O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

João 13/01/2021

Primeiro tombo?
Eu tava super animado com essa leitura depois de escutar tanta recomendação sobre ele, mas acabou que não fiquei muito cativado com a história. O livro vai seguindo em alguns pontos da história, focando em alguns personagens importantes para contar aquela situação necessária pra narrativa.

A primeira parte gostei, mas a medida que o romance foi seguindo achei um pouco chato o decorrer do livro. Mas o final tem um plot bacana, que foi outro momento que achei interessante.

Egno.Santos 15/01/2021

O fim da infância
O melhor sci-fis que eu já li, um livro relativamente curto que traz muitas refrações, um livro que eu não via a hora de ler e quando estava lendo não queria parar, super recomendo!!!!

Nina 04/05/2021

Legal
Foi a primeira ficção científica que eu li. Eu gostei bastante do livro e de todo o mistério que envolvia os senhores supremos, e de como desenrolou os fatos. Eu só senti dificuldade de me conectar com os personagens, mas é um bom livro e recomendo a leitura.

André Siqueira 02/11/2020

Clássico de fácil digestão e representativo de seu tempo. Uma obra que envelheceu muito bem, com temática ainda atual.
É curioso como os inimigos que enfrentamos refletem a época que vivemos. Em “O fim da infância” vemos o fim do mundo – mesmo que não acabasse em deserto nuclear teria fim graças ao descontrole das novas forças surgidas pela própria natureza da evolução – impedido por aliens, seres misteriosos oriundos do espaço sideral que apenas querem o nosso bem.
Nossos heróis não agem por altruísmo, são obrigados a tal por outra força superior, espécie de agentes imperialistas da maior de todas as mentes. O que eles querem é a pergunta que motiva toda a trama, a engrenagem por onde gira a história. O resultado final não é outro se não a extinção da raça humana, também pintada a partir de uma ótica favorável.
Arthur era pessimista, certamente. E o clima de seu tempo é facilmente digerível a partir de tal obra. Leitura obrigatória para qualquer fã de FA ou estudioso do período, retrata de forma admirável o medo da destruição iminente e inevitável – se o livro fosse escrito hoje seria a IA a nos salvar, sem sombras de dúvida.
Personagens rasos com reações absurdamente calmas e controladas. Talvez seja uma constante na ficção científica do período? Parece existir certa constante atravessada por Phillip K. Dick, Arthur C. Clarke, Lovecraft, Chesterton, Wells, Huxley, Frank Herbert onde o worldbuilding é peça central da obra, as personagens são meras atoras no mundo e fadadas ao esquecimento. Me lembro claramente de todos os mundos onde as histórias se passam, mas pouco me fica daqueles que atuam nestes mundos. Algo a se pensar.
Mas o worldbuilding é incrível, a lógica interna da obra é coerente e é possível, embora não seja fácil, antecipar várias das revelações a partir das pistas espalhadas pelo texto. Não existe um ponto fora da curva e a teia de causa e consequência é tecida com cuidado e coerência.
Gostei do final, não amei; mas entendo perfeitamente, de todas as saídas a unificação da mente mundial é, talvez, a mais elegante.
Arthur pode ser pessimista, mas se segura a um fio de esperança, e isso é facilmente perceptível através do futuro que ele traça para sua raça: fadados a própria destruição, a não ser que forças fora de nosso controle nos moldem para a sobrevivência, sejam elas alienígenas ou evolutivas.

Henrique.Amon 15/03/2022

O Fim da Infância
Comecei o livro sem grande pretensão e me surpreendi de maneira positiva no decorrer da narrativa.

Ainda que o livro não se apegue aos personagens, o enredo é cativante e te pega no pulo nos últimos capítulos.

Com uma qualidade de escrita impecável, Arthur C. Clarke consegue misturar ficção científica ao questionamento predominante na vida de todo homem: "qual é meu lugar no Universo?".

Nesse sentido, o livro trata, em sua esmagadora maioria, sobre questões políticas e filosóficas que se desenvolvem (muitíssimo bem) em um plano de fundo futurista, não se resumindo a uma ficção científica com termos técnicos e descrições exaustivas.

Inegável também ressaltar que, por se tratar de um tema que envolve a raça humana, a identificação é instantânea e é praticamente impossível não se importar com as consequências da trama para a humanidade ficcional aqui retratada.

Recomendo.

