Olhos de cão azul

Olhos de cão azul Gabriel García Márquez

Resenhas - Olhos de Cão Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nati 12/05/2023

São contos que falam não somente sobre morte mas sobre perda e sobretudo renúncia. Aqui já é possível reconher a marca da escrita de Márquez com seu realismo mágico complexo porém fluído e agradável.

Apesar da temática não achei que fossem assustadores ou ?contos de terror". A sensação que tive é que tudo fazia parte da realidade e não precisa ser assustador.

Sou grande admiradora de ?Cem Anos de Solidão" e esse livro tem a mesma qualidade. Por vezes me lembrou Faulkner, mas com a escrita que só o Gabriel Márquez é capaz de escrever.

Janaina 04/05/2023

Gabo não decepciona nunca ?
Contos deliciosos, sensoriais, assustadores, que causaram mto estranhamento. Não tem como não amar uma escrita dessas.

Leonardo.H.Lopes 21/04/2023

Contos sobre a morte
Esse livro reúne 11 contos do Nobel de Literatura colombiano que giram em torno da morte.

São contos curtos, sendo alguns confusos e estranhos como “Eva Está Dentro do Seu Gato” ou “Nabo”, outros interessantes e tristes como “A Outra Costela da Morte” e sua continuação “Diálogo no Espelhos”, bem como “Alguém Desarruma Estas Rosas”.

No geral, não achei um dos melhores livros do Gabo, aquém de outros grandes títulos dele. Contudo, para quem gosta da escrita e do estilo realista fantástico típicas do autor, vale a pena a leitura.

marina510 15/04/2023

é bem ok! eu gostei um da primeira parte do livro, dos primeiros contos, sinto que me perdi mais no final. mas gosto demais da escrita, então valeu a pena pra ter mais contato com o autor.

luizagross 03/04/2023

Um dos primeiros livros do GGM, reúne contos que têm como tema central a morte, usando do realismo mágico tão presente na sua obra. Por serem contos, não há aprofundamento dos personagens e da narrativa, o que torna a leitura menos interessante que outras obras do mesmo autor.

acarolfeliz 17/03/2023

Livro bom para matar a saudade de Macondo. Confesso que eu esperava mais, eu gostei apenas de 3 contos d os outros achei ok. Mesmo assim, Gabo nunca perde lugar em meu coração.

Leila 16/03/2023

Vamos lá para mais um livro do Gabo lido. Esse é de contos e reúne 11 com tema morte! Não amei de paixão não, contos já são mais difíceis da gente entrar na vibe, com esse tema e a dificuldade que encontrei nos contos, não consegui me envolver e na verdade nem tem um conto que se destaca para mim. Quem ainda não leu o autor, não sugiro começar por esse, é um cadinho diferente do ritmo que encontramos em suas obras.
Simbora pro próximo!

07/01/2023

Contos favoritos: A Terceira Renúncia, Eva está dentro do seu gato, Nabo o negro que fez esperar os anjos e Alguém desarruma estas rosas.

Loren Fernandes 26/12/2022

Olhos de Cão Azul
Infelizmente pouquíssima livros do Gabo funcionaram para mim, esse entrou para a lista dos que não funcionaram, escrita mágica demais, não conseguia me adaptar com os personagens, seus dramas, dilemas, preocupações, e todos os acontecimentos pareciam irrelevantes demais, para chegar em um desfecho sem impacto e desinteressante.

Debora 04/12/2022

11 contos de Gabo
11 contos escritos no início da carreira literária do autor. Os contos giram em torno de mortes ou em experiências que se parecem à morte.
Alguns elementos se repetem: um grilo que aparece, irmãos gêmeos, almas que pairam por aí.
Gostei muito, nem tudo entendi, mas o clima e construção dos contos são ótimos. Destaque para o 1o conto, A terceira renúncia, que me trouxe questões interessantes. Muito bom!

Namaria 07/11/2022

Gabo gabo
O primeiro livro de crônica que li de Gabo. Confesso que umas 2 ou 3 eu senti dificuldade na linguagem para entender. Mas outras simolesmente me conquistaram.

lizardeb 23/09/2022

A morte é de longe o tópico que mais me atormentou desde criancinha, seja a iminência dela, seja o que tem depois, é legal ver gabo tratar a morte não como algo bom ou ruim mas algo a ser lidado, principalmente quando penso em quantas vezes já desejei que ele estivesse vivo hoje em dia
Olhos de cão azul, a mulher que chegava às seis; nabo, o negro que fez esperar os anjos e alguém desarruma essas rosas é a melhor sequência de contos já escrita

Lilica Britto 02/09/2022

Morte
O livro tem como ponto central o tema da morte. A morte relatada por seus personagens mortos que tomam consciência de seu estado. São contos independentes mas alinhados com o propósito do autor em delinear reflexões existenciais. Não sei se estava preparada para ler esse livro agora mas como é bom ler, eu acredito que cada história desperta uma curiosidade sobre o que o autor tinha intenção de transmitir. Não tive a vontade de levar a cabo as compreensões implícitas no texto mas para quem gosta de ser desafiado a isso, sugiro a leitura.

Paô 10/08/2022

Meu primeiro contato com Gabo
Eu queria começar a ler Gabo por algum lugar, e resolvi iniciar pelos contos. O livro Olhos de cão azul é uma coletânea de contos escritos bem no início da vida de escritor do Gabo, e já da pra notar por meio dessa histórias que ele sempre foi uma verdadeiro gênio. A verdade é que fiquei bem confusa em alguns contos; em certo ponto fica difícil de acompanhar a mente dele. Mas fiquei fascinada com tantos outros contos que ele trouxe aqui, sempre focando na Morte como tema principal. Da pra enxergar a morte com diversos olhares diferentes, e é isso que eles nos ensina aqui. O absurdo se torna algo normal na escrita do autor, e é isso que o torna tão único.
Pedro 10/08/2022minha estante
Um dia eu ainda criarei coragem para ler Cem Anos de Solidão.

Paô 11/08/2022minha estante
te entendo! agora que já tive esse primeiro contato meu próximo livro dele vai ser cem anos de solidão

Pedro 11/08/2022minha estante
Espero que você goste:)