365 Dias Extraordinários

365 Dias Extraordinários R. J. Palacio

Resenhas - 365 Dias Extraordinários

Fabi 31/12/2021

Uau!!! Que leitura boa! Um preceito todos os dias, para um ano melhor! Super indico para começarem no Ano Novo e os preceitos do Sr Browne te acompanharem durante todo o ano! ??. Li o livro Extraordinário da mesma autora, que me trouxe a esse, e quero outros! ???

Clara :) 31/12/2021

365 dias extraordinários
é tão estranho acabar esse livro! mesmo havendo dias em que eu só lembrava muito tarde de atualizar aqui sobre ele, era um livro que eu lembrava (literalmente) todos os dias. foi uma companhia poderosa no meu ano e que tiveram frases que me marcaram tanto que irei colocar no fim da resenha. no fim, só tenho a agradecer à companhia que esses preceitos me fizeram durante o ano todo e esperar que vcs tenham sentido essa companhia também pelas atualizações. feliz ano novo!
"os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que descobre por quê" Mark Twain
"você é mais corajoso do que acredita, mais forte do que parece e mais esperto do que pensa" Christopher Robin (A.A. Milne)
"o que há atrás de nós e o que há à nossa frente tem pouquíssima importância comparados ao que há dentro de nós" Henry Stanley Haskins
"a esperança é como o sol. quando está atrás das nuvens não significa que desapareceu. você só precisa encontrá-la!" Matthew
"a diferença entre o ordinário e o extraordinário é esse pequeno extra" Jimmy Johnson
"vencedores nunca desistem, e quem desiste nunca vence" Vince Lombardi
"com gentileza, você pode sacudir o mundo" Mahatma Gandhi
"no fim do jogo, peões e reis voltam para a mesma caixa" Provérbio italiano
"a beleza de um ser vivo não está nos átomos que o formam, mas em como eles se combinam" Carl Sagan
"as coisas que me fazer ser diferente são as coisas que me fazem ser eu" Piglet (A. A. Milne)
"o que faz anoitecer dentro de nós pode deixar estrelas" Victor Hugo

Fernanda Nakamura 22/06/2022

365 dias extraordinários
Você gosta de preceitos ? Se gosta vai amar este livro.
Amei ele;é uma mistura de diário e preceitos ,com varias lições de vida .
Recomendo muito este livro!

Amanda MN 08/09/2020

Um livro cheio de preceitos incríveis. Como sempre R.J. Palacio mostrou seu dom de nos encantar.

duda j 30/12/2020

Aprendizados
São lindas lições para se ler todo dia, acordar e ler uma mensagem nova.

O livro tem diversas citações que os próprios leitores enviaram para a R.J. e uma delas foi enviada por um brasileiro:

"A vida não é colorida. A vida é para colorir" - Paco

Tori 25/09/2021

Eu gostei dessa leitura. O livro traz lições para todos os dias do ano, e em cada uma, há uma lição diferente, mas importante, a se aprender.

Mr. Jonas 31/12/2020

Reflexões
Não faz jus ao título no que se refere a palavra ?Extraordinário?, é apenas razoável. Tem alguns ótimos preceitos, outros bons, e numa medida um pouco elevada existem muitos pensamentos que não contribuem ou se repetem no mesmo sentido/razão.
A ideia do livro é ótima, uma fonte de inspiração e reflexão, porem se os preceitos fossem melhor selecionados seria perfeito.

Ju 28/10/2021

Amei tanto as experiências do professor quanto todos os preceitos selecionados. O que mais gostei foi " Um único raio de sol é suficiente para desfazer muitas sombras." São Francisco de Assis

Simona0 25/01/2021

365 dias
Ganhei em 14 de janeiro do ano passado e fui lendo uma página por dia, todos os dias, religiosamente e terminei nesse mês. É aquele livro que é para a vida toda, tiveram varios dias que eu abria a pagina e a mensagem era justamente o que eu precisava para aquele momento, aquele dia.

Alexandre.Canal 29/12/2020

Que todos tenham um Prof. Brownie em suas vidas
Mais um livro cativante da série "Extraordinário". Pequenas lições para o dia a dia que nos fazem querer que o prof. Brownie saia do livro e venha ensinar a todos seus valiosos ensinamentos.

Cassia de Souza 24/03/2021

Reflexões diárias
Uma reunião de preceitos e frases lindinhas, que trazem a sensação de que podemos ser sempre mais gentis com o próximo. Inclusive, a gentileza, é a grande base dessa escrita. Achei o livro muito bom!

Leticia.Fantagussi 30/11/2020

Feliz por ter terminado feliz
No começo não me senti muito cativada pelos preceitos. Eram frases legais, mas nada que não se possa achar no Pinterest. O que começou a valer a pena pra mim foram as pequenas introduções dos capítulos do sr Browne. Me senti feliz por estar revisitando brevemente o universo do Auggie muitos anos depois de ler o primeiro livro (tenho dificuldade em continuar séries, não li nenhum outro da franquia além de Extraordinário hehe). As reflexões sobre alguns poucos preceitos nessas introduções foram realmente a melhor parte pra mim.

