Os Pássaros Frank Baker

Resenhas - Os Pássaros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nayandra 19/12/2017

Pronto para encarar seu pássaro? Então leia!
Começo minhas impressões destacando que o livro proposto é o 3°Livro Viajante que recebo e como os anteriores, não deixou a desejar, tanto pela nova experiência literária, como pela interação com o grupo. Penso que esses sim são os maiores ganhos em participar deste projeto! Quanto à leitura do livro "Os Pássaros" de Frank Baker, em resumo, o início foi bastante maçante, estando longe de ser uma leitura fluída pelo excesso de detalhes trazidos pelo autor. Confesso que não rendi mto nessa parte! Mas a partir do 2° capítulo as coisas tomam um outro ritmo, inclusive a leitura, talvez por ser uma parte "curta" rs. O 3° e último capítulo só consegui parar quando chegou ao fim. Tudo acontece em um piscar de olhos. Tenso, vívido e rico de reflexões, possibilidades e ressignificações ao leitor! Foi quando o conceito subiu de 2 para 4 numa escala de 5! ???? (gostei, mas não amei). O que levo dessa leitura é que sempre há tempo de encarar nossos pássaros, desde que vc esteja pronto para recomeçar! E aí, vc está!? Então já pode começar a leitura! Rsrs.

Jonathan 17/12/2017

ANTES DA CHEGADA DOS PÁSSAROS.
''É um suspense primorosamente lapidado." - Ken Mogg

Falar que Os Pássaros é um suspense primorosamente lapidado é muito forçado. A sinopse conta que milhares de centenas de pássaros chegam de maneira misteriosa em Londres e começaram a atacar e matar os londrinos, mas quando você lê o livro, você sabe mais sobre o narrador do que os pássaros em si, que é o tema do livro.

A história fala sobre um senhor de 80 anos ou mais, que sempre falou para sua filha Anna uma frase que a marcou para sempre que era: "Antes da chegada dos pássaros.". Então, ele conta para Anna o dia que os pássaros chegaram e também contou sua vida na Londres de 1935, antes da invenção do rádio, televisão e bombas atômicas.

Claro, que o livro tem momentos de suspense, mas a maioria do livro é sobre a vida do protagonista. Os pássaros atacando as pessoas tem poucas cenas no longo do livro. Sinceramente, gostei mais das partes do protagonista com sua mãe, Lillian, isso foi o que mais gostei, como as partes da Robin Hudson do livro Noturno, que foi minha personagem preferida no livro.

" E enquanto eu pensava nisso, agitava-se a criatura pairando, como uma mancha escura no céu." - Os Pássaros

Houve uma polêmica envolvendo o livro de Baker e o filme homônimo de Alfred Hitchcock, "Os Pássaros" (1963). Por causa dos créditos: "Inspirado no conto aterrorizante de Daphne Du Marier", e por causa disso Baker começou um processo contra Hitchcock e Du Marier, o que ajudou no sucesso de seu romance, que antes do filme ser lançado vendeu apenas 300 exemplares, considerado um fracasso pelo próprio autor.

O filme foi lançado quase 30 anos depois do primeiro lançamento de Os Pássaros, e o filme de Hitchcock ajudou e muito para uma re- publicação de Baker, que fez enorme sucesso.

"Frank Baker é um escritor incomum e interessante, às vezes bastante similar ao grande mestre do sobrenatural Arthur Machen." - Michael Dirda, Washington Post

" A obra mais original da ficção imaginativa desde que H. G. Wells escreveu A Guerra dos Mundos." - Birmingham Mail

" A história [...] é engenhosa e se sai bem ao criar uma atmosfera sinistra." - Time and Tide

site: http://historiacomterror.blogspot.com.br/

Inlectus 14/06/2017

Bom.
Bem filosófico.

Fabiana 14/10/2017

Decepcionante
Apesar do título, tem pouca relação com o filme de A. H.
É muito mais uma alegoria.

Pandora 12/12/2016

Honestamente fazia muito tempo que não me surpreendia com um livro como me surpreendi com Os pássaros do Frank Baker. Quando o tive em mãos esperava um livro de terror, uma história aterrorizante de tirar o folego, no entanto, o autor me levou por um caminho totalmente contrario. Seu livro se constrói por meio de uma narrativa cadenciada pelo ritmo das memórias de um sobrevivente de uma tragédia protagonizada por pássaros misteriosos que um belo dia, no inicio do século XX, apareceram para mudar a trajetória da civilização humana na Terra. Esperava um livro de terror e encontrei uma bela distopia sem nenhum tom juvenil, graças a Deus!

Quem nos conta a história é um homem idoso que já pesado de dias resolve fazer com que sua neta fique sabendo sobre como era sua existência antes dos pássaros terem chegado e como ela mudou. Minunciosamente ele narra como era a Londres da década de 1930 do século XX, durante aquele espaço de tempo entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, como as pessoas levavam suas vidas, como o mundo caminha com suas estruturas para um lugar não muito promissor até que de repente uma nuvem negra tampa o sol e os pássaros misteriosos se revelam a humanidade.

