A Mais Pura Verdade

A Mais Pura Verdade Dan Gemeinhart

Resenhas - A mais pura verdade

Duda 13/04/2021

Emocionante
Esse livro é lindo demais, você sente tudo oq o Mark sente. E a trajetória dele e do seu cachorrinho Beau até a montanha, é maravilhosa, eu chorei igual uma criança!!

Karol.Georgette 28/12/2020

Leitura rápida e fluida
O livro é simples, e envolvente, gerando algumas emoções ao passar da história, dentre elas raiva, tristeza e felicidade. Foi uma leitura leve de apenas um dia, a diagramação é boa, e a fonte limpa e grande.

Sara Muniz 15/07/2015

Resenha - A Mais Pura Verdade
Mark é um garoto de 12 anos que tem câncer. Ele quer realizar o seu maior sonho: escalar o monte Rainier (esse monte aqui). Ele sempre quis fazer isso, mas o desejo ficou ainda maior por sua doença ter voltado. Ele está definitivamente cansado de conviver com o sofrimento que a doença causa à ele e sua família. Então, decide ir em busca do seu sonho (escalar o monte Rainier) pretendendo não voltar, pois ele tinha quase certeza de que aquilo o mataria. Ele planeja tudo e enche sua mochila com tudo o que julga necessário. E ainda, leva seu cachorrinho e melhor amigo Beau.

No livro acompanhamos a viagem (e fuga) de Mark e Beau. Os capítulos são intercalados com o que Mark está fazendo e o que está acontecendo em sua casa e como as pessoas estão reagindo ao seu desaparecimento. Todos ficam desesperados atrás dele e anúncios são divulgados até na televisão, o que faz Mark ter problemas em lanchonetes e tudo o mais.

Chegamos ao fim do livro com o coração na mão, querendo muito que dê certo, mas que ele seja salvo.

✖ Avaliação da escrita: A escrita do autor é comum. Sem nenhum diferencial e própria para livros do gênero. É uma escrita que flui bem e feita para ser lida rapidamente.

✖ Avaliação do enredo: Câncer na literatura hoje é uma coisa que talvez as pessoas procurem, mas se você pensa que A Mais Pura Verdade é um livro como A Culpa é Das Estrelas você está enganado, apesar de ambos os livros terem a capa azul e terem como protagonista uma pessoa jovem com câncer, as coisas são completamente diferentes. Eu gostei bastante do enredo do livro, da vontade de Mark de realizar seu sonho (nem que isto o mate), mesmo tendo como característica algo que é comum.

✖ Sobre o protagonista: Mark é um garotinho bem maduro para a idade dele. Consegue enganar as pessoas e manter a calma para dar respostas objetivas. Eu gostei disso nele, mas mais uma vez eu vejo, o autor não sabendo lidar/criar muito bem a personalidade da criança/adolescente.

✖ Avaliação da capa/diagramação: Eu achei a capa muito bonita. O azul lembra muito A Culpa é das Estrelas, mas de qualquer forma a capa não deixa de ser linda e trabalhada para jovens leitores. Com poucos elementos os artistas da capa conseguiram ilustrar bem a estória. Gostei bastante da diagramação também, da entrada de cada capítulo e das árvores espalhadas no início e no final do livro.

✖ O que me levou a avaliá-lo como muito bom?
Esse livro não foi avaliado como excelente pelo motivo de ter sido previsível a partir de certo ponto. Não sabíamos se ele ia viver ou morrer ao final da aventura, mas por ser um livro para jovens, já era de se esperar que tivesse um final satisfatório. Além de que, não foi um livro que mudou a minha vida ou o meu modo de pensar (como os excelentes livros devem fazer). Mesmo assim, eu gostei bastante, achei a leitura maravilhosa e é super simples e gostosinho de ler.

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2015/06/resenha-mais-pura-verdade.html
Bruno 08/03/2016minha estante
Acabei de ler o lviro, e concordo com seus pontos apresentados.

Willy 08/02/2022

Não sei se gosto tanto quanto imaginei que iria gostar. É bom, leve, tem uma escrita simples e uma mensagem bem bonita.

