One Man Guy

One Man Guy Michael Barakiva

Resenhas - One man guy

Fab 27/01/2022

Uma leitura leve
Nesse livro acompanhamos o verão de Alek, um jovem de origem armênia que tem todos os seus planos de férias destruídos ao descobrir que terá que cursar as aulas de verão de sua escola. Durante as aulas, Alek conhece Ethan, um skatista que faz parte do grupo chamado de "desistentes". Ao longo do livro vemos a relação de Alek e Ethan evoluir e crescer cada vez mais.

Essa é uma narrativa divertida e fácil de se acompanhar. Mesmo com vários clichês de livros adolescentes, como planos frustrados e primeiras paixões, o livro traz aspectos interessantes, especialmente por se tratar de um protagonista armênio, abordando aspectos culturais desconhecidos por muitos.

Os personagens também seguem um clichê: o garoto que não sabe quem é, a melhor amiga desbocada, o irmão irritante, os pais rigorosos (que inclusive tem razão em alguns posicionamentos) e por aí vai. Entretanto, na história isso funciona bem e ajuda a construir uma narrativa fácil de se acompanhar.

One Man Guy é uma boa leitura, que tem como pano de fundo Nova Iorque e conta com todos os elementos que os amantes de romance vão gostar somados a um toque de originalidade.

Marcos 05/03/2022

15.
APRENDIZADO! É incrível como livros tem o poder e a capacidade de nos fazer conhecer sobre realidades que a gente não imaginava existir. aqui além do romance do protagonista, conhecemos mais sobre a luta e cultura da comunidade armênia. E para mim, isso foi fundamental. Alek é um adolescente se descobrindo, mas é um personagem que sempre opta pelo certo, não aceitando injustiças.

Jander Gomez 22/12/2016

Cansativo
Cansativo, clichê e o tem o que há de mais comum nas histórias importadas... personagens fabricados, máquinas.

Keka_ 31/12/2022

-_-
Para o livro ficar bom só precisa de uma nova estória. Os diálogos são ruins, genéricos e repetitivos, assim como o Alek e o Ethan. Não gostei!

sceyoon 03/02/2024

Esse livro é muito fofo e gostosinho de ler, eu gostei bastante apesar de ter demorado para ler, o final é um amor

Dante51 18/03/2023

Adorei!!
Esse livro pode não ser conhecido mas muito me surpreendeu positivamente, ele envolve romance, descorberta de sexualidade, comédia e tudo abordado de forma satisfatória e agradável. Um livro delicado e que tem uma leitura rápida, eu estou ansioso para a sequência deste!

sgwbane 17/11/2020

Me surpreendi, não achei que ia gostar tanto, e fiquei surpresa tambem com o final, não esperava que ia acontecer aquilo e achei muito fofo
ainda tem uma receita no final q eu fiquei morrendo de vontade de fazer porem onde infernos vende folha de uva pra comprar?

tati.milli 09/03/2021

Muito fofo e HILARIO! Tem um estilo parecido com aquela série One day at a time e isso foi o que mais me prendeu na leitura.

@bardoriano 26/12/2018

Um amorzinho
Alek tem uma família Armênia muito tradicional e rigorosa, nunca saiu do seu mundo cheio de regras e tradições. Nik seu irmão mais velho é o filho espetacular, coisa que Alek não é.

Ele é obrigado a fazer um curso de verão para entrar na turma especial, coisa que o deixou chateado, pois não repetiu e irá perder as férias com a família.

Ethan é tudo que Alek gostaria de ser, confiante, livre e irreverente. Estudam na mesma escola, mas fazem parte de mundos diferentes. Ethan é mais descolado e tem amigos, Alek só tem Becky, convive com sua família e a comunidade armênia.

Porém os mundos dos dois se cruzam quando frequentam o mesmo curso de verão. E certo dia Ethan convence Alek a matar aula e ir para um show do Rufus Wainwright no Central Park em Nova York.

Daí em diante Alek sairá de seu subúrbio e da sua zona de conforto. Uma amizade irá surgiu, mas Alek percebe que Ethan quer mais do que isso. E ele irá se ver como nunca viu antes.

OPINIÃO

Estou apaixonado por esse livro, peguei ele no escuro, não sabia de nada sobre e amei. Super fofo e lindo. Com uma escrita maravilhosa, narrado em 3° pessoa, somos agraciados não só com uma história sobre dois garotos.

Mas com um enredo que traz conhecimento histórico sobre os Armênios, o genocídio que o povo sofreu na Turquia (nunca que sabia), sua culinária de dar água na boca. Eu realmente não lembrava desse povo e amei conhecer, fiquei curioso para saber mais.

Também iremos conhecer o Rufus Wainwright, cantor Indie e gay (também não conhecia). E o livro foi inspirado na música do cantor, mesmo título do livro. Ao decorrer das páginas vemos outras músicas.

Clichê em parte, mas em outra bem diferente. Alek é muito fofo, no começo tive ranço da família. Ethan é incrível, seu jeito largado e espontâneo é incrível, seguro em tudo, em sua sexualidade então.

O livro aborda o fato de os Armênios jamais se relacionarem com os Turcos. Acontece com o Nick. Tenso!

É um livro que ensina, emociona e deixa aquele quentinho gostoso no coração. Aí gente, vamos se amar, viver a vida/amar, amar os outros sem rótulos, sem preconceito. Final lindo!

#resenhabibliomaniaco

ifpmaria 12/08/2021

o motivo que comprei esse livro foi a frase na capa e ele se passar em nyc, nao esperava muita coisa MAS QUE LIVRO, historia muito bem construída, personagens perfeitos e um bom desenvolvimento. sem brincadeiras devo ter lido esse livro em menos de 2 horas, me prendeu do inicio ao fim.
então por favor panfletem esse livro como se não houvesse amanha, todas as pessoas do mundo deveriam ler esse livro e se apaixonar pela cultura armênia e querer experimentar todos os pratos

Luh 07/08/2018

Costumes... (Risos)
Família, comida (hum... de deixar água na boca - risos), descobertas, amizade, costumes e muito aprendizado! (Palmas)

luigigui 08/07/2021

One Man Guy
Leitura leve e aconchegante, daquelas que te ajudam a sair de uma ressaca literária sabe? Acompanhamos Alek se descobrindo em todos os quesitos, desde personalidade à sexualidade, e é tudo abordado de forma tão simples. Nada aqui é um bicho enorme de sete cabeças. Mesmo sem ter uma trama tão bem desenvolvida, continua sendo uma ótima história. Em meio ao caos que nos cerca, as vezes é necessário parar um pouco e investir em uma leitura como essa. Recomendo demais.

Markus Kalebe 31/08/2021

MOTIVOS PARA LER ONE MAN GUY - MICHAEL BARAKIVA
- É um romance LGBT:

A história fala de dois meninos que são extremamente diferentes. Alek é tímido e vive em uma família extremamente tradicional, ele é descendente de armênios, por isso sua vida é baseada em regras e seus pais apesar de serem bons pais são bem rígidos. Já Ethan é um skatista extrovertido que vive com o pai e faz parte do grupo dos desistentes da escola, faz o que quer e costuma não seguir as regras.

- É um livro sobre auto-descoberta:

Em determinado momento do livro, Ethan convence Alek a faltar a aula para ir para Nova York em um show que vai acontecer por lá, e é nesse momento que Alek conhece a lição mais preciosa para a sua vida: a diferença entre fazer o que se tem de fazer e o que quer fazer e é a partir daí que a aproximação dos dois começa.

- É um livro sobre amizade:

Alek tem apenas uma amiga chamada Becky, eles assistem a filmes antigos juntos, contam segredos e apesar de terem características diferentes, eles se completam. É por causa dela que Alek e Ethan começam a ficar juntos. Já Ethan, vive rodeado dos outros meninos do grupo dos desistentes e apesar de ser gay, é aceito nesse grupo, ele apresenta Alek para os colegas e o menino logo se enturma.

- É um livro sobre a diferença:

Alek é descendentes de armênios, vive em meio a tradições centenárias, durante toda a história somos apresentados um pouco da cultura e da história desse povo. Mas a questão principal é que quebrar tradições centenárias pode ser difícil, mas é importante (não posso falar muito sobre isso, porque seria um grande spoiler do final do livro).

site: https://www.instagram.com/p/CE1rZ2BHIeA/

flav 10/03/2021

leitura bem leve, o romance é fofinho e foi interessante conhecer um pouco sobre a cultura armênia

Moonpierre 28/11/2017

Bonitinho, e fraco
Confesso que esse livro é fofo, só que eu esperava muito mais dele!

Teve muitas partes que eu conseguia prever o que iria acontecer, e não fui surpreendida. Outra coisa que achei é que faltou uma pitada de emoção. Tudo parece que acontece rápido demais, até mesmo o romance - até um certo ponto da história eu estava achando o romance meio irreal.

Os pontos positivos foram: a família de Alek, pois ela é presente (e parece uma família real), afinal, tem muitos livros YA onde os pais sequer aparecem na história. A comida armênia (tem até uma receita no final), as referências de filmes clássicos (que Becky gosta muito), e é claro, a naturalidade com que o tema de ser gay é abordado.

Uma outra coisa que o autor, Michael Barakiva, fez bem, foi mostrar a rivalidade entre turcos e armênios (por conta de um genocídio que ocorreu há 100 anos atrás), e o quanto isso ainda afeta a família de Alek.

Eles guardam muita mágoa por causa das atrocidades que os turcos fizeram com a família deles há muito tempo atrás.

Também gostei de ver a imaturidade de Alek em certos aspectos, pois ele parece ter a idade que tem: 14 anos. Não foi "adultizado" demais para o livro.

Fora esses pontos positivos, achei tudo muito fraco.

É bonitinho, sim, li rápido, sim, mas sabe quando você acaba de ler e fica pensando: "é só isso??", "podia ter sido muito melhor!!".

Essa foi minha sensação ao terminar.

Meu personagem predileto, sem dúvida, foi o Ethan. Tive vontade que o autor mostrasse mais sobre ele (e a família dele), quem sabe ele não fará um livro com Ethan? Se fizer, eu lerei! Vou ter esperanças quanto a isso.

Minhas frases/trechos preferidos estão no meu blog.

site: http://lendoparaescrever.blogspot.com.br/2017/11/one-man-guy-de-michael-barakiva.html