Um Girassol na Janela Ganymédes José

Resenhas - Um Girassol na Janela

miguel_ 20/02/2020

Resenha Um Girassol na janela
A história conta sobre uma menina chamada Viviane que perde a mãe dela e começa a morar com seus vizinhos considerados por ela tios e começa a criar histórias na sua imaginação. Seu pai estava na Suíça e do nada os tios recebem uma ligação do pai de Vivinha e ela começa a morar com se no seu primeiro dia de aula ela conhece um menino chamado Donizete e eles viram bem amigos ela consegue emprego para o irmão do Donizete o Eusébio. Eu achei o livro muito legal com muitos detalhes a menina é muito amorosa gosta de ajudar as pessoas e esse tema de ajudar as pessoas é muito legal. Quer saber mais do livro leia ele
Lucao 21/02/2020minha estante
Poxa que legal

Raul.avero 28/02/2023

Gostei muito do livro ele é cheio dr reviravoltas e gostei muito da parte que levaram um tiro gostei do livro e indico a leitura
Gostei

Gabriel 18/02/2020

Um Girassol na Janela
O livro conta a história de uma menina chamada Viviane, também conhecida como Vivinha. Sua mãe é falecida e sua avó também, a pessoa que ela mais gostava. Ela cria uma história de sua avó chamada Santarena, que ajuda a melhorar o mundo. Ela gostava muito de girassol por causa da história que inventou. O pai e mãe eram separados, más depois Vivinha vai morar com o seu pai e vive uma série de acontecimentos.
Eu gostei muito desse livro, pois eu aprendi muitas coisas com ele e recomento para todos que é um livro muito bom e muito gostoso de ler.
Lucao 18/02/2020minha estante
Q legal

Nina Cristy 07/09/2012

Em síntese, "Um girassol na janela" conta a história de Viviane, ou melhor, Vivinha, como ela gosta de ser chamada. Ela é uma garotinha de onze anos que perdeu a mãe e desde então ficou sob os cuidados dos vizinhos. Isso até que o pai de Vivinha, que se divorciara da mãe dela, retorna da Europa. Após a volta de seu pai, a mocinha vai morar com ele em um ambiente urbano ao qual ela não estava acostumada. Vivinha passa a ter a diligência de mudar não só aquele lugar "quadrado", mas também as pessoas que lá estão, principalmente o seu taciturno pai.
A história é singela, tanto que me lembra um pouco de um outro livro que eu li: "Poliana", de Eleanor H. Porter. Claro que Vivinha e Poliana não são exatamente iguais, mas têm a mesma esperança de transformar e alegrar as pessoas que estão ao seu redor. Na maioria das vezes, a mudança no ambiente ocorre como uma consequência da transformação pessoal, embora ocasionalmente seja necessário fazer o caminho inverso.
Restringindo-me agora à Vivinha, o que eu mais gostei quanto a ela foi a sua capacidade imaginativa. Essa aptidão para recriar a realidade em suas histórias sobre Santarena (a heroína dos contos escritos pela jovem) é importante para que não lhe falte entusiamo. A protagonista da história tem um girassol e essa flor amarela está relacionada aos seus contos de estilo épico; eis a razão do título.
Na minha opinião, "Um girassol na janela" é cativante e vale a pena ser lido.
Geane.Carvalho 03/07/2020minha estante
ja li poliana tb

Luiza Carolino 24/02/2023

Eu achei o livro muito interessante e revelador, principalmente quando Vivinha revela o grande segredo da família. É um livro que vale apena ler, e nos ensina a sempre seguir em frente com criatividade.
Amei??

Amei??

Enrico 18/02/2020

girassol
O livro conta sobre uma menina chamada Vivinha e o nome verdadeiro dela era Viviane. Ela perdeu a avó e a mãe,e passou a morar no sitio com os vizinhos após a morte da mae e os considerava como tios,assim como as amigas Va e Ca como primas.
Vivinha escrevia uma historia de santarena em homenagem a sua avó que tinha esse mesmo nome como apelido e ela usava umas estrelinhas para ajudar as pessoas a serem felizes.
È uma historia interessante mostra a dificuldade de relacionamento entre pai e filha, de amor,amizade e recomeços. Recomendo a leitura
Lucao 18/02/2020minha estante
Legall

Kelly 25/12/2009

Um Girassol na Janela
Bonita estória. Mais um livro lido durante minha infância.
Lana 03/11/2015minha estante
Também li na infância! Eu me lembro de ter adorado o livro.

Tegon 22/02/2022minha estante
Concordo

Camila 01/06/2012

Lição de Vida Mesmo
Achei o livro excelente, a história realmente nos faz parar e refletir sobre a nossa vida e nossas filosofias, o modo como Vivinha vê e transforma o mundo a sua volta é realmente inspirador, apesar de ser uma criança, ela se mostra como é possível unir tudo e todos, basta tentar.