Ninguém sabe de onde vem essas criaturas estranhas com comportamento diferente do esperado de sua espécie, não se sabe seu propósito e sua presença assombrosa somada a um verão atipicamente longo e extremamente quente vão elevando a tensão das pessoas a níveis de paranoia e angustia pouco a pouco. Nesse clima psicologicamente cada vez mais tenso o nosso narrador rememora os dias de sua juventude e os traços da civilização ocidental de uma forma muito crítica, constantemente colocando em alto relevo a futilidade das escolhas dos homens e mulheres desse tempo e a forma como pouco a pouco eles se distanciam da natureza estabelecendo com ela uma relação predatória e como constroem relações sociais cada vez menos francas.

Frank Baker se mostrou uma autor com tendências filosóficas e um pé fincado em Freud, me pegou de jeito a forma como ele dialogou com o clássico O mal-estar na cultura nos levando a refletir tal como o pai da psicanálise na capacidade que a cultura possui de criar demônios e na necessidade que os seres humanos possuem de encarar essas feras psicologicamente criadas por eles.

A tensão do livro para mim se concentrou na percepção da futilidade na qual a City (centro financeiro e histórico) de Londres se afoga enquanto o verão se torna cada vez mais quente e os pássaros se proliferam e se tornam cada vez mais ousados em sua convivência com os seres humanos lhes tirando cada vez mais a paz de espírito. Todo tempo nos perguntamos, junto com os personagens, de onde vem essas criaturas, de que são feitas e como vão destruir a civilização ocidental de forma tão definitiva.

No final, a forma como os pássaros agem e executa a destruição pela qual esperamos me fez pensar se realmente algo como o que foi descrito por Baker não pode acontecer a qualquer momento. Sendo pessimista como sou, testemunhando como cada vez mais o nosso planeta está mais e mais quente enquanto lideres de competência duvidosas ascendem, me pergunto se mais cedo ou mais tarde os pássaros de Baker não vão aparecer em negras revoadas sobre as cidades do mundo nos levando em uma espiral de alto destruição.

E, enquanto eles não chegam, eu pego a minha linda edição da DarkSideBooks e guardo com carinho em minha estante, pois, como de costume, a editora construiu um volume físico cuja estrutura visual dialoga com o texto e valoriza os momentos de tensão de uma forma muito perspicaz.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/12/os-passaros-resenha-literaria.html

rocha_kr 05/10/2017

Os Pássaros
O livro é bom, porém algumas partes são um pouco monótonas. Nas últimas páginas vem mais ação!!

Laura Rangel 17/09/2017

Inspirador
Um livro sobre como o ser humano vem, por causa do seu ego e ambição desmedidos, destruindo a natureza e a si mesmo; e numa tentativa de abrir-lhe os olhos, Deus ou essa própria Natureza (é uma questão da crença de cada um de onde vieram os pássaros - pra mim vieram de Deus) envia os pássaros para que eles possam ter consciência do que fizeram e renasçam de uma maneira a saberem conviver e valorizar tudo de belo, perfeito e essencial a vida de todos os seres vivos. Mostra-lhe que tudo que não enche de vida a alma é destrutivo e passageiro. Aqueles que não agarraram essa última chance foram destruídos para que houvesse o recomeço para a natureza, e àqueles que se renderam foi dada a chance de participar desse recomeço. Simplesmente uma visão diferente de apocalipse criada pelo autor, usada para expôr várias críticas aos vícios e modo destrutivo do ser humano e indicando um caminho pelo qual podemos melhorar. Adorei o livro por seu modo reflexivo e motivacional com uma pitadinha de suspense para não enfastiar o leitor! 😍

Ana 13/09/2017

Os Pássaros
Os Pássaros faz parte da minha listinha de livro do Desafio Literário ao qual estou com todas as minhas forças, tentando participar (Para espiar a lista e saber um pouquinho mais sobre o desafio, clique aqui).

O livro é da Darkside, então não temos muito o que falar sobre a capa, revisão e todo o resto. É sempre sensacional. No inicio do livro temos uma introdução bem extensa feita por Ken Mogg, uma nota da editora original e uma introdução feita por Baker.

Na introdução de Mogg, conhecemos um pouco mais sobre Baker e Hitchcock, e descobrimos que por mais que Baker tenha escrito Os Pássaros antes de Hitchcock estrelar com seu filme, o mesmo afirmou que tirou sua história para o filme de um outro livro que não o de Baker e se recusou a menciona-lo.

Nunca vi o filme, mas pretendo ver em breve para ver se existe alguma semelhança entre ambos além de um ataque de pássaros, é claro.

