Vinte poemas de amor e uma canção desesperada

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada Pablo Neruda

Resenhas - Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada

Eloy 05/01/2011

Confesso que achei os poemas todos muito parecidas, parece que é um texto só, mas, mesmo assim gostei da leitura. ;)

Karina.Sousa 23/02/2019

Gostei!
Amei os dois últimos poemas. De modo, geral creio que os poemas são de difícil análise, mas os dois últimos valem por tudo.

Moisés 24/05/2023

Não sou fã de poemas e esse é o primeiro livro desse tipo que eu leio. Achei alguns poemas bem difíceis de entender, alguns pareciam mais uma sopa de palavras aleatórias que os eram postas lá só pra deixar o poema bonito

Math 10/06/2022

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada
Ah Pablo Neruda, histórias cheias de detalhes que me colocaram dentro de suas vivências. Apesar de ter estranho a escrita já que foi a primeira vez que leio um livro dele, me senti acolhido, uma sensação de intimidade com um completo desconhecido. Uma leitura agradável, sem fortes emoções, porém ideal para passar o tempo e respirar poesia.

Luciana332 30/12/2020

Uma canseira só...
Queria supeeeer ler algo do Neruda, não sei se escolhi a livro errado, se é porque não gosto de poemas... Mas não vingou! Bye!

* p i e t r a* 29/01/2023

Não sou a maior fã de livros de poemas
Achei alguns poemas bem complicados de entender, quem sabe em uma futura releitura eu tire mais proveito deles!
O último foi de longe o meu favorito.

Cristiane 28/01/2023

Amor e desespero
"Vinte poemas de amor e uma canção desesperada" é um ótimo livro para conhecer a escrita de Pablo Neruda.
É um livro curtinho e fácil de ler.
Sua escrita é chorosa, angustiante e capaz de nos fazer sentir a dor de um coração partido, a dor de um amor não correspondido.
Neruda escreve sobre o amor e todas suas faces, e isso é incrível!
Amor trás felicidade, mas também trás dor e não podemos ignorar isso, porque nem sempre a vida é como a gente quer... quase nunca é, hahah.
Vale muito a pena a leitura, principalmente para quem gosta de poemas.
Recomendo!

Kryptalin 17/01/2023

O livro é uma edição de bolso que por acaso comprei por engano, mas falando sobre o livro em si e os poemas, eles não me cativaram muito porém foi uma leitura fluida e sem dificuldades

Raquel 25/07/2022

espetacular
Ah, a juventude de Neruda?não existe nada mais belo nem tão arrebatador quanto.
É o tipo de livro que se lê de alma lavada.
Necessita de profundidade, com um Q de intensidade e vivência.

Gabriela 26/07/2022

é bom mas não é pra mim
realmente, tem seu valor. mas nada disso funcionou pra mim.

eu não sou muito de poemas, mas tô sempre disposta a conhecer.

talvez tenha sido o momento, talvez a tradução, mas não me tocou. não achei ruim, mas achei chato. talvez, um dia, eu leia em espanhol, pra ter essa experiência. talvez, um dia, eu releia em português mesmo... ainda não sei...

Fábbio @omeninoquele 05/06/2024

Amei!
#OMeninoResenhando

"Para o meu coração basta o teu peito,

para tua liberdade as minhas asas."

O amor idealizado é inspirador em muitos momentos, e aqui nesse segundo livro do então jovem Neruda, encontramos textos permeados por esse sentimento, que de tão idealizado a flor da pele, nos deixa melancólicos, pois todos temos essa fase onde amar é a idealização que a gente cria do outro em nossa cabeça.

A poesia de Neruda carrega esse forte sentimento melancólico e a sua musa inspiradora, a mulher idealizada, é o ponto central de seus poemas. Mas ele também fala da paisagem, dos sentimentos que nutre por sua musa e de como ela é perfeita do jeito que é, e quando a tem e ao perdê-la também deixa claro que esse ato o fere demais.

O que eu senti lendo esses poemas, e nessa primeira experiência com o autor, foi a de que meu coração esteve a todo momento apertado, diante dos textos, das declarações de amor e dos corações quebrados. A poesia de Neruda, pelo menos nesse livro, seu segundo, é muito marcado por essa melancolia, mas também essa experiência nos deixa tão identificados por tudo que lemos, pois é algo que acontece na vida de todo mundo, amar sem ser correspondido ou perder o amor em algum momento. Todo mundo vive isso, e isto é inspirador demais e nunca cai de moda porque a vida sempre se repete.

Termino maravilhado, com o coração apertado, mas querendo mais um pouco dessa dose de melancolia, porque sofrer assim, com poesia é tudo de bom e serve pra nos mostrar o maravilhoso poder que a poesia tem em nossas vidas. Estou muito encantado com essa obra e pretendo muito em breve me aventurar mais nas poesias de Neruda e ver se sua poesia com o passar do tempo foi amadurecendo ou se ele seguiu essa linha de falar sobre a mulher idealizada e as dores que trazem um amor não correspondido.

Seus poemas não estão presos à uma estrutura fixa, mas a gente quanto leitor percebe que o autor se inspirou muito nesse começo de carreira, em poetas que já tinham um nome e seguiam um estilo, mas criou o seu próprio. Uma canção desesperada é o auge do sofrimento do eu lírico nesse livro, nela é narrado toda a dor que é ter a mulher em seus braços e a perda depois, e traz os sentimentos de amargura, revolta e a solidão tão latentes que deixa o leitor um pouco machucado.

Pra quem gosta de poesia com textos que trazem essa melancolia em seu âmago, esse é uma dica mais que perfeita. Eu nem preciso dizer que terminei encantado, e querendo amar depois de ler esses poemas, pois isso é o que traz sentido à vida. Recomendo demais!!!

#VintePoemasDeAmorEUmaCancaoDesesperada #PabloNeruda #LPM #LPMPocke

site: https://www.instagram.com/p/C6WXRMerj02/

Miryan 04/09/2022

Pablo Neruda é um gênio
Os poemas são muito bons, é legal pra ler no trem, no tédio, quando você precisa matar o tempo. Alguns conversam muito com você, outros até me deixaram emocionada, agora levo pra tudo que é lugar.