5 estrelas.
Fernanda 15/03/2022minha estante
Não gosto muito de livros nessa pegada de ficção, mas esse eu curti pra caramba

Henrique.Amon 16/03/2022minha estante
Tenho o mesmo sentimento, Fe! Os livros sci fi que leio geralmente têm uma pegada mais política e filosófica hahahaha

Fernanda 17/03/2022minha estante
Sim!!!! Exatamente por isso que sempre que leio não curto

Silvia Cristina 24/08/2023

Um livro que faz você pensar
A história é dividido em três partes, seguindo uma narrativa em terceira pessoa sem personagem principal. Isso pode chatear alguns leitores.
Este livro na minha opinião é para quem gosta de um suspense e de muitos personagens na trama, ou seja, não se apegue a nenhum deles. Pode não agradar as pessoas que não estão acostumados a histórias de ficção científica, eu adoro!!!
É muito doido pensar que este livro foi publicado pela primeira vez em 1953, o homem não tinha ainda pisado na lua. E vemos como de longe vem esta admiração pelo tema “alienígena”.
Os Senhores Supremos, desta história são os alienígenas dotados de inteligência e tecnologia muito superior à dos humanos e que chegam à Terra exercendo uma dominação.
Vários óvnis ficam estacionados nas principais capitais do planeta e, nesta parte lembrei do filme Independence Day (só que nada a ver)
Os Senhores Supremos se comunicam com um representante humano e sempre ocultam a aparência, o que me deixou muito curiosa e intrigada.
Os Senhores Supremos logo resolvem todos os problemas da Humanidade, da fome ao racismo e analfabetismo, essa dominação é bem vista com bons olhos pela maioria da sociedade.
O livro descreve com bastante detalhes a vida utópica da Terra graças aos Senhores Supremos.
Ao longo da trama, vamos descobrindo um pouco mais sobre os alienígenas invasores. Essa relação entre a Humanidade e os Senhores Supremos entretém, e o suspense fica por conta das questões :
o que será que estes alienígenas querem?
Qual a aparência deles?
Porque escolheram a Terra?
Essas perguntas são respondidas, mas não da forma surpreendente em que gostaríamos.
Há tantos personagens e tramas diferentes acontecendo ao mesmo tempo que, alguns capítulos parecem desconexos e sem propósito e outros não se aprofundam em assuntos que gostaria que demorasse mais.
O livro pra mim foi surpreendente, pois não sabia nada desta história. Comecei a leitura imaginando que a história era sobre ETs, mas ao decorrer da narrativa percebe que há muito mais em jogo, muito pontos para refletirmos sobre a humanidade e nosso destino no futuro. Fiquei muito pensativa após a leitura. Curti muito, recomendo a leitura.
Descobri que o Syfy Channel produziu uma minissérie para a televisão de três partes e quatro horas de Childhood's End , que foi transmitida de 14 a 16 de dezembro de 2015, gostaria de ver.
Manoel.Ramalho 22/11/2023minha estante
Interessante sua visão... é engraçado que a parte que mais me atraiu foi a primeira parte... até o momento em que os supremos se revelaram, na minha opinião, trazia um mistério na obra, aquela ânsia para saber mais sobre eles... a ânsia dos personagens, o mistério... mas depois que eles se apresentaram, meio que me tirou o interesse... mas não significa que a obra não tenha perdido sua magnitude...

@leiturinhasdanah 22/10/2021

Que?
Que viagem é essa???
Kkkkkk
No começo eu não tava entendendo, aí no meio eu achei que tá no começo. Kkkk
Foi uma boa leitura, principalmente pq li em uma LC.
Fiquei chocada com o final, mas okay

yas 03/09/2020

err
tava com uma expectativa enorme mas me decepcionei demais. A sinopse é muito interessante e acho que o livro possa agradar muita gente, mas pra mim não rolou.Nao gostei de nenhum personagem,a história não me prendeu nem um pouquinho e achei tudo MUITO arrastado. Só teve duas partes que eu realmente gostei,mas mesmo assim o desenvolvimento das duas não me agradou

Altieris 01/03/2021

O Fim da Infância - Arthur C. Clarke
Ao terminar de ler "O Fim da Infância" percebe-se os desejos de uma geração, para ser mais preciso a 70 anos atrás, época em que o livro foi escrito, cujos anseios e avanços tecnológicos levariam o homem ao espaço em poucos anos, mas que infelizmente todo avanço poderia ser perdido devido a uma eminente guerra nuclear. Para evitar isso a única saída seria depositar todas as esperanças nas estrelas.
A capacidade de imaginar um futuro tão próspero em aspectos científicos mostra o quão curiosa é a imaginação de Arthur C. Clarke possuía. Em várias partes do texto é possível se deparar com uma série de tecnologias inexistentes, das quais algumas se tornaram realidade, outras como o carro voador, AINDA não foram possíveis, mas pode vir a se tornar a qualquer momento.
Mais do que voltar a um passado capaz de olhar as estrelas e imaginar a salvação da humanidade através da ciência — mesmo que ela fosse vista com desconfiança, "O Fim da Infância" escancara possibilidades para o debate filosófico que incomodam e preocupam a raça humana a tempo demais. Faz nos questionar sobre a imensidão do universo, dos valores morais que realmente precisamos guardar e o quão insignificante nos sentimos diante da vastidão cósmica.
Victor 02/03/2021minha estante
Sempre que término uma leitura do Clarke, fico com um pensamento do quão insignificante e sem importante nos somos diante da imensidão espacial e o quão pouco sabemos sobre o que a lá fora.

