Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Jose0304 14/04/2022

Detetivesco
Achei uma leitura muito fluída. Foi meu primeiro livro no qual fiquei com vontade de ler mais e mais para saber que acontecia depois. Eu gostei. Mas o que eu mais gosto é que foi inspiração para uma saga maravilhosa de filmes, como Blade runner e Blade runner 2049.

Fabio.Barbosa 16/06/2021

Gostei
Acabei lendo, mais por curiosidade depois do segundo filme, e recomendo de leitura rápida e de fácil compreensão

Barbara.Luiza 24/06/2021

O planeta Terra passou por uma guerra que acabou com a possibilidade de vida no planeta, os humanos que não migraram ficam inférteis, todo dia animais são extintos e androides são escravizados nas colônias.

Acompanhamos Deckard, um detetive que aposenta replicantes, um eufemismo para o assassinato de androides. Mas em que ponto a destruição de uma máquina deixa de ser algo banal e passa a ser criminoso? Em que momento esses seres passam a ser mais humanos do que os que restam de nós?

Diferentemente do filme, Blade Runner, o livro de Dick explora as nuances da humanidade, empatia e ego estão sob o microscópio para averiguação. Religião, vegetarianismo, consciência de classe, bagulificação, humanos desumanizados e androides com sentimentos. É disso que fala o livro.

Deckard é o homem que desafia as convenções estipuladas para mergulhar em um debate metafísico e social sobre a humanidade e onde ela está, ainda que diferentemente do Deckard interpretado por Harrison Ford o personagem literário tenha um desenrolar conservador e conformista.

Esse livro me encantou pelas possibilidades de reflexão e pela capacidade narrativa de K. Dick. Um ótimo começo para a leitura de ficção-científica de 2021 por aqui.

Essa edição possui dois textos extras e ilustrações de diversos artistas e foi lançada em 2017 em razão dos 50 anos de lançamento do título. Ele possui uma jacket temática da adaptação cinematográfica.

Iracema 15/04/2022

Androids podem sonhar com ovelhas elétricas?
Em um universo cyberpunk onde a terra está coberta por poeira radioativa, Rick Declare é um caçador de recompensas. É dado a Rick a missão desafiadora de perseguir e aposentar seis androids foragidos que se passam por humanos.
Neste universo distópico onde um "Andy" é tão evoluído é difícil distinguir se é humano ou não, Rick com sua missão de aposenta-los entra em algo que o muda para sempre. Philip K. Dick narra a história tão bem que é difícil não ficar viciado na leitura, é algo flui e te deixa curioso mas também é algo que te faz ter uma crise existencial às quatro da manhã se perguntando: o que nos faz ser humanos? Nossa empatia com os outros? Nossos corações batendo rápido? É difícil saber quando se a uma "coisa" que pode fazer, ser e te imitar perfeitamente vive e pode tirar o seu lugar.
Um ótimo livro para quem gosta de distopias e questionamentos sobre a nossa vida, mesmo sendo um livro escrito a tanto tempo atrás ainda é algo muito atual.

Marcio Izidoro 20/04/2021

Que futuro!!!
Quando comprei esse livro, estranhei o fato de o título verdadeiro ser 'Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas', e logo me veio na cabeça o filme onde, pelo o que eu me lembre, não tem nada a ver com isso...
E realmente me lembro muito pouco do filme, embora tenha visto muitas vezes, mas há muito tempo já... e vejo que o livro é muito mais perturbador, mais intenso, mais visceral do que o filme, pois nunca me senti tão ligado ao filme como me senti lendo o livro.
A história é muito boa, rápida, com um fluxo muito bom... e te prende de uma maneira impressionante.
Recomendadíssimo.
Jazz 20/04/2021minha estante
O livro explica o título Andróides sonham com ovelhas elétricas?

Marcio Izidoro 20/04/2021minha estante
Não explica em palavras no livro, mas dá pra entender o título.

L.R 19/05/2021minha estante
Humanos sonham com animais reais, andróides "sonham" com animais falsos?

Maria 24/02/2021

"você será requisitado a fazer coisas erradas não importa para onde vá. é a condição básica da vida, ser obrigado a violar a própria identidade."

Pdrosaleitor 31/03/2021

Confunde, mas de uma ótima maneira
Os temas abordados nesse livro são de grande base para muitos outros livros de ficção científica. É possível perceber até mesmo uma relação com Asimov, nessa linha tênue entre homens e máquinas.

Mundo da Vavah 26/02/2020

Uma ficção científica muito mais que essencial para os amantes do gênero e até mesmo para os que não costumam se aventurar muito por esse mundo, pois trata-se de uma experiência única.

O livro traz a história do Blade Runner, caçador de andróides, Rick Deckard que recebe a difícil missão de encontrar e "aposentar" seis andróides orgânicos (pertencentes a um novo modelo, o Nexos - 6, que se assemelha e muito aos seres humanos). Tais andróides são considerados fugitivos por matar seus patrões humanos e emigrar ilegalmente para a Terra.

A história se passa no ano de 1992 em um Planeta Terra arrasado pós uma Guerra Nuclear, em uma sociedade distópica que tenta de tudo para manter a humanidade viva, inclusive povoar outros planetas. A imagem que temos desse atual mundo é algo escuro, uma natureza acabada, o sol por traz de uma camada cinzenta, animais e plantas são raros e uma peculiaridade que caracteriza essa sociedade são os animais elétricos que possuem como pets.

