Os Pássaros Frank Baker

Resenhas - Os Pássaros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana 13/09/2017

Os Pássaros
Os Pássaros faz parte da minha listinha de livro do Desafio Literário ao qual estou com todas as minhas forças, tentando participar (Para espiar a lista e saber um pouquinho mais sobre o desafio, clique aqui).

O livro é da Darkside, então não temos muito o que falar sobre a capa, revisão e todo o resto. É sempre sensacional. No inicio do livro temos uma introdução bem extensa feita por Ken Mogg, uma nota da editora original e uma introdução feita por Baker.

Na introdução de Mogg, conhecemos um pouco mais sobre Baker e Hitchcock, e descobrimos que por mais que Baker tenha escrito Os Pássaros antes de Hitchcock estrelar com seu filme, o mesmo afirmou que tirou sua história para o filme de um outro livro que não o de Baker e se recusou a menciona-lo.

Nunca vi o filme, mas pretendo ver em breve para ver se existe alguma semelhança entre ambos além de um ataque de pássaros, é claro.

O livro começa com Anna, indagando a seu velho pai, como era a época antes do ataque dos pássaros. E é nessa deixa que seu pai, um alter ego do próprio Baker, começa a nos contar como foi sua vida, antes do ataque dos pássaros.

Tive uma leitura bem difícil e lenta. O livro não tem muitas páginas, mas o personagem divaga muito e isso me fazia ficar perdida e desanimada a continuar a leitura. Não que a escrita de Baker não seja maravilhosa ( segundo minha opinião é claro). Certos pontos achei trechos maravilhosos e tocantes, mas era um a cada 70 páginas quase.

O livro só realmente decola e os pássaros finalmente tem uma participação real e concreta no livro quase em suas páginas finais. Antes apenas conhecemos os os dilemas sociais, políticos e pessoais do personagem.

Achei uma leitura boa e ruim ao mesmo tempo se é que isso é possível e os pássaros no final das contas não teve uma definição final de seu surgimento e ataque. Tenho lá minhas opiniões, mas acho melhor não expressar aqui.

O que me irritou bastante também foi a falta de informações dos outros personagens. O livro as vezes chega a parecer um monologo… É um clássico, mas admito que em deixou um pouquinho chateada.

E aí? Alguém aí já leu? qual foi sua opinião??

site: https://literakaos.wordpress.com/2017/07/12/resenha110-os-passaros-de-frank-baker/
Amanda 20/12/2017minha estante
Tô com essa mesma sensação de tédio.
A linguagem nem é difícil, mas ele divaga tanto das coisas que eu penso "tá, mas é os pássaros?".
Muito difícil ler um livro assim.

Fabiana 14/10/2017

Decepcionante
Apesar do título, tem pouca relação com o filme de A. H.
É muito mais uma alegoria.

rocha_kr 05/10/2017

Os Pássaros
O livro é bom, porém algumas partes são um pouco monótonas. Nas últimas páginas vem mais ação!!

