Mentiram para Mim Sobre o Desarmamento

Mentiram para Mim Sobre o Desarmamento Flávio Quintela
Bene Barbosa

Resenhas - Mentiram para mim sobre o desarmamento

Adilson22 10/11/2021

Muito bom. Recomendo. Um livro sério, embasado, porém simples e objetivo. Sem demagogia ou ilusões...

isabel_fmelo 31/05/2023

Saldo de lidos no recesso: 5 ?
Após essa leitura, fico reflexiva sobre o quanto as mídias controlam as narrativas, manipulam nossas visões sobre muitos assuntos, e é interessante ver que poucas pessoas realmente estudam sobre a questão do desarmamento, apenas repetem o que ouvem sem saber o motivo. Até para dizemos que não concordamos com algo, precisamos conhecer. Leiam!

Reccanello 25/09/2023

Quão fraca é a mente que aceita ser indefesa?
Se, depois de ler esse livro, você ainda permanecer um desarmamentista, você só pode ser um mau caráter que, ao mesmo tempo, considera o resto das pessoas uns completos imbecis. Com base em estudos e dados absolutamente incontestáveis, os autores desmontam a falácia desarmamentista, comprovando que, mais que um simples direito, a defesa individual é um direito inalienável. Leia!

Paulo Silas 23/09/2019

Como o título sugere, o livro é uma exposição de diversos pontos que constitui uma defesa pelo armamento civil - ou a defesa pelo direito de o cidadão possui armas. Escrito de maneira bastante clara, a proposta expositiva é a de refutar aqueles que seriam os principais argumentos contrários à liberação das armas para a população em geral, tratando-se de um espécie de antítese do desarmamento, o que é feito mediante tópicos, divididos pelos capítulos, onde em cada qual consta uma ideia contrária ao armamento civil que é apontado como mentira fosse, seguido das razões pelas quais o argumento é refutado. Enfim, é uma obra claramente pró-armas que objetiva sinteticamente lançar dados e argumentos que justificariam a defesa proposta.

Dentre os dez capítulos que compõem o livro, alguns dos argumentos propostos realmente auxiliam no fomentar do debate, enquanto outros acabam caindo no senso comum ou ainda no mesmo erro que é apontado como presente nas ideias contrárias à dos autores. A estrutura dos capítulos é feita de modo a apontar um argumento "anti-armas" como mentira fosse. Assim, o primeiro capítulo, por exemplo, é nomeado "mentira: o governo quer desarmar as pessoas porque se preocupa com elas", no qual os autores apontam que são os governos totalitários que possuem políticas de restrição armamentista. É nessa toada que seguem os outros capítulos, trazendo ainda aqui como exemplo o sexto ("mentira:armas causam muitos acidentes caseiros e matam crianças") - em que os autores argumentam que acidentes domésticos com armas seriam raríssimos e em quantidade menor que com outras coisas comuns existentes em residências, o quinto ("mentira: as armas são produzidas apenas para matar") - em que os autores defendem que armas serviriam para se defender, e o oitavo ("mentira:o desarmamento tem diminuído a criminalidade no Brasil") - em que os autores apresentam números para refutar a ideia da diminuição da violência posterior ao estatuto do desarmamento.

O livro é curto, não permitindo que o debate se aprofunde muito. Como dito, em que pese se prometa, de certo modo, ao leitor dados que contestariam qualquer argumento em sentido contrário, a obra acaba caindo em alguns jargões de defesa exacerbada do armamento civil. Quando mencionado que também cai no mesmo erro que aponta como presente em argumentos contrários, diz-se aqui da fonte de dados (matérias em jornais, por exemplo, ou a dificuldade de se ter um número outro diante da cifra negra da criminalidade) que é utilizado num capítulo cuja fonte são recortes de noticiários. A comparação de uma arma a um automóvel, feita para argumentar que uma arma não seria feita para matar, reconhecida pelos próprios autores como um pouco exagerada, é mais do que exagerada, na verdade. O emprego constante do termo "cidadão de bem" é outro fator presente no livro que preocupa - problemática essa que se evidencia com os primeiro apêndice do livro: ofensas gratuitas e descoladas do próprio propósito do livro contra os direitos humanos - que para os autores se traduziria no Brasil como políticas de vitimização de criminosos. Nada mais equivocado, cuja sandice é observável no apelo aos termos empregados e jargões do senso comum (quando se afirma, por exemplo, em tom de escárnio, que movimentos sociais servem para constituir a base da militância da esquerda no Brasil). Enfim, o livro não é de todo ruim. Como dito, há alguns pontos que contribuem para o debate - quando são apresentados dados (mapa da violência, número de mortes produzidos por arma de fogo, entre outros) que merecem e devem ser levados em conta, por exemplo, não podendo ser simplesmente ignorados. Mas ao mesmo tempo a obra acaba pecando no sentido de cair no mesmo erro que se julga denunciar: apelo efusivo à uma política armamentista tendo como ímpeto o afã por armas. Realmente, o livro não parece constituir um "fetichismo por armas", como é exposto no próprio, mas também falta muito para que constitua uma fonte fidedigna para sustentar uma política armamentista. Acaba sendo uma obra mediana que mais agrada os entusiastas por armas e irrita os contrários à política armamentista - mas por mera concordância ou discordância já previamente estabelecida à leitura.

Evelyn 30/06/2020minha estante
Perfeito

Ivan. 04/03/2021minha estante
As referencias apontadas sao muito ruins mesmo. A pior é quando ele cita um numero supostamente provindo de um estudo do FBI, e a referencia ali faz o numero parecer algo embasado. No fim do livro vemos que a referencia é uma explicação do significado da sigla FBI...

