Formas de voltar para casa

Formas de voltar para casa Alejandro Zambra

Resenhas - Formas de Voltar para Casa

Rafaela 23/04/2022

A história é baseada no resgate da memória tanto da vida da personagem, que se vê em um momento de mudança de perspectiva e de relações, quanto da história chilena, retratando a ditadura de Pinochet.
É um livro sensível e que traz reflexões muito boas sobre a relação que temos com o passado, nosso país, nossos pais e sobre a construção da nossa consciência acerca da realidade.

Nani84 22/10/2022

Um livro que trata de assuntos espinhosos e traumáticos de forma leve e fluída, de certa forma poética. Contexto político emaranhado a complexidade das relações humanas. Gostei muito dessa leitura.

Gabriel.Flores 05/01/2023

Formas de voltar para casa
O relato mais intimista que já li. Te faz quase sentir desconfortável, constrangido, diante de tanta autoexposição. Uma arqueologia do próprio ser em busca de uma resposta que nunca poderia ser reconfortante. Obra-prima.

Christian.Tharlen 24/01/2023

Formas de Aprender A Ler Zambra?
Primeiro livro do autor que leio, a história eu confesso que não tem nada de mais e é até certo ponto arrastada e confusa. No entanto, o interessante é a forma como o autor consegue construir uma história intercalando passado e presente.
Como ele consegue trazer uma forma boa para quem quer ser escritor e uma das cenas mais linda acontece de uma carona que ele recebe da irmã.
Não sei se pretendo ler mais algo do autor, talvez me arriscaria para saber se o autor é realmente essa maravilha moderna ou se é super-estimado.

Scaldini 29/04/2023

????
Não entendi qual o ponto o autor quis chegar kkkkkkk mas não é ruim só não é bommmm
sei lá, não sei oq sentir

Mariana113 07/10/2023

De quem são as memórias do passado?
O protagonista escreve uma história com lembranças que gostaria de ter. Voltar pra casa talvez seja visitar ruínas que nos rodearam para de alguma maneira encontrar um novo caminho.

Mima 07/01/2024

Okay
Adorei a escrita, é meio melancólica, só que parece que li e li e não cheguei a conclusão nenhuma, a história prende mas fica em ciclo.

Bia 15/01/2024

Sabia pouco, mas pelo menos sabia isto: que ninguém fala pelos outros. Que, mesmo que queiramos contar histórias alheias, terminamos sempre contando nossa própria história.?

Giovanna1599 28/01/2024

Não é ruim, mas também não é um livro uau, acho que pode ser bom pra quem quer sair de uma ressaca literária por ser curtinho

Maricel.Torres 19/03/2024

Volta à Infância
Quem de nós, em diferentes momentos da vida, retomou lembranças da infância na busca de novos significados? É entre eventos verdadeiros que as lembranças vão tomando forma, nas palavras do autor. Sentimentos e relacionamentos também são adicionados à narrativa, expressados de forma singular.

ana carolina 01/04/2024

Gostei muito da história e achei a escrita muito cativante, me prendeu do início ao fim e senti como se pudesse me conectar aos personagens. no entanto, eu esperava que a situação da ditadura seria mais abordada. esperava que contasse mais sobre como foi a experiência de vivenciar essa época. não era algo que o livro havia prometido, eu que imaginei que poderia ser assim. o foco foi mais no o cotidiano dos personagens, mas isso não atrapalhou minha leitura. ter ido para um lado que eu não aguardava fez com que eu ficasse curiosa em continuar lendo e despertou meu desejo em conhecer mais escritos do autor!!!

Mello 29/04/2024

Eu fui esperando uma história comovente contada por uma criança e não é bem isso. A primeira parte da história é contata por uma criança mas os capítulos seguintes são o mesmo personagem adulto. Os capítulos flutuam entre as relações familiares, com os pais e com a esposa (ex), e sua relação com a escrita. As cenas são meio frias. Me lembrou filmes europeus, em que tratam as coisas profundas como superficiais, mas não acho que seja isso. Acho que é uma apresentação seca das emoções.