O peso das dietas

O peso das dietas Sophie Deram
Sophie Deram

Resenhas - O peso das dietas

inasantos 19/06/2023

Livro que o título fez muito sentido para mim. A autora mostra claramente que muitos de nós colocamos um peso muito grande na nossa alimentação quando na verdade precisa ser algo leve para funcionar muito bem.
Recomendo para quem vive "de dieta" e com preocupações relacionadas à alimentação e corpo.
Leitura de expandir a mente!

stezinha04 08/06/2023

Repetitivo
Amei o livro e suas dicas, mas senti falta de mais informações nutricionais e científicas, o livro parece que repete o que fala em todos os capítulos (menos nas receitas, risos). o motivo principal de eu começar a ler foi por causa do meu transtorno alimentar e realmente foi útil, mas poderia ser melhor

LuanaSantos 23/05/2023

Repetitivo?
O livro é razoável, de leitura fácil.
Dá dicas lógicas para o dia a dia, porém que se repetem várias vezes em várias páginas. Bom para quem quer iniciar uma rotina mais saudável com a alimentação, porém dependendo do seu objeto ele deixa de ajudar. Acredito que podia ter mais informações nutricionais e menos repetição.

elohafloria 13/05/2023

Para despertar reflexões
Livro bem interessante, especialmente na época que foi lançado a uns anos atrás.

Conteúdo bastante importante, porém repetitivo. Às vezes até duvidava se eu tinha me perdido nas páginas e já lido aquele trecho.

E um alerta que a autora coloca como afirmação, mas em realidade não procede: restrição NÃO NECESSARIAMENTE vai gerar compulsão. Não é uma relação causa e efeito, muitos estudos atuais sobre o comportamento alimentar já demonstraram que existe correlação, mas não causalidade.

Sou psicóloga, estudo o comportamento alimentar e os transtornos alimentares, portanto foi um pouco básico. Mas, se você ainda não é familiarizado com essa abordagem anti dietas ou não é nem nutri nem psi, vai te despertar muitas reflexões!

Marcos Toledo 31/03/2023

Li por sugestão da minha Nutricionista, e ela foi muito fofa ao saber que eu gosto de ler me indicando um emprestando seu livro na nossa última consulta ??

Mas achei a leitura muito muito tranquila. Levíssimo!

O argumento da autora é muito cíclico, então as vezes você vai sentir que está lendo a mesma coisa várias vezes. Repetitivo. As vezes eu sentia que ela combatia pseudociência com pseudociência.

Algumas partes ela não desenvolve tão bem, mas fica repetindo quase como um mantra o livro todo. A sensação que cada capítulo era um artigo separado que foi juntado. Ou que era pra encher a linguiça para dar um livro de tamanho ok.

Muita coisa é meio óbvia, se você é uma pessoa minimamente consciente.

Mas, são necessários. Mesmo sendo óbvio quando a gente para para pensar, mas é só olhar ao nosso redor e perceber o quanto as pessoas ignoram isso, o comer sustentável e consciente. E buscam fórmulas secretas para ficar na luta constante contra a balança.

Direto surgem modas na alimentação, esses dias mesmo estava na moda tomar umas vacinas para não sentir fome?

Eu fiquei bem animado com a leitura, por me dar uma certa tranquilidade sobre minha relação com a alimentação,

Minha nutricionista trabalha muito comigo isso, o progresso sustentável, e não uma fórmula secreta.

E eu só estou conseguindo focar nessa projeto alimentar realmente (e pela primeira vez), justamente por me entender, saber minhas ?limitações?, minhas prioridades, como eu funciono mesmo. E estou transformando esse projeto num estilo de vida sustentável.

Hoje mesmo devo comer pizza ou risoto na janta pois vou comer com amigos. E está tudo bem! A comida é social (inclusive, um fato legal: meu tcc em Relações Internacionais foi sobre isso rsrs) e tá tudo bem!

Se não fosse esse processo, e eu tivesse numa dieta restritiva, provavelmente eu chutaria o balde e não faria mais a dieta, por conta de uma pizza!

Enfim, legal!

Natália 17/03/2023

Esse livro veio em bora hora. Uma amiga me recomendou seguir a autora nas redes sociais e curti a forma como ela fala sobre alimentação e nutrição. O livro é bacana, fácil de ler, mas, às vezes, um pouco repetitivo. Gostei das receitinhas no final.

Thamiris.Marinho 03/03/2023

Um alívio
Esse livro é literalmente um alívio. Ler uma pesquisadora, phd e etc, explicando exatamente porque dieta é tão prejudicial, faz a gente conseguir respirar de novo.

Definitivamente é o tipo de livro que você marca quase todo, e tem que estar sempre disponível pra consultar, não só pelas receitas, mas todos os insights que ele oferece.

Apesar de ser um livro técnico, é bem fácil de entender e zero cansativo! Estou animada para seguir os conceitos do livro e observar os resultados!

Layza 28/02/2023

Esse livro me ensinou que não existe alimento proibido, que o ato de comer deve ser prazeroso e que devemos aprender a respeitar e ouvir nosso corpo, para nutrir ele de acordo com suas necessidades. Chega de terrorismo alimentar e restrição! Nós somos seres onívoros, podemos comer de tudo, e saber ter equilíbrio na hora de escolher o que comemos, que também é importante. Sério, leiam esse livro e mudem a mentalidade de vocês em relação à alimentação saudável que muitos almejam!???

StellaTurella 13/02/2023

Não esperava gostar desse livro
Sendo bem sincera.

