A flor da Inglaterra

A flor da Inglaterra George Orwell

Resenhas - A Flor da Inglaterra

Helena 22/07/2021

A proposta do livro é muito boa. Quem teria tamanha coragem em declarar guerra ao dinheiro em um mundo cada vez mais capitalista? Parece insanidade, mas é uma daquelas atitudes loucas que nos fazem refletir. Esse ponto é interessante no livro. Por outro lado, trazer um protagonista tão radical em suas ideias como o Gordon, fez com que a história ficasse um tanto chata. Além disso, Gordon é um ser irritante, que ficou cego diante de sua luta contra o dinheiro. Ele é incoerente em suas convicções e ações. Ao passo que renegava o dinheiro e buscava por uma vida de miséria, ele se recusava a combater esse sistema que tanto valoriza esse mesmo dinheiro. E sem contar que ele aproveitou dos prazeres propiciados pelas libras. Ou seja, ele não entendeu que o dinheiro em si não é o problema, mas quem o detém.
O livro é bom, mas tenho outras críticas sobre ele, como a forma com que o relacionamento de Gordon com a Rosemary foi tratado. Eu não me senti muito a vontade lendo. E mais ainda com o final.
Para um debate crítico sobre a política e economia, o livro é excelente e considero que muitos devem ler. Mas só por isso.

Phanie 17/07/2021

Recomendadíssimo!
George Orwell, com muita perfeição, me deixou sem palavras.
Gordon despertou à primeira vista, empatia. Sim, é triste e real, que muitas vezes, nosso valor é pesado pelo quanto possuímos. Mas é equivocado amaldiçoar o dinheiro e projetar nele uma culpa, que na realidade está diretamente relacionado ao caráter de quem o possui.
O dinheiro não define nosso caráter, apenas nos dá poder de mostrarmos nossa verdadeira natureza.
Porém, depois da vontade de socar a cara de Gordon... NOSSA! Apenas leiam ?
Orwell até hoje, não me decepcionou. Muito bom!

Rodrigo Barbieri 07/07/2021

Crítica massiva ao Sistema Econômico Capitalista.
A obra, semelhante às demais do autor, apresenta uma escrita bem construída e deveras expressiva.

Entretanto, torna-se um tanto desanimador o final da história.

Mesmo tendo lido apenas 3 livros do escritor, o desfecho toma um rumo semelhante ao das demais construções literárias de Orwell, fazendo-se assim previsível e, consequentemente, menos prazeroso.

Em síntese, tomando como base todos os fatores supracitados, o livro é, sobretudo, extremamente interessante e bom, embora - já conhecendo o autor -, não nos surpreendemos com o desenredo.

Adjuto 05/05/2021

Que preço sua alma tem?
Se você trava uma guerra solitária contra o dinheiro, qual é o preço que ela tem?
Quando você se entrega? ou será que você se entrega?
Você deseja que caíam bombas na sociedade? Ou um meteoro? Reiniciar tudo?
Gordon Comstock vive esse dilema neste livro. E no fim ele.......rsrs....leia amigão, nada de spoiler, só de teaser. Ainda mais vindo do escritor de 1984, só pode ser coisa muito sombria, muito perturbadora, sempre porque ele nos reportou a verdade, profundamente e abissalmente.

26/04/2021

Excelente
Porque é que George Orwell é só conhecido pelas distopias?

Me julguem, mas distopias me causam um imenso desconforto e eu dificilmente as colocarei entre meus livros prediletos. Acho que, na verdade, elas foram escritas para causarem um desconforto e aversão ao cenário fictício e distorcido que apresentam, pra que dessa forma, esse cenário nunca se concretize.

Dito isso, sim, apesar do incômodo eu gostei muito de 1984 (ainda não li A Revolução dos Bichos), mas gostei mil vezes mais de ter visto essa faceta cômica do George Orwell que eu nem sabia que existia.

A Flor da Inglaterra conta a história de um homem que declara guerra ao dinheiro. Praticamente faz um voto de pobreza para se manter longe do capitalismo e defende sua posição com um fervor de absoluta credulidade quase religiosa. Mas, paradoxalmente, quando tem alguns cents na mão, não tem o menor autocontrole. Esbanja e gasta para mostrar sua condição financeira pra outras pessoas.

O livro chega a provocar risadas. Quantas pessoas a gente não conhece que são exatamente assim? Reclama da ostentação dos ricos, mas quando tem dinheiro na mão, ostenta da mesma forma? Ou reclama de como as pessoas esbanjam quantias obcenas em itens, e faz o mesmo quando consegue juntar determinado valor.

Enfim, A Flor da Inglaterra traz uma faceta de comédia do autor que é simplesmente fenomenal, em um narrativa que gostosa, fácil e com um personagem que todo mundo vai identificar em algum conhecido.

Recomendadíssimo!