Lidiane 12/02/2017

Um relato minucioso.
Não é uma leitura fácil, mas se tivermos paciência e persistência, o autor nos entregará algumas pérolas. Esse foi um livro que me trouxe muito o que pensar sobre o medo. O medo que nos paralisa, o medo que está sobre nossas cabeças, nos sobrevoando a todo o tempo.
Baker nos apresenta um sobrevivente, já com bastante idade, querendo contar a filha sobre o ocorrido. Nesses relatos o personagem revive sua vida, suas escolhas e os últimos dia que antecede o ataque dos pássaros.
Quem imaginária que seres tão indefesos, seria capaz de algo assim? O por que de tudo isso? Por que tantas pessoas morreram? O por que esse personagem sobreviveu? São coisas que ao poucos serão revelados, ou não? Depende muito da sua visão sobre os fatos.
Confesso que em alguns momentos eu quis parar, mas eu senti que nós éramos os seus ouvintes e ele em transe revivendo cada detalhe. Como acontece quando nos sentamos perto de algum ancião e que ele precisa nos contar o que viveu, que teve uma vida... E assim experimentar mais uma vez, como eram.
Para mim o livro tem como meta nos alertas sobre nossas ações diante o medo e sobre isso escrevi as frases a seguir:
Somos paralisado por conta do medo. Algumas vezes esses medos nem são seus. Somos influenciado por outras pessoas... E nos deixamos levar e nos contaminar...
O que é o medo a não ser um sentimento, uma opressão, um sentimento de mundo nas costas, uma nuvem negra zumbindo sobre nós? Como pássaros negros, famintos... Eles vão chegando, nos dominando e crescem sobre nossas cabeças, a cada dia mas ferozes e famintos. E pareciam tão inofensivos, lembra? Imagina ... Quanto medo espalhado por aí? Quantas pessoas atormentadas com esse mal.
E se tentar fingir que eles não existem, trancar as portas...vão ser assombrados com certeza. O medo faz parte de nós. Não queira deixa-lo de fora. Pois é assim que surgem os fantasmas. Fantasmas são tudo aquilo que tentamos erroneamente jogar fora. Vivemos o tempo todo ameaçados por coisas que nem entendemos. Mas estão ali. Não tente ataca-los você atacará a si mesmo. Você decretará guerra e os mutilado seremos nós.
Se o nosso destino é viver em um mundo que existe esse sentimento a todo momento por aí, se sabemos que nosso mundo está um caos e a qualquer momento algo de ruim pode nos acontecer então pq se guardar tanto??? Olhe nos olhos e veja a degradação de nós mesmos e se liberte.
Eu olhei nos olhos do medo e ele é real... Convidei o para entrar... Assim acabaram as batidas nas portas e nas janelas. Hoje ele vive sob mim.
Eder de Lima 12/02/2017minha estante
Ual não vejo a hora de ler!

Lidiane 12/02/2017minha estante
Quando ler vou querer saber sua opinião.

Eder de Lima 12/02/2017minha estante
Blz!

Maria 18/02/2017

Os pássaros são uma dúvida
Comprei um livro de terror, mas li uma grande crítica social, com questionamentos profundos sobre a existência aprisionada dos trabalhadores da cidade. Os pássaros são pano de fundo pra questões de existência e para uma profunda descoberta do protagonista sobre a realidade. Um livro cansativo em certos capítulos por se alongar nessa discussão e esquecer do horror aos pássaros. Mas com uma excelente narrativa e um bom final.
Valeria.Mattioli 09/05/2017minha estante
Exatamente

Maria 10/05/2017minha estante
:D

@leitoralbino 14/04/2017

Um fantástico clássico do suspense!!!
"'Você consegue vê-los?', perguntei, 'Como eles são?'
'Alguns dizem que são rosa, outros dizem que são roxos, mas não consegui chegar perto o suficiente para ver. Não se preocupe, porque vão nos contar tudo sobre eles nos jornais de amanhã'."

Publicado pela primeira vez em 1936, em "Os pássaros" somos apresentados a uma Londres num período de caos. A nossa história é narrada por um senhor de idade que aparentemente é um dos poucos sobreviventes ao ocorrido e que, além de narrar para a sua filha o que aconteceu décadas atrás também nos apresenta partes importantes de sua vida.

Era um dia comum como todos os outros na city de Londres quando de repente vários pássaros começam a chegar e se estabelecerem primeiramente na praça na cidade provocando tamanho estardalhaço - de que cor são? de que espécie são? de onde vinham e o que fazem aqui? ninguém sabia.

Ao passar do tempo e da presença dos pássaros, a cidade se encontrava suja e tecnicamente sem água limpa. As misteriosas criaturas passaram a seguir as pessoas e a espalhar o pânico. Assassinatos, suicídios, ataques... todos decorrentes dos pássaros. O governo tenta expulsar as aves da cidade, todavia falha drasticamente, sem nem ao menos conseguir tirar uma pena sequer de um dos animais.

"Mas um fato se destacava. Ninguém até então havia sido capaz de matar ou capturar uma daquelas pragas. Pelo contrário, um considerável número de pessoas engajadas em combatê-las tinha morrido. E em todos esses embates mortais, nenhum pássaro, nem mesmo uma pena, jamais foi encontrado."