Altieris 02/03/2021minha estante
Verdade Victor, também acho fascinante e ao mesmo tempo assustador, há muito mais conhecimentos que não sabemos sobre o cosmos. Até porque a matéria que conhecemos em sóis, planetas, meteoros, asteroides, etc são chamadas matérias bariônicas e elas representam apenas 4% da matéria visível, há ainda a matéria escura (23%) e energia escura (73%).

LINK DE MAIS INFORMAÇÕES:

Ronaldo 20/04/2020

O Homem não estava mais só
Em plena guerra fria, antes que a humanidade conheça os perigos da corrida armamentista e espacial entre URSS e EUA, recebemos a inesperada "visita" de seres tecnologicamente muito superiores a raça humana. O propósito desta visita, a princípio, era benigno, e a humanidade logo percebeu que seria administrada pacificamente pelos seres que flutuavam em suas majestosas naves. Em pouco tempo, o mundo começa uma era de paz e prosperidade... mas a troco de quê?

Thiago Araujo 15/10/2020

Assim caminha a humanidade
Vivemos em uma realidade centrada na proeminência da humanidade. Mas será que somos essa última Coca-Cola no deserto galático??

O Fim da Infância traz essa discussão. Além disso, se faz as vezes de uma utopia, na qual nosso planeta se torna aquele lugar perfeito de se viver, mas isso nem sempre representou a busca da humanidade.

Riqueza, sabedoria, status, tudo efêmero quando enxergamos nossa curta passagem de vida. Nascer, crescer, reproduzir e morrer passam a ser mais que meras fases biológicas. Quando vemos isso, deixamos nossa infância pra trás e vemos o mundo com outros olhos.

Esse livro foi uma experiência bem diferente do esperado, Clarke está de parabéns.

Yasmin.Latchuc 27/09/2021

Ninguém dotado d inteligência se revolta contra o inevitável
Como eu já tinha visto em outros comentários sobre o livro ele realmente é mais filosófico do que de ficção científica. Mas funciona muito bem.
Te prende do início ao fim e não deixa aquelas pontas soltas do estilo "descubra você mesmo" (que eu particularmente não gosto ahahah). Com certeza nos faz refletir mas fecha com exito cada ciclo de histórias.

Wagner47 17/12/2020

Sangue de Cristo tem poder
Esse livro é bem imprevisível. Não esperava pela aparência dos Senhores Supremos e nem de seus motivos. Não apenas isso, mas também sobre outros pontos que achei serem questões resolvidas e ganharam um desenvolvimento a mais.

Porém achei esse livro incrivelmente longo e boas vezes me perguntei da necessidade de alguns personagens (principalmente no início). Também achei que um dos pontos centrais careceu em desenvolvimento.

Mas foi uma grata surpresa para uma primeira leitura do autor.

Gustavo Kamenach 17/10/2021

O que você faria se soubesse que não estamos só no universo?
Encontrar vida alienígena inteligente é um dos maiores medos/anseios da humanidade e isso tem povoado nosso imaginário desde os primórdios. E se de repente não encontramos tais seres e sim eles nos encontram e mudam radicalmente tudo que nós humanidade construímos ao longo de toda nossa evolução? Arthur C. Clarke nos conta a sua visão desse temido encontro e suas consequências seriam boas? Ruins? Haverá um propósito maior? Sem spoilers, mas isso foi uma tremenda surpresa para mim o modo como essa história se desenrolou. Incrivelmente bem escrita, algo que me atrai muito na escrita de Clarke é o tom quase poético para descrever assuntos científicos como astrofísica.
Também chama atenção o quão o autor foi visionário ao descrever tantos comportamentos e tecnologias que hoje são rotineiras, uma genialidade inquestionável. Nota-se ainda de onde filmes sci-fi atuais beberam: O contato alienígena e sua comunicação em A Chegada; viagens espaciais em Interestelar.
Ler O Fim da Infância foi um grande prazer pelo entretenimento e curiosidade, mas principalmente pelo tom reflexivo que vez ou outra me fez até me emocionar. Somos um grão de areia em um pálido ponto azul...

Alessandro.Aguilera 16/09/2021

Sensacional
Meu primeiro contato com Arthur C. Clarke, e foi sensacional. Uma leitura muito fluida que tem foco muito grande na psicologia e no drama do ser humano, deixando a tecnologia como pano de fundo. A única falha para mim, foram as personagens. Devido aos espaços de tempo onde a trama é contada, você não consegue se apegar aos personagens. As primeiras páginas lidas vão te levar ao filme Independence Day, onde as grandes naves alienígenas ficam estacionadas pelas principais capitais do mundo. Recomendo a leitura.