O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Leticia 27/07/2021

Começando a achar q esse gênero é o que mais gosto, pretendo logo logo ler mais livros parecidos... Confesso que não esperava esse final, esperava algo parecido, mas não exatamente assim, e isso foi bom

Brenda 21/03/2021

Estrelas não são para o homem.
Mais um livro entre 3,5 e 4. Gostei da primeira parte e adorei a última, mas a segunda foi muito chata. Quase larguei no meio, mas fiquei feliz de ter insistido pois o final recuperou. Várias questões interessantes são levantadas e te fazem refletir bastante, e o final te deixa meio mal.

Beth 11/02/2022

Eu não sei bem o que falar desse livro.

Foi uma história que eu gostei de ter lido e tudo o mais, achei uma ideia inventiva que leva por caminhos realmente surpreendentes, mas de alguma forma, isso não conseguiu me prender.

Essa é a segunda obra que leio do autor e eu tinha amado e devorado a primeira, mas não rolou com essa.

A história conta com alguns saltos de tempo e acho que por conta disso eu acabei não me envolvendo com ninguém, pois o que dava pra conhecer de cada um dos protagonistas era muito pouco, e, pra mim, não foi suficiente pra estabelecer uma conexão.

Eu sei que tudo rumava para um grande objetivo final, mas a impressão que ficou era que tudo era muito espalhado e como o livro não é longo, acho que peca um pouco nesse aprofundamento.

Enfim, queria ter gostado mais, mas o infelizmente não rolou, quem sabe na próxima~

DeBem 29/04/2021

FANTÁSTICO
Aconselho a todos, aliás, peço a todos para lerem este livro. Emocionante, extremamente revelador, e com um final esuberante e fora de qualquer padrão imaginado. Este livro né mudou pra sempre.

petersoneloi 11/01/2022

Ficção Científica poderosa
Ambientado em vários momentos da história é incrível ver a forma como o autor consegui trabalhar diversos elementos filosóficos e culturais como o "foco" da intervenção alienígena. Fiquei completamente sem chão com o final e a sensação que fica é de um vazio assim como o futuro da humanidade dentro da narrativa da história.

Maria 16/10/2021

Um livro SENSACIONAL! O supra sumo da ficção científica. Recomendar é pouco? As pessoas estão vivendo suas vidas quando algumas naves gigantes aparecem na terra e começam a ?controlar? o comportamento humano, mas sem violência (inclusive, acabando com a violência). A gente fica cabrêeeero com as intenções dos senhores supremos nessa empreitada. Repito: um livro sensacional! Obrigatório pros fans de sci-fi!

MWeirich 04/12/2023

Concluído
Gostei do início e desenvolvimento da história, entretanto a conclusão me frustrou muito. Não esperava que o fim da história, fosse tão... Impactante.

Marivaldo.Barreto 24/11/2021

Arthur C. Clarke foi um escritor a frente de seu tempo. O Fim da Infância é um livro muito fácil de ler, (quase que não dá pra parar) e que nos faz pensar bastante na humanidade, suas guerras e desigualdades, que se tornam tão pequenos perante o universo a nossa volta.

victória 03/01/2021

as estrelas não são para o homem
primeira ficção científica que leio e a experiência foi incrível. me envolvi, fiquei curiosa e empolgada. é notório algumas críticas sutis a assuntos que envolvem o mundo atual e isso é fantástico. embora tenha sentido falta de algo que ainda não sei descrever completamente, a leitura foi maravilhosa e, sem dúvidas, me fez gostar muito do gênero.

Lipienski 25/08/2022

Autor muito bom
"havia coisas que só o tempo poderia curar. Homens maus podiam ser destruídos, mas nada podia ser feito com homens bons mas iludidos"

"Não se esqueça que a maior parte do mundo ainda é inculta por quaisquer padrões razoáveis, além de estar cheia de preconceitos e superstições cuna erradicação poderá levar décadas "

Gabriel A. 18/06/2021

No momento em que a humanidade começa a dar os primeiros passos na exploração espacial, surgem enormes espaçonaves alienígenas que ficam pairando sobre as principais cidades do mundo. Nessas espaçonaves estão seres, que os humanos passaram a chamar de Senhores Supremos. Esses seres se mostraram preocupados com os problemas da Terra, e em pouco tempo acabam com as guerras, miséria e governos totalitários. Dessa forma o planeta passa por uma transformação e torna-se livre de desigualdes sociais, fazendo com que todos os seres humanos tenham suas necessidades essenciais supridas. A utopia apresentada no livro nos faz refletir sobre algumas questões importantes do mundo real. Também fiquei com o fato de o livro tratar de discussões atuais, apesar da época em que foi escrito. Achei a história parada demais no começo e por vezes até tediosa, mas no momento em que é revelado o motivo da presença dos Senhores Supremos, fica impossível parar de ler e a leitura flui rapidamente e nos brinda com um final surpreendente.
Gê_Deodato 19/06/2021minha estante
Que bom que gostou. Eu odiei, principalmente o final KKKKKKKKK