O livro conta com uma narrativa leve mas que mesmo assim deve ser lido aos poucos. É uma história rica em detalhes e com uma crítica social forte em alguns pontos. Além disso, o livro conta com uma adaptação cinematográfica feita por Alfred Hitchcock em 1963 mas que nos créditos consta que a história foi adaptada de um conto de mesmo nome da escritora Daphne du Marier, o que levantou suspeitas de plágio e que fez o romance de Baker ganhar mais visibilidade.

site: https://www.instagram.com/p/BS3qzJ1D547/

Augusto 23/03/2018

A cronometrada rotina londrina é alterada de uma vez por todas quando o céu da cidade, suas ruas e parques são invadidos por bandos cada vez maiores de pássaros cuja origem e propósito ninguém pode explicar.
O pânico se espalha quando as aves passam de meros juízes silenciosos dos habitantes da City a carrascos, sem fazer qualquer diferença entre homens e mulheres, pobres e ricos, boêmios e clérigos.
O motivo que os leva a assassinar as pessoas permanece um mistério para as pessoas e sobre cada uma delas paira o medo não verbalizado de ser o próximo eleito dos pássaros.

Reluto em considerar "bom" qualquer livro que, ao final da leitura, não me deixe abandonado à uma sensação estranha de saudade... da história, dos personagens, dos sentimentos que os mesmos produziram em mim...
"Os Pássaros" é bem escrito... uma boa premissa, há trechos bonitos, provoca reflexão em um ou outro momento e... só...
O protagonista foi, creio eu, responsável em grande parte pelo sentimento de antipatia que me acompanhou na maior parte do livro.
Suas causas, seus dramas, seus dilemas, seus protestos (salvo raros momentos) deixaram uma impressão de "confusão adolescente"...

Não desaconselho totalmente a leitura desta obra de Baker. Vá lá... talvez haja aqui (admito ao menos a possibilidade) um "q" de implicância de minha parte... talvez apenas o autor não tenha conseguido a empatia pretendida entre o personagem principal e o leitor... talvez as angústias dele estivessem distantes demais das minhas... não sei.
É necessário que seja justo e registre que o atormentado e infeliz jovem londrino amadurece no terço final do livro, mas já era tarde... Frank já havia "me perdido" e não foi possível apagar totalmente a forte (e má) impressão inicial.

Kymhy 27/04/2018

Os Pássaros - Frank Baker
Ninguém poderia esperar que uma revoada de estranhos e grandes pássaros negros seria o sinal para o fim da humanidade. Sinta o calor e o medo que assolou os habitantes desta Londres antiga.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-os-passaros-frank-baker/

Xandy Xandy 16/05/2017

Suspense? Que nada!!!
O livro começa com o relato do pai de Ana à filha, sobre o período que antecedeu ao ataque dos pássaros negros em Londres.

O que o pai de Ana conta para a filha é algo sobre uma época remota, em que as pessoas não tinham tempo para diversão e preocupavam-se apenas com trabalho, eram intolerantes com algumas crenças religiosas, discriminavam a prostituição e o homossexualismo – algo que, convenhamos, não era muito diferente do que acontece nos dias de hoje-, e que teve seu fim com a vinda dos pássaros.

O livro todo segue essa linha: a descrição de como era a City antes do ataque, como era o caminho que o pai de Ana trilhava todo dia para ir e voltar do trabalho, as pessoas com quem ele cruzava e de como estava quente durante aquele período.

No início, os pássaros negros apenas reuniam-se em bandos, deixando escuro o céu da City – forma como o autor se referia à capital inglesa. Depois, tal qual mensageiros do apocalipse, eles passaram a atacar e ferir as pessoas.

O resto, só lendo muito!

A narrativa é extremamente lenta, proporcionando uma leitura cansativa , em nada agradável ao leitor; confesso que muitas vezes pensei em abandonar o livro. Parece mais um livro, com reflexões apocalípticas do que qualquer outra coisa.

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/05/16/os-passaros-frank-baker/

Simone.GAndrade 19/05/2017

Que criaturas são essas?!?
Se você espera encontrar suspense, terror ou algo parecido esqueça!!! O livro os pássaros trás uma abordagem mais reflexiva, num clima pós-guerra mundial, o personagem central um senhor de certa idade narra depois de muita relutância a sua filha, lembranças vividas numa velha Londres obscurecida com a chegada dos pássaros, um marco importante de mudança e reviravolta em sua vida. Os pássaros remetem a um significado mais profundo da verdadeira natureza humana com todos seus demônios internos, por exemplo no trecho que ele finalmente encara a criatura que o persegue e vê nos olhos da criatura "a alma que eu havia expulsado de mim há tanto tempo. E ela era abominável" e como aquele encontro mudou sua perspectiva de vida e como a sua alma havia se enchido de vida novamente. O livro trás várias criticas sociais, religiosas, entre outras questões. Tem vários trechos da leitura que são arrastados e dá um certo desanimo, o próprio narrador se perde em suas lembranças esquecendo da existência dos pássaros, mas no trecho final vários acontecimentos desperta o leitor e no final aquela velha pergunta - Qual será o verdadeiro significado dos pássaros?!? Pergunta essa que a própria Anna se faz no final.

