Um Girassol na Janela

Um Girassol na Janela Ganymédes José




Resenhas - Um Girassol na Janela


126 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9


Alannys 10/12/2019

Singelo, porém surpreendente
A obra é escrita pelo autor brasileiro Ganymédes José. O paulista, formado em direito - pela PUC de Campinas - e letras - pela São José do Rio Pardo -, contribuiu bastante para a literatura nacional infantil, deixando mais de 150 títulos publicados.

O livro conta a história de Vivinha, uma menina sonhadora e encantadora que vivia com a mãe, mas que após perdê-la fica sob a guarda dos tios.

Um dia Vivinha recebe a notícia de que pai dela, que morava fora do país, voltou para o Brasil para buscá-la e levá-la para morar na antiga casa que habitava a família antes da separação. Nesse gancho, o autor desenvolve uma jornada de reaproximação entre pai e filha.

Apesar de ter lidado com diversas situações tristes - como a morte da mãe e o abandono do pai -, a personalidade e a infantilidade da menina é construída de modo genuíno, retratando perfeitamente a inocência e a comportamento espoleto de uma criança.

A doçura da personagem é transmitida ao leitor de diversas formas, como exemplo as cenas em que Vivinha planta e cuida do girassol dela ou o ótimo desempenho que a menina tem para criar histórias.

O enredo é muito bem desenvolvido. A relação entre o pai e a filha é moldada de maneira branda e admirável, contando com a contribuição de alguns personagens coadjuvantes que compõem a história de modo crucial - tais personagens também são muito bem construídos.

Foi uma leitura leve e completa, que no final se mostrou repleta de reviravoltas emocionantes. Apesar de ser um infanto juvenil, esta bela história pode ser apreciada por todo tipo de público!
comentários(0)comente



Kuro 01/10/2019

Ainda atual
Mesmo sendo uma obra infantil, esse livro mostra como Vivinha, uma garota feliz e de coração grande, acha que pode resolver os problemas do mundo com amor e com sua heroína inventada, Santarena. Os problemas continuam os mesmos, e talvez fosse preciso as ações de Santarena e Vivinha hoje em dia.

É uma obra leve e divertida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Adriana.Maira 08/03/2019

um girassol na janela
achei um livro maravilhoso mas um pouco triste,esse livro tambem mostra como o amor transforma as pessoas e as deixam felizes e amadas , a principal personagem vivinha muito adoravel e feliz
comentários(0)comente



Henrique SM Carvalho 24/02/2019

Um girassol na janela
Achei muito bem escrito mas a história é triste.Conta a história de Viviane, uma menina que tem que sair do campo e ir morar na cidade com o pai que era divorciado da mãe, tendo que se adaptar a nova vida, conhecer novas pessoas e superar a perda de sua mãe adotiva. Logo mais tarde, iria saber que uma das suas empregadas era sua mãe verdadeira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alessandra.Leila 23/02/2019

um girassol na janela
o livro conta a historia de uma menina chamada Viviane cujo o apelido é vivinha ela é humilde gentil e divertida . Os pais dela se separaram logo quando menor o pai foi para Europa, e depois a mae de vivinha acaba falecendo.a menina acaba morando com os vizinhos chamando de tios . certo dia ela soube que o pai volta para casa entao ela e tio chico foram para a cidade grande deixar a menina naquela casa toda triste e sem cor quandofoi dificil. ela e o pai dela nem se falavam direito entao para ela falar com alguem logo pensou em Santerena e Helianto ela plantou um girassol na janela. esse livro fala como foi o relacionamento entre ela e pai naquela casa
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



luz 23/02/2019

historia resenha
um girassol na janela mostra a vida de vivinha com seu pai ela vive varias aventuras como salvar um ladrao arrumar a festa de seu pai ajudar seus amigos e tambem ser assaltada.Gostei muito do livro muito mais do final que me emocionou com o capitulo a grande tragedia gostaria de ter o livro para aproveitar cada momento com vivinha e seus desafius recomendo vcs lerem pq e muito bom,por mim melhor livro que ja li. #love girassol na janela kkkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ghabriel 21/02/2019