Gabriel A. 19/06/2021minha estante
Carambaaaa, sério??? Pô... achei o final fantástico, totalmente diferente do que eu tinha imaginado hahahaha

Michelle 13/01/2021

Depois que eu terminei de ler esse livro eu precisei se um tempo para refletir. É um livro intenso e melancólico, e acho que principalmente para os dias de hoje ele é bem mais filosófico, do que de ficção científica. Essa com certeza é uma história marcante.

Robson 17/04/2011

O livro mais "adulto" que já li
“A raça humana não estava mais só”.

E quais seriam as implicações desse fato?

Essa questão, que a princípio parece bastante simples é exposta de forma brilhante no livro de Arthur C. Clarke.

Sobre as maiores cidades do planeta, pairam imensas naves prateadas vindas do espaço. Sob olhares incrédulos, muitas incertezas e uma única convicção: a raça humana não estava mais só.

Ao contrário do que se espera, os enigmáticos Senhores Supremos não pretendem escravizar a humanidade, e sim conduzirem a raça humana a uma Era Dourada, que irá perdurar por 200 anos após a sua chegada, durante esse tempo alguns de seus segredos serão revelados, outros permanecerão ocultos até que a humanidade esteja pronta. Até que uma missão seja cumprida. Até que a humanidade conheça o destino que lhe foi traçado. Apesar de todos os benefícios proporcionados pela chegada dos Senhores Supremos, um terrível mal estar ainda assola os corações das pessoas. E as questões que ficam são: Quem seriam os Senhores Supremos? E quais seriam suas verdadeiras intenções?

Em troca de todos os “benefícios” proporcionados pelos Senhores Supremos, eles exigem que os seres humanos não prossigam com projetos de explorações espaciais, lhes advertindo que “as estrelas não são para os homens”, e que também não é permitido a ninguém conhecê-los.

Com inúmeros progressos, a humanidade segue seu caminho rumo a uma era de paz plena e duradoura, encontrando poucos focos de resistência (estes, sendo logo desacreditados e rapidamente levados ao esquecimento), nesse contexto, não existem mais a fome, a marginalidade, as doenças e a guerra. Os humanos começam a abrir mão de sua capacidade criativa e deixam de ter qualquer tipo de ambição que não o prazer, o entretenimento e a diversão. E aí reside outra grande ideia proposta pelo autor: alguns personagens têm a mesma sensação que o leitor, e dizem: Não seria a humanidade capaz de caminhar com as próprias pernas e estar preparada para desenvolver seu potencial pleno e criar bases para construir seu próprio destino?

Independentemente de outros argumentos que são muito bem desenvolvidos na história, acho que a grande questão que fica sem resposta é: Como os seres humanos pretendem explorar outros planetas, galáxias e tudo o mais, se nem mesmo conseguem resolver os problemas de ordem mais prosaica que nos prendem aqui: como a fome, a violência, as guerras, o preconceito, e a própria desconfiança no que se refere a uma entidade que represente algo “superior” em relação a nossa raça (incluindo aí também, os questionamentos sobre a natureza das religiões) e expressando implicitamente que estas, somente estão presentes em nossas vidas, devido a falta de perspectiva que assola os seres humanos, de que necessitamos ser salvos dos problemas mundanos que nos cercam. Se tais falhas fossem solucionadas, a religião se tornaria obsoleta e não mais precisaríamos de conceitos como “Deus”, visto que os “milagres” realizados pelos Senhores Supremos seriam mais que suficientes.

Sem sombra de dúvida, um dos melhores livros que já li.

Recomendações máximas para ele.

Fica claro nesse livro que Arthur C. Clarke era um homem muito à frente de seu tempo.
Júlia 08/01/2012minha estante
Escreveu com maestria essa resenha e fiquei com vontade de ler o livro. Me interesso por todos os pontos principais que tu diz marcarem essa narrativa, espero que ele corresponda às espectativas que criei com a tua ótima resenha

Hugo.Loiola 08/06/2021

O fim da inocência
Esse foi de longe o livro que eu mais li com ansiedade, a vontade de sempre querer saber mais e a ânsia de ver o que se espera pelo futuro. O destino foi cruel e melancólico mas igualmente chocante.
Inribee 08/06/2021minha estante
Esse aí é meu top da vida fácil