Jordana Martins(Jô) 22/05/2017

Os pássaros | Fenômeno natural ou castigo divino?
Lançado no segundo semestre deste ano, o livro homônimo do filme de Alfred Hitchcock, tanto que achei que era o roteiro do filme a ser publicado, mas não o livro é do autor Frank Baker. Confesso nunca ter ouvido falar do mesmo até o livro chegar a minhas mãos. Então a DarkSide Books resolveu publicar este livro, que foi rotulado como suspense e terror, mas que no fim das contas não foi isso que me pareceu.
O livro é narrado em primeira pessoa. O narrador conta a história para a sua filha Anna e pede que a mesma a escreva tal qual ele a conta. O narrado relata os fatos que ocorreram desde a primeira aparição de misteriosos pássaros, pois a sua filha sempre lhe perguntava que pássaros eram esses do passado. Se era um modo linguístico dos mais velhos de falar ou se de fato tais aves existiram.

“Antes da chegada dos pássaros” era uma frase que meu pai usava muito. Quando criança, dei pouca atenção a tais palavras; elas formavam somente uma sentença em uma linguagem de adulto com qual não me importava.”

No inicio a história parece empolgante, mesmo depois tendo visto na introdução de que o livro não era baseado em Hitchcock. O que encontramos na narração do autor são todos os fatos de sua vida, inclusive sobre os pássaros. A história se passa na Inglaterra, mas aparentemente não é a Inglaterra que conhecemos, mas aparentemente é no período pós Segunda Guerra Mundial.

“Também nessa época, um homem detestável que surgira com grande proeminência na Alemanha foi bastante atormentado pelos pássaros durante uma assembleia política. Ele era conhecido como perseguidor de judeus e profeta do antigo grito de guerra imperial de seu povo...”.

Um bando de pássaros aterrissa no meio de uma praça. As pessoas que estavam próximas chegam para poder admirar tais criaturas, que se comportam de maneira estranha. Como se estivesse a observar as pessoas e os seus modos comportamentais. Os pássaros mais pareciam observadores do que observados, mas este era um fato que não era de conhecimento das pessoas que se amontoavam para vê-los. Uma senhora sai do meio da multidão e joga comida as criaturas, mas inesperadamente uma ave voa e a ataca. A mulher corre e a ave em seu encalço. Ela é encontrada morta dentro de uma cabine telefônica.

“De repente uma investida que pareceu comandada por um deles, os pássaros mergulharam. Sem se importar com as pessoas que roçaram levemente ao passar...”.

Este foi o primeiro ataque de muitos que os pássaros fizeram. Mais nem só de ataques misteriosos foi feito o livro. Muito pelo contrario, os ataques são muitas vezes mencionados de forma simplória. O autor dá maior ênfase mesmo é no estilo de vida da época. Muitas vezes o leitor pode até esquecer-se do que se trata a livro. Se o título realmente condiz com o conteúdo. De fato o autor narra de forma bem lenta. Determinados assunto são bem maçantes e desnecessários. O que torna a leitura desgastante e entediante. Esses fatores fizeram-me demorar mais do que o comum para terminá-lo. Por vezes até pensei em desistir, mas fui até o fim.
O autor foca muito no cotidiano das pessoas, e vemos isso como uma crítica a sociedade da época. O livro originalmente foi escrito no ano de 1936, período em que se estava nos anos que antecediam a Segunda Guerra. Ele nos coloca numa sociedade onde descrimina muito. Retrograda em muitos aspectos, que só viriam a mudar com a chegada da guerra. Como as mulheres começarem a trabalhar, pois os seus maridos e filos estavam no front. Além de mostrar como eram os fatores econômicos, ele entra numa parte delicada, a sexualidade.

