O homem que confundiu sua mulher com um chapéu

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu Oliver Sacks

Resenhas - O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu

snowfairy7 12/02/2023

Um livro que aborda a diversidade da neurologia
Interessante para médicos e profissionais da saúde - a leitura é um pouco pesada e tem termos técnicos, mas o autor aborda diversas alterações neurológicas com sensibilidade e leveza. Foi muito curioso tomar ciência desses distúrbios pouco conhecidos dos SNC.

dido4 09/03/2023

Oliver Sacks sempre impressionando
Não tenho muito o que falar sobre esse livro. Oliver Sacks é uma pessoa que vê o mundo de forma diferenciada, e acho que você só consegue entender isso de verdade, lendo algum dos livros dele. Uma pessoa culta e extremamente inteligente, mas que nunca torna seus contos e relatos inacessíveis. Muito pelo contrário. Oliver Sacks escreve de uma forma que impressiona o leitor, tanto pelo relato do caso em si, quanto por suas reflexões, analogias e referências. Esse é o segundo livro que leio do autor, e não poderia recomendar mais. Se você tem interesse por neurociência, medicina, ou apenas curiosidade para casos interessaantes, deveria considerar essa leitura.

Icaro 21/03/2023

Interessante
Ainda no teste do ChatGPT, esse é outro dos cinco livros indicados pela IA sobre a criação da consciência humana. Na realidade a IA errou, acabou me indicando um livro focado em casos clínicos e distúrbios mentais. Certamente um livro que eu não procuraria tão facilmente, mas que se mostrou bastante interessante sobre o mistério da mente humana.

Mips 22/03/2023

A neurologia para além daa doenças
É um livro bastante tocante, cada capítulo apresenta um caso com problemas neurológicos, e o autor vê cada pessoa muito além de seus defcits, as vê em sua totalidade, é sensível para quem são para além da doença. Alguns casos são muito curtos e abertos, foram casos que não gostei muito, porque não me acrescentaram nada. Mas o livro no geral é muito bom.

Eduardo.Mathias 15/04/2023

O homem que relatava casos com amor e poesia
Oliver Sacks era um neurologista que relatava casos que passavam por ele com uma atenção, um amor e um lirismo que é capaz de tanto emocionar quanto atrair a atencao do leitor do que é a neurologia e a neurodivergencia
Vale a pena ler
O único ponto ruim desse livro é a edição, toda bagunçada, mas basta comprar a mais atual que acho que já corrigiram

CinMeireles 14/05/2023

Desde que vi esse livro na casa de uma amiga, há muitos anos atrás, eu fiquei extremamente curiosa para lê-lo - mesmo sem ter absolutamente nenhuma ideia sobre o que se tratava. Esse ano, quando estava montando minha meta de leitura, me deparei com a oportunidade de lê-lo: finalmente li a sinopse, que me deixou ao mesmo tempo fascinada e preocupada - tratando-se de um livro sobre problemas mentais, não seria uma leitura pesada e técnica demais, ou até mesmo depressiva?
Mas meus medos se mostraram infundados. A narração de Oliver Sacks é fascinante. Não se trata, como pensei a princípio, de um livro sobre "problemas mentais", e sim de um livro sobre o ser humano por trás dos mais diversos tipos de distúrbios cerebrais. Sacks busca justamente a humanidade - a "alma", como ele mesmo diz. Não se trata, tampouco, de uma narrativa que tenta nos fazer sentir "pena" daqueles indivíduos, e sim nos questionarmos sobre seus fascinantes mundos internos, e no quanto o distúrbio impacta em suas relações com o mundo externo.
Alguns dos casos aqui relatados são divertidos; outros são fascinantes, outros chegam até mesmo a ser perturbadores. Alguns distúrbios são tão debilitantes que obrigam a pessoa a reestruturar todo o seu mundo para conseguir viver com dignidade; outros, intrigantes, beiram os "super poderes"; outros ainda são uma mistura das duas coisas. Nos faz pensar quais capacidades incríveis o cérebro possui e "decidiu" esconder, e como nossa percepção de realidade é totalmente dependente da forma como nosso cérebro funciona.
Esse livro é realmente maravilhoso. Recomendo muito a leitura para todos aqueles que têm curiosidade sobre a mente humana e suas peculiaridades.

site: https://www.instagram.com/p/CzFSRT9rxVn/

Cecilia 04/06/2023

Um jeito diferente de ver a neurologia
Neste livro Oliver Sacks faz relatos de casos que teve contato durante a sua vida, sempre tentando elucidar os mecanismos mais elaboradorados das patologias de uma forma simples. Muito interessante!

paulaferrazp 10/07/2023

?Os aspectos das coisas que são mais importantes para nós ficam ocultos devido à sua simplicidade e familiaridade?.