Marynessa 12/03/2021

MÓ FOFINHO E SOFRIDO
Narrar a história de um garotinho chamado mark de 12 anos que enfrenta um cáncer .
A narração é dividida entre por mark em primeira pessoa e por sua melhor amiga em teceira pessoa.
Mark estava havia se recuoerado da doença , porém ela acaba voltado.
Frustado com o seu tempo limitado , mark toma uma decissão altamente louca e inusitado : REALIZAR UM SONHO, QUE É ESCALAR UMA MONTANHA ( por um motivo bem especial).
Sabendo que jamais o permintiriam realizar tal sonho no estado em que se encontrava tendo que recomeça todo o tratamento , ele resolve fungir e escalar a montanha sozinho.
Ele leva consigo seu cachorrinho e deixar um bilheite para sua mãe e seu pai e outro para sua melhor amiga.
Acompanho jornada de mark rumo ao que ele mesmo considerava o caminho da morte , ele e seu cachorro passara por diversos perregues , durante o percuso houveram muitos desafios , pessoas más , boas e sensações e pensamentos dolorosos.Ele registrou cada parte de seu trarejeto tirado fotos com a sua câmera e escrevendo versos em seu caderno que sempre continha 3 linhas .
Mesmo com toda a dificultade , seu corpo mal o sustentava , mark não quis desistir , não havia motivos para voltar atrás se ele nem mesmo tinha a chance de poder ter uma vida longa então pra ele o certo a fazer era morrer realizado seu maior sonho ao menos uma coisa boa , ao menos uma coisa feita por escolha propria e sozinho.
Sua melhor amiga tem a missão dolorosa e dafiadora de não revelar onde está indo mark , pois ela sabia muito bem pra onde ele estava indo .Ficou muito dividida e se perguntou varias vezes se deveria abrir a boca , mas se contorceu por vezes.Ela queria ajudar seu melhor amigo e ficou confusa se estaria fazendo isso contado para todos onde ele estava para que o salva-se e ele volta-se a rotina infernal de seu tratamento pra no fim provavelmente morrer ou se o deixaria seguir seu destino obscuro em pra realizar o seu sonho , q ela sabia muito bem que era muito importante pra ele e q ele jamais poderia realizar-lo se conta-se tudo.Mas ela permanceu firme na decisão de se mante calada e torceu pra tee tido a melgor decisão.
Por fim mark milagerosanente ainda é encontrado com vida , já perto do topo da montanha.
Ele é levado para o hospital e lá passa semanas , lá conta toda a sua trajetoria para sua melhor amiga e pede pra que ela escreva a sua história.
É um livri infato-juvenil mas não deve ser subestimando , pois ele tras muitos ensinamentos, ESSA É A MAIS PURA VERDADE

Agua.morna 25/12/2021

Pra falar a verdade
É um livro que atinge os nervos, a história é sobre um garoto com câncer que está cansado de ser atingido por palavras penosas. Ele apenas queria viver sua vida normalmente. Assim, cansado de sua rotina e do estado de debilitação gradual do seu corpo, ele decide sair da cidade sozinho (ele só tem 12 anos). A história é comovente e altamente reflexiva, põe na mesa sua moral e valores. Vale a leitura, chorei muito

Fley 05/06/2023

Foi um dos livros que eu mais me emocionei lendo, não chorei mas deu para sentir tudo que se queria passar

Cerry35 28/09/2020

O autor explica o nome do livro 1 vez ai vc pensa "ah, que legal" ai dps ele faz isso mais 18394839 vezes e se torna insuportável

Bru 10/11/2020

livro sensível e forte
Uma história sensível, forte, triste, trazendo um tema pesado, que é o câncer. Não havia criado muita expectativa com o livro, achei que seria mais do mesmo, mas me enganei. Além de acompanharmos o sofrimento de um garotinho com as idas e voltas do câncer, vemos também a sua coragem em jogar tudo para o alto e tentar realizar o seu último desejo, e mais, vemos como amizades verdadeiras fazem a diferença em nossas vidas, não importa o momento que estamos passando, as dificuldades que estamos enfrentando. Foi extremamente tocante acompanhar essa aventura, do jovem e seu cachorro, da conexão entre eles, e também a linda confiança e o lindo amor entre ele e sua melhor amiga. Realmente fiquei com vontade de abraçar o corajoso garoto e seu cachorrinho.

Alguns capítulos despedaçaram meu coração, mas em outros senti meu peito transbordar de amor, de esperança.

"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado"

Lays.Ordani 24/11/2021

Não que seja ruim, porém...
"A mais pura verdade" não foi o pior livro que li do gênero, mas definitivamente não foi o melhor. Durante a história toda (bem curta, por sinal) senti falta de algum aprofundamento a mais nos personagens ou mesmo na jornada em si. Não consegui deixar de criar uma certa antipatia pelo protagonista pela questão do cachorrinho, mas entendo que tem toda uma questão muito subjetiva aí por conta da doença e da idade do Mark, mas mesmo assim, a falta de ligação minha com o personagem/história deixou o livro um pouco insosso. Vale a pena a leitura pra tirar as próprias conclusões, até porquê temos algumas reflexões bem legais, e o livro pode facilmente ser lido em um dia ou dois.

Eliene12 05/12/2021

Uma leitura leve mas ao mesmo tempo bem complexa.
Adorei esse livro, tem suspense e um drama mas acho que as coisas ficaram na medida certa.
Uma leitura para acabar rapidinho.