“Nosso velhos nunca fizeram nenhuma tentativa de desembaraçar os cabos emaranhados dentro de nós. Era impossível associar os pais de alguém aos terríveis desejos carnais que então nos deixavam perplexos.”

Naquela época tudo era repleto de puritanismo fajuto. Os adultos, principalmente os jovens eram obrigados terminantemente a se desconhecerem. Os piores lugares acabavam sendo as escolas, onde meninos eram separados de meninas. O sexo só poderia ser discutido abertamente por membros do mesmo sexo. O que era uma piada. Os adultos não tocavam nos assuntos com os filhos, e nunca os próprios se associavam com desejos carnais. E o que isso gerava? O homossexualismo, sim, pois com a sede de se conhecer, os jovens como pouco contato tinham com o sexo oposto, tinham as suas primeiras interações sexuais com pessoas do mesmo sexo.

“... aqui parece natural permitir que o amor floresça de qualquer forma – seja entre jovens, entre moças ou entre jovens e moças. Entretanto, em nosso tempo, a homossexualidade era considerada uma desonra tão grave... levava o homossexual às punições legais mais severas.”

Além do fato de que essas interações fossem vistas com maus olhos perante a sociedade, eram bastante encorajadas nas escolas, o que era bem controverso. É como se estando fora do olhar da sociedade tudo fosse possível. É disso que o autor retrata o todo o livro em essência a hipocrisia. A sociedade punia a aqueles que faziam algo que ao ver deles fossem fora dos padrões, mas escondidos dos olhares da maioria tudo podia acontecer.

“Contudo, na nossa época, homossexuais eram criados artificialmente, isto é, pela influência prevalecente de um sexo em uma época em que o outro sexo deveria ser dominante.”

E é aí que o autor vem com as diversas teorias sobre o surgimento dos pássaros. A primeira vitima ao ser atacada dizia ser inocente e nunca ter feito mal a ninguém. O narrador descobre a pobre mulher era uma cafetina. E eis a primeira teoria: os pássaros eram um castigo vindo de Deus. As diversas vítimas das criaturas aparentemente sempre tinham um pé preso, mas no fundo viviam de aparências. Mostrando que o homem não reconhece o mal que causa aos outros, desde que não o atinjam.

“Tentei justificar a presença dos bichos, afirmando que eles tinham sido enviados por um deus ofendido para dar lição aos homens. Para meu amigo... Ele não acreditava em Deus; tudo, disse ele, deve seguir uma lei natural.”

Outro fato era que o governo procurava sempre esconder os ataques dos pássaros e a sua incapacidade de dar um fim a tais criaturas. Tal qual como ainda é hoje, as mídias estão sempre interferindo de modo a desviar a atenção dos reais problemas. Mesmo com um conteúdo de qualidade o autor pecou com a escrita lenta e chata. Tanto que o livro não foi um sucesso na época. As criticas a sociedade são um tapa na cara, que serve ainda para os dias atuais, mas ela poderia ter sido desenvolvida de maneira menos cansativa. Isso foi o ponto mais fraco de toda a narrativa. A falta de dinâmica.

“No entanto, de repente nada do que vejo diante de mim parece real. Por um instante,eu queria a vida passada de volta,seja ela mentira ou verdade; hipocrisia ou honestidade; covardia ou coragem.”

Já o final do livro foi de fato bem apocalíptico. As aves decidiram fazer o massacre. O narrador sobreviveu, mas de fato não se sabe o porquê e de como ele sobreviveu. O livro tem um final aberto, não deixando conclusão sobre a real origem dos pássaros, mas nos deixa a imaginar se era um fenômeno natural ou algo sobrenatural como uma punição divina. É um livro que com certeza deveria ter feito mais sucesso em sua época de publicação, mas por conta das mentes fechadas daquele tempo o livro foi considerado um fracasso.
A DarkSide Books não deveria ter vendido o livro só como terror,mas sim ter aprofundado para as críticas sociais do livro. Para pelo menos os leitores irem sabendo do que se trata e não levar gato por lebre. Claro que os ataques dos pássaros remetem medo ou pavor, mas passa longe de ser o principal assunto do livro. Ele é muito mais do que os ataques de pássaros tratados no filme de Hitchcock, que por sinal nem foi baseado no livro. Diz Alfred que ele foi baseado em um poema. Ele tirou a poesia e colocou só os ataques e mortes. O livro foi vendido assim, mas o conteúdo é bem diferente. O trabalho editorial, desde a capa ao miolo do livro é impecável A tradução foi feita por Bruno Dorigatti com Introdução de Ken Moog.