Um girassol na janela
A história é boa,conta a história de uma menina cujo o nome e Vivinha muito criativa e corajosa,que vive com a mãe já que seu pai se separou dela e foi morar na Europa. Ela é uma menina muito boa que ajuda e ensina os outros sempre que pode. Ela passa por muitas histórias umas boas,outras nem tanto. Se ela quisesse teria tudo o que quer,mas em vez disso,ela escolhe ter amigos,bom caráter e consertesa fama pela sua bondade. Um livro muito bom,eu me interessei e acho que muitos também vão se interessar
comentários(0)comente



PH 21/02/2019

Um girassol na janela
O livro e bom, a vários capitulos.A história conta de uma menina que perde a mãe e vai morar com o pai na cidade grande que era médico.O livro chama um girassol na janela porque a menina vai morar na casa do pai e acha muito triste e escura a casa e planta um girassol na janela para alegrar a casa e se comunicar com Helianto e Santarena
comentários(0)comente



Katarina 20/02/2019

Um girassol na janela
Vivinha morava com a mãe,seus tios(tias),vô e vó,elas não eram muito ricas, mas a mãe veio a falecer e vivinha ficou um pouco pensativa mas superou então o pai pegou a sua guarda, ao longo da história vivinha tenta se acostumar a viver com o pai que é rico,o pai não se abria muito com a garota mais eles se entenderam.
Um dia vivinha conheceu uma moça chamada Ana Clara, que vendia doces em uma padaria, vivinha pediu ao pai para empregala em sua casa e o pai deixou, com o passar do tempo o pai percebeu que estava se apaixonado por Ana Clara e ela sentia o mesmo por ele, então decidiram se casarem.
Vivinha achou o cofre aberto pela primeira vez, ao mexer no cofre encontrou um papel aonde revelava que sua mae era Ana Clara.
Após pesquisar junto um amigo do pai o Juiz, descobriu que realmente era adotada.
No final do casamento vivinha revelou que tinha descoberto que ela era adotada.
Ao conversa com seu seu pai, ficou surpreso na coincidência que sua mae biológica era Ana Clara.
Ana Clara ficou feliz em reencontrar sua filha.
comentários(0)comente



Rose Gleize 13/11/2018

Livro: Um girassol na janela.
Finalmente, Um girassol na janela! Livro do qual eu falo tanto e muito indico!
Esse livro, foi o primeiro que eu li inteiro pela primeira vez e foi também o que me alçou para o mundo da leitura, que me fez gostar de ler e desejar encontrar no mundo outros livros tão legais e divertidos de ler quanto ele, de leitura fácil e rápida também, que fizessem das minhas próximas leituras um verdadeiro passatempo como ele fez. Assim como o autor que o escreveu é um dos meus escritores favoritos, Um girassol na janela também está entre os meus livros preferidos, na lista e na estante dos livros que gostei de ler!
Li Um girassol na janela quando eu tinha 13 anos, em 2006, e antes dele, em 2004 ou 05, eu já havia tentado ler um outro por completo, mas não consegui, era um espírita chamado O bairro dos estranhos, de Wilson Frungilo Jr., mas não foi porque ele tinha leitura chata, nem nada assim, foi eu mesma que não me senti motivada para ir à frente com a leitura, eu até me senti muito interessada, mas não foi daquela vez, e abandonei, ele tem uma leitura fluente até (eu li uma boa parte dele), que instiga, que nos deixa curiosos para saber os próximos passos, cenas e capítulos do livro e o final. Eu pretendo retomar a leitura dele um dia e espero, em breve, agora que já se passaram muitos anos e eu amadureci bastante, pois apesar de não ser espírita e não me identificar com essa crença, eu gosto muito de ler livros espíritas e não me pergunte por que, eu apenas gosto! O livro físico se perdeu na mudança de casa que fiz em 2007, eu cheguei a vê-lo depois que nos mudamos, eu e minha família, mas não o peguei para guardá-lo perto de mim e depois até agora, nunca mais vi, mas há algum tempo encontrei o livro completo em formato PDF, então se eu sentir que chegou o momento de eu continuar na leitura dele, eu tenho como prosseguir.
Voltando a falar sobre Um girassol na janela, de Ganymédes José, algumas pessoas têm esse livro como um plágio do livro Pollyanna, de Eleanor H. Porter, por acharem que tem um enredo idêntico, mas eu não vejo assim; primeiro porque li Um girassol antes de ter lido os dois livros de Pollyanna, os quais li em 2008, dois anos após ter lido Um girassol, e segundo porque eu prestigio muito a obra do Ganymédes José, gosto muito dele e o admiro tanto a ponto de destacá-lo como o meu escritor favorito entre os meus escritores favoritos, e não gosto que denigram a imagem dele de alguma forma, até porque ele não está mais aqui para se defender, só que também não afirmo e não poderia afirmar com certeza dizendo que ele não plagiou, mas temos que ter em mente que talvez nunca tenha chegado ao conhecimento dele o dueto Pollyanna, talvez ele nunca os tenha lido, apesar que quem traduziu para a língua portuguesa foi o Monteiro Lobato e o Monteiro Lobato, Ganymédes José conhecia e até o citava em suas autobiografias, e então por isso ele pode ter entrado em contato com os livros Pollyanna.
Queria ver o que ele teria a dizer a respeito se fosse vivo, mas... para mim, ele não plagiou. As histórias nem são parecidas assim, não vi nada de semelhante, e a única coisa que eu vi em comum é que as meninas protagonistas têm igualmente 11 anos, além disso, nada demais, e, qual criança aos 11 anos de idade não contagia a todos ao redor com seu jeito esperto, vívido, alegre, engraçado, empolgante, ingênuo e, entre outras qualidades, encantador, de ser?!
Um girassol na janela conta a história de Viviane, apelidada carinhosamente de ¨Vivinha¨, que ao perder a mãe, vai morar com os vizinhos a quem ela chama de tios. Logo que o pai chega da Europa, pois estava tratando de negócios lá, vai morar com ele em São Paulo e precisa acostumar-se com novas regras e valores da casa e do pai. Ela planta um girassol na jardineira da janela do seu quarto e dá a ele o nome de Helianto. Vivinha transforma tudo em amor e alegria, mudando a vida de todos à sua volta.
Foi publicado pela primeira vez em 1987.
Tem uma leitura fluente, agradável, divertida, de fácil compreensão, envolvente, cativante e rápida, do tipo que você lê e não percebe, nem acredita que já leu várias páginas, e depois quando termina, ele encantou tanto que a sensação que temos, é de voltar para ler de novo, deixa saudades e o sentimento de: "Ah... que pena que acabou!". É inspiração. Um girassol na janela, juntamente com Pollyanna, foram parte da minha inspiração e me auxiliaram muito na composição do primeiro romance que comecei a escrever em 2013 e que terminei em 2015, pois eu coloquei em prática na época, uma dica para novos escritores, que já falei em meu blog (link do blog ao final do texto), sobre ¨ler livros do gênero que estamos escrevendo e estudar os livros dos nossos escritores favoritos¨, estrutura e diagramação deles também, e isso deu muito certo para mim!
Ganymédes José conduziu a história misturando, como sempre em suas obras, amor, drama e humor; portanto é uma história descontraída, a qual eu indico sobretudo para incentivar adolescentes à leitura ou que estejam começando a ler ou começando a gostar de ler, e/mas principalmente: para fazê-los gostar de ler.

Uma menina que transforma
em amor tudo que a cerca.

Vivinha é a vida, Vivinha é a força,
Vivinha é a alegria, e o seu girassol reflete
essa satisfação de viver e sua fé no amor.
Você vai vibrar, vai chorar, vai se
emocionar quando Vivinha desmontar
a sisudez de uma mansão e
abrir as janelas para deixar entrar
o vento da alegria e do amor!

https://cartasdagleize.blogspot.com/2018/11/livro-um-girassol-na-janela-de.html
comentários(0)comente



126 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR