A flor da Inglaterra

A flor da Inglaterra George Orwell

Resenhas - A Flor da Inglaterra

alves112 02/03/2022

Até que ponto você consegue lutar pelos seus ideais?
Uma guerra contra o capitalismo, isso é o que Gordon queria, o que pra mim, na visão atual, era na verdade uma forma de transparecer sua depressão profunda. Ele queria viver na miséria, queria poder contemplar o quão ruim era o capitalismo, queria sofrer, mas como Ravelston disse, o que é uma luta contra o capitalismo quando você está sozinho nessa? É apenas mais um pobre na Inglaterra. O que Gordon não percebe é que no capitalismo é -necessário- ter pessoas na pior, se não, qual o motivo do capitalismo? Que todos vivam bem?
Muito maçante a leitura pelo simples fato de que ele citava e vivia -muito- pelos seus ideais, não afundando apenas ele, como todos ao seu redor, até em momentos inapropriados, em momentos de alegria, etc. Toda santa hora.
Me dava agonia de ler, pois ele jurava que algo de bom iria sair disso, mas o que exatamente?
O final foi bom, e devo dizer que você só fica em paz quando está terminando.
Maradela 02/03/2022minha estante
Análise digna de um crítico, eu amei

dalilareads 22/02/2022

Que agonia ????
Li várias resenhas que descrevem como foi difícil se identificar com o personagem, eu vejo de uma forma diferente, Gordon escancara uma crua realidade. Talvez por isso seja tão difícil admitir que sim podemos ser ?cativados? pelo personagem e não somente pela escrita de Orwell. A realidade é que ao mesmo tempo que desprezamos tanto o dinheiro, existe uma linha tênue que nos separa da vontade ardente de possuir o mesmo.

Guilherme Chaves 12/01/2022

Elo com 1984!
Sinceramente amei esse livro, principalmente por entregar vários acontecidos que rolaram em 1984, escrito 13 anos depois! Muda os personagens e história, mas o arcabouço é muito próximo.

Fernanda 11/01/2022

A flor da Inglaterra
Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/01/resenha-flor-da-inglaterra-george.html

Alexy4 07/12/2021

Declarar guerra ao "Deus-Dinheiro" resolve?
Embora seja possível criar uma ligeira empatia com o personagem principal, seu pessimismo extremista gera desconforto chegando a tornar a leitura lenta. Todavia, as críticas sociais nesse livro são de ótimo aprendizado para ambientar-se em momentos que o odiado "Deus-dinheiro" nos coloca em crise econômica. Recomendo para quem já conhece as obras do Autor.

Elisa 10/11/2021

Leitura super arrastada.
O protagonista é um CHATO INSUPORTÁVEL, não dá nem pra expressar a raiva que eu senti com as atitudes dele, apenas nos dois últimos capítulos que eu senti uma compaixão por ele.
Cada vez que ele começava a falar de dinheiro eu ficava: ?vai chato, fala?

Amanda.Dias 22/10/2021

Maçante
Os outros livros de George Orwell também trazem a questão do pessimismo, mas na minha opinião esse supera.
O livro traz uma profunda critica social contra o capitalismo e o valor que o dinheiro tem, de forma que o personagem faz "guerra contra o dinheiro".
Mas a leitura é bem lenta e desperta um tédio sem fim, nada de bom acontece até as ultimas 5 páginas.
A última vez que tinha lido um livro tão pessimista foi "Madame Bovary" com a diferença de que "A flor da Inglaterra" pelo menos tem um "final feliz".

Bookstan 17/10/2021

Interessante
George Orwell parece querer se descrever ao criar um personagem que detesta o dinheiro e acaba por estragar sua vida ao optar por ser bibliotecário, além receber pouco por isso. O personagem provoca uma incessante raiva no leitor pela falta de consideração com os outros ao redor. Evocar sentimentos sempre foi um dom do autor.

Roberta Silva 13/10/2021

Ao entrar em contato com a obra de George Orwell é impossível
desvencilhar o peso do contexto histórico na construção ficcional. No livro
A Flor da Inglaterra, a renúncia do protagonista ao mundo do Deus do
dinheiro nos guia para uma leitura crítica da crise econômica dos anos 1930 na
Inglaterra.
Uma crítica muito bem escrita, recomendada para quem gosta de grandes obras e histórias que falem de livros.

ge viveiros 22/09/2021

O ódio ao dinheiro
O livro serve como uma crítica social. O personagem Gordon Constok é um poeta frustrado que declara guerra ao capitalismo e a tudo que o dinheiro representa. Em sua jornada, Gordon Constok tenta sobreviver com um subemprego e um salário que mal dá para pagar as contas; o objetivo dele é não depender do dinheiro e do que ele representa, ele não quer ser escravo do dinheiro e para isso leva uma vida miserável, mesmo tendo condições de conseguir um emprego melhor e viver com mais conforto.
Enquanto, Gordon Constok vive uma vida de privações devido ao seu ódio ao dinheiro, seu amigo Ravelston, dono de uma revista que publica algumas das poesias de Gordon para ajudar o amigo, leva uma vida confortável e está sempre disposto a ajudar o amigo em situação de miséria. Quase sempre, Gordon recusa essas tentativas de ajuda do amigo rico.
Rosemary, com quem Gordon tem um relacionamento incerto, está sempre tentando mudar a cabeça de Gordon, mas ele não se deixa levar facilmente.
Durante toda essa luta de Gordon Constok contra o dinheiro, ele carrega sempre consigo o sonho de se tornar um escritor, de publicar suas poesias e ser reconhecido como um escritor.
O livro é um pouco arrastado, não tem muitos acontecimentos interessantes, e não chega a ser tão empolgante, mas é uma boa leitura. Eu recomendo muito.

Rafael.Bazzo 16/08/2021

Excelente!
Obra excelente! Fantástico enredo sobre uma figura de classe baixa trabalhadora, apaixonado e orgulhoso o suficiente para não enxergar sua própria capacidade de evolução e crescimento na vida!

Tiffany 11/08/2021

Pessimista mesmo
Acho que George Orwell gosta de escrever algo mais pessimista e com um caráter bem distopico.
A critica trazido em A Flor da Inglaterra é válida até os dias atuais em todos os países e classes sociais. Porém, a leitura é devagar, não te prende desde o inicio, e, confesso, ter achado o personagem principal muito chato e sem atitude.

pilar_santos 27/07/2021

...
Quando comprei esse livro, pensei: "Hm... Crítica Social? Vai ser ótimo". Quando comecei a ler fiquei com raiva do protagonista, de tão arrogante. No decorrer da leitura, fiquei com um 0dio do machismo do mesmo, tirando isso ficou boa a leitura, mesmo sendo uma crítica, ficou ótima. Mesmo sendo meu primeiro livro sobre críticas sociais, achei bom :)
Edit: Deu certo para dar a nota que eu queria ?-?

site: https://owlofbooksblog.tumblr.com/post/657917643848826880/a-flor-da-inglaterra-george-orwell