Vinte poemas de amor e uma canção desesperada

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada Pablo Neruda

Resenhas - Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada

Araujo20 29/08/2021

Poemas de amor?
Essa foi minha primeira experiência com a obra de Neruda e confesso que me sinto um pouco decepcionada.
A qualidade da escrita não é a questão, mas dentre os vinte poemas que li não senti a ?atemporalidade?, tampouco a ?universalidade? que muitos empregam ao autor.
Gostei muito dos poemas 12 e 20 com seus respectivos marcantes primeiros versos:

?Para o meu coração basta o teu peito
pra tua liberdade as minhas asas.?

?Posso escrever os versos mais tristes esta noite.?

Tentarei ler outras obras, antes de negar totalmente meu apreço ao escritor. ?

Jés 28/12/2022

Ótimos poemas como tudo que Neruda compôs. A canção do desespero no final vêm para fechar com chave de ouro!

Leonhard 07/07/2020

Nem criativo, nem emocionante
Não tem um tratamento atemporal dos sentimentos. Foi uma leitura chata. Neruda me passou a impressão de ser uma pessoa ressentida pela não correspondência do afeto de outrem. Além de haver uma polêmica sobre plágio e crítica de outros poetas que descobri durante a leitura.

Anna 21/04/2020

Poeta em meio a ditadura
Ler os poemas de Pablo Neruda não somente remetem ao seu talento em escrever sobre o amor e o sofrimento de um coração partido, mas também nos lembram o período de ditadura militar em que viveu em seu país, o Chile foi assombrado por Pinochet durante muitos anos e mudaram completamente esse povo e a cultura era um vertente negada a população.
Ver os esforços de Pablo Neruda em compor poemas de amor em um mundo caótico é impressionante; Para quem não conhece a história do autor eu sugiro acompanhar com uma biografia histórica dele e seus poemas, para conhecer como viveu e toda a conspiração de sua morte.
Fui ainda mais sortuda de comprar uma edição diferente dessa do Skoob em Isla Negra no Chile, local onde o autor está sepultado e poder conhecer um pouco mais desse grande autor que por muito tempo foi considerado o melhor da América Latina.

site: http://neptunna.blogspot.com/2020/04/vinte-poemas-de-amor-e-uma-cancao.html

Freddy Bacus 03/02/2024

Asas y pechos
Que prazer imensurável ler Pablo Neruda... Que prazer mais prazeroso. É uma escrita e uma poética simplesmente linda e delicada, amorosa e melancólica, e acima de tudo, universal.
Essa edição bilíngue é super charmosa e como se trata de poesia, acho de extrema importância termos acesso ao original também, e essa versão é espetacular, principalmente a tradução que é um trabalho minucioso.
Mas as poesias aqui são lindas, são super emocionadas e delicadas e com o sentimento acima de qualquer coisa, e Neruda trabalha a forma e a poética das palavras de forma majestosa, e a disposição das poesias ao longo da obra é um trabalho a parte...
"Para mi corazón basta tu pecho,
Para tu libertad bastan mis alas."

