O peso das dietas

O peso das dietas Sophie Deram
Sophie Deram

Resenhas - O peso das dietas

Monolice 11/03/2021

A busca pelo conforto alimentar
Este livro me abriu os olhos para os meus próprios problemas alimentares. A maioria das mulheres em algum momento da vida já fez dieta, e pegou se perguntando porque é tão difícil seguir, e se caso é uma dieta bem sucedida, porque é tão difícil manter o peso perdido. Sophie nos explica com uma abordagem bastante didática que as dietas restritivas não são boas no longo prazo, pois forçam o corpo a um modo de sobrevivência que o fará comer mais tão longo tenha acesso a outros alimentos. Isso nos coloca no famoso efeito sanfona, e também, na vida sem paz com a alimentação. Afinal, comer é um prazer da vida, e não devemos tornar o ato de comer um sofrimento eterno pelas expectativas irreais de atingir o corpo padrão que a sociedade prega (e que a maioria de nós nunca vai atingir).
Particularmente, me tocou muito a passagem que ela fala sobre todo o dinheiro que as mulheres (principalmente) gastam em procedimentos estéticos, e eu não sou exceção.
Espero muito ler outros materiais dela e conseguir tornar minha alimentação mais intuitiva!
Um livro para ter sempre em mãos para consulta, pois além desta aula de nutrição, Sophie também nos presenteia com diversas receitas.

Jussara.Mendes 07/03/2021

Encantador!
O livro aborda a relação das emoções com nossa alimentação, mas dando enfoque ao peso que as dietas causam ao nosso organismo e os danos que podem trazer consequências indesejáveis.
De forma clara e serena, a autora explica como nossos genes podem ser afetados em face da nossa alimentação.
Traz ainda uma nova visão sobre o hábito de fazer dietas e propõe uma forma diferente de se pensar o assunto.
O livro conta ainda com mais 70 receitas fáceis e muito bem explicadas!
Vale a pena conferir!

Evy 13/02/2021

Dieta não emagrece
Eu, como nutricionista, adorei a leitura desse livro. Ele vai na contramão do que a mídia tenta impor de que emagrecer é somente fechar a boca e ter boa vontade. O corpo humano é complexo demais para se resumir o processo de emagrecimento a somente restringir calorias. Devemos aprender a comer de forma mais consciente e fazer as pazes com a comida, sem cair no terrorismo nutricional, porém sempre preferindo uma alimentação mais natural.
A autora discorre sobre o emagrecimento saudável sem dieta, dá dicas e várias receitas para auxiliar quem quer emagrecer e/ou levar uma vida mais saudável do ponto de vista nutricional. Super recomendo a leitura.

Elyene 10/02/2021

Amor e sabedoria em forma de livro
Leitura indicada pela nutricionista e comecei a ler esperando um posicionamento positivo diante da problemática da alimentação. Feliz de dizer que não me decepcionei! Como meu objetivo é melhorar meu relacionamento com a comida e aprender a balancear a alimentação de forma realista e perene, sinto que este livro serve como um ótimo alicerce. A abordagem de Sophie é bem conceituada sem deixar de ser amorzinho! Ensina que nenhum alimento é ruim, mas nos orienta a priorizar o que tem maior qualidade, sem colocar etiquetas de "proibido" em nada. E como extra vem cheeeeio de receitas! Gostei bastante e recomendo sim!
Liria3 12/02/2021minha estante
Vou adicionar na lista hahah

Elyene 16/02/2021minha estante
Ahhh ótimo mesmo!

Nivea Ceroni 09/02/2021

O peso das dietas.
Que livro!!!!!!

Um livro de 320 páginas, simples e didático, te explica, orienta e desmistifica o que 4 anos de faculdade não consegue fazer.

Com certeza é um livro para todos, diria até que é uma leitura obrigatória. Professores incluam na lista de paradidáticos dos seus adolescentes urgente.

Culturalmente fomos criados com a palavra dieta na nossa vida. Parece que para qualquer problema a solução é uma dieta, e isso nunca tem fim, e qual é o resultado: pessoas cada vez mais infelizes com seu corpo, com a autoimagem distorcida e pior os números de obesidade e sobrepeso cada vez maiores também. Então a dieta não é a solução!

Sophie explica de uma maneira leve, descontraída, pautada e comprovada cientificamente que a solução é o equilíbrio e os hábitos e estilo de vida. E ainda "de graça" (claro pelo preço do livro kkkk) te dá mais de 50 receitas diversas e orientações de como se organizar para o início ou a continuação de uma vida saudável, equilibrada e com o prazer da alimentação total.

Suzana.Mattos 26/01/2021

Transformou minha vida
Este livro me fez ter outra percepção sobre o meu corpo e minha relação com a comida. Recomendo para todos que se interessam na alimentação como um dos pilares da felicidade e do bem estar.

Helena 18/01/2021

Muito bom, mas repetitivo
Muito bom. A autora conduz o livro como uma conversa, mas a única coisa de ruim que achei foi o fato de ser repetitiva em alguns momentos.

Acredito que foi intencional para firmar na cabeça das pessoas as mudanças propostas, mas acho que algumas partes poderiam ser cortadas ou trabalhadas de outra forma para evitar a repetição.

No entanto, esse detalhe não deixa o livro chato ou cansativo. Acabei em três dias e super recomendo.