Bel 11/10/2020

Recomendo. Sempre fui contra o desarmamento. Recomendo a leitura deste livro.
Valéria Alessandra 11/10/2020minha estante
Sempre tive curiosidade... esse livro defende ou critica o desarmamento?

Gabriel.Rocha1467 23/07/2020

Incrível
Um livro muito bom para fazer pensar sobre o uso da arma e vem acabar com os argumentos mentirosos sobre as armas.

Paola 14/09/2021

Exagerado?
O livro aponta bons argumentos para o que defende, mas foge muitas vezes do assunto principal. Achei o anti-petismo forte e desnecessário, porque faz ligação com outros tópicos que não são relevantes para o tema do livro.

É um livro simples, que poderia ser resumido em um post de blog, mas ainda assim possui boas informações e opiniões relevantes.

Não sei se recomendo.

Paulo 27/03/2018

Livro interessante
Para quem, de alguma forma, se interessa pelo tema do uso de armas de fogo pela população civil esse livro vem a calhar, independente se for a favor ou contra o porte. Por quê? Porque mesmo quem é contra o porte pode construir seus argumentos lendo obras de quem são a favor do porte, como Benê e Flávio.

Conheci esse livro quando assisti a uma entrevista que fizeram ao Benê e me interessei pelos argumentos que ele dava.

Um ponto do livro que não gostei muito foi o fato dele tratar as opiniões contrárias em apenas uma frase, que são os títulos dos capítulos. Embora eu também discorde dos desarmamentistas, eu sei que eles têm argumentos melhores do que uma frase apenas. Mas minha opinião está, e talvez sempre esteve, com o que esse livro diz. O controle de armas é para atender o interesse de poucos neste país. Gostei também do capítulo que aborda a o Decreto em si sobre o controle de armas em território nacional, me esclareceu bastantes coisas.

Em suma, essa lei do desarmamento vai contra a vontade do povo que votou contra ela em 2005 e deve ser revista urgentemente.

Laura 30/10/2020

Mentiram para mim sobre o desarmamento
"[...] além de não recebermos as informações corretas sobre a questão das armas de fogo, recebemos informações falsas, que têm o intuito claro de manipular a opinião pública e a sociedade." | pág. 24

Nesta obra, Bene Barbosa e Flavio Quintela desmentem, de uma forma bem objetiva, nove mentiras contadas pela mídia, e obviamente, pelos desarmamentistas.

Através de fatos históricos, reportagens, dados e artigos da lei, o livro traz uma bela argumentação do porquê é necessário o cidadão de bem ter o direito da autodefesa.

resenha completa no Instagram: https://www.instagram.com/p/CG-tTIrrmeG/?igshid=xlv6d6o1yz5s

A geógrafa 04/06/2022

Povo armado é a solução?
Foi um misto de ideias interessante. Concordei com várias coisas, em outras discordei, questionei e refleti muito. Eu era contra o armamento, mas não tinha repertório pra defender minha escolha. Esse livro foi muito útil pra isso e pra desmistificar meus preconceitos. Mudei de ideia sobre armas? Sim, mas não 100%. Vi o papel das armas e como o governo pensa, mas tbm não acho que seja tão simples aplicar e esperar que o milagre aconteça.
De qualquer forma, adquiri muito conhecimento e afirmo que é muito bom sair da zona de conforto e ouvir ideias contrárias, é isso que nos faz crescer de vdd. Se não mudar de opinião, pelo menos terá repertório pra defende-la.
Alex.Engler 08/01/2023minha estante
Parabéns , por mais pessoas assim em debates sobre esses assuntos ?polêmicos?.

A geógrafa 08/01/2023minha estante
Muito obrigada. Acredito que temos que ter a mente aberta e isso não é só ouvir e acompanhar só o que vai de acordo com nossas ideias. Temos que sair da bolha as vezes

Sidney.Muniz 25/03/2021

Aquele livro que todo brasileiro deveria ler. O autor refuta todas as ideias sobre o desarmamento.

Jorge.Luiz 19/01/2022

Superficial e divagante
Apesar de alguns argumentos serem consistentes o livro é muito superficial em outros, sendo que partes parecem ser de algum modo desabafo do autor quanto a posicionamentos pessoais distantes do tema em questão

Gean 29/03/2021

Para pessoas que estão em cima do muro quanto à questão do desarmamento esse livro ele aborda como o desarmamento foi prejudicial para a população brasileira e motivos, dados e fatos que que levantam o debate sobre como as leis brasileiras devem alteradas para facilitação do porte de arma por cidadãos.

Igor Rocha 06/02/2023

Desarmamento = Controle
"Sendo necessária à segurança de um Estado livre a existência de uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser impedido". (2ª Emenda da Constituição dos EUA)

Você tem que ser muito trouxa para acreditar que o Estado propõe leis desarmamentistas pelo-bem da população. O único objetivo é o controle, o bem estar do povo nem é considerado.

Mandinha 19/02/2023

É um livro de fácil entendimento, com um vocabulário simples, do jeito que deve ser. Tem um caráter informativo, e cumpre bem o seu papel, embora em algumas partes possa soar um tanto partidário, e tenha perdido a essência imparcial que eu esperava. Mas é um bom livro, com muitas informações relevantes.
Canoff 06/09/2023minha estante
Acredito que não há como se isentar de um lado político, pois somente um lado defende o porte de armas ao cidadão. Mesmo que os autores não tivessem mencionado política (o que tornaria o livro mais incompleto), a pauta do livro pressupõe as opiniões partidárias.