No começo me frustrava um pouco com as frases mais bobinhas como "não custa nada ser gentil", "dê o melhor de si e a vida faz o resto", mas então outro preceito me lembrou que perguntas bestas são mais ricas para um sábio do que uma resposta elaborada. Isso porque essas frases mais "óbvias" são as que geram as melhores discussões. Descobrimos muito sobre nós mesmos e o mundo quando vamos além de arranhar a superfície das coisas. Porém é preciso estar disposto e, se possível (na verdade o ideal seria), ter alguém com quem debater essas ideias. É realmente uma excelente forma de se trabalhar o diálogo e a curiosidade nas crianças.

Também fiquei satisfeita ao ver o preceito "quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil" ter tido um leve aprofundamento de dois parágrafos apenas para mostrar que, novamente, na vida as coisas nem sempre são tão simples. Existem muitas coisas pelas quais vale a pena lutar e ser "firme" ao invés de gentil. Me anima pensar que as frases mais óbvias podem levar a reflexões mais amplas e ambíguas assim.

Greyce 19/01/2022

Muito fofo!
Livro fofo, com frases e histórias inspiradoras, minha única "crítica" é que achei que tinham muitas frases sobre gentileza e elas acabavam ficando um pouco repetitivas e poderiam dar espaço a outras, mesmo assim recomendo!

Marcos 07/11/2014

Resenha feita por mim para o blog Psychobooks
Comentários

Quem leu Extraordinário deve se lembrar das aulas de Inglês de August, o protagonista. Nelas seu professor, Sr. Browne, trabalhava com seus alunos os preceitos, frases famosas de incentivo a boas práticas. Foi fazendo uma seleção dessas frases e compilando-as para cada dia do ano que surgiu o 365 Dias Extraordinários.

O livro em si nada mais é que uma sequência de citações de autores variados. Existem desde filósofos clássicos, como Confúcio e Platão, até artistas contemporâneos, como Katy Perry e Harry Styles, do grupo One Direction. À lista se adiciona grandes nomes como Dalai Lama, Martin Luther King, Audrey Hepburn, Gandhi, Einstein, entre outros. Além disso, a autora juntou alguns preceitos enviados por seus leitores, ao redor do mundo. Dos mais de 1200 enviados, 100 foram publicados.

Quotes

As citações tratam, em geral, de temas ligados à amizade e à gentileza entre as pessoas. Por ter sido escrito pelo próprio Sr. Browne, os textos seguem sua lógica e sua filosofia de vida, baseada em dar valor a fatos extraordinários do dia a dia e de tratar a todos com equidade e respeito.

É importante destacar o projeto gráfico do livro, que ficou lindo, baseado somente nas cores preto, branco, azul e cinza. A capa dura e a qualidade do papel foram elementos adicionais que o deixaram mais bonito.

Ordem de leitura

Este é um daqueles livros que podem ser lidos uma página de cada vez. Como os quotes estão distribuídos por cada dia do ano, tanto faz seguir essa lógica de leitura ou lê-los todos de uma vez. Eu optei pela segunda forma e achei a leitura super prazerosa. É um daqueles livros em que o leitor entra de um jeito e sai de outro, mais leve, mais alimentado.

Textos complementares

Ao final de cada mês há um texto escrito pelo professor. Neles, além de narrar um pouco sobre o seu passado e suas motivações em seguir a sua profissão, tem-se também experiências vividas em sala de aula que incluem alguns personagens de Extraordinário e que esclarecem alguns pontos da história. É perceptível a crescente nesses textos, com uma evolução partindo do aprofundamento do personagem para a sua interferência na vida de seus alunos.

Dois textos são os mais importantes pra quem leu a história de August. No primeiro temos uma troca de emails entre Julian e o Sr. Brownie, que demonstra um pouco do que aconteceu após o final da história. No segundo, tem-se uma nova troca de emails em que um segredo envolvendo a troca de bilhetes maldosos entre Julian e August é revelado e esclarece um pequeno mistério que ficou no ar no final de Extraordinário.

Considerações

Mesmo sendo um livro complementar e com caráter de consulta, acredito que essa deva ser uma leitura obrigatória a todos os que leram e gostaram de Extraordinário. Além dos belíssimos quotes, temos informações que ajudam num entendimento maior da história do livro, esclarecendo alguns pontos que ficaram pendentes na história e contando o que aconteceu com os personagens após o final.

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/11/resenha-365-dias-extraordinarios.html
Jess 12/02/2015minha estante
Olá! Adorei a resenha :) Estou para ler Extraordinário e muito provavelmente lerei este em seguida. No entanto, gostaria de saber se é preciso primeiro ler Extraordinário para entender este livro, ou se é possível compreendê-lo mesmo sem a leitura do outro. Pergunto, pois gostaria de dá-lo de presente a uma pessoa (que acho que as mensagens positivas fariam bem), mas acredito que ela não leu Extraordinário. E aí, vale o presente? haha. Já agradeço ;)