Olhos de cão azul

Resenhas - Olhos de Cão Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila.Gama 19/04/2024

Contos de Gabriel
Cheguei ate esse livro depois de me encantar com cem anos de solidão. Neste livro, o autor apresenta um lado que eu ainda não conhecia. São vários contos, alguns misteriosos e outros mórbidos. Dois deles me cativaram profundamente, por isso dei duas estrelas. No entanto, os demais pareceram muito confusos e subjetivos para mim.

gabrieus 17/03/2024

Contos favoritos:
1. Amarguras para Três Sonâmbulos
2. Olhos de Cão Azul
3. Eva está dentro do seu gato
4. A terceira renúncia
5. A mulher que chegava às seis
6. Alguém desarruma estas rosas

Os outros também são muito bons

Amal0 02/03/2024

Como sempre muito bem escrito.

Confesso que os dois primeiro contos foram bem confusos mas o conto que dá nome ao livro, Olhos de Cão Azul, e também o A Mulher que Chegava às Seis são incríveis.

Cristiane 19/01/2024

Impressionante
Minha primeira experiência de leitura de obras do Gabo e só poderia resumir com uma palavra: esquisito. Todos os contos tem um tom meio onírico, etéreo. Não se sabe se os personagem estão dormindo ou acordados, vivos ou mortos.

Apesar do livro ser curto, achei a leitura pesada. Tanto pelo conteúdo, como pela forma da escrita. E o tempo passa de forma não linear nessas histórias.

Agora, me sinto pronta para encarar os outros livros do autor!

Por Opção 10/01/2024

Angústia face à morte
Em todos os contatos a morte está presente, e alguns contos até parecem continuar a história do outro. Me fez lembrar Clarisse Lispector, pois tem a mesma forma da narrativa em que é preciso ler por detrás do que eu está escrito. O último conto é pra matar as saudades de Cem anos de solidão

Rodrigo.Rodrigo 01/12/2023

O livro possui alguns contos, mas que não estão a altura de outras obras do autor, como o espetacular "Cem anos de solidão".

Grazielle.Bonfim 24/09/2023

Para quem curte contos mágicos é bom
Olha, eu cheguei a esse livro por recomendação da Tatiana Feltrin e queria ter o meu primeiro contato com Gabriel Garcia Márquez antes de ir direto para 100 anos de solidão?

Confesso que os contos me deixaram um tanto confusa as vezes? no geral, da aquela sensação de pesadelos que a gente fica preso naquilo? com estranheza na maior parte do tempo?

Olhos de cão azul foi meu conto favorito ?

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Contos diversos do Gabo
Se trata de uma sequência de pequenos contos do Gabo. Diferente. Acho que a primeira vez que li o Gabo de forma tão superficial. Mas uma leitura interessante que nos faz perguntar o que se passava na mente do autor lá no início.

vicniro 31/08/2023

Esse livro me deixou tão confusa...
Fiquei com vontade de ler esse livro porque eu adoro Gabriel Garcia Marquez, adoro contos e adoro histórias relacionadas à morte, então ele parecia ser o livro perfeito. A morte aqui é retratada de vários ângulos, pessoas que estão morrendo, que acabaram de morrer, que já morreram faz tempo, que estão vivas mas estão mortas, pessoas que estão vendo outras pessoas morrer, e isso foi incrível! Também achei legal alguns contos estarem conectados. O conto que dá título ao livro é muito bom, você tem a ideia geral do que está acontecendo, mas existem tantas possibilidades quanto à como a morte está representada nele, tantas teorias…

No entanto, a sensação ao ler os contos foi muito esquisita, a maior parte eu terminava sem entender como eu me sentia a respeito dele, se eu odiava ou se eu amava. Não dá pra negar que a estrutura deles é incrível, você não saber se está realmente entendendo o que está acontencendo ou não, trazendo constantemente a sensação de estranheza e incômodo, então o que me ajudou muito foi ver vídeos onde é explicado e comentado os contos.