Koala Leitora 13/08/2018

Não amei
Se eu disser que amei essa leitura estarei mentindo e não é isso que trago a vocês. Esse livro não é maravilhoso para mim, mas também não é ruim, fica na média. Li ele de forma lenta, o que me rendeu momentos de desistência, mas consegui vencer e agora estou aqui para dizer que: Embora demorada, a leitura vale a pena.
Nesse livro temos dois narradores, filha em primeiro momento e último, pai no conteúdo principal. Esse homem conta sua história de quando ele ainda era jovem, antes de conhecer a esposa e ter seus amados filhos. Ele relata como foi a vida durante um período catastrófico de sua existência, onde pássaros invadiram sua cidade e a vida de todas as pessoas do local.
O homem reflete claramente sobre o motivo dos pássaros, o porquê eles estão ali e como isso afeta não só a sua vida, mas como a de todos ao redor. No final das contas, ele trás para nós, leitores, uma reflexão de como a nossa vida e nos como seres humanos somos fúteis em alguns termos.
Esse jovem rapaz está em um emprego ruim, em uma vida ruim e sem dar um passo para mudança, até que seu mundo desaba com a chegada dos pássaros, a descoberta dos amores da vida e a constante luta para mudar a vida de sua mãe.
É uma leitura bem lenta, mas compensa no final das contas e embora tendo pensado em desistir, gostei do que encontrei aqui.

Inlectus 14/06/2017

Bom.
Bem filosófico.

Leticia | @bardaliteraria 16/07/2017

Quando vi esse lançamento achei lindo, essa capa, as laterais pretas e fiquei bem curiosa. A cada página que ia lendo e depois da confusão inicial que a leitura me causou, percebi que havia mais ali do que simples pássaros e talvez isso o torne difícil de ser lido e compreendido, se o leitor não tiver paciência e atenção...
"Antes da chegada dos Pássaros"...Era o que Anna sempre ouvia de seu pai, durante muitos anos de sua vida. O senhor de 85 anos (narrador da história e de nome desconhecido) achou muito esquisito, pois em um dia comum, a 65 anos na antiga Londres que conhecia, milhares de pássaros vieram do nada, de início pareciam arrogantes pois apenas ficaram ali no centro da cidade em uma praça observando todos ao redor. Depois de um tempo e esforços fracassados de ser livrar dos pássaros, que levaram a uma grande chacina em que eles saíram ilesos, alguns começam a não só observar pessoas mas a segui-las a todo canto em que vão, e esse comportamento estranho dos pássaros acaba gerando desconforto, incomodo e surto em algumas pessoas que acabam se suicidando por isso.
Sim, de início o livro é bem estranho, lento e o suspense sobre os pássaros e o que houve depois, acaba sendo morto pela narrativa difícil e cheia de excessos de detalhes, não só sobre os pássaros, mas também a própria vida do narrador, a relação com a mãe, seu trabalho, algumas coisas que são corriqueiras pra gente mas incomuns a Anna sua filha, que não nasceu naquela época e não sabe do que o pai está falando. E meu maior problema com o livro foi justamente esse, a leitura não é nem um pouco fluída, pelo contrário é bem lenta, arrastada e o leitor precisa de paciência pra seguir em frente. Outro ponto que me incomodou foi a separação dos capítulos, o livro tem apenas três capítulos e a divisão é bem maluca ao meu ver, pois dois capítulos são gigantescos e apenas um mal chega a dez páginas.
Mas o livro não é de todo ruim, pelocontrário, a escrita filosófica é muito bem feita, cheia de metáforas ereflexões, a obra tem muitas críticas a nossa forma consumista, ao querer demais sem precisar daquilo, a mania londrina de se achar superior ao resto do mundo, as mentiras que escondemos de nós mesmos, e ao modo de existir, a aceitação de si mesmo. O livro pode ter aquele "quê" de suspense e demistério em relação aos pássaros, mas na minha opinião, eles são apenascoadjuvantes pras questões humanas abordadas na obra.

site: http://bardaliteraria.blogspot.com.br/2017/02/os-passaros-de-frank-baker.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6