? Estamos em terreno estranho aqui, onda a doença pode ser bem-estar e a normalidade, mal-estar, onda a excitação pode ser um cativeiro ou uma libertação e onde a realidade pode residir na ebriedade e não na sobriedade.?

AndreLima93 18/07/2023

Puro suco de neurologia
O livro tem como objetivo retratar de forma mais empatica e humanitária alguns casos "curiosos" do autor, um neurologista renovado.
Embora a escrita seja muito formal e técnica ela é ao mesmo tempo confortável e pouco cansativa, fazendo você ler páginas e páginas sem parar. Os casos são de fazer qualquer um ficar completamente chocado, e pra estudantes de psicologia como eu é um prato cheio. Certamente todos que lerem sentirão vontade de trabalhar em, ou ao menos visitar, hospitais psiquiátricos ou clínicas de tratamentos neurológicos.

Bruda 29/07/2023

Muito gostosinha a leitura.
Aprendi bastante com os relatos e as assimilações desses com a teoria. Vale bastante.

Lau 15/08/2023

O único defeito desse livro, se é que posso dizer isso, é não ter ainda mais atualidades!

Difícil encontrar textos em neurologia assim, tão gostosos de ler, fáceis e super sensíveis. Ele é antigo, é claro, tem algumas expressões que não usamos mais. Pode parecer meio incisivo às vezes, ao tratar de "incapacidades" nos pacientes. Mas também fica evidente que o objetivo do autor não é diminuir ninguém, pelo contrário: desenvolver em nós - e nele próprio - a alteridade pelo diferente

Como disse antes, a única coisa que eu acrescentaria, se pudesse, seria uma atualização. Um prefácio ou posfácio, escrito por pesquisadores contemporâneos, com informações atualizadas sobre os diversos transtornos, conceitos e paradigmas explorados no livro. Assim teríamos um comparativo e uma trajetória completa, desde a observação dos casos à época até como seriam analisados hoje em dia. Acho que seria perfeito!

Deborah 20/08/2023

Um livro comovente

Quantas vezes conhecemos alguém com alguma deficiência neurológica, seja autismo, demência, paralisia cerebral ou afasia e ignoramos suas capacidades e identidades?

Ver a história da senhora com paralisia cerebral, cega desde o nascimento, descobrir o mundo pelo tato ou a paciente que perdeu a propriocepção redescobrindo o mundo foi muito interessante

Gus 01/09/2023

É incrível como Oliver Sacks conta suas diferenças experiências e relatos com seus pacientes. O autor demonstra um caráter excepcional e diversas vezes vemos como ele trata de forma humanizada pessoas neurologicamente debilitadas.

lidi 05/09/2023

Mais um livro de Sacks que entra na minha lista de favoritos. É incrível a sensibilidade na forma como o autor descreve cada experiência com seus pacientes.
Uma das frases mais marcantes pra mim foi "quando um homem perde uma perna ou um olho, sabe que perdeu a perna ou o olho; mas se ele perdeu o eu - se perdeu a si mesmo - não é capaz de saber disso, pois já não está mais ali para sabê-lo".
Simplicidade dentro da complexidade desses casos.

Bruce 27/09/2023

Um olhar alternativo sobre cognição fora da linha normal
Oliver Sacks tem um olhar e estilo que partem de sua especialidade em neurociência, passeiam por filosofia e arte e entregam uma visão humanista rara. Nessa obra de 1985 o autor aborda ocorrências biológicas com uma perspectiva ao mesmo tempo encantadora e reveladora, que certamente trarão uma nova maneira para o leitor encarar a vida em geral e as diferenças humanas em particular.