Half Bad

Half Bad Sally Green

Resenhas - Half Bad

Fernanda631 05/07/2023

Half Bad #1
Half Bad #1 foi escrito por Sally Green. Half Bad é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome.
Os bruxos estão por toda a parte, mesmo que nós não os vejamos. Sua sociedade é dividida em duas linhagens distintas: os da Luz e os da Sombra. Mas existem também alguns meio sangue que são descendentes de bruxos que se relacionam com humanos, ou em raríssimos casos, de bruxos meio luz, meio sombra. Ou pelo menos Nathan quer acredita que não é a única aberração da sociedade.
Sua mãe foi uma bruxa da luz muito poderosa, de linhagem nobre e respeitada. Ao contrário de seu pai, que é o bruxo da sombra mais procurado da sociedade. Ele é extremamente poderoso e cruel. Quando encontra um bruxo com um dom que lhe interessa, ele não hesita em matá-lo e comer seu coração, para absorver aquele dom para si.
O protagonista é então filho de uma bruxa do bem com um bruxo do mal, o que faz dele uma pessoa especial no mundo, o Conselho o persegue, tem uma cerimônia aos dezessete anos para descobrir de que lado estará (luz/sombra), bruxos vivendo com os não-bruxos (aqui chamados de félix) e precisando esconder seus dons... acredito que você também consiga pensar em algumas histórias com esses itens.
Após o suicídio de sua mãe, sua avó materna assumiu sua guarda, assim como a dos seus três meios irmãos, todos mais velhos. A mais velha de todos, Jessica, foi a única a desprezar o garoto, sempre lhe tratando como um bruxo das sombras e não como seu irmão. Ela fazia questão de lhe causar sofrimento e reafirmava, sempre que podia, que ele era o culpado pela morte de sua mãe. A sociedade lhe tratava com escárnio, como se ele fosse contagioso. Mas isso não era o suficiente e o Conselho decidiu 'interferir' em sua vida sob a prerrogativa de estar protegendo sua sociedade. Suas medidas restringiam-no cada vez mais, até que não lhe restasse alternativas, a não ser fazer o que eles desejavam.
Nathan é diferente de todos e sabe, pois seus irmãos e a sua sociedade de bruxos o tratam diferente. Seu pai é um Bruxo das Sombras e sua mãe uma Bruxa da Luz, o que faz dele um meio código. E na sociedade de bruxos da Luz que o cercam, isso é uma coisa horrível, um sangue impuro, que deveria ter sido morto há muito tempo.
Mas ele não foi morto e a história girará em torno da vida difícil de alguém com sangue de luz e sombras misturados.
Uma sociedade hipócrita, que divide o bem e o mal como se não houvesse um meio termo. Um Conselho cruel que pauta suas atividades no bem maior, sem se importar com o sofrimento alheio. Uma cultura soberba de superioridade, mas a verdade é que todos são assassinos. O que muda entre Luz e Sombra são as justificativas para as mortes que cometem.
O livro é curto e se desenrola contanto a vida de Nathan. Sally Green inicia o livro de maneira inusitada, começando pelo meio, para depois voltar no início e daí seguir rumo ao desfecho do livro. Por sinal, esse desfecho me deixou extremamente curiosa para ler a continuação
O livro é estruturado em seis partes e seus capítulos variam entre curtos e medianos, com uma diagramação simples e funcional, contudo os capítulos em geral são bem curtos, alguns com apenas uma ou duas páginas, contudo ao invés dessa característica dar dinamismo à história, acabou deixando-a superficial. Ex: a primeira parte do livro é narrada em segunda pessoa e, por ser o primeiro livro no qual me deparo com isso, achei um pouco estranho. A narração em segunda pessoa é quando o autor tenta passar a sensação de que você é parte do livro.
Sendo o primeiro de uma trilogia, achei ele razoavelmente equilibrado entre a ação e as informações, mas a história não anda muito. A incógnita do livro é saber se ele irá conseguir e como ele conseguirá seus três presentes e o sangue de seus ancestrais ao completar dezessete anos. Esse é um ritual de passagem, onde o adolescente recebe seu dom e se transforma em um bruxo de verdade.

Jacques 02/01/2023

Três presentes, Sangue e Reconhecimento paterno
O Primeiro livro da Trilogia, Halfbad é um romance escrito pela autora Sally Green que deu origem a série da Netflix com o nome de " The bastard son and the devil himself", que me cativou e me emocionou de diversas formas.
O Livro, ao contrário da série, me deixou desconfortável, primeiramente pela escrita em segunda pessoa, e pela história que parece que foi escrita às pressas. Períodos de tempo passando muito rápido e de uma vez.
Achei os romances muito mal construídos, e os detalhes meio que foram deixados de lado, me senti lendo um resumo extenso.
O livro é bom, pois da para comprar a história, mas poderia ser muito melhor se tivesse mais conectividade entre acontecimentos mais detalhes, e mais ação.

Luana 24/09/2017

De início, você pode pensar que o enredo da história é bem clichê, afinal Half Bad se passa em um mundo de bruxos e bruxas divididos em "bem" e "mal". Mas Sally Green consegue fazer algo realmente único. A cada detalhe que ela soma à mitologia, a história cresce.
No entanto, o ritmo é bem rápido na segunda metade do livro e você acaba perdendo a intensidade dos acontecimentos quando precisa dar uma pausa. É o tipo de leitura para se fazer em uma única tarde.
Você pode até achar que não está gostando no começo, convenhamos o início em segunda pessoa é estranho, mas acaba fisgado e morrendo de vontade de ler o próximo.

