Um Girassol na Janela

Um Girassol na Janela Ganymédes José




Resenhas - Um Girassol na Janela


126 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Katarina 20/02/2019

Um girassol na janela
Vivinha morava com a mãe,seus tios(tias),vô e vó,elas não eram muito ricas, mas a mãe veio a falecer e vivinha ficou um pouco pensativa mas superou então o pai pegou a sua guarda, ao longo da história vivinha tenta se acostumar a viver com o pai que é rico,o pai não se abria muito com a garota mais eles se entenderam.
Um dia vivinha conheceu uma moça chamada Ana Clara, que vendia doces em uma padaria, vivinha pediu ao pai para empregala em sua casa e o pai deixou, com o passar do tempo o pai percebeu que estava se apaixonado por Ana Clara e ela sentia o mesmo por ele, então decidiram se casarem.
Vivinha achou o cofre aberto pela primeira vez, ao mexer no cofre encontrou um papel aonde revelava que sua mae era Ana Clara.
Após pesquisar junto um amigo do pai o Juiz, descobriu que realmente era adotada.
No final do casamento vivinha revelou que tinha descoberto que ela era adotada.
Ao conversa com seu seu pai, ficou surpreso na coincidência que sua mae biológica era Ana Clara.
Ana Clara ficou feliz em reencontrar sua filha.
comentários(0)comente



Rose Gleize 13/11/2018

Livro: Um girassol na janela.
Finalmente, Um girassol na janela! Livro do qual eu falo tanto e muito indico!
Esse livro, foi o primeiro que eu li inteiro pela primeira vez e foi também o que me alçou para o mundo da leitura, que me fez gostar de ler e desejar encontrar no mundo outros livros tão legais e divertidos de ler quanto ele, de leitura fácil e rápida também, que fizessem das minhas próximas leituras um verdadeiro passatempo como ele fez. Assim como o autor que o escreveu é um dos meus escritores favoritos, Um girassol na janela também está entre os meus livros preferidos, na lista e na estante dos livros que gostei de ler!
Li Um girassol na janela quando eu tinha 13 anos, em 2006, e antes dele, em 2004 ou 05, eu já havia tentado ler um outro por completo, mas não consegui, era um espírita chamado O bairro dos estranhos, de Wilson Frungilo Jr., mas não foi porque ele tinha leitura chata, nem nada assim, foi eu mesma que não me senti motivada para ir à frente com a leitura, eu até me senti muito interessada, mas não foi daquela vez, e abandonei, ele tem uma leitura fluente até (eu li uma boa parte dele), que instiga, que nos deixa curiosos para saber os próximos passos, cenas e capítulos do livro e o final. Eu pretendo retomar a leitura dele um dia e espero, em breve, agora que já se passaram muitos anos e eu amadureci bastante, pois apesar de não ser espírita e não me identificar com essa crença, eu gosto muito de ler livros espíritas e não me pergunte por que, eu apenas gosto! O livro físico se perdeu na mudança de casa que fiz em 2007, eu cheguei a vê-lo depois que nos mudamos, eu e minha família, mas não o peguei para guardá-lo perto de mim e depois até agora, nunca mais vi, mas há algum tempo encontrei o livro completo em formato PDF, então se eu sentir que chegou o momento de eu continuar na leitura dele, eu tenho como prosseguir.
Voltando a falar sobre Um girassol na janela, de Ganymédes José, algumas pessoas têm esse livro como um plágio do livro Pollyanna, de Eleanor H. Porter, por acharem que tem um enredo idêntico, mas eu não vejo assim; primeiro porque li Um girassol antes de ter lido os dois livros de Pollyanna, os quais li em 2008, dois anos após ter lido Um girassol, e segundo porque eu prestigio muito a obra do Ganymédes José, gosto muito dele e o admiro tanto a ponto de destacá-lo como o meu escritor favorito entre os meus escritores favoritos, e não gosto que denigram a imagem dele de alguma forma, até porque ele não está mais aqui para se defender, só que também não afirmo e não poderia afirmar com certeza dizendo que ele não plagiou, mas temos que ter em mente que talvez nunca tenha chegado ao conhecimento dele o dueto Pollyanna, talvez ele nunca os tenha lido, apesar que quem traduziu para a língua portuguesa foi o Monteiro Lobato e o Monteiro Lobato, Ganymédes José conhecia e até o citava em suas autobiografias, e então por isso ele pode ter entrado em contato com os livros Pollyanna.
Queria ver o que ele teria a dizer a respeito se fosse vivo, mas... para mim, ele não plagiou. As histórias nem são parecidas assim, não vi nada de semelhante, e a única coisa que eu vi em comum é que as meninas protagonistas têm igualmente 11 anos, além disso, nada demais, e, qual criança aos 11 anos de idade não contagia a todos ao redor com seu jeito esperto, vívido, alegre, engraçado, empolgante, ingênuo e, entre outras qualidades, encantador, de ser?!
Um girassol na janela conta a história de Viviane, apelidada carinhosamente de ¨Vivinha¨, que ao perder a mãe, vai morar com os vizinhos a quem ela chama de tios. Logo que o pai chega da Europa, pois estava tratando de negócios lá, vai morar com ele em São Paulo e precisa acostumar-se com novas regras e valores da casa e do pai. Ela planta um girassol na jardineira da janela do seu quarto e dá a ele o nome de Helianto. Vivinha transforma tudo em amor e alegria, mudando a vida de todos à sua volta.
Foi publicado pela primeira vez em 1987.
Tem uma leitura fluente, agradável, divertida, de fácil compreensão, envolvente, cativante e rápida, do tipo que você lê e não percebe, nem acredita que já leu várias páginas, e depois quando termina, ele encantou tanto que a sensação que temos, é de voltar para ler de novo, deixa saudades e o sentimento de: "Ah... que pena que acabou!". É inspiração. Um girassol na janela, juntamente com Pollyanna, foram parte da minha inspiração e me auxiliaram muito na composição do primeiro romance que comecei a escrever em 2013 e que terminei em 2015, pois eu coloquei em prática na época, uma dica para novos escritores, que já falei em meu blog (link do blog ao final do texto), sobre ¨ler livros do gênero que estamos escrevendo e estudar os livros dos nossos escritores favoritos¨, estrutura e diagramação deles também, e isso deu muito certo para mim!
Ganymédes José conduziu a história misturando, como sempre em suas obras, amor, drama e humor; portanto é uma história descontraída, a qual eu indico sobretudo para incentivar adolescentes à leitura ou que estejam começando a ler ou começando a gostar de ler, e/mas principalmente: para fazê-los gostar de ler.