Queilinha 11/01/2021

Liberdade...
Liberdade é a palavra que mais define a sensação que tive ao ler esse livro, saber que comer sem culpa e sem restrições é possível até mesmo quando você quer perder peso.
Aprender diferenciar fome de gula e a fazer as pazes com o meu corpo e o meu cérebro valeu cada palavra lida neste livro maravilhoso.
Esse início de um novo ano está sendo libertador para a minha mente e incentivador para atingir novos hábitos e viver de forma saudável e sustentável.

Marianna.Fundao 01/01/2021

O Peso das Dietas
Em uma época onde as dietas são estimuladas por todos os meios de comunicação e pela sociedade como um todo e onde o corpo perfeito é uma utopia para a maioria da população mundial, O Peso das Dietas é uma leitura extremamente necessária. A doutora Sophie Deram explica cientificamente como as dietas acabam tendo o efeito contrário e como a alimentação restritiva é prejudicial para o corpo humano.

O livro ainda conta com uma parte cheia de dicas para a rotina alimentar, sugestões de cardápios e várias receitas simples e rápidas. Ótimo para quem tem uma vida corrida, não consegue se planejar e organizar as refeições e acaba optando por pedir delivery de comida.

Me identifiquei em vários momentos com a situações exemplo apresentadas e me inspirei a me conectar mais com o meu corpo e aprender a ouvir o que ele precisa (ou não precisa). Ótima leitura!

Gabrielle 28/12/2020

Ressignificar a relação com a comida
Mais um livro que me trouxe conhecimento sobre uma nova forma de lidar com a comida, resgatando acontecimentos e explicando de forma simples tantos porquês que ficam pelo caminho. Sophie Deram é engenheira agrônoma é nutricionista. Ela concentrou suas pesquisas nas áreas de obesidade infantil, nutrigenômica, transtornos alimentares e neurociência do comportamento - tudo isso com base no tema central do livro: as dietas.
E aí, esse é aquele tipo de leitura transformadora... há uma ressignificação muito legítima que te faz enxergar o assunto de uma forma mais complexa e, sobretudo, gentil. A verdade é que a cultura da magreza está tão intrínseca à sociedade que é difícil parar e refletir sobre até que ponto é saudável, não só fisicamente, mas psicologicamente falando.
Uma vida inteira lidando com culpa, restrições, cortando alimentos e, pior, julgando os corpos e as escolhas das outras pessoas, baseando-se no que você pensa ser o manual único e definitivo do que é ser saudável. E aí as pessoas possam a fazer exercícios compensatórios, choram sozinhas por não se encaixarem, se submetem a procedimentos cirúrgicos, tomam remédios sem indicação médica, tudo isso colocando suas vidas em risco para entrar no padrão (que é INATINGÍVEL - até mesmo para quem você ACHA que já o alcançou).
Sophie é contra terrorismo alimentar, a favor de consciência na escolha da comida (há exemplos práticos e muitas receitas no livro), respeitando o seu corpo e a sua mente, para que ambos entendam que perder peso não precisa ser uma agressão. Enfim, só leiam ❤️

Larissa Vianna 27/12/2020

Livro recomendado pela nutricionista, adorei as dicas da Sophia. Me fez mudar algumas atitudes, fora que as receitas são incríveis

Vi 12/12/2020

Eu amei!! Leia esse livro, tenho certeza que vai agregar...
O livro é maravilhoso, a autora busca mostrar da melhor forma possível como ter uma vida saudável sem ter que tirar nenhum alimento do seu cotidiano. Ela enfatiza a importância de não abominar alimentos, dar valor às refeições em família e amigos e, principalmente, a não fazer dietas restritivas.
No livro é possível encontrar todas estas informações, ditas como um mantra (ela fala tantas vezes as mesmas coisas que chega a ser repetitivo... mas como é um livro, de certa forma, "motivacional" imagino que tantas repetições do mesmo assunto sejam necessárias).
A minha parte preferida foram os exemplos e os relatos de casos que exemplificam muito bem as consequências negativas de ter uma alimentação com restrições.
Enfim, acho que todas as pessoas deveriam ler esse livro, ele tem muito a agregar, inclusive na criação de filhos, ensinando a importância das refeições em família, estimulando que sejam feitas de forma caseira, sem restrições alimentares, apenas mantendo equilíbrio, e consequentemente diminuindo as chances de obesidade.
PS: a Sophie ainda adicionou umas receitinhas relativamente rápidas, gostosas e muito top das baladas no fim do livro... algumas levam ingredientes mais caros, tipo vitela e camarão, mas, eu, como uma boa universitária acabada só pulei essas e fingi que não existiam kkkkkkkkkkkkkk.

Kammler 08/11/2020

Sem peso nem dieta
Um livro excelente para as pessoas desacreditadas da nutrição. Pra você que já fez várias dietas e não chegou a lugar nenhum, esse livro é um excelente ponto de partida.

A parte dois é um pouco repetitiva, e confesso que as receitas não me atraem muito, mas todo o resto da leitura é EXTREMAMENTE VALIDA.

Livro rápido de ler, sem palavras de difícil compreensão, com conteúdo bem esmiuçado. Não é necessário conhecimento prévio em nutrição.

Rafaela.Locatelli 31/10/2020

Como estudante de nutrição, e ex adepta de dietas restritivas concordo com a maioria das coisas do livro. Ótimo livro, que resgata uma boa relação com a comida. Essencial nesse momento de terrorismo nutricional.