Jas 14/03/2024

Perfeito
História curta mas bem tocante mostrando sofrer infância e as questões como mudança luto e descobertas sobre o amor

Alves 08/09/2018

Um Girassol Na Janela
O que falar deste livro tão bem escrito,com ilustrações ótimas e maravilhosas,adoro este livro ele ensina muito sobre coisas que não sabemos é nos ajuda a entender o quão significante é o girassol na janela ^^

Rose Gleize 13/11/2018

Livro: Um girassol na janela.
Finalmente, Um girassol na janela! Livro do qual eu falo tanto e muito indico!
Esse livro, foi o primeiro que eu li inteiro pela primeira vez e foi também o que me alçou para o mundo da leitura, que me fez gostar de ler e desejar encontrar no mundo outros livros tão legais e divertidos de ler quanto ele, de leitura fácil e rápida também, que fizessem das minhas próximas leituras um verdadeiro passatempo como ele fez. Assim como o autor que o escreveu é um dos meus escritores favoritos, Um girassol na janela também está entre os meus livros preferidos, na lista e na estante dos livros que gostei de ler!
Li Um girassol na janela quando eu tinha 13 anos, em 2006, e antes dele, em 2004 ou 05, eu já havia tentado ler um outro por completo, mas não consegui, era um espírita chamado O bairro dos estranhos, de Wilson Frungilo Jr., mas não foi porque ele tinha leitura chata, nem nada assim, foi eu mesma que não me senti motivada para ir à frente com a leitura, eu até me senti muito interessada, mas não foi daquela vez, e abandonei, ele tem uma leitura fluente até (eu li uma boa parte dele), que instiga, que nos deixa curiosos para saber os próximos passos, cenas e capítulos do livro e o final. Eu pretendo retomar a leitura dele um dia e espero, em breve, agora que já se passaram muitos anos e eu amadureci bastante, pois apesar de não ser espírita e não me identificar com essa crença, eu gosto muito de ler livros espíritas e não me pergunte por que, eu apenas gosto! O livro físico se perdeu na mudança de casa que fiz em 2007, eu cheguei a vê-lo depois que nos mudamos, eu e minha família, mas não o peguei para guardá-lo perto de mim e depois até agora, nunca mais vi, mas há algum tempo encontrei o livro completo em formato PDF, então se eu sentir que chegou o momento de eu continuar na leitura dele, eu tenho como prosseguir.
Voltando a falar sobre Um girassol na janela, de Ganymédes José, algumas pessoas têm esse livro como um plágio do livro Pollyanna, de Eleanor H. Porter, por acharem que tem um enredo idêntico, mas eu não vejo assim; primeiro porque li Um girassol antes de ter lido os dois livros de Pollyanna, os quais li em 2008, dois anos após ter lido Um girassol, e segundo porque eu prestigio muito a obra do Ganymédes José, gosto muito dele e o admiro tanto a ponto de destacá-lo como o meu escritor favorito entre os meus escritores favoritos, e não gosto que denigram a imagem dele de alguma forma, até porque ele não está mais aqui para se defender, só que também não afirmo e não poderia afirmar com certeza dizendo que ele não plagiou, mas temos que ter em mente que talvez nunca tenha chegado ao conhecimento dele o dueto Pollyanna, talvez ele nunca os tenha lido, apesar que quem traduziu para a língua portuguesa foi o Monteiro Lobato e o Monteiro Lobato, Ganymédes José conhecia e até o citava em suas autobiografias, e então por isso ele pode ter entrado em contato com os livros Pollyanna.
Queria ver o que ele teria a dizer a respeito se fosse vivo, mas... para mim, ele não plagiou. As histórias nem são parecidas assim, não vi nada de semelhante, e a única coisa que eu vi em comum é que as meninas protagonistas têm igualmente 11 anos, além disso, nada demais, e, qual criança aos 11 anos de idade não contagia a todos ao redor com seu jeito esperto, vívido, alegre, engraçado, empolgante, ingênuo e, entre outras qualidades, encantador, de ser?!
Um girassol na janela conta a história de Viviane, apelidada carinhosamente de ¨Vivinha¨, que ao perder a mãe, vai morar com os vizinhos a quem ela chama de tios. Logo que o pai chega da Europa, pois estava tratando de negócios lá, vai morar com ele em São Paulo e precisa acostumar-se com novas regras e valores da casa e do pai. Ela planta um girassol na jardineira da janela do seu quarto e dá a ele o nome de Helianto. Vivinha transforma tudo em amor e alegria, mudando a vida de todos à sua volta.
Foi publicado pela primeira vez em 1987.
Tem uma leitura fluente, agradável, divertida, de fácil compreensão, envolvente, cativante e rápida, do tipo que você lê e não percebe, nem acredita que já leu várias páginas, e depois quando termina, ele encantou tanto que a sensação que temos, é de voltar para ler de novo, deixa saudades e o sentimento de: "Ah... que pena que acabou!". É inspiração. Um girassol na janela, juntamente com Pollyanna, foram parte da minha inspiração e me auxiliaram muito na composição do primeiro romance que comecei a escrever em 2013 e que terminei em 2015, pois eu coloquei em prática na época, uma dica para novos escritores, que já falei em meu blog (link do blog ao final do texto), sobre ¨ler livros do gênero que estamos escrevendo e estudar os livros dos nossos escritores favoritos¨, estrutura e diagramação deles também, e isso deu muito certo para mim!
Ganymédes José conduziu a história misturando, como sempre em suas obras, amor, drama e humor; portanto é uma história descontraída, a qual eu indico sobretudo para incentivar adolescentes à leitura ou que estejam começando a ler ou começando a gostar de ler, e/mas principalmente: para fazê-los gostar de ler.

Uma menina que transforma
em amor tudo que a cerca.

Vivinha é a vida, Vivinha é a força,
Vivinha é a alegria, e o seu girassol reflete
essa satisfação de viver e sua fé no amor.
Você vai vibrar, vai chorar, vai se
emocionar quando Vivinha desmontar
a sisudez de uma mansão e
abrir as janelas para deixar entrar
o vento da alegria e do amor!

Kennedy 18/05/2010

Um Girassol na Janela
Um livro excelente, que nos faz voltar aos nossos 11 anos.
De tão bom e pequeno que o livro é, você ler o livro em 3 horas.
É uma história que te prende de verdade.
Vale a pena ler.