedade. Se tornando então um sujeito amargurado.

Naylla.Carlins 25/01/2023

O que me incomodou muito nesse livro foi o fato do Gordon escolher viver na pobreza e sempre estar reclamando dessa situação. É difícil você nadar contra a correnteza. Rosemary uma santa por aturar toda essa reclamação. Percebemos que no fim, não tem como lutar contra ter uma aspidistra na janela do apartamento e contra o capitalismo.

amandaox 21/01/2023

Doeu viu, meu Deus como doeu. Eu entendo que o intuito do livro era justamente essa crítica ao dinheiro e como as pessoas percebem a sua condição, mas 🤬 #$%!& que personagem intragável, a cada capítulo eu só queria jogar o Kindle longe

Luann 18/01/2023

"O capitalismo é corrupto, e é bom nos mantermos fora dele — essa é a ideia. Não é praticável, mas de certa maneira soa como se fosse."

O fato dessa luta constante contra o capitalismo, deixa a entender que o livro fica estagnado, que a história não se desenvolve, tornando-o difícil de se ler.

Luana 16/01/2023

O protagonista é bem chato
Não sei dizer se gostei ou não da leitura. Gordon me incomodou muito com o seu posicionamento. Que raiva, sempre reclamando da vida e com oportunidade de sair da miséria mas continuava lá, com aquela guerra ao dinheiro. ?????
Mas acho que é uma leitura indispensável a se fazer para nos questionarmos a respeito da nossa relação com o dinheiro ?

Meneva 15/01/2023

Se não tiver dinheiro?
Um livro meio maçante já que são 8 capítulos repetidos e apenas os capítulos finais trazendo alguma coisa relevante.

Doralice.Ramos 12/01/2023

Detestável
Sabe aquele livro ruim? Mas, imagina um livro bem ruim. Agora multiplique por 10. Agora sim, esse é o livro. Esse é um livro tão cansativo, repetitivo e estressante. O personagem do Gordon só fala de dinheiro e deixa de aproveitar a vida, fazendo com que todos a sua volta sofram com suas escolhas duvidosas. Não recomendo.

Patricia 09/01/2023

Uma crítica explícita ao capitalismo
Acho que todos somos um pouco como Gordon Comstock. Consegui me ver em alguns pensamentos dele, principalmente aos que se referem ao uso do dinheiro.
Neste livro, que começa com uma narrativa lenta, deslancha a partir da página 35 e te prende de uma maneira incrível.
George Orwell escreve de maneira simples, mas arrebatadora e, como é de costume do autor, faz uma crítica ao capitalismo.
Como que o dinheiro afeta nossas relações mais íntimas com os outros e com nós mesmos? Qual a verdadeira importância dele para nossas vidas? É possível ser feliz sem dinheiro? Será que o dinheiro realmente não compra a felicidade?
Essas são algumas das questões que senti que vieram à tona com a leitura deste livro.
Acho que vale muito a pena a leitura, apesar de não ser um dos livros mais famosos do George Orwell, ele consegue criar uma atmosfera de questionamento, crítica e dúvidas.
Gostei bastante e indico para todos!
Leiam mais George Orwell!
Isabel565 05/11/2023minha estante
Tem certeza que a gente leu o mesmo livro??

nicorobin 25/11/2022

"Claro que tudo é uma questão de dinheiro."
Eu juro que eu odiei o protagonista mais vezes do que posso contar quando comecei esse livro, até que percebi que era justamente esse sentimento que Orwell queria provocar no leitor, afinal, quem não tem dinheiro não é digno de amor. Para ser sincera, me vi no Gordon quase tantas vezes quanto o odiei, talvez tenha o achado mais detestável justamente por essa identificação, seja na baixa autoestima, na eterna comparação com outras pessoas, na falta de tato, no medo de me abrir ou no desejo de me isolar... Bem, é um daqueles personagens que te faz olhar para dentro de si mesmo ou pelo menos foi assim para mim. Enfim, acho um livro ótimo, claro que não é o melhor do Orwell, mas não fica nada atrás dos outros.

Soufi 26/10/2022

É um livro muito inspirador, pude apreender muito com ele.Ele nos faz pensar sobre o quanto precisamos do dinheiro e o qual somos refém deles.

nanda 12/10/2022

As aspidistras
Gordon Comstock era de certa forma a única esperança da família, aquele que não repetiria o mesmo destino desprezável de todos os seus familiares. No entanto, a guerra que trava contra o Deus dinheiro determina toda a sua vida.