Lu 15/04/2021minha estante
Nossa tbm amo livros desse gênero leio de tudo, queria muito ler esse livro mas se eu colocar na minha meta vai ficar muito grande kkk, me segue aí pra ver sempre faço resenhas!

Sammuel.Ferrete 24/05/2023minha estante
Olhe, se levarmos em consideração que o livro é apenas sobre o relacionamento entre o Gordon e a Rosemary, então, sim. O "basicamente" está correto.
Mas, na minha opinião, A Flor da Inglaterra celébra a vida apesar das dificuldades que alguém pode passar na mesma posição do personagem. Apesar de todas pscicologias, negativas e bem apronfundadas, do personagem (orgulho, inveja, desejo), ele passou por cima de tudo que ele acreditava pela responsalidade que ele criou com a Rosemary.
Só que o livro vai além disso, ele expõe uma sociedade submissa àquele sistema que, na verdade, é esse sistema que ainda vivemos. Para mim, Orwell foi mesmo irônico por ter feito Gordon ter mudado de ideia, mas bem preciso, porque é assim que os seres humanos são.
Eu sei que o seu comentário foi pensado de forma jocosa, eu achei engraçado. Mas também acho importante refletir mais afundo sobre o que o livro significa.

Laura2508 31/03/2021

guerra contra quem: a aspidistra ou o dinheiro?
Gordon nada mais é do que um triste trabalhador inglês, cansado da rotina medíocre e pobre em que vivia em virtude do mundo do dinheiro. De certa forma, a leitura é fluída e o tema abordado, imprescindível nos dias atuais, no entanto, a reflexão deste não é devidamente explorada no livro e não traz grandes "eurecas" individuais. Confesso que esperava um pouco mais, já que baseei a obra no espetáculo que 1984 foi, mas de forma alguma retiro o talento e as astúcia de Orwell, que pela época, fez um excelente trabalho.
E outra coisa, acho muito bem elaborada a metáfora inserida na flor da Inglaterra! A qual você só descobrirá se ler :)

Peleteiro 27/03/2021

Leitura excelente. Obra muito bem escrita, com impecável tradução de Sergio Flaksman e bela edição da Companhia das Letras. Confesso que esperava um pouco mais, visto que a sátira se desenvolveu a partir de um personagem completamente detestável que, ao meu ver, tirou a possibilidade do leitor aplicar muitas das críticas à própria vida. No entanto, considerando a época em que foi escrito, a obra se destaca pela ousadia.

juh 20/02/2021

tudo ?
esse livro me deixou sem palavras
ele é muito paradinho em várias partes, inclusive demorei mt pra ler, mas a reflexão que traz do dinheiro e do egoísmo é simplesmente incrível

Marlo R. R. López 07/06/2020

Um livro imprescindível para quem vive no sistema capitalista; para quem não deixa de enxergar as contradições do dinheiro e sabe que é impossível escapar da Grande Engrenagem. Orwell conversa com o leitor de qualquer época e de qualquer lugar. 'A flor da Inglaterra' é um romance que deveria ser tão conhecido quanto 'A revolução dos bichos' e '1984'.

liviaapa 15/04/2020

Ahhh Gordon...
Leitura densa e conteúdo maravilhoso!
Foi muito difícil passar das primeiras 100 páginas. Mas o Gordon me pegou de jeito!
Gordon faz de tudo para viver com o mínimo. Mas viver com o mínimo não é muito fácil na sociedade em que ele (e nós) nos encontramos. O dinheiro é a base para tudo!
Ele só queria viver com o mínimo, publicar seus textos e viver um romance... Mas sua vida era miserável. A partir do momento que você está inserido na sociedade, você está sujeito a se comportar como ela.
Um romance sobre o excesso e falta. O desejo de ter muito ao mesmo tempo tentando não ter. Uma mistura de opostos que no fim das contas, te envolve de um jeito que só George Orwell consegue!

Nanda 23/01/2020

Talvez em outro momento
A sinopse do livro é muito interessante, mas achei a leitura cansativa demais. Aceito opiniões e motivações para continuar a leitura em outro momento
liviaapa 15/04/2020minha estante
Eu também tinha achado uma leitura cansativa. Gordon chega a me dar nos nervos de tão teimoso que ele é. Mas no final... Me apeguei demais aquele triste homem. Vale a pena insistir!

Bruno 22/11/2018

Um romance genial, como não se poderia esperar menor desse autor maravilhoso. Sarcástico do início ao fim, crítico do início ao fim, inteligente e bem escrito sempre. Um romance sobre dinheiro, sobre a falta dele, sobre o desejo por ele, temperado com muitas críticas ao capitalismo, mas com alfinetadas às ideias marxistas, em particular aos pensadores socialistas que não conhecem o que é a pobreza, e com um final lindamente orquestrado.