Barbara Lima 11/03/2015

Emocionante
“A Mais Pura Verdade” foi o primeiro livro que recebemos de parceria aqui no blog, primeiro a prova e depois a edição completa. Eu fiquei bastante animada com a história e ao mesmo tempo receosa para descobrir qual aventura iria se desenrolar...

Nós conhecemos Mark, uma criança como outra qualquer que tem um cachorrinho extremamente fiel, uma melhor amiga atenciosa e pais amorosos... mas essa vida aparentemente perfeita não é tão perfeita assim. Nós descobrimos no primeiro capítulo que Mark está fugindo de casa, os motivos ainda não são muito certos, porém fortes o suficiente para fazê-lo abandonar todos, menos o seu cãozinho Beau.

“A montanha estava me chamando. Eu tinha que fugir. E como tinha...”

Eu não vou entrar em detalhes sobre os motivos que levaram Mark a ingressar nessa aventura, mas eles são fortes o suficiente para ele partir e não olhar para trás. A cada página virada é impossível não se apaixonar por esse garotinho que mesmo sendo tão novo é capaz dos sentimentos mais avassaladores e ainda nos leva a sentir tudo junto com ele.

“De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade.”

Em muitos momentos me senti angustiada com tudo o que Mark vivia, cada situação que ele foi enfrentando me apertava muito o coração! Eu li esse livro durante as minhas eternas viagens de ônibus (faculdade-trabalho-casa) e provavelmente os outros passageiros perceberam minhas reações durante a leitura. É impossível não reagir ou segurar as lágrimas principalmente nas últimas páginas.

“Ela falava com ele, mesmo através da distância e da tempestade, que molhava e agitava sua janela; conversava por meio do amor que sentia pelo amigo, que estava vagueando só Deus sabe por onde. Ela podia até senti-lo. Esse era o tipo de amizade que tinham. Ela sentia a dor dele.

Eu amei essa história, amei Mark e Beau. Amei a Jessi – melhor amiga do Mark. Amei esse livro do inicio ao fim e ainda em março eu posso afirmar que essa foi uma das melhores leituras de 2015!

“Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado.”

A edição está linda, o livro me surpreendeu pela leveza e para as pessoas que como eu passam bastante tempo no transporte público ou para os que gostam sempre de carregar um livro na bolsa, vão amar. Não dá quase para sentir o peso do livro, sério! A capa é linda e casa perfeitamente com a história e outro ponto positivo é a divisão dos capítulos onde nós temos a visão do Mark em primeira pessoa nos capítulos ‘oficiais’ e da Jessi em terceira pessoa nos ‘meio’ além da quantidade de quilômetros que Mark precisa percorrer ainda.

Por fim, só posso agradecer ao Dan Gemeihart por escrever essa história tão linda e emocionante e nos permitir aprecia-la. Para você que está lendo essa resenha, leia esse livro sem pensar duas vezes, até o coração mais insensível vai se emocionar com essa história! Essa é a mais pura verdade.

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2015/03/rsenha-83-mais-pura-verdade.html
Mi 11/03/2015minha estante
Nossa amei a resenha Ba =)

?Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado.?

Myca2 26/01/2021

A escalada
Depois de lutar bastante, Mark pensa que venceu o câncer, mas a doença reaparece. Ele não quer passar por todo tratamento de novo, então ele foge com seu cachorro rumo ao monte Rainier.

É uma história rápida, focada na jornada de Mark e seu cachorrinho. Uma viagem na qual ele reflete bastante sobre a vida e sobre suas escolhas.

A escrita é simples e flui, me prendeu completamente e eu não consegui parar até terminar o livro. Gostei da forma como o autor trabalhou com os sentimentos dos dois personagens que temos como protagonistas.

Tem uma mensagem bonita e me fez chorar um pouquinho. Um livro que eu recomendaria para todos.

Inclusive, no final eu só conseguia pensar na música "The climb" da Miley kkkkkk.

whosduarda 18/12/2021

...
eu passaria horas falando sobre esse livro e sobre como ele esta marcado no meu coração.

A mais pura verdade conta a história de Mark, uma criança que está em tratamento contra o câncer e que esta cansado de ver sua família chorar por ele não melhorar, então ele foge para escalar uma montanha.

a partir de sua fuga, acompanhamos Mark em companhia de seu cachorro Beau, e sua luta para chegar até seu destino. acompanhamos sua coragem e motivação, vemos também como sua amizade com Jess é sólida e verdadeira, como eles se entendem e sentem a dor um do outro.

esse livro é capaz de trazer a tona diversos questionamentos e de te fazer derrubar lágrimas. muitas lágrimas se quem tiver lendo for uma pessoa chorona como eu. eu apenas amo esse livro.