MF (Blog Terminei de Ler) 07/04/2018

Uma das mais importantes obras da poesia latino-americana
Livro "20 poemas de amor e uma canção desesperada" do poeta chileno Pablo Neruda. Trata-se de uma de suas obras mais conhecidas. Nela, Neruda fala, claro, sobre seus amores perdidos (ah, mulheres.... sempre rendendo bons poemas!), invocando imagens de sua juventude. Nos versos, Neruda constrói imagens onde o corpo feminino é reverenciado, sendo comparado com a natureza, típica do sul do Chile, onde Neruda passou parte de sua vida. Portanto, montanhas, rios, mares, a lua e o céu estrelado... tudo acaba servindo como metáfora para as mulheres da vida do poeta e os momentos que ele passou com elas. Esses dois universos (o feminino e a ambientação pastoril, por assim dizer) acabam norteando os vinte poemas do livro. A "canção desesperada" é o poema que encerra a obra e se diferencia dos vinte poemas iniciais por ter versos mais fortes e eróticos. O erotismo aparece de forma sutil na maior parte da obra, sempre envolvido em um tom ora nostálgico, ora melancólico e, no final, desesperador. Apesar do livro ser pequeno, foi uma leitura um pouco demorada pois apreciei tanto o texto original em espanhol, como a tradução para o português. Por ter estudado um pouco a língua espanhola, foi interessante poder atentar para alguns detalhes da tradução, como a comparação no ritmo dos versos entre as versões, além de algumas soluções encontradas para tornar a obra o mais fiel possível. Apesar da riqueza nos versos, Neruda apresenta uma linguagem acessível, o que explica bastante seu apelo popular. Isso não é ruim. Muito pelo contrário. Lembremos que Drummond também evitava rebuscar e complicar. A poesia atinge seu objetivo quando ela afeta seu leitor/ouvinte, fazendo-o refletir sobre sua própria existência. E, nesse sentido, Neruda é um mestre! Livro altamente recomendado... principalmente para quem já amou uma mulher (rs).

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2015/05/28/20-poemas-de-amor-e-uma-cancao-desesperada-pablo-neruda/

Lara BL 27/05/2023

Bom?
A edição ser bilíngue foi o que me fez comprar. A organização do texto original e traduzido foi feita de forma que da pra comparar diretamente os poemas, o que achei ótimo. Quanto à tradução, tenho minhas ressalvas, teria feito algumas escolhas diferentes em diversos poemas.

Quanto ao conteúdo, é um livro melancólico, Neruda fala do amor através da dor da perda, do peso da saudade. Achei interessante.

maria1691 05/01/2023

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada | ?
"Para o meu coração basta o teu peito,
para tua liberdade as minhas asas.
Desde a minha boca chegará até o céu
o que estava dormindo sobre a tua alma."

a. maria 01/01/2022

primeira vez lendo neruda. não amei todos os seus poemas, mas é inegável a grandiosidade do autor. e ao final de uma canção desesperada, entendo o porquê de ser tão aclamado.

Joao366 31/12/2021

Ah! Neruda
Pablo Neruda tem a capacidade de transmitir uma imensa quantidade de sentimentos através de seus poemas.

Babi 19/09/2021

Não decepcionou!
Eu confesso que no início eu achei que não iria gostar, mas acabei o livro completamente encantada!

Vamos para alguns dos versos mais tocantes!

"Que importa se não pudera o meu amor guardá-la? A noite está estrelada e ela não está comigo. Isso é tudo. Lá longe alguém canta. Distante. Minha alma não se conforma por tê-la perdido."

"Em teus olhos lutavam chamas do crepúsculo e as folhas caíam na água de tua alma."

"Minhas palavras choveram em ti, acariciando-te. Há tempos amei teu corpo de nácar ensolarado. Até te vejo dona do universo. Te trarei das montanhas flores alegres, campânulas, avelãs escuras e cestas selvagens de beijos. Quero fazer contigo o que a primavera faz às cerejeiras."

"Os pássaros noturnos bicam as primeiras estrelas que cintilam como minha alma quando te amo."

"Quero agora que digam o que quero dizer-te para que as ouças como quero que me ouças."

Caiubi 20/08/2012

Tudo em ti foi naufrágio...
Dos vintes poemas, alguns ficam a desejar, enquanto outros nos leva aos sentimentos mais profundos do nosso íntimo. Uma canção desesperada é um coração traduzido no papel.

Rânnia 25/02/2023

Sempre tenho dificuldade em avaliar poemas por ser algo subjetivo, nesse caso por exemplo foi um pouco mais difícil de entender do q achei q seria, mas isso não diminui a qualidade e eu gostei bastante.
meus favoritos foram 7, 19, 20 e a canção