Metrópolis

Metrópolis Thea von Harbou

Resenhas - Metropolis

Caroline Vital 28/11/2022

Grazadeus não parece ter sido escrito por uma nazi
Mas, é bom lembrarmos que sim, ela foi do partido nazista na Alemanha.

Incrível, me fez entender melhor o filme. Depois que se acostuma com o estilo de narração, acaba fluindo.

As cenas de muita ação são ótimas e o tema toca em muitas feridas da sociedade.

Giovana456 18/01/2021

" incrível e emocionante"
Achei o livro muito incrível e emocionante, servindo muito para ajudar na compreensão da Revolução Industrial e de suas consequências no modo de vida do proletariado que, sem alternativas, precisa se revoltar. Realmente há muitas analogias cabíveis entre a ficção desse livro e os acontecimentos que ocorreram ao redor do mundo a partir da inserção das máquinas a vapor na sociedade. Acho que é um livro que vale muito a pena para qualquer pessoa ler.

Juscelino L 29/04/2021

O clássico do cinema, em livro, também é uma obra espetacular e esta edição da Aleph é sensacional, tanto pelas ilustrações como pelo "conteúdo extra", que nos faz mergulhar mais fundo no universo de Metrópolis e seu legado.

Nat 21/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Esse livro foi apresentado por um amigo, como desejado por ele, por conta do filme. Por isso e mais tudo o que li sobre polêmicas em torno do livro, resolvi comprar e não me arrependi. Primeira coisa que chama a atenção: todo o cuidado com essa edição – a capa é linda, a separação dos capítulos tem páginas escuras e ilustrações que combinam com a temática, a tradução e revisão estão impecáveis. Li pensando que era uma espécie de roteiro, então visualizava tudo na minha cabeça, e isso pode ter me ajudado a gostar mais da história (principalmente dos momentos finais) do que quem não imagina a história como um filme. Metrópolis é uma cidade utópica, mas para que essa utopia exista muitas pessoas vivem vidas desgastantes, semelhantes à escravidão + alienação. Até que o filho do responsável pela cidade descobre isso e começa a agir de forma a querer mudar o mundo. Uma das polêmicas envolvendo o livro é que a autora virou nazista (produzia filmes para o governo). Li o livro todo tentando achar uma relação ou indício, mas não encontrei. Na verdade, a trama traz uma jornada que nos faz acreditar numa certa redenção, quase como uma religião (seria esse o indício? Rs). Após o final, há três textos extras. O da Marina Person explora bastante esse lado da autora ter virado nazi enquanto seu ex-marido e diretor do filme de Metrópolis tomou o sentido oposto, e fugiu. Por todos esses pontos, super indico o livro!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Mafê 03/04/2021

Não fede nem cheira!
Confesso que tinha altas expectativas para esse livro e, infelizmente, foi decepcionante. Uma narrativa muito confusa e pouco instigante. No mínimo esquisita, para ser sincera. Leia ou durma tentando!

AndrA.BrandAo 14/06/2020

livro bom, filme melhor

Tati Freitas 18/12/2022

"O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração."
O livro é muito mais "romântico" do que o filme, provavelmente porque essa é visão exclusiva da autora (que tb é roteirista), e o filme tem tb um pouco da visão do diretor (e marido da autora na época) Fritz Lang. O livro não é ruim se conseguimos posicioná-lo na época e contexto em que foi escrito. Ele é baseado no roteiro do filme de mesmo nome e é uma obra do expressionismo alemão, sendo assim eu entendo algumas escolhas narrativas nessa novelização do roteiro. Maaaaas, algumas passagens são um pouco confusas, algumas vezes me vi perdida quando o livro vai de um personagem ao outro, fica parecendo que faltou um pedaço da história, que a gente pulou uma página, ainda assim depois que me acostumei com isso consegui aproveitar melhor a leitura. A visão de sociedade é um pouco polarizada, e achei a narrativa ingênua. Não sei se para a época era menos, mas pelo que eu li das críticas quando o filme foi lançado, outras pessoas também pensavam assim.

Vitor.Oliveira 20/07/2022

Leitura mediana
O livro é bom! O início é mais complexo, a autora trabalha muito com detalhes o que na minha opinião deixa a leitura um pouco cansativa, o livro deixa pontas soltas com relação a alguns personagens e isso é algo que incomoda. Existe a utilização de várias referências bíblicas e isso é um ponto positivo, deixa a leitura mais interessante.

Victor Oliveira 24/10/2022

Um clássico que não me pegou.
Adoro ficção científica distopia e afins. Fui muito empolgado para a leitura de Metrópolis mas infelizmente não me pegou.

Adorei a ambientação e as referências religiosas, mas o excesso de descrição, a lentidão no andar da história e a falta de carisma de alguns personagens, me perderam.

O mais triste é que, no posfácio, são citadas várias obras que se inspiraram em Metrópolis e eu ADORO praticamente todas.

Terminei o livro muito mais por dever de ofício que por prazer da leitura. Uma pena mesmo.

davidplmatias 08/11/2020

Envelheceu mal
Envelheceu muito mal... Sinceramente eu não via a hora de terminar de ler... Péssimo... Só dou uma nota melhorzinha porque é o gênero de livros que gosto
DanielSchaefer 08/11/2020minha estante
Poxa espero não detestar tanto, é a minha próxima leitura e eu estou lendo O Conto da Aia, ao qual estou amando. Bem, pelo menos vou preparado caso o baque seja ruim kkkk'

davidplmatias 08/11/2020minha estante
Vou ler aia ainda, valeu Daniel

Dhalila 21/03/2021

Esse livro foi minha primeira eternidade literária do ano. Apesar de ter menos de 300 páginas foi bem cansativo terminar.

O enredo é interessante, mas por eu ter lido vários clássicos de Sci-fi nesse tempos a premissa do homem que não questiona a vida até encontrar uma mulher me cansou bastante. Pois eu sentia que sabia onde ia chegar, e realmente chegou.

Mas isso não quer dizer q não recomendaria esse livro, porque ele tem grande importância tanto para a história da Ficção científica quanto para a história do cinema. É bom, mas com algumas ressalvas

Cris 21/03/2021

Uma nova percepção
Metrópolis é aquele livro que te prende, tanto pelas alegorias indizíveis que ele nos traz, quanto pela forma que a narrativa percorre as páginas até fechar ao fim. Porém é um livro feito por alguém com índole sugestiva, cabe a você estar disposto ou não a lê-lo.

Maria.Eduarda 15/01/2021

Esse livro certamente divide opiniões, uns amam outros odeiam, eu não fui com muita expectativa por medo de me decepcionar, mas já me prendi na história desde o começo.
Achei interessante o caminho que a história levou, agora estou curiosa para assistir o filme.

Letícia 07/05/2021

Muito bem escrito!
A sensibilidade na escrita (o que vem junto com um ótimo trabalho de tradução) transforma esse livro em uma experiência sensível e imersiva. Apesar dos fatos descritos serem longe dos nosso dia a dia essa sensibilidade nos aproxima dos personagens e da realidade do livro