Sou leiga no quesito nutrição ? se não formos contar o básico ? e quis ler algo sobre justamente pra abrir meus olhos só que esperava fazer isso em uma leitura mais robusta.

Shopie me surpreendeu completamente com sua escrita intimista, simples e empática.

Somos bombardeados de coisas que devemos ou não fazer na internet. Remédios, dietas e combinações de alimentos milagrosos! Que vão te fazer emagrecer em dias, confia.

Dietas restritivas sempre foram difíceis de ser vistas por mim. Tipo, vou me privar pra depois ficar doida? Essa clareza veio só depois de mais velha então na minha adolescência fiz dietas desse tipo, que resultou em nada.

Esse livro fala sobre isso e o mais importante: a gente esqueceu como comer!

Pois é, comer não é só mastigar e engolir. Esse processo existe, mas não só ele. É que também existente tipos de fome como a fome emocional, aquele que você só quer comer porque está triste, está com raiva e a vida é injusta contigo.

Vamos atrás de comida para nos sentirmos bem, o cérebro libera o hormônio certo para a recompensa imediata então repetimos.

Dentre outras coisas que Shopie nos conta durante a leitura.

Abriu minha mente, o meu jeito de ver comida, minha relação com a comida é isso tudo são pequenos passos que damos porque não dá para mudar da noite pro dieta e ver resultado.

Obrigada, Shopie!

natuxa 04/02/2023

Esse livro é incrível pra quem busca melhorar a relação com a comida e com o próprio corpo. Com ele eu pude entender e aprofundar na ideia de que eu posso ouvir meu corpo, eu posso comer o que gosto, e não há alimento proibido. Ao longo da leitura eu percebi que ficava mais consciente das minhas escolhas alimentares. As vezes é meio repetitivo, mas extremamente necessário.

Camyla 30/01/2023

Essencial
Esse livro sempre me ajuda demais. dá uma visão muito diferente do que é dieta, e como ela justamente atrapalha no processo de emagrecimento, assim como mostra como a relação com a comida deve ser leve e prazerosa. recomendo demaais a leitura

clary3 29/01/2023

Utilidade pública
Primeiro livro que eu leio sobre Nutrição e tenho certeza que será pra sempre o meu favorito!
Todo o conteúdo eu considero essencial para todos, leigos ou experts em Nutrição por assim dizer.
Já tinha interesse em seguir na Nutrição comportamental e materno-infantil, após esse livro, eu tenho certeza que é o que eu quero realmente!
Sou muito grata por ter tido a oportunidade de ler esse conteúdo incrível e receber informações tão valiosas e libertadoras. A forma como esse livro aborda a Nutrição e tem como intenção resgatar o real sentido da alimentação é muito lindo. Gostaria de que todos pudessem ouvir essas palavras e terem suas vidas transformadas.

Luiza 20/01/2023

"Alimentos são muito mais que calorias."
O livro aborda assuntos que considero serem extremamente necessários na sociedade em que vivemos atualmente, onde o número de pessoas que desenvolvem transtornos alimentares continua crescendo.

Sophie Deram é uma nutricionista, ou seja, as coisas que ela fala no livro são baseadas em estudos reais e não em "achismos".

Acredito que todos deveriam ler esse livro, não só apenas quem visa emagrecer.
A autora desmistificou tantos assuntos que ainda continuam sendo compartilhados como verdades.

Ele tem uma linguagem fácil, mas em certos momentos achei bem repetitivo. O que talvez tenha sido proposital, já que essas coisas precisam ser repetidas até entrar de vez na cabeça das pessoas.

Em certas partes, eu acabei tendo uma opinião diferente da autora e não vejo problema nenhum nisso, afinal, acredito que cada um tem seus próprios pensamentos e quando o assunto é nutrição é ainda mais difícil estabelecer uma verdade única.

Se o meu eu de 2 anos atrás tivesse tido a oportunidade de ler esse livro, não teria passado pelos problemas com comida que passei por achar que cortar tudo ao extremo era a solução, obviamente que isso só gerou mais problemas.

Para todos que passam por um "comer transtornado", como a Sophie menciona no livro, espero do fundo do meu coração que vocês melhorem. Viver é muito mais do que apenas se preocupar com o que e o quanto você comeu.

Enfim, recomendo a leitura!

Raquel Borges 04/01/2023

Comer bem não significa fazer dieta
Ao contrário do que muitos acreditam, dietas restritivas podem ser muito traiçoeiras e produzirem o efeito reverso. É o que mostra a nutricionista Sophie nessa obra didática e acessível. Aplicando seus conhecimentos técnicos, a autora mostra como é possível comer bem sem estar apegado à ideia de regime.

O livro traz relatos reais, dicas e receitas para os leitores colocarem em prática. Sem dúvida, um livro muito bom para todos que desejam entender melhor sobre alimentação e estilo de vida saudável.

Beatriz 31/12/2022

Sou fã do trabalho da Sophie e esse livro foi o meu sonho de consumo desde que ela lançou.

Não esperava tantas menções/linguagem científica e saber mais sobre a vida profissional da autora, mas é uma leitura "gostosinha" para quem gosta do assunto e quer saber mais. Super recomendo!

Acho muito importante dizer à todos que "Sim, a gente pode emagrecer comendo. Sim, a gente pode sentir fome sem sentir culpa. Sim, a gente pode comer pelo simples prazer de comer!"

Como fã, agora tenho um novo sonho de consumo que é o segundo livro da Sophie e não vejo a hora de resenha-lo para vocês ??