Uma menina que transforma
em amor tudo que a cerca.

Vivinha é a vida, Vivinha é a força,
Vivinha é a alegria, e o seu girassol reflete
essa satisfação de viver e sua fé no amor.
Você vai vibrar, vai chorar, vai se
emocionar quando Vivinha desmontar
a sisudez de uma mansão e
abrir as janelas para deixar entrar
o vento da alegria e do amor!

https://cartasdagleize.blogspot.com/2018/11/livro-um-girassol-na-janela-de.html
comentários(0)comente



@injoyce_ 02/06/2018

Um Girassol na Janela
Ultimamente estou lendo muitos livrinhos ilustrados brasileiros, esses livrinhos de veredas que os professores sempre pede na escola quando estamos para nos alfabetizarmos. Os livros clássicos que tem aquele questionário para responder depois (hahaha). Eu fico muito contente que ainda existam edições deles até hoje.
Esse meu eu ganhei da minha querida avó, na verdade ela ia jogar muitos livrinhos do gênero fora, ai ela me chamou para escolher e acabei pegando todos os livros que ela tinha de leitura. Hoje lendo esses livros fico muito feliz por ter dado uma chance a eles e não ter ido ao lixo.

Vivinha é uma adorável menina, que adora escrever histórias e depois narra-las para sua "prima" Vá.

Vivinha morava com seus vizinhos que chamavam de tios, sua mão morreu quando ela tinha apenas dez anos, e seu pai era um Dr. que no momento estava na Europa. Quando seu pai retorna, Vivinha toma outro rumo de vida... como será que Vivinha irá viver longe de seus tios e primos que ficaram no interior? Como será seu pai? Será que ele só pensa no emprego ou dedica-se as duas coisas? Família e trabalho! Será que Viviane irá ser feliz em seu novo lar?
Descubram lendo " um girassol na janela", um livro surpreendente e emocionante, Vivinha consegue cativar todos os corações com sua alegria e força de vontade.

Estou me apaixonando cada vez mais por esses livrinhos de coleção veredas.

Vivinha faz você pensar mais sobre o mundo e a vida, e que dinheiro pode não comprar felicidades para certas pessoas, mas gestos gentis e humildes sim.