Belle Barbb 29/12/2018

Uma história cativante e eletrizante.
Gostei muito.
Fiquei curiosa com o poder que ele terá. Apesar de acreditar que seja se transformar em lobo ou animais selvagens.
Um leitura deliciosa e fluída. Em que nos estimula a continuar até não ter mais páginas para ler.
Nesse livro, acompanhamos a evolução de Matham em busca da cerimônia que o concretizará como bruxo.
Para atingir seu objetivo passará por diversos contratempos, lutando pela própria sobrevivência. Descobrindo que situações ruins serão aprendizados.
Com isso, terá que trilhar o próprio caminho e fazer escolhas difíceis, mas necessárias.
Assim começa o desenlace para o próximo livro, em que Nathan descobrirá por si só o seu dom, abandonado a própria sorte e tendo que decidir quem salvará.

Mokumura 25/01/2019

Resolvi ler esse livro, pois me interessei pela sinopse do segundo livro (Wild Half), achei a escrita um pouco estranha, a forma que era narrado, mas depois acabei me acostumando e até mesmo gostando. Realmente fico indignada com alguns acontecimentos, há muita brutalidade, mas isso serviu para moldar o protagonista em alguém quebrado. Realmente surpresa com o fato de narrar desde a infância até a adolescência. Recomendo bastante, mas não chega a ser um dos meus favoritos (#TeamGabriel)

José Vitor - @zetalendo 22/05/2020

Leitura: 18/10/15
Que livro foda, meu Deus!!!!! Confesso que no começo eu pensei que não ia gostar muito por que as primeiras páginas são bem confusas e tals, mas conforme você vai lendo vai entendendo tudo, nunca li um livro sobre bruxos e amei essa história. O final então... MY GOD, muito ansioso pro 2º livro chegar, essa semana chega, ae não sei se espero um tempinho eu se leio kkkkkkkk amei esse livrooooo ❤️❤️❤️❤️

Juliana 08/12/2022

half bad
comecei a ler por causa da serie e mesmo sendo bemm diferente eu ameiiiii, eu eu amo o gabriel nas 2 versoes

Carol 25/09/2020

Gostei da história. Enrolei mt pra ler pq não tem todos os livros em português. Mas valeu ler.

Talita.OBlathmhaic 26/10/2020

Por que eu demorei tanto tempo para ler?
Eu li a sinopse desse livro uma vez e acabei não lendo, por algum motivo eu não gostei dela. Depois de um tempo, eu acabei me lembrando dele e li a sinopse de novo e dessa vez eu gostei. Demorei muito tempo para ler, sempre passava outros livros na frente porque achava que seria ruim.

Fui ler ele quase no final da minha ressaca literária e ele fez com que ela terminasse de vez.

Gostei da escrita da autora, amei como a leitura fluiu bem. Ele me lembrou um pouco de A Rainha Vermelha só que com bruxos, por a sociedade em Half Bad está dividida entre os bruxos de luz e os bruxos das trevas e no meio de tudo está o Nathan, ele é filho de uma bruxa de luz com o mais poderoso bruxo das trevas.

Eu amei muito, mas muito o Nathan, em contra partida, eu detestei a menina lá que o Nathan gosta ( não lembro nome dela, só sei se termina em line, acho) Gabriel é perfeito! E eu fiquei com uma adivinha do Nathan algumas vezes pela maneira que ele tratava o Gabriel.

Acho que Half Bad é maravilhoso. Li alguns comentários de pessoas que disseram que largaram o livro por ser chato. Acho que o começo, talvez seja um pouquinho, porque ele vai intercalando entre cenas no presente com as memórias de antes da situação que ele está agora, algumas enquanto ele ainda era criança. Eu gostei dessas partes também e não achei chato, o que me surpreendeu um pouco porque geralmente eu não gosto muito quando o livro se divide em presente e passado.

Acho que Half Bad vale muito a pena ser lido, ou se você abandonou, vale a pena dar uma nova chance.

Lucas Alves 21/12/2022

Um livro diferente, uma história boa.
Li o livro pela série, me surpreendeu como a autora conseguiu transmitir tantas coisas na história. A ideia de fazer uma história que fala de bruxos não é nova, mas a forma como ela fez a história se desenrolar foi bem agradável. Destaco o personagem Gabriel, como alguém fundamental para que a história não seja findado a chatice. A história uni um bom enredo, um bom romance, é um livro que ficou no meu coração.

wwlfstar 10/03/2021

Half Bad é triste. Sofrido. Cruel. É aquele livro que você pega pra ler e chorar. Por isso dei 5 estrelas.

kauzzara 16/04/2021

No universo desse livro tem bruxas e bruxos que se dividem entre os bruxos da luz e os bruxos das sombras, obviamente eles são inimigos, e o Nathan é um meio código filho de um dos maiores bruxos das sombras mas mora com a família da parte da luz. Então vemos como o personagem lida com isso e com todo o desprezo que recebe, além de ser maltratado pelos líderes da luz, o que foi algo que ficou cada vez pior e que deixou a história bem triste. A leitura foi bem fluida pra mim e gostei de como o livro começa de uma forma confusa, isso me deixou animada pra continuar o livro.

leiturasdamafe 13/07/2021

Eletrizante
MEU DEUS QUE LIVRO FOI ESSEEEEEEEEE
fazia tempo que eu não fiquei tão surtada e fissurada por uma história
não sou de ler séries, mas essa é uma que eu com certeza vou ler