Enfim, até agora não sei que nota dar. Se fosse pra criatividade, estilo de escrita e tema eu com certeza daria 5 estrelas porque eu realmente fiquei impressionada por alguém ser capaz de pensar em contos como esses. Mas em relação ao que eu achei dos contos, ao meu gosto pessoal mesmo, a maior parte deles eu não sei como me senti e só uns 4 ou 5 eu realmente gostei!

Alexandre 17/08/2023

Não se engane, esse livro fala sobre a morte
De diversas maneiras, de vários pontos de vista (inclusive daquele que ja morreu), esse livro fala sobre a morte. Fiquei muito confuso com os contos no começo e confesso que o único que não entendi sob.o prisma da morte foi o conto que dá origem ao nome do livro, muito embora seja um conto muito bem contado através dos reflexos de espelhos. Me chamou muito a atenção desse compilado que retrada a morte desde o ponto de vista de alguém que está morrendo, alguém quem já morreu, alguém que está vendo outro morrer, ou até mesmo de alguém que matou outro. Menção honrosa para o conto da mulher que queria encarnar num gato pra chupar uma laranja ;-) parece muito louco, e é muito louco, e muito bom, pq eh Gabriel Garcia Marquez, simples assim.

Luciana 17/07/2023

Leitura complexa?
O livro narra através de contos, vários narrativas sobre a morte!
Uma leitura que não me prendeu, que não me conectou, é que talvez seja muito intelectual para meu nível literário, mas ainda assim, segui firme e não posso dizer em absoluto, que está leitura deixará saudades!

Rafael482 17/07/2023

Olhos de cão azul
Sim, gostei bastante do compilado de contos.
Sensação de estranheza e de incômodo em alguns dos textos (a morte causa isso), alguns com várias interpretações, outros interligados , dando um ar de continuidade à angústia nebulosa que cerca algumas das histórias. Talvez o primeiro conto (A terceira renúncia) e o conto que dá título ao livro sejam os meus favoritos. Mas todos tem alguma coisa a dizer, ou pelo menos a causar estranheza e algum arrepio?

Larissa.Vieira 08/06/2023

Gabo etéreo
Cada conto te traz uma sensação estranha, a escrita estilo realismo mágico do autor reforça o estranhamento que vivemos pelos olhos dos protagonistas. Vultos, mortos, imagens, pessoas se repetem e conectam os contos nessa coletânea mórbida porém nada aterrorizante. É mais que terror, é um sentimento de confusão sobre nossa própria brevidade. Destaco Olhos de cão azul, A terceira renúncia e A outra costela de Adão.

Brenda 20/05/2023

Vale a leitura
Como toda coletanea de contos lida por mim até o momento, tem seus altos e baixos. Os baixos são os 5 primeiros contos, que quase me fizeram desistir da leitura. São apenas estranhos. Aliás, essa estranheza perpassa por todo livro, que tem por temática comum a morte e o pesadelo. Mas ao chegar no conto "olhos de cão azul" o livro torna-se arrebatador. Esse conto ainda me acompanha em pensamento, cheguei a sonhar com ele. Os dois seguintes compoe o trio dos meus preferidos contos da vida: " a mulher que chegava às seis" e "nabo, o negro que fez esperar os anjos". Minha recomendação é acompanhar a leitura com um vlog disponível no youtube da Tatianagfeltrin, que comenta conto a conto.

Nati 12/05/2023

São contos que falam não somente sobre morte mas sobre perda e sobretudo renúncia. Aqui já é possível reconher a marca da escrita de Márquez com seu realismo mágico complexo porém fluído e agradável.

Apesar da temática não achei que fossem assustadores ou ?contos de terror". A sensação que tive é que tudo fazia parte da realidade e não precisa ser assustador.

Sou grande admiradora de ?Cem Anos de Solidão" e esse livro tem a mesma qualidade. Por vezes me lembrou Faulkner, mas com a escrita que só o Gabriel Márquez é capaz de escrever.

1 | 2 | 3 | 4 | 5