O fim da infância

O fim da infância Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Glau Anjos 19/09/2020

"... Pensavam que a humanidade era muito importante, mas somos apenas uma raça em... vocês sabem quantas?"
O fim da Infância
Arthur C. Clarke

Livro facinante, nos coloca diante de uma expectativa futura completamente diferente do que temos, vislumbrando que somos apenas grãos de areia diante da imensidão do universo.
Estou apaixonada, com certeza lerei outros títulos do autor.

Alessandro.Aguilera 16/09/2021

Sensacional
Meu primeiro contato com Arthur C. Clarke, e foi sensacional. Uma leitura muito fluida que tem foco muito grande na psicologia e no drama do ser humano, deixando a tecnologia como pano de fundo. A única falha para mim, foram as personagens. Devido aos espaços de tempo onde a trama é contada, você não consegue se apegar aos personagens. As primeiras páginas lidas vão te levar ao filme Independence Day, onde as grandes naves alienígenas ficam estacionadas pelas principais capitais do mundo. Recomendo a leitura.

Príncipe Exilado 18/04/2021

???
Que livrasso, um livro atemporal com vários questões filosóficas, raciais, religiosas e existências é um final de explodir a mente.

LAY 10/10/2020

Ficção científica.
Gosto das realidades distantes que a ficção científica trás, acho curiosa as ideias mirabolantes sobre o futuro da humanidade.
Ainda não tenho ideia se gosto ou não dos senhores supremos, não acho que tenham ajudado em nada, no fundo a intenção era egoísta.
Gostei da escrita, o livro é fluído,os acontecimentos são bastante rápidos, mas os personagens são rasos,é difícil se apegar a eles, acho que tinha muitos pontos a serem explorados ainda, muita coisa em aberto.
Finalizando 10.10.20

Gabriel Oliveira 22/06/2013

O fim da infância
Talvez o final mais triste e solitário da Ficção Científica em todos os tempos.

Joey Resende 16/12/2022

E última parte e a melhor
O livro começa com ideias que já acostumados a ver quando se falar desse tipo de ficção científica, mas ocorre mudanças bem interessantes na última parte do livro. para mim uma bela leitura.

Gabriel.Chiquito 02/12/2021

"Mas as estrelas não são para o Homem"
O começo do livro é muito bom, tem muito suspense e trabalha muito bem em torno da pergunta "e se a humanidade não estiver realmente só?". Mas a partir da metade, o livro começa a fugir um pouco do tema, e viaja em linhas um tanto desconexas e que só voltam a se ligar no final, mas não de um jeito muito legal.

Em resumo, achei legal para se ler, o tema é muito bom e tem um começo maravilhoso, que realmente vai prender qualquer leitor. Só viaja um pouco demais do meio pro fim.

Igor 17/09/2020

A utopia perfeita. Ou não?
Durante o auge da corrida armamentista da guerra fria diversas naves alienígenas gigantes aparecem sobre os céus das maiores cidades do Mundo.
Essas naves traziam consigo os senhores supremos, seres com poderes e forças nunca antes vistas pelos humanos, e que tomam o controle da Terra, e em poucos anos o mundo se torna perfeito. Não há guerras, não há fome, não há pobreza e o ser humano encontrou o ápice da felicidade.
Mas quem são esses seres que nunca se mostraram? Por que estão aqui? O que querem de nós?
São essas perguntas que te prendem durante essa história do começo ao fim. E te fazem devorar esse livro e toda a filósofia que ela trás consigo.
Leitura obrigatória para amantes de ficção científica.

Jé Barros 21/01/2021

De fato, as estrelas não são para o homem.
Uma estória que se inicia durante a corrida espacial em que nossos personagens iniciais Reinhold (EUA) e Konrad (URSS) disputavam para ver quem chegava primeiro ao espaço. Porém, na reta final, a Terra é invadida por grandes naves e com elas chegaram os "Senhores Supremos" (apelido dado pelos humanos).

Após alguns dias de sua chegada, os Senhores Supremos denominaram um ser humano, o secretario Geral das Nações Unidas Stormgren, para ser seu porta voz. Qualquer assunto a ser tratado com esses alienígenas era somente por meio de Stormgren.

O objetivo dos Senhores Supremos era a dominação da Terra, e mesmo sem destruir governos e líderes, começou a impor regras proibindo conflitos, fabricação e armazenamento de armas, guerra, maus tratos com animais, touradas, etc e quem infligissem a regra era punido.

E começaram as mudanças. Ninguém sabia o que de fato esses Senhores queriam, qual eram seus objetivos, e pra piorar a desconfiança eles nunca desceram das naves, nunca se mostraram, todos os recados e ordens era por meio de Stormgren. A Liga da Liberdade foi criada, um grupo de pessoas insatisfeitas, que por mais que aprovassem algumas mudanças na sociedade, se sentiam presos e exigiam conhecer a forma física desses Senhores. Depois de muita pressão sob Karellen (o Senhor Supremo que se correspondia com Stormgren) prometeu que iriam se revelar daqui, porém daqui 50 anos.

Após 50 anos eles cumpriram essa promessa e se mostraram a sociedade. Durante todo esse tempo, o planeta teve MUITAS mudanças e eu como leitora gostaria desse mundo pra mim, gostaria de em partes, desfrutar dessa evolução. Porém como abordado "Nenhuma Utopia jamais poderá dar satisfação a todo mundo, o tempo todo".
E aí, caros leitores é que estória começa e pegar fogo.

O que eu gostaria de falar sobre este livro, é que eu adorei. Ficção cientifica não é um gênero que muito me agrada, este livro foi escolhido para o clube do livro do qual faço parte e que tanto gosto pois me tira da zona de conforto e mesmo saindo da zona de conforto, há livros que acabo me surpreendo por ter gostado tanto, como este.
Esta estória não se apega as questões de tecnologias e muitos termos científicos, é mais voltado para questões filosóficas e reflexivas.
Também há uma questão que não existe um apego somente á um personagem o livro todo. Já que o estória retrata a chegada dos Senhores Supremos em um período e o futuro daqui 50 anos.

Favoritei, recomendo, edição da Aleph linda e só não dei 5 estrelas pois achei desnecessário publicar um capítulo inteiro praticamente igual nos extras como forma de mostrar o conto original que deu inicio ao livro.

Bianca 05/08/2021

Autor genial!
O ponto mais alto do livro é que sob hipótese alguma eu imaginaria que foi escrito nos anos 50. As digressões do autor fazem parte das nossas maiores reflexões hoje em dia no âmbito tecnológico e do entretenimento, o que acabou me deixando muuuuito impressionada com tamanha precisão numa obra de 70 anos atrás!!! Que vontade de bater um papo com Arthur C. Clarke ??

Porémmmm, não sendo eu a maior entusiasta de ficção-científica, o que mais me prendeu foi o ponto anteriormente citado. Não me apeguei nem um pouco aos personagens (o que não acho que seja de fato o objetivo do autor), a história eu achei legal e nada mais.

Recomendo muito para os que curtem sci-fi. Tem merecidamente o título de clássico no gênero.

Mareufq 19/01/2022

"Mas as estrelas não são para o homem."
"? A rede toda está começando a brilhar... a pulsar com luz, exatamente como se estivesse viva. E acho que está. Ou será alguma coisa tão além da vida quanto aquilo está acima do mundo inorgânico?"

Este livro é impactante. Ainda o estou processando/ refletindo, recomendo demais.

ewellin3 13/05/2021

o fim da infância
sou bem suspeita para falar, pois amo ficção científica, mas, o que foi esse livro??
que experiência incrível e única

? apesar da dinâmica de troca de personagens, eu consegui me apegar a todos e me conectar com tudo.
? gostei bastante das reviravoltas e fiquei curiosíssima para descobrir o plano do karellen.

recomendo bastante a leitura.

Leticia 27/07/2021

Começando a achar q esse gênero é o que mais gosto, pretendo logo logo ler mais livros parecidos... Confesso que não esperava esse final, esperava algo parecido, mas não exatamente assim, e isso foi bom