O livro começa com Anna, indagando a seu velho pai, como era a época antes do ataque dos pássaros. E é nessa deixa que seu pai, um alter ego do próprio Baker, começa a nos contar como foi sua vida, antes do ataque dos pássaros.

Tive uma leitura bem difícil e lenta. O livro não tem muitas páginas, mas o personagem divaga muito e isso me fazia ficar perdida e desanimada a continuar a leitura. Não que a escrita de Baker não seja maravilhosa ( segundo minha opinião é claro). Certos pontos achei trechos maravilhosos e tocantes, mas era um a cada 70 páginas quase.

O livro só realmente decola e os pássaros finalmente tem uma participação real e concreta no livro quase em suas páginas finais. Antes apenas conhecemos os os dilemas sociais, políticos e pessoais do personagem.

Achei uma leitura boa e ruim ao mesmo tempo se é que isso é possível e os pássaros no final das contas não teve uma definição final de seu surgimento e ataque. Tenho lá minhas opiniões, mas acho melhor não expressar aqui.

O que me irritou bastante também foi a falta de informações dos outros personagens. O livro as vezes chega a parecer um monologo… É um clássico, mas admito que em deixou um pouquinho chateada.

E aí? Alguém aí já leu? qual foi sua opinião??

site: https://literakaos.wordpress.com/2017/07/12/resenha110-os-passaros-de-frank-baker/
Amanda 20/12/2017minha estante
Tô com essa mesma sensação de tédio.
A linguagem nem é difícil, mas ele divaga tanto das coisas que eu penso "tá, mas é os pássaros?".
Muito difícil ler um livro assim.

Sanoli 21/08/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/08/os-passaros.html

Jeff.Rodrigues 15/11/2016

Lançado no Brasil oitenta anos após sua publicação original, a polêmica obra de Frank Baker, que acusou Alfred Hitchcock de plágio no filme de mesmo nome, certamente pode vir a dividir opiniões entre os leitores tupiniquins. É um livro para ser amado ou odiado. Não há meio termo. A edição da DarkSide é uma das melhores que a editora já produziu e a capa é a mais bonita que já me deparei entre milhares de livros.

Em uma bela manhã, Londres é invadida por milhões de pássaros. Voando em grupo, pousando aos montes em praças e monumentos e causando estranheza e um certo divertimento nas pessoas, as criaturas aladas passam a ser o centro das atenções. De onde vieram? Porque estão ali? O que farão em seguida? As respostas não demoram a vir quando os pássaros decidem atacar perseguindo, ferindo e matando as pessoas. Eis a premissa do livro.

Os Pássaros é um romance apocalíptico com ares de suspense. Não é um livro de terror e passa bem longe disso. A história é contada por uma testemunha ocular, um sobrevivente dos tempos em que os pássaros vieram. Já idoso, o narrador vai rememorando passo a passo a chegada dos animais, as reações populares e das autoridades. Não há uma sucessão rápida de acontecimentos e o leitor tem que estar preparado para acompanhar num crescente o desenrolar dos fatos.

Leia a resenha completa no Leitor Compulsivo, só clicar no link:

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2016/11/15/resenha-os-passaros-frank-baker/

Vivi 24/07/2021

Os pássaros de Alfred Hitchcock que partiu do um conto Daphne Du Maurier ( 1952) Os pássaros. O grande problema seria... foi plágio do livro de Baker? Ela elega que não e no final ninguém foi processado. O que se sabe que de certa forma um livro mal conhecido passou a ser mais que bem vendido. E temos muitas " coincidências" entre um e outro.
O que sei que na nuvem de pássaro assustador há um segredo e com o tempo vamos compreendendo no decorrer do enredo. De início eles só observam as pessoas , acontecem reboliços que de nada adiantou e tb cismam cada um a sua vítima. Os pássaros tinham uma missão e ninguém ia impedir. O negócio é mesmo doido. Um senhor conta a sua neta todo o ocorrido da época. 65 anos de quando os pássaros vieram.
Mas enquanto tudo acontecia na vida também e passamos o compreender algumas repetições nos pensamentos do idoso.
Os costumes de 1930 do nada sumiu e Anna não sábia nada sobre a vida em Londres na época.
Acompanhamos algumas críticas sociais sobre o capitalismo e algumas hipocrisias quanto a sexualidade, os ataques a na África e outraa atrocidades . A fuga das pessoas para fugir da realidade num todo era a ida ao cinema. As necessidades desnecessárias de consumo da humanidade e muitas outras coisas.
Acredito que li no momento certo ou seja nas férias. É um livro que pede muita atenção. Não por ser difícil ou coisa do tipo. Mas pra realmente entender o que o narrador ou o lances dos pássaros quer nos passar. Não tem adrenalina algo que nos faça querer devorar as páginas mas é um enredo incrível . O quanto aprendemos sobre a arrogância da humanidade e quanto somos capazes de passar por cima de qq um pelos nossos interesses e muito mais.
Muito bom!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6