Um livro que recomendo a crianças que estão iniciando a leitura, adolescentes,adultos e até os vovôs que adoram uma boa literatura brasileira.
comentários(0)comente



mara sop 11/10/2016

Chuva de estrelinhas
Vivinha é uma garota orfã de mãe, com um pai que não conhece recém chegado da Europa. A vida dela está prestes a mudar completamente quando ela vai morar com ele na cidade grande, mas ao chegar na casa nova, ela se vê deslocada, com dificuldades de se aproximar do pai médico que mal para em casa, e uma nova rotina cheia de normas e etiqueta que ela não tem a menor intimidade, e para se sentir em casa, ela planta um girassol na floreira de sua janela.

Para Vivinha, o girassol é uma ponte a um mundo de fantasia criado em sua cabeça, que a ajudará a vencer a miséria do mundo. E com o conforto dado pelo seu amigo vegetal, ela passa a surpreender a todos que a rodeiam com um coração enorme e atitudes nobres e pouco comuns.

Reler esse livro, que li há pelo menos 25 anos, foi como abrir uma delícia carta com chuva de estrelinhas coloridas de Santarena! Eu me lembrava muito pouco da história, mas tinha aquela sensação gostosa e reconfortante de um livro que me foi muito querido quando criança. O livro é curtinho, otimista e realmente uma gracinha. Merece ser lido nem que seja a título de curiosidade mesmo, num detox literário qualquer.

site: https://goo.gl/3ZacK6
comentários(0)comente



vsc bibliotecária 30/09/2016

Vivinha, fonte de inspiração
Eu tenho muito amor por Ganymédes José, um dos escritores de literatura infantojuvenil tão esquecido e tão genioso.
Quando terminei a leitura, me questionei pq faltam Vivinhas por aí, e aí percebi que cada um de nós podemos ser como ela. Bom, mas do que se trata o livro? Vivinha mora com sua tia após a morte da mãe, no entanto, ela tem um pai que se separou quando ela era bebê. A família entra em contato com o pai e fica decidido com Vivinha vai morar com ele. E é lá que a história se transforma, assim como o girassol na janela (título bem sugestivo ao livro).
Encantador, comovente, de se fazer emocionar com o final.
Recomendo aos professores, alunos e pais a indicação desse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Milly 26/09/2015

Esse livro é muito bom!
Foi um livro para ler na escola e acabei me apegando a essa história que é muito fofa!!
comentários(0)comente



Larissa 30/12/2012

Vivinha perdeu a mãe e vai morar com o pai. A casa é triste, então a menina planta um girassol na janela. Grandes revelações acontecem que fazem com que a menininha caia de cama. Uma história de amor, amizade, descobertas e reconciliação.
comentários(0)comente



Camila 01/06/2012

Lição de Vida Mesmo
Achei o livro excelente, a história realmente nos faz parar e refletir sobre a nossa vida e nossas filosofias, o modo como Vivinha vê e transforma o mundo a sua volta é realmente inspirador, apesar de ser uma criança, ela se mostra como é possível unir tudo e todos, basta tentar.
comentários(0)comente



lice 02/12/2010

um girasol na jenela
e a historia de uma menina que prerdel a mae e foi mora con o pai e la na ganela dew sel quarto tinha um giraso e tudo o que ele falava tudo para o girassol
comentários(0)comente



11/08/2010

O primeiro
Este foi o primeiro livro que li quando tinha apenas 7 anos.
Me lembro de ter visto na estante da casa da minha vó e pedi pra ler, ela disse que me DARIA ele.
A capa me fascinou e a história me deixou encantada. Eu queria ser igual a Vivinha, ela se tornou minha amiga. Toda vez que me sentia sozinha pegava o livro e relia as partes que mais gostava.
Aprendi a ter a força da personagem, que por causa de uma tragédia pessoal nao perdeu a doçura e o amor pela vida e principalmente nao deixou de acreditar nas pessoas que amava ou que aprendeu a amar.
Este livro é com toda a certeza o livro da minha vida.
comentários(0)comente



Rafaela R. 14/07/2010

Muito bom !
Esse livro é demais ,
você se prende até o final , não quer mais parar de ler !
ele é muito mais muito emocionante :D
comentários(0)comente



Kennedy 18/05/2010

Um Girassol na Janela
Um livro excelente, que nos faz voltar aos nossos 11 anos.
De tão bom e pequeno que o livro é, você ler o livro em 3 horas.
É uma história que te prende de verdade.
Vale a pena ler.
comentários(0)comente



Ana Cabral 14/03/2010

Lindo!!!
comentários(0)comente



126 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR