Homericio 12/03/2022
POR QUE ESTE LIVRO É IMPORTANTE?
Talvez a principal obra de Pablo Neruda, e uma das mais importantes do idioma em espanhol. Neruda é ganhador do Nobel (1965) o que trás ainda mais projeção para as obras chilenas. Obra muito traduzida, fez muito sucesso por ir um pouco na contramão do modernismo, usando linguagem simples que se aproximada do público comum. Muitos dos versos possuem uma vertente bastante erotizada, o que causou uma certa aversão por algumas pessoas na época. O poema 20 é o mais conhecido, reproduzido em outras obras. A obra é inovadora pela erotização, pelas imagens do corpo da mulher, e pelo tratamento ‘humanizado’ do amor, em contraponto à costumeira platonização do amor, o 'amor intocável e metafísico' que era característica das poesias.
CRÍTICA: alguns poemas possuem um conteúdo sexista, flertando com comportamentos abusivos. Marcha do dia Interncional das Mulheres do Chile (em 2020, acho) usou um verso modificado para ˜corrigir” uma frase de um destes poemas como protesto.
QUANDO FOI ESCRITO? QUAL PERÍODO LITERÁRIO?
Publicado em 1924, quando Neruda tinha 19 anos. Uma das inspirações, diz o autor, foram os Bosques Chilenos, onde passava boa parte de sua vida. Nasceu no sul, em Temuco e fora escritos e pensado nestes bosques.
É a segunda obra de Neruda. A primeira - Crepusculario - tinha ainda uma tendencia Modernista (início do sec XX, no Brasil, iniciado com a Semana da Arte Moderna, onde se valorizada a arte e norma culta), já em 20 poemas de amor e uma canção desesperada, Neruda abandona um pouco as regras cultas do Modernismo e se aproxima da simplicidade do cidadão comum.
Outro exemplo da influência e tentativa de fugir do modernismo é a estrutura dos poemas, que ora usa a métrica adotada pelo modernismo (14 verbos silábicos - verso alexandrino) ora formato livre. Rimas assonante (não é exatamente uma rima como notamos, e sim um jogo de sílabas e palavras com toantes - Beco/seco, amor/calor, lágrima/grávida etc.)
São poemas de amor envolvendo paixões fortes, sofrimento, com uma ligação com a natureza (talvez influenciado pelo local onde foram escritas, nos bosques chilenos).
Poemas falam sobre amor, natureza, solidão, abandono. À medida que avançam os poemas, este abandono e desespero se fortalece, até chegar na Canção desesperadora.
QUAIS TEMAS SÃO TRATADOS NA OBRA?
AMOR
Principal tema do livro. Todos os poemas são escritos para um amor correspondido ou não. Não são histórias narrados, apenas expressões do sentimento do Eu Lírico. São expressões extremas, conflitantes (ora ultra felicidade, ora angústia sem fim), ainda denotam a juventude e fim da adolescência de Neruda (ou do Eu Lírico somente?). Os poemas não são resultado de uma experiência passada do Eu Lírico, mas acontecem ao longo das descobertas. Ele não conta uma história de abaandono, por exemplo, mas descobre enquanto escreve, e descreve como é se sentir abandonado.
NATUREZA e a MULHER
Não há qualquer referência às cidades, à sociedade e urbanização durante os poemas. Fala se da noite, da chuva, orvalho, grama, e - complementado pelo conhecimento de que sua inspiração vinha dos bosques do Chile - conclui se que o Eu Lírico está e sente o amor e solidão nestas paisagens.
A mulher e a natureza são constantemente comparadas. São duas obras naturais pela qual o autor tem adimiração. O Eu Lírico mostra uma mulher que se assemelha metaforicamente ä natureza, que age e conquista. Assim como Neruda sentia que os boques e a natureza eram sua casa, o Eu Lírico assim se vê. Também, diversos pontos onde a amada, a muher, é a sua verdadeira casa.
POSSE e EROTIZAÇÃO
Muitos trechos dos poemas são possessivos, amor forte e doentio, puxado ä erotização do corpo da mulher, quebrando com o PLatonismo presente na maioria dos poemas. São sentimentos de um Eu Lírico jovem, adolescente e inconformado com o abandono, a perda ou a distância que está de sua amada.