O Caçador de recompensas se vê com essa difícil missão nas mãos e acaba se envolvendo com membros da "Corporação Rosen", com um deles em especial, Rachel Rosen (que não é o que parece, e acaba deixando Deckard confuso). ㅤ
Durante a leitura nos deparamos com as duras reflexões de Deckard, que não sabe em quem e quando confiar. Além de como suas atitudes podem gerar consequências inesperadas e o que pode interferir em seu trabalho e nos demais companheiros. Um livro sensacional que te leva para um mundo único, porém repleto de reflexões. Uma escrita fluída porém não tão simples, mas que os apaixonados por sci-fi amam.

Ótima leitura que deve passar por sua vida de leitor.

Henrique 06/12/2023

O que é o ser humano ?
Após ler este livro pude deparar-me com esta questão, no ínicio é apresentado o conceito sobre os androids e sua versão que cada vez mais aproxima-se da perfeição, mas nunca pensamos na essência do homem e a diferença entre o mesmo e as demais raças.

Ao decorrer da obra pude observar a semelhança dos traços e como as "diferenças" estavam cada vez mais estreitas, o unico diferencial entre nós é o sentimento , mas e se chegar um momento em que os androids se tornem também sentimentais ? , poderá ter uma dificuldade para saber quem é quem ?.

A complexidade dos sentimentos que o homem possui derivado de uma empatia gerada pela semelhança é que faz com que questionemos se somos realmente humanos,o livro aborda este paradigma com grande maestria e através de diálogos entre o personagem principal e a Rachael Rosen destaca esta complexidade.

No final Blade Runner apresenta um reflexão interessante sobre o tema ao mesmo tempo que explora tais complexidades, enriquecendo ainda mais a discussão e também abordando tópicos filosóficos sobre o existencialismo.

Bruno Palmeiras 31/01/2022

Boas reflexões
O livro passa-se em um mundo futurista habitado praticamente só por seres humanos e androides, há pouquíssimos animais não humanos.
O personagem principal é um caçador de androides que começa se questionar sobre as relações entre humanos e androides humanoides. Esses questionamentos trazem boas reflexões que podemos fazer comparativos com alguns problemas atuais do mundo, como racismo, manipulação/veneração de um "grande líder" e sexualidade.
Um outro ponto bem interessante é como humanos não menosprezam a vida de nenhuma outra espécie, pena que eles comercializam elas (logo, não ligam tanto assim para essas vidas)..
Agora rever Blade Runner e se é uma boa adaptação. O Dick aprovou as filmagens e estava empolgado para ver o filme completo, pena q morreu dias antes do filme ser lançado.

Eliane406 01/01/2024

Androides sonham com ovelhas cibernéticas?
Hesse em O Lobo da Estepe disse:"E se algumas almas humanas, singularmente dotadas e de percepção sensível, se levanta a suspeita de sua composição múltipla, e, como ocorre aos gênios, rompem a ilusão da unidade personalística e percebem que o ser se compõe de uma pluralidade de seres como um feixe de eus, e chegam a exprimir essa ideia, imediatamente a maioria as prende, chama a ciência em seu auxílio, diagnostica esquizofrenia e protege a humanidade para que não ouça um grito de verdade dos lábios desses infelizes."

Assim, é Philip K.Dick, o escritor genial, com 44 livros, cerca de 121 contos e uma obra mastodôntica - Exegesis de 8000 páginas, de escrita automática. Sua obra levantou questões que anteciparam o futuro e o tornou um autor referência importante do século XX.

Para K.Dick, a realidade pode não ser o que parece e podemos estar a ser manipuladas na nossa percepção. Profetizou uma sociedade hipertecnológica que controla o indivíduo, inventou o cyberpunk antes dos computadores se tornarem eletrodomésticos, criou a base da Matrix sem conhecer a internet, etc. Foi o escritor que melhor compreendeu o nosso tempo estando fora dele.

Em "Os Andróides Sonham com Ovelhas Eletrônicas?" , posteriormente, "Blade Runner", em que o título original é uma incógnita que nos leva a pensar sobre onde nasce a empatia. Um livro que fala de moral, questões humanas e poder em alta escala. Tudo se trata de controle; até que ponto necessitamos estar vinculados as emoções alheias, alinhar níveis de soberania. Porque suprir nossos sentimentos, se podemos confrontá-los e viver com eles. Seres humanos vivendo realidades que necessitam de um controle para saber quem são ou mesmo não ter que lidar com a realidade.O que determina, afinal, nossa condição de ser humano!?

Alice 23/07/2020

Impossível parar de ler.

Inácio 01/04/2021

Cyberpunk
Um livro, talvez, para ser lido mais de uma vez por conta de seu conteúdo filosófico. Philip K. Dick mistura diversos elementos, como: alta tecnologia, psicologia e religião. “Altamente recomendado, em especial para os fãs de ficção científica e do subgênero cyberpunk.

Adri Crivelaro 01/04/2021

Leiam Philip K. Dick!
Apesar do título sugestivo, o livro não diz se androides sonham com ovelhas elétricas, mas nos faz questionar o que realmente diferencia um humano de um androide e nos mostra que nem sempre é fácil fazer essa diferenciação.

Autor de outros livros e contos que deram origem a outros filmes e séries como Exterminador do Futuro, Minority Report e o Homem do Castelo Alto. Vale muito a leitura!